Últimas indefectivações

domingo, 3 de novembro de 2013

Centena, e mais alguma coisa!!!

Benfica 109 - 75 Lusitânia
31-23, 26-8, 22-21, 30-23

Vitória esperada, com mais um excelente jogo do Jobey Thomas, com destaque para a longa distância... a entrada dos miúdos da formação é um bom sinal... Mesmo assim, acho que sofremos demasiados pontos!!!

Difícil

Benfica 4 - 1 Belenenses

Resultado enganador, vitória complicada. O Benfica voltou a jogar abaixo do esperado, mas após a derrota em Braga, e nas vésperas do jogo com os Lagartos, a vitória era o mais importante.
Na soma das oportunidades claras, provavelmente tivemos mais do que o Belenenses, mas mesmo assim, permitimos demasiados ataques perigosos aos de Belém... muitos deles após perdas de bola infantis, na nossa zona recuada.
O jogo entrou nos últimos minutos com uma magra vantagem de 2-1 para nós, o resolveu não apostar no 5x4, e numa boa jogada colectiva o Coelho marcou o terceiro, matando a partida... com o Benfica tapado por faltas desde muito cedo na 2.ª parte, arriscámos em demasia, ao deixar levar a decisão da partida para os últimos minutos...

Vamos ter que jogar melhor para a semana, se quisermos vencer. A equipa nas últimas jornadas baixou de rendimento, o que é estranho. Esta semana muitos jogadores tiveram ao serviço da Selecção - o que não é bom... -, e nota-se que o Gonçalo e o Ricardo Fernandes, ainda não têm o ritmo normal de competição após as lesões... Hoje, detectei outro possível problema: a rotação exagerada dos jogadores. Pessoalmente creio que jogadores como o Brandi, e o Henmi têm que jogar mais minutos. Na preparação dos jogos, pode-se efectuar uma escala para as substituições, mas durante o jogo tem que se fazer a leitura, na hora, e decidir a favor de quem está mais inspirado.

Uma nota para o ambiente. Depois de ontem à noite com o Hóquei o Pavilhão ter praticamente enchido, hoje, num simples jogo do Campeonato, tivemos uma excelente casa, muito bem composta... acho mesmo que hoje, o público merecia uma melhor exibição da equipa.

Derrota na Serra

Sp. Covilhã 2 - 0 Benfica B

Não segui o jogo atentamente, mas deu para ver que sentimos bastantes dificuldades. O Hélder fez várias alterações, alguns jogadores pouco utilizados foram titulares, como: o Rudi, o Bruno Gaspar, o João Teixeira, o F. Markovic... ainda tivemos no banco o Clésio, e o Semedo (que depois de um excelente início de época tem andado desaparecido!!!), e talvez por isso, a equipa não conseguiu impor-se no jogo, como tem sido habitual... mesmo assim, sofrer dois golos nos últimos 10 minutos, deixa sempre um sabor a frustração. A ausência do Linfelof foi por castigo, as outras não sei: Cancelo, Rúben Pinto, Gianni...!!!
Uma curiosidade: 80% das vezes que olhei para a televisão, e o Benfica tinha a posse de bola, poucos segundos depois, lá estava o Bernardo a levar porrada... constantemente, não tenho as estatística, mas o número de faltas sobre o Bernardo deve ter sido absurdo, e a estatística só reflecte as que foram marcadas!!!

"Apito Oculto"

"Se Rui Pedro Soares, actual homem-forte do Belenenses, antigo menino de ouro de José Sócrates na PT, fosse eleito presidente da Liga de Clubes, teríamos todas as condições para se desencadear uma tempestade perfeita. Na mesma pessoa cruzam-se fortes laços ao "Apito Dourado" e à "Face Oculta", dois processos que deixam corado de vergonha qualquer sentido de justiça que ainda exista em Portugal.
Se a Liga de Clubes não está de boa saúde com um desmedido presidente, sempre em luta contra moinhos de vento ou televisões por cabo, pior ainda ficaria com um regresso à ética do major Valentim Loureiro, mas servida por muito menos habilidade e nenhum sentido de medida. De autor desconhecido, aqui fica uma imagem bem apropriada para o que escrevo: "Se por acaso vir um cágado em cima de uma árvore, não pense que foi ele que subiu - alguém o lá pôs". Rui Pedro Soares é um destes cágados que chega do nada e, sem qualquer currículo relevante, aparece no cimo das árvores pela mão de alguém. Assim foi durante o pesadelo do socratismo. Assim parece voltar a ser neste mundo do futebol indígena que sempre parece negar um futuro melhor.
Rui Pedro Soares sempre foi próximo de Joaquim Oliveira. Quem visse a sua postura face à figura de Joaquim Oliveira, facilmente o passaria por um seu empregado devoto. Se Rui Pedro Soares chegasse a presidente da Liga, seria o longo braço de Oliveira regressado ao centro das decisões do futebol profissional. Fortaleceria o poder de Oliveira contra o Benfica ou contra qualquer clube que se pretenda libertar do actual abraço de jibóia que estrangula as finanças dos clubes por via de uma péssima redistribuição das receitas televisivas.
Rui Pedro Soares não é um homem de projectos ou convicções. O menino de ouro de Sócrates limita-se a ter ambições. E a escolher a mão certa para chegar ao cimo da árvore. De qualquer árvore. Das patacas. Que nos líderes dos clubes, mesmo os mais próximos do FC Porto, ainda haja uma ponta de bom senso e que os homens de bem, que os há no futebol, encontrem uma solução que não empurre a Liga para uma terrífica era de "Apito Oculto". "