Últimas indefectivações

domingo, 27 de novembro de 2011

Estamos nos Oitavos-de-final



Benfica 26 - 14 HC Lovcen-Cetinje



Início de jogo estranhíssimo, mesmo com os 4 golos de vantagem trazidos da véspera, chegámos a estar em desvantagem na eliminatória, perdendo por 5-10 !!! Tivemos a maior parte da primeira parte a jogar com menos 1, isso explica alguma coisa, mas não explica tudo. Felizmente a 'branca' passou e nos últimos minutos da primeira começamos a recuperar, e na segunda, fomos avassaladores... Agora venha o próximo.

Resultado enganador !!

Benfica 11 - 5 Ac. Espinho


Jogo muito complicado, voltámos a permitir muitos espaços na primeira parte, estivemos em desvantagem por 2 golos já na segunda parte, mas conseguimos dar a volta. Sendo que o 6-5 marcado pelo Viana (grande trabalho do López), quando estávamos a jogar com menos 1, foi o momento do jogo.

A equipa parece estar menos dominadora nestes jogos em relação à época anterior (o jogo com o Espinho do ano passado também foi difícil, mas marcaram menos), as segundas partes, onde o Benfica beneficia de maior frescura, devido à rotatividade do nosso plantel, têm sido a nossa salvação... é necessário rectificar. Hoje depois do 6-5, a equipa teve momentos espectaculares, é necessário jogar sempre assim, sempre no máximo da entrega...

A arbitragem voltou a estar ao nível habitual... se em Valongo aquela falta a 2 segundos do fim, já foi inacreditável, hoje num penalty marcado pelo Sérgio Silva, com a bola claramente dentro da baliza: o golo não foi validado... O Sérgio protestou e foi expulso (onde é que eu já vi isto!!!). Escrevi na antevisão da época: O Sérgio Silva pode ser útil, mas não pode protestar como fazia quando jogava noutras equipas, tem que se mentalizar que é jogador do Benfica...

Quarto de círculo onde, cansada, a bola repousa

"É num quarto de círculo que a bola repousa, cansada que está de ser pontapeada a meio campo. Aimar recua dois passos, olha para a área, avança dois passos, pisca o olho à bola e diz-lhe para fingir que vai para a área mas para, pertinho dela, sair ligeiramente, pois estará lá Gaitán à sua espera. A bola vai dois segundos pelos ares, ao sabor da brisa lisboeta, a pensar que Aimar é doido. Como poderá estar lá Gaitán à minha espera se ainda agora, quando para lá olho, ele está noutro lado qualquer? Porém, a meio da viagem, quando a brisa suaviza, a bola percebe Aimar é vidente: Gaitán está a recolocar-se à entrada da área e a preparar-se para receber. É o que acontece: Gaitán manda violentíssimo tiro de pé esquerdo e a bola, zás-catrapás, embate no poste direito, desobedecendo aos humores de Aimar e de Gaitán, talvez hipnotizada pelas mãos de Rui Patrício. É um dos momentos do derby.

É no mesmo quarto de círculo que a bola volta a repousar, de novo cansada por tanto pontapé. Aimar recua os mesmos dois passos de há pouco, mas segreda à bola que, desta vez, vai para a pequena área, onde estará, segundo Aimar, Javi Garcia à sua espera. A bola, já em pleno voo, olha para a área e vê muita gente: Witsel, Polga, Onyewu, Cardozo e muitos outros. Vê muitos, mas não vê Javi. Até que, quando inicia a aterragem, a bola começa a ver o espanhol. E o espanhol começa a ver a bola. Esta vira-se ligeiramente para trás e pisca o lho a Aimar: OK, tens razão, pensa em pensamento de bola. É o grande momento do derby."


Rogério Azevedo, in A Bola

Era uma vez uma jaula, uma gaiola, ou uma caixa...

"Foi o fait-divers da semana. O Benfica decidiu inaugurar, no jogo com o Sporting, o que chamou caixa de segurança. Os sportingusitas viram fotografias e não gostaram. Chamaram-lhe a jaula, até porque se sentem como verdadeiros leões. Alguns benfiquistas, mais sensibilizados com a cultura das águias, corrigiram para gaiola, até que a ordem oficial mandou dizer que se tratava, definitivamente, de um dispositivo de segurança para vantagem do espectáculo e dos espectadores afectos a adversários. Os sportinguistas insistiram que era um desaforo e um desrespeito. E que era evidente a afronta, tanto mais que seriam eles a inaugurar o estranho espaço fechado. A coisa não parecia ser, assim, digna de grande e ruidoso escândalo, mas a verdade é que o caldo ficou perto de ficar entornado e as relações, que têm sido pacíficas e até cordiais, perigaram. Afinal, a jaula, a gaiola, ou a caixa - consoante as várias versões - pariu um rato. Vista a olho desarmado só a custo não passa despercebida, parecendo evidente que os adversários que vêm à Luz não estão pior instalados do que antes estavam, Até bem pelo contrário."


Vítor Serpa, in A Bola

Viva o 'derby', fora os 'hooligans'

"O Benfica, depois da derrota de ontem do Barcelona em Getafe, é o único dos grandes da UEFA invicto. Trata-se da cereja no topo do bolo encarnado, após uma vitória justa e sofrida sobre um Sporting que, dentro das quatro linhas, honrou a gloriosa história do clube fundado pelo Visconde de Alvalade e de 104 anos de derbies para a eternidade.

Nos últimos dois anos o Benfica tinha perdido em Braga e no Dragão e esta época, nesses palcos, somou um ponto, tirando dois aos adversários. E com este Sporting, que nada tem a ver em capacidade competitiva com o das últimas duas temporadas, voltou a vencer, na Luz. Ou seja, os encarnados estão bem lançados, apurados na Champions, líderes na Liga Zon Sagres, vivos na Taça de Portugal e ainda à espera que a Bwin Cup comece...

Ao longo da semana, os encarnados optaram pelo silêncio, relativamente a alguns assuntos marginais ao jogo propriamente dito. Fizeram bem. É por aí, sobretudo pela afirmação dentro das quatro linhas, que está o trilho do sucesso, deixando de lado fait-divers que se querem cada vez mais raros no futebol português.

No fim do jogo, Elias mostrou admiração pela intensidade emocional do derby. O que só reforça, pela palavra de um rookie, que este é o jogo de Portugal, aquele que move mais paixões, desde 1907. Nada é comparável a um duelo entre os eternos rivais e se houve ontem coisa relevante foi a forma como as equipas se respeitaram...

PS - Não confundo o Sporting com os energúmenos que lançaram fogo à bancada da Luz. Esses, são inimigos de um futebol que se quer de festa e para as famílias. São marginais a banir e quanto mais depressa os clubes o fizerem, demarcando-se deles, melhor. O tempo dos hooligans acabou."



José Manuel Delgado, in A Bola



PS: Até podia estar de acordo com o Sr. Delgado, o problema é que os dirigentes Lagartos não se demarcaram dos hooligans: alguns fingiram alguma indignação, mas desvalorizaram a situação!!! Até agora, não ouvi, nem li, nenhum dirigente, ou 'notável' (e eles até têm muitos!!!) a condenar em público reiteradamente, sem hesitações, o acto criminoso no final da partida... e em privado, nenhum Lagarto com que hoje falei se mostrou indignado (lá está mais uma vez, esta mania minha de andar com más companhias!!!), aliás para eles os Benfiquistas é que se portaram mal!!!


Portanto até agora os hooligans Lagartos, de ontem à noite, representam efectivamente o Sporting Club de Portugal, são exactamente a mesma coisa.

Ignorar, significa não retaliar... e no próximo jogo no Alvalixo: apoiar, apoiar e só apoiar!!!

"Mensagem do Presidente
Obrigado a todos pela entrega e pelo exemplo!
Tinha pedido na sexta-feira, em Portalegre, para repetir Manchester, desta vez no nosso estádio. Um desejo concretizado e que devo, uma vez mais, agradecer.
Todos aqueles que estiveram, ontem, na Luz têm uma grande responsabilidade no sucesso da equipa. Mais uma vez foram de uma entrega e de uma dedicação inexcedíveis. Para os bons e maus momentos, os sócios são a razão de ser deste Clube. Ontem, isso ficou, mais uma vez, bem demonstrado.
Quanto ao resto, vamos ignorar e passar ao lado de quem pouco se importa com as consequências das suas irresponsáveis palavras e actos. Nós vamos continuar, como até aqui, a preocuparmo-nos apenas connosco, com aquilo que devemos fazer a cada dia sem olhar para o lado.
O jogo de ontem já passou, agora temos de começar a preparar os próximos jogos, na certeza de que ainda temos um longo caminho a percorrer e de que ainda não ganhámos nada. Se formos sérios teremos sucesso, se pensarmos só em nós estaremos mais próximos de atingir as nossas metas.
Obrigado a todos pela vossa entrega e pelo vosso exemplo!"

Luís Filipe Vieira, in Site do SL Benfica

Exemplos

Exaltar as glórias do Glorioso

"Na vida de um Jornal é relativamente comum falarmos do virar das páginas. Uma atrás de outra, ou, conforme o ponto de vista, uma antes da outra, é assim que os compomos, na frenética fase de preparação, até se 'fechar' o Jornal, já a caminho da empresa gráfica que o imprime, e depois nas mãos do Leitor, da mesma forma, numa espécie de mágico mimetismo, que estabelece a quase simetria entre fazer e ler o Jornal. Essa é, de facto, uma das razões pelas quais os Jornalistas estão em sujeição dos Leitores, precisamente na mesma dependência que, em sentido inverso, coloca estes como dependentes dos outros.

O Jornal O BENFICA constitui um exemplo perene dessa religação: no nosso Jornal os Leitores encontram-nos neste mesmo posto, faz dia 28 de Novembro 69 anos, assim como cada edição do Jornal encontra os seus Leitores firmes na sua leitura, anos depois de ano, mês após mês e, no nosso caso, semana a semana. Assim é, completam-se hoje 3526 números, de modo praticamente ininterrupto.

Viramos mais uma página, portanto. Redacção depois depois de redação, equipa que muda após equipa, direcção que sucede a direcção, com o correr dos tempos O BENFICA rejuvenesce, mas permanece na confiança dos seus Leitores que, por seu lado se teem sucedido, geração a seguir a geração, no virar das nossas páginas com interesse crescente e sempre renovado.

O que não muda, nunca mudará, é este estrito fundamento de matriz de serviço informativo e jornalístico que O BENFICA sempre continuará a prestar aos Leitores e ao Glorioso. Ontem, como hoje e amanhã.

O BENFICA, com registo rigoroso das marcas e resultados, constitui o formidável acervo das nossas Glórias e a memória viva de todos os nossos heróis, num modelo de comunicação que há 69 anos mantém o mesmo padrão de dedicação ao Benfica-Clube, garantido pela série independência com que sempre registou e continuará a assegurar a comunicação de todas as verdades relativas aos atletas, às equipas, aos técnicos, como aos gestores e dirigentes do Sport Lisboa e Benfica. Com a vetusta idade que agora atingimos, virando a página para a sétima década da nossa vida, estamos afinal, bem saudáveis e mais fortes do que nunca. Porem, além de prosseguirmos convictamente o mesmo desígnio de exaltar as glórias do Glorioso, que nos fez sair pela primeira vez há 3526 edições, partilhamos agora uma poderosa constelação mediática dedicada ao Sport Lisboa e Benfica, absolutamente única na Europa e deveras rara no inteiro mundo do Desporto, com os nossos 'irmãos' mais jovens: a Multimédia, a revista Mística e a Benfica TV."


José Nuno Martins, in O Benfica

O novo alerta

"Diante do dia-a-dia de cada um de nós - e também no futuro imediato do Sport Lisboa e Benfica e do que é hoje o seu vasto universo empresarial - configuram-se tempos muitos difíceis, em que teremos de vencer impressionantes desafios suplementares com dimensões que, ainda há meia dúzia de meses, seriam para muitos de nós, absolutamente impensáveis.
Se a matriz das vitórias do poderoso Benfica, tenso atingindo uma expressão absolutamente inigualável no Mundo inteiro, sempre se fundamentou ao longo da nossa gloriosa história no esforço dos Atletas e na dedicação dos Sócios, o Presidente Luís Filipe Vieira - como ninguém até aqui, depois de Cosme Damião - desde cedo teve a percepção de que a grandeza do Clube resultava historicamente dessa mágica relação entre sócios e o seu Benfica.
Os Sócios do Sport Lisboa e Benfica geograficamente mais afastados de Lisboa e de Portugal, que, agregados em lugares distantes da capital na formidável rede das Casas do Benfica - em Monção, como em Alcains ou Miranda do Corvo e em tantas outras terras de Portugal e do Mundo - desfraldam a bandeira da entrega e da paixão ao Glorioso nas Casas do Benfica, constituem, crescentemente, um admirável exemplo para todos nós. Exemplo para aqueles a quem a sorte da vida nos deixa viver e testemunhar mais facilmente, aqui, perto do Estádio da Luz, as glórias e a honradez das nossas equipas, dos nossos atletas e treinadores, no Futebol e em todas as modalidades, e toda a espantosa vitalidade do Benfica, na diversidade das suas SAD's e das suas empresas, em tantas e tão diversas áreas de actividade.
Usando uma invulgar determinação com as Direcções que o têm acompanhado, Luís Filipe Vieira soube implantar e desenvolver com uma persistência fora do comum, aquele conceito de que a dimensão desportiva do Benfica universal e campeão depende primordialmente da robustez da ligação que o Clube mantenha com todos e cada um dos seus Sócios, potenciando nos devidos termos toda a formidável energia que nos chega, de tão longe e de tão perto.
Especialmente, nas circunstâncias tão difíceis que atravessamos, nas últimas duas semanas em que voltou a ir longe, ao encontro dos Sócios que o esperavam na abertura e lançamento de novas Casas do Benfica, o presidente não hesitou em partilhar com eles o seu caraterístico optimismo, mas agora temperado pelo novo registo da prudência de gestão. Nestas suas mais recentes intervenções - que felizmente tomaram eco em toda a Comunicação social - Luís Filipe Vieira tem alertado o universo Benfiquista e, de um modo geral, toda a esfera sócio-desportiva do País, para a necessidade de implantarmos um novo regime de contenção financeira.
No fundo, o que está subjacente ao seu alerta é que chegou o tempo em que, definitivamente, em todos os campos e em todas as áreas em que laboram atletas e técnicos, dirigentes e gestores, e todos nós enfim, os próprios Sócios do Benfica, na nossa ligação pessoal com o Glorioso, o exercício da competência e da eficácia constituirá outro factor absolutamente determinante para superar os perigosos desafios que temos diante de nós, de modo a assegurar o futuro do desenvolvimento e das glórias do Sport Lisboa e Benfica"

José Nuno Martins, in O Benfica

Adeptos Lagartos = Cambada de Lixo Arruaceiro

Vejam bem o que estes adeptos "civilizados" fizeram...





Ainda bem que os meteram na jaula quando meteram! E ainda se queixavam de ser tratados abaixo de cão por causa da rede de segurança. Tsk tsk tsk...

Benfica United




Benfica 1 -0 Sporting





Vencemos, justamente, somámos 3 pontos, muito importantes, e acima de tudo ficou provado mais uma vez que o Benfica este ano: é suor, sangue e lágrimas!!! O espírito de união demonstrado pelos jogadores - acompanhado pelos adeptos -, tem sido a receita mágica, e mesmo quando a qualidade não é a melhor, o Benfica não perde, e até ganha na maior parte das vezes...!!!


Gigante Javi, no golo, e principalmente no resto do jogo. Witsel uma autêntica força da natureza, quase sobrenatural!!! Maxi muitíssimo bem (uma distracção)... Aimar de um nível técnico muito superior a qualquer outro jogador em campo. Admito preferia o Miguel Vítor, mas o Jardel acabou por ser a melhor opção, na primeira parte demonstrou muita confiança e garra, sem 'brancas', e com o Benfica a jogar com '10', com a equipa a recuar, ficou nas suas 'sete quintas' (já o ano passado no Alvalixo, após a expulsão do Sidnei o Jardel fez uma das suas melhores exibições no Benfica, aliás ganhou a titularidade nesse jogo). Afinal Artur é humano, esta noite errou por 4 vezes, mas ainda foi a tempo de fazer uma defesa impossível!!! O Americano fartou-se de distribuir 'pau', o Cardozo foi a principal vítima, o árbitro nada marcava, o Cardozo tinha que estar calado. É justo? Não. Mas quando se veste o Manto Sagrado, em Portugal, é preciso ter consciência deste simples facto!!! Todos os jogadores protestam, de qualquer equipa, mas só alguns são expulsos!!!




Ouvi o rescaldo do jogo nas rádios, um espectáculo à parte!!! Os comentadores (quase todos Lagartos) deviam estar todos bêbados!!! Só falavam do Sporting, as analises eram exclusivamente sobre o Sporting: como jogou, como devia ter jogado, o que falhou, as ausências no Sporting, o Sporting como favorito ao título!!! Só Sporting!!! Depois o jogo foi um dos melhores Derby's de sempre!!! Diziam eles. Esta sinceramente não compreendi... os homens não viram o mesmo jogo. Se calhar como o jogo foi dividido, e após a expulsão do Cardozo o Sporting até teve mais oportunidades, os genes Lagartos da gentalha ficaram todos excitados!!! Um verdadeiro espectáculo de cegueira!!!
Outra curiosidade são as justificações para o golo do Benfica: o Benfica tem uma equipa muito alta (até parece que é proibido!!!); o Benfica só criou perigo de bola parada (até parece que é proibido!!!). Esta ladainha já é antiga, mas curiosamente as únicas duas oportunidades Lagartas quando estava 11 para 11, nascem de lances de bola parada: 2 livres laterais, onde a defesa do Benfica demonstrou uma perigosa desconcentração!!!




Podia começar a falar dos incendiários que atearam fogo às bancadas da Luz, no final da partida... mas começo pelos principais mentores destes comportamentos desviantes (pré-históricos!!!): os Dirigentes Lagartos. Todos, porque se uns falaram, os outros em silêncio anuíram... Tudo começou com a rábula dos bilhetes (era o que faltava os sócios e adeptos do Benfica ficarem sem bilhetes para as Osgas malcriadas irem ver o jogo); depois tentaram criar um imbróglio com a mais do que natural presença do Jesus no jogo da Taça (Sporting-Braga), falando em recepção principesca...; ainda houve tempo para reacções perfeitamente patéticas (e bastantes ofensivas) às declarações, verdadeiras, do Eusébio; depois foi a Jaula (Gaiola...) que após muita 'parra', afinal, o problema foi somente o timming!!! (existem 4 claques potencialmente perigosas que podem visitar a Luz em Portugal: Corruptos, Lagartos, Bracáros, Vimaranenses. Calhou aos Lagartos a inauguração... E pelo que demonstraram no final, mereciam uma Jaula, mas com verdadeiros Leões famintos lá dentro, mais uns crocodilos, e outros animais parecidos...), estou ansiosamente expectante para saber quando será inaugurado no Alvalixo um sistema parecido!!!; O 'ramalhete ficou composto' com as declarações apatetadas do ex-Judite no final do jogo, um verdadeiro tratado de sportinguismo!!!


É óbvio que isto não se passou inadvertidamente, houve premeditação, a estratégia terrorista foi bastante clara: criar o pior ambiente possível, tentando 'picar' os seus adeptos, e principalmente os jogadores, e com uma derrota no final as desculpas estavam encontradas...!!! O Benfica esteve muito bem durante todo o processo, ignorando por completo as bestas, as palavras do João Gabriel no final do jogo foram na minha opinião suficientes. Agora não se admirem que no próximo (possível) jogo da Taça, que o ambiente seja parecido com os jogos no Antro da Corrupção com bolas de golfe e afins...!!! Este é novo Sporting!!! Além de todas as 'qualidades' que nós já 'admirávamos' nos Lagartos, agora ainda estão a tentar copiar os piores exemplos Corruptos!!! Acha paciência...!!!


Espero que a conta do incêndio nas bancadas seja entregue o mais rápido possível, espero que a PSP identifique os autores materiais (a videovigilância existe para alguma coisa!!!)... é extraordinária a impunidade com que aquela manada de bestas beneficia, nem uma cargazinha policial!!! Num Mundo perfeito, nunca mais entravam no Estádio da Luz, era remédio santo...

Amanhã à mais !!!




HC Lovcen-Cetinje 21 - 25 Benfica
Tavares(6), Carneiro(5), Zaikin(4), Pais(3), Carmo(2), Grilo(2), Silva(2), Roque(1), Pedroso, Lopes, Costa, Areia, Candeias, Andersson


No primeiro jogo da 3ª eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças da EHF, o Benfica ganhou... num jogo difícil, sempre equilibrado, só na ponta final o Benfica conseguiu cavar uma diferença maior... Temos a vantagem de jogar os dois jogos em casa, evitando a deslocação a Montenegro, assim amanhã, com um maior conhecimento do adversário espera-se um resultado mais dilatado... mas será necessário toda a concentração.

Este ano, temos muito poucas hipóteses de brilhar na Europa, esta competição tem várias equipas dos campeonatos mais fortes, temos a obrigação de passar esta eliminatória, e depois logo se verá...!!!