Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de maio de 2011

Há 50 anos...

"1. Fará 3.ª-feira 50 anos. Lembro-me bem. Ainda não tinha TV e fui a casa de um amigo ver aquela que foi a primeira transmissão da Eurovisão para Portugal. Não se viu quase nada, as interrupções foram constantes e a transmissão foi mesmo interrompida definitivamente ao intervalo. A 2.ª parte foi 'vista' através da rádio, sozinho, em minha casa. O sofrimento era tanto que até fechei o rádio nos últimos minutos, apenas o reabrindo quando calculei que o jogo estaria a terminar. Que alegria! Era um Benfica (ainda sem Eusébio nem Simões, recorde-se...) de luta, de Mário João, Neto, Ângelo, Cruz, Cavém, a par da técnica de José Águas (memorável aquela foto com a Taça!), José Augusto, Germano, Santana, da classe de Costa Pereira e de um Coluna 'todo-o-terreno'. Tivemos sorte nesse dia? Sem dúvida. Mas não foi apenas sorte e provámo-lo no ano seguinte. E se nesse dia tivemos a sorte do jogo, que dizer do que se passou em muitas das outras finais em que estivemos: a jogar no campo ou país dos adversários (Inter, Manchester); a terminar com 10 - não havia substituições (Coluna a fazer figura de corpo presente com o Milão, Costa Pereira de fora com o Inter); a perder nas grandes penalidades (PSV); Eusébio inferiorizado (seria operado a seguir) a falhar golos que seriam decisivos (Manchester). Em miúdo, o principal motivo de orgulho, na escola, era dizer que o Benfica era o único clube português que ganhara a Taça Latina. A partir desse dia, 'juntei-lhe' a Taça dos Campeões!


2. A propósito: o jornal Record, na colecção que está a publicar, apresenta assim o jogo (que data, erradamente, de 30 de Maio...): «Na época em que o Real Madrid é eliminado pela 1.ª vez da Taça dos Campeões ao fim de cinco anos e meio (mérito do Barcelona), é o Benfica quem aproveita para escrever história, com muita sorte à mistura. Na final de Berna, o Barcelona acerta três vezes nos postes mas perde por 3-2» (e segue-se a referência ao feiticeiro Bela Guttmann, não se esquecendo de assinalar que viera do FC Porto). Mas há mais: a foto não é de José Águas a levantar a Taça, nem de nenhum dos três golos do Benfica. É de uma jogada de perigo junto da baliza de Costa Pereira. No mínimo lamentável. E que diferença para as fotos e legendas dos dias seguintes, enaltecendo (justamente) as vitórias do Sporting na Taça das Taças (cantinho de Morais) e do FC Porto na Taça dos Campeões (calcanhar de Madjer)..."


Arons de Carvalho, in O Benfica



A Europa que se segue

"No meio de tão grandes desilusões, ninguém valorizará muito o facto de o Benfica se ter qualificado para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Dir-se-á que era quase uma obrigação, e, em parte, é verdade. Mas também é verdade que só em cinco das últimas treze épocas terminámos o Campeonato num dos dois primeiros lugares, e esta foi uma delas.

Independentemente de tudo isso, é altura de antecipar aquilo que nos espera na maior competição internacional de clubes, onde tantas vezes escrevemos história, e onde podemos, uma vez mais, marcar presença. É, de resto, esse, o primeiro objectivo de nova temporada.

O Benfica entrará na 3.ª pré-eliminatória, e vai ser cabeça-de-série. De acordo com o ranking de países, estarão igualmente nessa ronda os segundos classificados dos campeonatos da Ucrânia, Roménia, Holanda, Turquia, Grécia, Suíça, Bélgica e Dinamarca, bem como o terceiro colocado da Liga Russa. Ao todo, dez equipas, que serão hierarquizadas de acordo com o ranking particular de cada uma delas.

Olhando para as classificações dos campeonatos em causa, esse lote deverá integrar, além do Benfica, também Dínamo Kiev, Panathinaikos, Standard Liege, Twente, Rubin Kazan, Trabzonspor, Zurique, Timisoara e Odense. Com menor ranking, estes cinco últimos serão os não cabeças-de-série, logo, os nossos possíveis adversários. Bem pior é o que pode acontecer depois, no play-off final de acesso. Aí entram equipas dos chamados 'big-five', designadamente os quartos classificados de Inglaterra, Espanha e Itália, e os terceiros de Alemanha e França, ou seja, Arsenal, Villarreal, Udinese, Bayern e Lyon. No entanto, o Benfica entrará (esperemos) nessa fase também como cabeça-de-série, o que significa que, pelo menos, Arsenal, Bayern, Villarreal e Lyon não terá no seu caminho.

Numa perspectiva teoricamente optimista, poderíamos assim chegar à Champions eliminando o Zurique, e depois o Standard. Na pior das hipóteses, teríamos de ultrapassar Rubin Kazan e Udinese.

Veremos o que a sorte determina."


Luís Fialho, in O Benfica

Investigue-se tudo e todos !!!


Normalmente nestas entrevistas não costumo fazer comentários, deixo os vídeos, o texto por completo, ou as principais citações, mas desta vez, depois de ler algumas barbaridades pela Gloriosesfera (como já é habitual!!!), sinto-me obrigado a deixar umas palavrinhas:

Em primeiro lugar esta entrevista era para falar das noticias da última semana, que lançaram suspeitas gravíssimas sobre os dirigentes, e o treinador do Benfica, relativamente a supostas comissões, fuga de impostos, lavagem de dinheiro, e afins. Esta entrevista não foi dada para se falar nem do Coentrão, nem do Rui Costa... além disso o Presidente, nestes assuntos, disse o esperado... e o exigido, nada mais.

Em segundo lugar, apresentou publicamente o contrato do Roberto, e explicou a negocio do Júlio César:

-Pergunto eu, quantos Presidentes de Clubes Portugueses podem fazer a mesma coisa, sem correrem o risco de irem presos?!!!

-Quantos Presidentes de Clubes Portugueses são entrevistados com tal 'agressividade', em directo, sendo constantemente interrompidos?!!!

-Será que o Presidente fugiu para Santiago de Compostela?!!!

-Será que nos contratos do Roberto, ou do Júlio César apareceu alguma Off-Shore?!!!

-Será que o nosso Presidente, e os nossos administradores antes de servirem o Benfica, tinham como única 'entrada' no seu curriculum profissional, a falência de uma empresa de electrodomésticos?!!!

-E que após 'entrarem' no Benfica, se tenham tornado multi-milionários?!!!

-Será que alguém alegou algum erro 'processual'?!!!

-Será que o Presidente se defendeu, atacando a PJ, ou MP?!!!


Agora uma dúvida sincera. O que é que o Presidente, poderia ter dito, para deixar todos os Benfiquistas satisfeitos?!!!


Já agora para os bandalhos avençados, será que alguém é capaz de apresentar alguma prova, por mais ténue que ela seja, que possa sustentar todas as primeiras páginas, que já fizeram?!!!

...e qual a razão que depois da publicação da suposta investigação às irregularidades nos Corruptos por parte do Correio Manhoso, ninguém, mas mesmo ninguém (nenhum órgão de comunicação social) 'pegou' na noticia e repetiu-a?!!! E até o próprio CM nunca mais voltou as assunto, enquanto com o Benfica, já vai para uma semana, com 'caixas' diárias, chegando ao ponto do ridículo, onde outros jornaleiros usam como fonte o jornaleiro 'do lado'?!!!


PS: Existe um único ponto onde acho que o Presidente deveria ter sido mais contundente: Deveria ter chamado os 'bois pelos nomes', no ataque aos Grupos de Comunicação Social que estão por trás desta campanha. E pelo menos insinuado, que o que está em causa são os Direitos de Transmissão dos jogos do Benfica.