Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de abril de 2018

O Três Pés não cabia em si de contente!

"Alfredo Abrantes veio lá da zona oriental de Lisboa. Começou por ser ponta direita, mas fixar-se-ia como central. Tavares da Silva, o jornalista que inventou a expressão Cinco Violinos, também lhe arranjou uma alcunha.

Hoje falo de Alfredo. Dizia que se iniciou no futebol jogando na praia Xabregas (chamávamos-lhe o Estádio de Xabregas), ele que depois foi para o Oriental, como não podia deixar de ser, o grande clube da sua zona da cidade.
Andou na Afonso Domingues, mas a bola era demasiado atraente para um rapazinho como ele. Aos 14 anos trabalhava na União das Estamparias, nos Olivais, com uma máquina cardadeira, e dois anos depois passou para a Auto Carbox como aprendiz de mecânico de automóveis antes de se fixar na Fábrica dos Fósforos, essa mesmo que esteve no origem do velhinho Cê-Ó-Eli, Clube Oriental de Lisboa, pois então.
Antes do Oriental havia o Fósforos e o Marvilense e o Chelas. Depois juntaram-se os três à esquina da Rua Zófimo Pedroso à maneira de quem vai cantar o solidó.
No Fósforos, o treinador era Abrantes Mendes, que chegou à selecção nacional e foi figura proeminente no Sporting durante quase toda a sua vida.
Ele percebeu que Alfredo cabia nos juniores do Sporting. E Alfredo foi ao Lumiar prestar provas. Só não ficou porque não quis: 'Francamente, a minha propensão não era o Sporting. O que eu queria era jogar no Benfica. Por mais de uma vez meti pernas a caminho para ir treinar ao Campo Grande... mas chegando ao portão perdia a coragem e voltava para trás'.
A coragem
O futuro de Alfredo passaria pelo seu sonho.
Pelo meio, o Oriental, como já vimos.
Entretanto, sai da direita para o centro: isto é, passa a jogar a defesa central. Contrariado, ainda assim: 'Gostava de correr e de marcar golos. Mas, depois, fui percebendo que estava sempre em jogo e que tinha certa queda para a posição'.
Num encontro de preparação enfrenta o enorme Ben David, do Atlético. A sua exibição foi tão eficiente, que ganhou a alcunha: Três Pés.
'Não sei quem descobriu essa. O certo é que começou a divulgar-se essa alcunha. E em certo jogo contra o Benfica, o dr. Tavares da Silva na crónica do Diário de Lisboa falou pela primeira vez no Três Pés'.
Tavares da Silva: o jornalista da expressão Cinco Violinos. Tinha jeito para nomes.
Três Pés ficou.
O Oriental sobe à I Divisão, o FC Porto convida Alfredo e Eleutério, seu colega no clube.
Eleutério viaja para o Norte, Alfredo não.
No ano seguinte, alguém o procurou no café que frequentava, no Poço do Bispo. Emissário do Benfica.
Alfredo não estava. O ardina da zona ficou com um bilhete que lhe era dirigido: que fosse ao pavilhão do Benfica, na Feira Popular, que se apresentasse para discutir a possibilidade de um contrato.
O Três Pés não cabia em si de contente!
'Confesso que houve uma altura em que receei que o Oriental não concordasse com a transferência. Felizmente, em belo dia recebi um recado para comparecer com urgência na secretaria do Benfica, onde fui informado de que os dois clubes tinham chegado a um acordo. Estreei-me contra o Belenenses'.
Entre 1954 e 1959, Alfredo-Três-Pés, de apelido meio cacofónico Abrantes Abreu, viveu momentos felizes no Benfica. Depois apagou-se.
Com o prémio da transferência abriu uma casa de vinhos e petiscos a meias com o sogro. Quando lhe pediam para escolher o melhor jogo da sua carreira, falava de uma tarde em Caracas, na Venezuela, na disputa da Pequena Copa do Mundo. Defrontara o holandês Wilkes, do Valência, e metera-o no bolsinho do colete, como se costuma dizer.
Tanto lhe fazia jogar com o pé direito ou com o esquerdo.
'Tinha dois pés que valiam por três', escreveu Tavares da Silva.
Três-Pés ficou."

Afonso de Melo, in O Benfica

Alvorada... do Vicente

À conquista de Herne-Bay

" 'Porque nós somos do tamanho que vemos e não do nosso real tamanho físico'.

Estamos a 4 de Maio de 1930. Por volta das 8h da manhã, aqui, no Rossio, faz-se fervorosamente a despedida dos representantes nacionais do hóquei em patins. A honrosa embaixada campeã do Sport Lisboa e Benfica é a escolhida para levar a equipa de Portugal além-fronteiras, pela primeira vez neste desporto. O Campeonato da Europa, que se realizará em Herne-Bay, Inglaterra, contará com algumas das melhores selecções do stick: Inglaterra, Portugal, Suíça, França, Alemanha e Bélgica.
Alguns jornais relatam-nos a chegada dos jogadores, que ocorreu ontem, dia 5 de Maio. Dizem ainda que, depois da viagem cansativa, a equipa se deparou com algumas dificuldades. O hóquei em patins que conheciam tinha ficado em Portugal. Em Inglaterra, este desporto é praticado de forma diferente. O piso é de madeira e não de cimento e, para dificultar ainda mais os estreantes portugueses, os sticks são mais leves e lisos, contrastando com a ligeira curva e a maior peso, que lhes é tão familiar cá. Tudo isto se junta à falta de preparação, visto que já tinham recebido tarde o convite de Inglaterra para disputar a competição.
Ontem, dia 7, Portugal enfrentou a Inglaterra. Ao rinque subiram o guarda-redes Fernando Adrião, o defesa António Adão, o extremo-direito e capitão José Prazeres, o extremo-esquerdo Leonel Costa e o avançando-centro Germano Magalhães. A multidão vibrou intensamente com o primeiro golo luso, marcado por Leonel Costa. Apesar da derrota, o espírito de equipa nunca se desvaneceu, porque eles carregavam o sonho de todos os portugueses.
Nos dias 8 e 9, foram disputados dois confrontos em cada dia. Depois de um jogo difícil, conseguimos um honroso empate a um golo com a Suíça e, embora tivéssemos perdido por cinco contra a Alemanha e sofrido um golo de penálti na recta final contra a França, que ditou a vitória francesa por 2-1, saímos gloriosos no jogo contra a Bélgica, em que vencemos por 3-1.
Hoje, dia 15 de Maio, chegam os jogadores e 'se não fosse (esta) carinhosa recepção do Benfica e por dois ou três «mártires» do stick, nada havia perturbado o silêncio sepulcral, e quase criminoso, que envolveu a nossa embaixada do stick'. Ficámos em 4.º lugar, a par da Suíça, e isso enche-nos de orgulho, pois 'o homem é do tamanho do seu sonho' e nós fomos grandes, em Inglaterra.
Quer saber mais histórias sobre o hóquei em patins? Passe pela área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião e venha conhecê-las."

André Santos, in O Benfica

Benfiquismo (DCCCVII)

London Calling...!!!

Benfica FM - pós-Estoril

Uma certeza em Barcelona: Iniesta voltará?

"Saber gerir a carreira é a terceira condição para o sucesso, depois do trabalho –muito trabalho – e do talento natural para um desempenho profissional. Andrés Iniesta confirma agora ter reunido as três qualidades ao escolher o final da época para dizer adeus a 22 anos de Barcelona. Deixará o clube num momento magnífico: após a conquista de mais uma liga, com um avanço merecido e arrasador, e de outra Taça de Espanha, esta ganha no sábado, após uma actuação de sonho a juntar ao livro de ouro exibicional do enorme "capitão".
Tapado, no reconhecimento internacional, pelo nível estelar de Cristiano e Messi, sem a aura mediática de um Neymar, de um Buffon ou de um Ibrahimovic, e sendo ainda um grande jogador, Andrés foi, no pico mais alto de rendimento, tão bom como os dois melhores e, indiscutivelmente, um dos maiores futebolistas de todos os tempos. Podia seguir no Barça? Podia, como lá poderíamos ver Xavi, que mesmo jogando apenas meia parte continuaria hoje a deslumbrar nos culés. Mas os anos não passam em vão, a profissão é exigente e a glória é mais curta que a memória. Daí que a sabedoria seja um dom que manda que se olhe mais além. E atribui-se até, ao imbatível ego de Ibra, numa das suas múltiplas partidas e chegadas de "globetrotter" da bola, uma frase que vale por si: "Cheguei como um rei, parto como uma lenda".
É esse o destino de Iniesta, partir como uma lenda para voltar ao seu reino catalão, um dia ou sempre que queira. Não temamos o julgamento da história do futebol deste maravilhoso protagonista – campeão da Europa e do Mundo, e 170 vezes internacional pela Espanha em todas as selecções – que, aos 34 anos, irá aumentar na China uma igualmente bem resolvida "carreira bancária": mais cedo que tarde, Andrés regressará ao Barça. Palavra de madridista.
Se os jogadores do Sporting, a acreditar em Jorge Jesus, se encontram no limite da resistência física, os do Benfica, vimo-lo na Amoreira, estão também presos por arames no capítulo psicológico. A derrota na Luz com o FC Porto, numa altura em que pareciam ter o campeonato no bolso, teve efeitos demolidores. O golo salvador de Salvio evitou para já o pior mas não bastou para disfarçar as actuais dificuldades dos encarnados. Jupp Heynckes, a propósito do Bayern-Real Madrid de quarta-feira, explicou que no seu trabalho com os jogadores bávaros "o mais importante é a psicologia". Nesta fase da temporada, afinal, todos estão nos limites da sua capacidade e dependentes da energia que lhes restar nas cabecinhas.
O último parágrafo vai desta vez para Rafael Nadal, de novo "ressuscitado" para o grande ténis e apostado em travar, ao mais alto nível, um repetido, inesperado e apaixonante duelo com Roger Federer pelo número 1 do ranking ATP. Quem diria, há dois anos, quando Murray e Djokovic acumulavam torneios e os dois veteranos se debatiam com os primeiros sinais de "reumático", que o tempo voltaria atrás, a história se reescreveria e Roger e Rafa tornariam a liderar o circuito mundial? Ansioso por Roland Garros, louco por Wimbledon – eis como eu estou."


PS: O Benfica pode ter problemas, mas a questão psicológica não é um deles... marcar golos nos últimos minutos é indicador de um conjunto que não desiste... Isto é o problema de escrever sobre futebol e nem sequer se dá ao trabalho de ver os jogos!!! Não basta saber os resultados...!!!

O Nápoles já é campeão

"Cito muitas vezes Santiago Segurola, jornalista espanhol de vários saberes desportivos, por nos ter avisado de que "só os miseráveis se atrevem a dizer que o Brasil de 82 não foi campeão do mundo". Apliquem o mesmo ao SSC Nápoles deste ano, sff. Quero lá saber se ficam com o troféu no fim ou se é a Juventus a festejar de novo, no seu conjunto de individualidades fantásticas que talvez valham o dobro e tenham custado o quádruplo. Fazer história no futebol é muito mais que ganhar, é deixar marca, é emocionar. O que o Nápoles tem feito só não emociona quem não gosta do jogo, que nenhuma outra equipa na Europa é colectivamente mais competente que os italianos do sul e nenhuma outra equipa com aquele orçamento - bem abaixo de Juve, Inter e Milan, próximo do que gasta a Roma - estaria a disputar palmo a palmo este título em Itália, a 4 rondas do fim.
O jogo deste domingo em Turim é para colocar numa moldura e olhar como um quadro de autor. Assinatura: Maurizio Sarri, o maior génio da história do futebol napolitano depois de Maradona. Os 90 minutos foram (todos!) de condicionamento perfeito da construção contrária, de qualidade e confiança em posse, de procura do golo seguindo o caminho treinado sem precipitações. A impressão digital de Sarri é a coisa mais bonita que o futebol europeu tem hoje para reconhecer. Aurelio de Laurentis, o presidente do Nápoles que é produtor de cinema, explicou que escolheu Sarri para realizar este ciclo do clube por ser "um grande estudioso do jogo". Aí está uma bela razão para contratar um treinador, seguramente rara em Portugal e não apenas.
O Nápoles é uma lição com e sem bola. Se ela, é uma equipa que merece ser observada com drone - o que Sarri promoveu nos treinos - para se perceber a harmonia de movimentos e aquela ciência de saber mover-se sem correr atrás de cada rival que passa. Quem quiser estudar uma zona verdadeira só pode começar por aqui. Controlar os espaços é o segredo, tanto aqueles que o adversário busca para receber bola como aqueles por onde ela circula. Em nenhum momento se viu Jorginho ou Alan a perseguir Dybala e em todos os momentos (até ao intervalo, quando foi substituído) o genial argentino esteve transformado num elemento supérfluo, simplesmente porque a bola não lhe chegava. Claro que, em boa parte, não lhe chega porque o Nápoles a tem mais tempo. Recuperar a posse está longe de ser um fim para os napolitanos, que gostam de cuidar da bola, estimam-na mesmo, todos eles, defesas, médios, avançados, até o guarda-redes. Reina é, aliás, sempre o primeiro que sabe o que fazer para construir, que a ideia é criar a partir de trás, de preferência por baixo, com critério e paciência, sempre em busca de superioridade além de cada linha de pressão do rival, nos melhores princípios do jogo posicional. É uma equipa que explora o jogo interior e as combinações no corredor central como ninguém, muitas vezes em admiráveis passes de primeira e beneficiando da largura obrigatória dada por laterais que sabem porque razão sobem no campo (e não, nunca é para cruzar a três quartos do campo, com a baliza ao longe). A relação com os extremos é trabalhada ao pormenor e as variações de corredor mais longas só ocorrem quando encontram alguém solto no espaço e virado para o ataque, que para sair da pressão lhes basta uns palmos de relva. São uma máquina. 
Claro que os jogadores contam, e que o Nápoles os tem de qualidade, mesmo se a Juve lhes levou a mais decisiva individualidade, Higuaín, no início da época anterior. O substituto adquirido, Milik, assombrado por lesões várias, só neste final de época está a dar alguma ajuda, sempre saído do banco. Além dele, Sarri só tem para lançar durante as partidas, gente jovem como Zielinski e Rog, polaco e croata descobertos com arte garimpeira. Não é pela fartura de soluções individuais que se pode explicar com seriedade o sucesso desta equipa, antes pela facilidade com que o génio táctico de Sarri - que andou perdido a trabalhar na banca até depois dos 40 - encontra novos caminhos e desenvolve competências. Farto de saber que o futebol não é um jogo de artes físicas fez de Mertens e Insigne, meias lecas de corpo mas talentos inteiros, as armas certas para atacar sem ter o tradicional homem de área. Só que ninguém como eles desenvolveu a qualidade de receber entrelinhas, rodar, passar, ir buscar, além de que vivem igualmente felizes em espaço curto como em terreno aberto. Como perdido Ghoulam por lesão, fez de Mário Rui um lateral de selecção, a exibir o que tem de melhor - qualidade técnica, inteligência a decidir, critério no passe e no cruzamento. E também fez de Jorginho, metrónomo invisível, um médio sem falhas que equilibra a equipa em todos os momentos, e fez crescer Alan, pequeno dínamo também pescado em equipas medianas, como resgatou Albiol e Callejón que hoje em Madrid talvez nem no banco tivessem lugar. Até cansa. Ah, e transformou Koulibaly, sem favor, num dos melhores centrais do mundo. Montanha intratável pelo ar e nos duelos, o senegalês é muito mais do que isso, também um construtor de qualidade rara, que sabe tirar adversários da frente e passar com risco. A competência dos centrais com bola (até Albiol) é uma das grandes marcas deste Nápoles para a história. Por isso, pelo que cresceu como futebolista e significa na ideia de jogo, talvez ninguém como o gigante da camisola 26 mereceria tanto aquele golo que reabriu a luta pelo título. Como Angel Cappa explicou "podes ganhar ou perder com qualquer ideia mas sem ter uma ideia nunca vais saber jogar bem". O Nápoles tem a melhor ideia. Já ganhou."

Chama Imensa... Batalhas!

Lixívia 31

Tabela Anti-Lixívia
Benfica ........ 77 (-5) = 82
Corruptos.... 79 (+13) = 66
Sporting .... 74 (+17) = 57

Semana relativamente 'calma', sem erros com influência no resultado... mas mesmo assim com lances que merecem destaque, nem que seja para provar a falta de imparcialidade dos árbitros e dos avençados comentadores!!!

No Estoril, assistimos a uma 1.ª parte absolutamente vergonhosa!!! Inacreditável como o Ailton não foi expulso... fez faltas atrás de faltas, quase todas duras... até o Hugo Macron que tinha a intenção de não mostrar um Amarelo antes dos 60 minutos (como vem no manual da manhosice!!!), foi obrigado a mostrar aos 24 minutos!!! Mas o Gonçalo Santos e o Ewandro também escaparam inacreditavelmente aos cartões...
Para completar, não viu um penalty (com expulsão) sobre o Jiménez claro... e se o Macron em teoria até se pode desculpar com o 'ângulo', o VAR, Gonçalo Martins, não tem qualquer desculpa... é uma vergonha, um jogador a sangrar, após uma cotovelada, e o VAR fica calado...
No 2.º tempo, parece que tiraram um curso rápido, e saíram dos balneários em modo 'competente'!!! No golo 'anulado' ao Estoril, ao contrário do que alguns insinuaram, não existem dúvidas... as imagens que o VAR tem acesso são claras...
Ainda houve um lance com o Fejsa na área do Benfica que merece algumas palavras: o lance é realmente parecido com o penalty que ficou por marcar sobre o Zivkovic na Luz a semana passada... é parecido, mas não é igual!!! Existem duas diferenças: o Fejsa não dá nenhum passo 'lateral', roda e fica enquadrado com a bola; e não 'mete' o braço no peito do adversário, o contacto é claramente ombro com ombro...

Ontem, em Alvalade, o VAR já percebeu de Mão na Bola!!!
O penalty a favor do Sporting é claro, ninguém tem dúvidas... o problema é que em muitos outros jogos da Liga, em lances iguais ou parecidos, os VAR's ficam 'calados'!!! Ainda ontem à tarde no Moreirense - Rio Ave, num Canto, houve uma Bola na Mão, e nada foi marcado... mas a 'favor' do Sporting, o VAR não falha!!!
Apesar não ter havido erros graves, a forma como o Verdíssimo conduziu o jogo, principalmente no 2.º tempo, foi vergonhosa... praticamente não se jogou, então os últimos minutos foram um escândalo... A impunidade disciplinar dos Lagartos foi total, o Boavista foi carregado de Amarelos... e quando se chegou aos descontos no final, tivemos mais uma vez a rábula de se jogar 1 minuto em 4 supostos minutos, mas mais uma vez não houve nenhum Capela para somar minutos aos minutos de desconto!!!

Não vi o jogo de hoje dos Corruptos, mas 3-0 aos 16 minutos, contra o Setúbal do Couceiro, que tem ganho muitos pontos nos confrontos com os 'grandes' nas últimas épocas, é significativo...
Talvez se esta semana, se houver rumores de Malas Pretas a caminho da Madeira, as coisas sejam diferentes...!!!
Mas suspeito num Xistra a caminho dos Barreiros... as últimas vitórias dos Corruptos na Madeira têm sido quase todas com o Xistra, provavelmente o árbitro mais nomeado para jogos dos Corruptos na Madeira!!!

Anexo(I):
Benfica
1.ª-Braga(c), V(3-1), Xistra (Verissímo), Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
2.ª-Chaves(f), V(0-1), Sousa (Tiago Martins), Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
3.ª-Belenenses(c), V(5-0), Rui Costa (Vasco Santos), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), E(1-1), Hugo Miguel (Veríssimo), Prejudicados, Impossível contabilizar
5.ª-Portimonense(c), V(2-1), Gonçalo Martins (Veríssimo), Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
6.ª-Boavista(f), D(2-1), Soares Dias (Esteves), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Xistra (Hugo Miguel), Nada a assinalar
8.ª-Marítimo(f), E(1-1), Sousa (Godinho), Prejudicados, (1-2), (-2 pontos)
9.ª-Aves(f), V(1-3), Almeida (Vítor Ferreira), Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
10.ª-Feirense(c), V(1-0), Godinho (Xistra), Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
11.ª-Guimarães(f), V(1-3), Soares Dias (Malheiro), Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
12.ª-Setúbal(c), V(6-0), Godinho (Pinheiro), Prejudicados, Beneficiados, (8-0), Sem influência no resultado
13.ª-Corruptos(f), E(0-0), Sousa (Hugo Miguel), Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
14.ª-Estoril(c), V(3-1), Pinheiro (Manuel Oliveira), Beneficiados, Sem influência no resultado
15.ª-Tondela(f), V(1-5), Tiago Martins (Malheiro), Nada a assinalar
16.ª-Sporting(c) E(1-1), Hugo Miguel (Tiago Martins), Prejudicados, (5-0), (-2 pontos)
17.ª-Moreirense(f), V(0-2), Mota (Godinho), Nada a assinalar
18.ª-Braga(f), V(1-3), Soares Dias (Godinho), Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
19.ª-Chaves(c), V(3-0), Esteves (Vasco Santos), Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
20.ª-Belenenses(f), E(1-1), Paixão (Rui Oliveira), Nada a assinalar
21.ª-Rio Ave(c), V(5-1), Manuel Oliveira (Vítor Ferreira), Prejudicados, Sem influência no resultado
22.ª-Portimonense(f), V(1-3), Xistra (Rui Oliveira), Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
23.ª-Boavista(c), V(4-0), Tiago Martins (Malheiro), Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
24.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-3), Veríssimo (Esteves), Prejudicados, (1-7), Sem influência no resultado
25.ª-Marítimo(c), V(5-0), Malheiro (António Nobre), Nada a assinalar
26.ª-Aves(c), V(2-0), Rui Costa (Rui Oliveira), Nada a assinalar
27.ª-Feirense(f), V(0-2), Mota (Malheiro), Nada a assinalar
28.ª-Guimarães(c), V(2-0), Xistra (Veríssimo), Nada a assinalar
29.ª-Setúbal(f), V(1-2), Godinho (Hugo Miguel), Nada a assinalar
30.ª-Corruptos(c), D(0-1), Soares Dias (Tiago Martins), Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
31.ª-Estoril(f), V(1-2), Hugo Miguel (G. Martins), Prejudicados, (1-3), Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Aves(f), V(0-2), Tiago Martins (Pinheiro), Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(1-0), Paixão (Hugo Miguel), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(f), V(0-5), Hugo Miguel (Sousa), Nada a assinalar
4.ª-Estoril(c), V(2-1), Godinho (Tiago Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Feirense(f), V(2-3), Soares Dias (Tiago Martins), Nada a assinalar
6.ª-Tondela(c), V(2-0), Manuel Oliveira (Tiago Martins), Nada a assinalar
7.ª-Moreirense(f), E(1-1), Godinho (Pinheiro), Beneficiados, (2-0), (+1 ponto)
8.ª-Corruptos(c), E(0-0), Xistra (Hugo Miguel), Nada a assinalar
9.ª-Chaves(c), V(5-1), Rui Costa (Esteves), Beneficiados, Prejudicados (5-2), Sem influência no resultado
10.ª-Rio Ave(f), V(0-1), Sousa (Capela), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
11.ª-Braga(c), E(2-2), Xistra (Rui Costa), Beneficiados, (1-4), (+1 ponto)
12.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-2), Tiago Martins (Xistra), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
13.ª-Belenenses(c), V(1-0), Almeida (Godinho), Nada a assinalar
14.ª-Boavista(f), V(1-3), Godinho (Vasco Santos), Nada a assinalar
15.ª-Portimonense(c), V(2-0), Capela (Xistra), Nada a assinalar
16.ª-Benfica(f), E(1-1), Hugo Miguel (Tiago Martins), Beneficiados, (5-0), (+ 1 ponto)
17ª-Marítimo(c), V(5-0), Xistra (Esteves), Nada a assinalar
18.ª-Aves(c), V(3-0), Pinheiro (Sousa), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
19.ª-Setúbal(f), E(1-1), Veríssimo (António Nobre), Beneficiados, Sem influência no resultado
20.ª-Guimarães(c), V(1-0), Godinho (Hugo Miguel), Nada a assinalar
21.ª-Estoril(f), D(2-0), Mota (Luís Ferreira), Nada a assinalar
22.ª-Feirense(c) V(2-0), Luís Ferreira (Manuel Oliveira), (1-0), Beneficiados, Sem influência no resultado
23.ª-Tondela(f), V(1-2), Capela (Esteves), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
24.ª-Moreirense(c), V(1-0) , Tiago Martins (Xistra), PrejudicadosBeneficiados, (0-0), (+2 pontos)
25.ª-Corruptos(f), D(2-1), Soares Dias (Pinheiro), Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
26.ª-Chaves(f), V(1-2), Hugo Miguel (Veríssimo), Beneficiados, (2-2), (+ 2 pontos)
27.ª-Rio Ave(c), V(2-0), Rui Costa (António Nobre), Nada a assinalar
28.ª-Braga(f), D(1-0), Godinho (Pinheiro), Beneficiados, Sem influência no resultado
29.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Esteves (Malheiro), Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
30.ª-Belenenses(f), V(3-4), Paixão (Capela), Beneficiados, (3-3), (+2 pontos)
31.ª-Boavista(c), V(1-0), Veríssimo (Vasco Santos), Nada assinalar

Corruptos
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Hugo Miguel (Luís Ferreira), Nada a assinalar
2.ª-Tondela(f), V(0-1), Veríssimo (Malheiro), Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Manuel Oliveira (Tiago Martins), Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Braga(f), V(0-1), Xistra (Esteves), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Chaves(c), V(3-0), Rui Oliveira (Hugo Miguel), Nada a assinalar
6.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Sousa (Godinho), Nada a assinalar
7.ª-Portimonense(c), V(5-2), Luís Ferreira (Sousa), Nada a assinalar
8.ª-Sporting(f), E(0-0), Xistra (Hugo Miguel), Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(6-1), Manuel Oliveira (Veríssimo), Beneficiados, (5-1), Sem influencia no resultado
10.ª-Boavista(f), V(0-3), Hugo Miguel (Tiago Martins), Nada a assinalar
11.ª-Belenenses(c), V(2-0), Veríssimo (Luís Ferreira), Beneficiados, (0-2), (+3 pontos)
12.ª-Aves(f), E(1-1), Rui Costa (Esteves), Nada a assinalar
13.ª-Benfica(c), E(1-1), Sousa (Hugo Miguel), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
14.ª-Setúbal(f), V(0-5), Tiago Martins (Rui Oliveira), Beneficiados, (0-3), Impossível contabilizar
15.ª-Marítimo(c), V(3-1), Mota (António Nobre), Nada a assinalar
16.ª-Feirense(f), V(1-2), Veríssimo (Paixão), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
17.ª-Guimarães(c), V(4-2), Soares Dias (António Nobre), Prejudicados, Beneficiados, (4-2), Impossível contabilizar
19.ª-Tondela(c), V(1-0), Godinho (Soares Dias), BeneficiadosPrejudicados, (2-0), Impossível contabilizar
20.ª-Moreirense(f), E(0-0), Luís Ferreira (Manuel Oliveira), Nada a assinalar
21.ª-Braga(c), V(3-1), Hugo Miguel (Almeida), Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
22.ª-Chaves(f), V(0-4), Soares Dias (Mota), Beneficiados, Prejudicados, (3-0), (+3 pontos)
23.ª-Rio Ave(c), V(5-0), Xistra (Rui Oliveira), Nada a assinalar
18.ª-Estoril(f), V(1-3), Vasco Santos (Luís Ferreira), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
24.ª-Portimonense(f), V(1-5), Sousa (Hugo Miguel), Beneficiados, (1-4), Sem influência no resultado
25.ª-Sporting(c), V(2-1), Soares Dias (Pinheiro), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
26.ª-Paços de Ferreira(f), D(1-0), Paixão, (Xistra), Nada a assinalar 
27.ª-Boavista(c), V(2-0), Manuel Oliveira (Esteves), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
28.ª-Belenenses(f), D(2-0), Hugo Miguel (Soares Dias), Nada a assinalar
29.ª-Aves(c), V(2-0), Almeida (Vasco Santos), Nada a assinalar
30.ª-Benfica(f), V(0-1), Soares Dias (Tiago Martins), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
31.ª-Setúbal(c), V(5-1), Pinheiro (Rui Costa), Nada a assinalar

Anexo (II):
Nomeações
Benfica:
Godinho...........: 3 (arb) + 3 (var) = 6
Hugo Miguel......: 3 + 3 = 6
Xistra..............: 4 + 1 = 5
T. Martins.........: 2 + 3 = 5
Veríssimo.........: 1 + 4 = 5
Malheiro..........: 1 + 4 = 5
Soares Dias.......: 4 + 0 = 4
Sousa..............: 3 + 0 = 3
Esteves............: 1 + 2 = 3
R. Oliveira........: 0 + 3 = 3
Rui Costa..........: 2 + 0 = 2
Mota...............: 2 + 0 = 2
Pinheiro...........: 1 + 1 = 2
M. Oliveira.......: 1 + 1 = 2
G. Martins.......: 1 + 1 = 2
V. Santos.........: 0 + 2 = 2
V. Ferreira.......: 0 + 2 = 2
Almeida..........: 1 + 0 = 1
Paixão............: 1 + 0 = 1
Nobre............: 0 + 1 = 1

Nomeações do Fontelas (do Babalu)
Sporting:
T. Martins.......: 3 (arb) + 4 (var) = 7
Godinho.........: 5 + 1 = 6
Xistra............: 3 + 3 = 6
Hugo Miguel....: 3 + 3 = 6
Pinheiro.........: 1 + 4 = 5
Esteves..........: 1 + 4 = 5
Capela...........: 2 + 2 = 4
Rui Costa........: 2 + 1 = 3
Veríssimo........: 2 + 1 = 3
Soares Dias......: 2 + 0 = 2
Paixão............: 2 + 0 = 2
Sousa.............: 1 + 1 = 2
M. Oliveira......: 1 + 1 = 2
L. Ferreira.......: 1 + 1 = 2
Nobre............: 0 + 2  = 2
V. Santos.........: 0 + 2 = 2
Mota..............: 1 + 0 = 1
Almeida..........: 1 + 0 = 1
Malheiro.........: 0 + 1 = 1

Nomeações
Corruptos:
Hugo Miguel....: 4 (arb) + 4 (var) = 8
Soares Dias......: 4 + 2 = 6
L. Ferreira.......: 2 + 3 = 5
Veríssimo........: 3 + 1 = 4
M. Oliveira......: 3 + 1 = 4
Xistra............: 3 + 1 = 4
Sousa............: 3 + 1 = 4
T. Martins.......: 1 + 3 = 4
R. Oliveira......: 1 + 2 = 3
Esteves..........: 0 + 3 = 3
Godinho.........: 1 + 1 = 2
Mota.............: 1 + 1 = 2
Paixão...........: 1 + 1 = 2
Almeida.........: 1 + 1 = 2
V. Santos........: 1 + 1 = 2
Pinheiro.........: 1 + 1 = 2
Rui Costa........: 1 + 1 = 2
Nobre............: 0 + 2 = 2
Malheiro.........: 0 + 1 = 1

Jornadas anteriores:
Épocas anteriores:
2016-2017
2015-2016

Vitória em Alcochete

Sporting B 1 - 2 Benfica B


Vitória sempre agradável, num jogo que começou mal, como um erro do Kalaica... que deu o golo do Sporting (não sei se não existiu fora-de-jogo!!!), mas pouco depois o mesmo Kalaica, compensou com o empate!!!
No 2.º tempo um grande golo do Heri deu-nos a vitória...
Num jogo onde o adversário acabou com mais posse de bola, mas com o Benfica a rematar muito mais à baliza...
Com estes 3 pontos, matematicamente, ainda não garantimos a permanência, mas só uma sequência improvável de resultados nos pode despromover!!!