Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Atitude

Benfica 27 - 20 Águas Santas

A marca desta equipa é a atitude. Este ano, podemos jogar pior ou melhor, mas a atitude tem sido irrepreensível. E por isso mesmo, aquela equipa que nas últimas épocas demonstrava uma irregularidade irritante, transformou-se no oposto, um modelo de regularidade!!!
Hoje cometemos muitas falhas no ataque, algumas boas defesas do guarda-redes adversário, alguma 'pontaria' aos postes, mas também alguns falhanços absurdos... Mas como a atitude foi sempre positiva, a defesa esteve bem, e o Hugo Figueira foi se calhar, o melhor em campo!!!
Não vi os jogos todos, mas daqueles que vi, esta foi a melhor exibição do Carneiro... Sem a Carneiro-dependência (que tem sido um dos grandes problemas desta equipa, nos últimos anos...), mas com um colectivo forte e motivado, um Carneiro em forma, integrado no espírito, pode ser o condimento extra, para esta equipa surpreender nos play-off's!!!

PS: Levar com os irmãos Metralha Martins, duas jornadas, consecutivas, cheira a sadismo!!!

Passos perdidos em Paços

" «Nos últimos 10 minutos, se não se ganha, não se pode perder», assim disse Jorge Jesus, no final do jogo em Paços de Ferreira. Recordei-me, então, de um importante jogo, há uns bons anos, em Vila do Conde, onde, também no fim, o Rio Ave bate o Benfica por 1-0, quando o empate seria um bom mal menor.
Em Paços, o Benfica marcou passo. Com o aliciante de se poder distanciar, atrofiou-se. Jogou lento, amorfo, sem chama, confiante no decurso do tempo para marcar o golo. Foi estranhamente uma equipa menor. Agora, o jogo entre o Sporting e Benfica assume uma muito maior importância.
Depois, há o já habitual penaltie falhado em jogos cruciais. No ano passado, Cardozo no último minuto em Barcelos, onde se viriam a perder dois pontos. Agora Lima volta a falhar. Exige-se mais a uma equipa campeã.
Dirão alguns benfiquistas mais desconfiados: 'se o Paços de Ferreira jogasse contra o Benfica como costuma jogar contra o Porto... era canja' (e 9 pontos de avanço). Dirão alguns portistas mais desconfiados: 'se o Marítimo tivesse jogado contra o Porto como jogou contra o Benfica... teria sido canja' (e só 3 pontos atrás).
O Chelsea foi eliminado em casa por uma equipa do 3.º escalão (virando de 0-2 para 4-2), o Man City fora da Taça também em casa por uma equipa secundária. Mas lá não é invulgar. Por cá, dizia-se que o campeonato estava nivelado por baixo e que o fosso entre os (poucos) melhores e os (muito) piores era cada vez maior. Ora aí está a contraprova, vindo de um clube que já não ganhava há 5 jornadas e de um Marítimo mais enfraquecido do que antes. Para passos decisivos, a cautela é sempre boa conselheira."

Bagão Félix, in A Bola