Últimas indefectivações

domingo, 22 de setembro de 2013

Mais um golo, e mais três pontos !!!

Guimarães 0 - 1 Benfica

Eu sei que a exibição não foi deslumbrante, mas são vitórias destas, sofridas, contra tudo e contra todos, que nos criam a ilusão que o sucesso é possível. Nem sempre se pode jogar bonito, nem sempre nos deixam jogar bonito, agora é obrigatório manter a consistência defensiva... e hoje, voltámos a não sofrer golos, sendo que o Artur não teve assim, muito trabalho. Consistência defensiva essa, construída em cima da entrada do Fejsa na equipa. Notando-se uma melhoria na conquista das segundas bolas, entre os nossos Centrais e nosso meio-campo.

Mais uma vez, jogámos num relvado intencionalmente, mau. Relva alta, buracos escondidos... a troca de bola que o Benfica faz na Luz, com as mudanças de flanco a passar pelos Centrais e Laterais, com a ajuda do Trinco, nestas condições, são impossíveis...
Depois, a agressividade muito acima do limite: se o Vitória jogasse sempre assim, acabaria sempre com 2 ou 3 jogadores expulsos. Os primeiros segundos foram marcantes: a falta do Maazou sobre o Luisão (igual por exemplo à famosa falta do Katso sobre o Anderson, que deixou tanta gente indignada!!!) passou impune, logo a seguir o André Júnior não teve tanta sorte, mas o tom estava marcado... Podemos perguntar, porque é que o Vitória não joga assim com os Corruptos?!!! Simples, aos 15 minutos o jogo acabava por excesso de expulsões !!! Além disso, a 'amarelinha' só é tomada quando convém!!! O Benfica nos primeiros 30 minutos teve muita dificuldade em ter a bola nos pés, mas a 'bomba' foi perdendo gás, e o Vitória foi recuando... apesar das dificuldades, vi o jogo com confiança na nossa vitória. Além de tudo isto, a única coisa que podia impedir a conquista dos 3 pontos, era o Bruno Esteves e os seus muchachos, e eles bem tentaram... os 2 foras-de-jogo mal marcados ao Enzo na 1.ª parte, a possível falta para penalty sobre o Cardozo na 1.ª parte (que a SportTV teve o cuidado de mostrar as repetições, com as câmaras mais distantes possíveis...!!!), no próprio lance do golo, parece-me existir falta sobre o Cardozo... e a cereja em cima do bolo, o penalty descaradíssimo sobre o Lima: mais descarado do que este, só o penalty em Paços de Ferreira sobre o Bruno César, que este mesmo Bruno Esteves, não viu !!!
Nos últimos minutos, o Esteves andou vigorosamente à procura de faltas perto da área do Benfica, felizmente para nós, infelizmente para ele(s) sem resultado prático!!!
Exigir que o Benfica vença todos os jogos do Nacional (principalmente fora da Luz) nestas circunstâncias, é exigir o impossível. Não é uma questão de atitude, não é uma questão de competência, não é por causa do treinador, do Presidente, dos jogadores... é simplesmente impossível. Hoje, por acaso, conseguimos os 3 pontos, mas haverá dias, onde não teremos tanta sorte.
Artur a confirmar o bom jogo do Anderlecht; Almeida a confirmar a boa aposta do Jesus, o Maxi fica reservado para outro tipo de jogos: por exemplo o próximo com o Belenenses; Muito bem os Centrais, sendo que o Luisão nos últimos jogos subiu claramente de forma...; Siqueira continua a sua adaptação - o amarelo que levou foi ridículo, tendo em conta o critério que foi usado para amarelar os vitorianos - no remate que efectuou devia ter cruzado atrasado para o Cardozo; Fejsa, novamente decisivo, desta vez mais próximo dos Centrais, como o jogo exigiu; Matic, continua a mostrar dificuldades nesta adaptação à nova posição; Enzo continua a ser decisivo na construção de jogo ofensivo, mas como acaba por flectir para o meio, sem o Maxi, ficamos sem um extremo direito; continuo a achar que usar o Markovic na esquerda é um desperdício, é verdade que sem o Nico, com o Sulejmani em recuperação, e o Ola sem a confiança do treinador, não temos muitas alternativas; o Djuricic necessita de minutos, precisa de jogar mais rápido, mas nestes jogos fora da Luz pode ser importante, porque jogar sempre com 2 avançados (Lima, Cardozo) é uma formula já muito conhecida, precisamos de variar; Cardozo, finalmente um golo, que como óbvio alguns querem transformar em auto-golo... mais um jogo com muito trabalho, e pouca bola. O Maxi e o Lima entraram bem...

Ao contrário de alguns Benfiquistas - que nos últimos anos, parece que se transformam em queques do Lumiar -, gostei da atitude do Jesus no final da partida. Já vi muitas invasões de campo, vi recentemente um miúdo sportinguista a chorar, entrar em campo, para pedir um camisola a um jogador Lagarto... já vi, altos responsáveis por claques criminosas passearem-se livremente dentro dos recintos de jogos, mas quando algo parecido acontece com o Benfica, é porrada de cima abaixo... seja nos Estádios, seja nos Pavilhões. Os aparatos Policiais na maior parte dos jogos, tornou-se num bom 'negócio' para as Policias, em horas extraordinárias... e assim, de vez enquanto é preciso 'recordar' que são precisos, e normalmente isso acontece com os Benfiquistas a levarem porrada. Não houve atitudes provocatórias, não houve atitudes violentas por parte dos nossos adeptos, que invadiram o campo para celebrar, e levar uma recordação para casa... o Jesus 'passou-se', e fez bem.

PS: O momento mais cómico do jogo, é quando o Douglas, guarda-redes do Vitória, pede falta no golo do Benfica!!! Não percebi se queria Mão na bola do Marco Matias (seu companheiro de equipa) ou se estava a pedir fora-de-jogo do mesmo Marco Matias!!! É o instinto da reclamação!!!

Simão Ventura Campeão Nacional, de Karting !!!

O apoio dado pelo Benfica ao Simão Ventura, acaba por ser inovador, não é normal Clubes apoiarem possíveis futuros pilotos de velocidade... como o miúdo tem qualidades e até é Benfiquista, gostei da aposta... e hoje sagrou-se Campeão Nacional!!!
Parabéns, e um futuro Glorioso !!!
(e como além de Benfiquista, também sou Ferrarista (a outro nível), que o futuro seja vermelho!!!)

Youth Cup no Seixal

Terminou hoje a Youth Cup, realizada no Caixa Futebol Campus, festejando assim o aniversário do nosso Centro de Treinos e Formação.
Ontem, começamos por golear o AC Milan, por 7-1 com a nossa equipa de Juvenis (A) - Diju(2), Novo, Sanches, Guga, Buta, Domingues -, sendo que os Italianos trouxeram uma equipa, um ano mais jovem (já hoje, a mesma equipa de Juvenis do Benfica, deslocou-se a Elvas para o Campeonato, e venceu por 1-2 com remontada... os Elvenses recusaram-se adiar a partida!!!).
De seguida os nossos Iniciados (A) venceram o Barcelona por 3-1 - Luís Silva, JP, a.g.!!!
No último jogo de Sábado, acabámos por perder com a nossa equipa de Juvenis (B), por 0-2 com o Manchester City.
Já hoje, vencemos por 2-1 a Aspire Academy - Pedro Álvaro, Ricardo Matos.