Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de julho de 2019

Entre a esmola e o escândalo!

"Depois de ter trazido Béla Guttmann do Porto, o Benfica fez os portistas mergulharem numa crise tão, tão grande, tanto desportiva como financeira, que um dirigente do FC Porto chegou a pedir para que os encarnados entregassem a receita de um clássico na Luz aos cofres azuis-e-brancos.

A forma como o Benfica conseguiu convencer Béla Guttmann a abandonar as Antas e a ir para a Luz marcou uma viragem absoluta no futebol português.
Guttmann era um treinador avançado para o seu tempo. Não apenas nos aspectos tácticos mas, igualmente, na forma de preparar fisicamente os seus jogadores. Campeão com o FC Porto na época de 1958-59, ao sair deixou evidente que a estrutura portista não passava de um tigre de papel. O clube desfez-se. De tal ordem, que só em 1976-77 voltou a conquista o título.
Sabe-se o que aconteceu no Benfica com Guttmann. Apanhou uma equipa de enorme qualidade e, num instante, fez dela campeã da Europa.
Pode dizer-se que os encarnados passaram a ser um clube rico. Pagos a peso de outro nas suas digressões internacionais. E com a chegada de Eusébio, então...
Nas Antas, de uma época para a outra, sete mil sócios abandonaram a sua condição de associados. Um rombo tremendo!
O presidente, Luís Ferreira Alves, demitiu-se: 'O FC Porto é ingrato para quem o serve!'
Uma frase que mereceria muitas e muitas linhas em seu redor. Não fora tão curta a memória de determinados homens que podem viver cem anos, mas não percebem que eles são feitos de dias diminuídos.

O pedido e o desmentido
Na véspera do FC Porto - Benfica da época seguinte (a águia reconquistava o campeonato, e os portistas ficariam em quarto a 15 pontos do primeiro), todas as questões económicas que envolviam o clube das Antas viviam espalhadas pelas páginas dos jornais. Os jogadores queixavam-se de um total de 500 contos de dividas. Rebelavam-se constantemente contra a forma como eram obrigados a jogar sem receberem ordenado. O passivo atingiu a soma astronómica de mais de 5800 contos. Foi criada uma comissão administrativa para fazer frente à crise. Ângelo César comandava o gabinete.
Aníbal Abreu era outro dos membros da comissão. Escreveu ao presidente do Benfica, Maurício Vieira de Brito. Quase suplicava. Tendo em conta o bom momento das finanças encarnadas, o FC Porto pedia encarecidamente aos rivais que cedessem a totalidade da receita aos cofres depauperados das Antas.
Um choque!
Um escândalo!
De mão estendida, os portistas queriam entrar na Luz.
Reconheça-se que o gesto de bondade do Benfica, a ter acontecido, seria algo de único na convivência nem sempre bonita dos grandes clubes portugueses.
Parece, até, que Vieira de Brito estava disposto a aceder à pretensão de Aníbal Abreu.
Não se esqueçam de que, apesar da zanga provocada pela vinda de Guttmann para Lisboa e dos casos Calabote e Guiomar que tinham estado nas bocas do mundo na última jornada do campeonato anterior - minutos a mais dados do Benfica - CUF para permitir aos encarnados atingirem a diferença de golos que lhes desse o título, queixaram-se os portistas; vitória do FC Porto em Torres Vedras com golos nos últimos minutos e o Torreense reduzido a nove elementos, não deixavam esquecer os benfiquistas - as relações entre as duas direcções não estava extremadas.
Dois dias antes do jogo, tudo parecia encaminhar-se para o entendimento.
O Benfica ajudaria o FC Porto a sobreviver num dos momentos mais difíceis da sua existência.
Mas Ângelo César teve uma atitude de orgulho. Era um homem de muitas influências e mexeu os seus cordelinhos com mestria. A verdade é que, 24 horas vieram revelar que as suas dívidas tinham sido saldadas. E o presidente da comissão administrativa portista ergueu a sua voz: 'Esta telegrama enviado pelo sr. Aníbal Abreu é uma ofensa para todos os adeptos do FC Porto. É verdade que atravessamos uma situação financeira francamente delicada, mas não chegámos ao ponto de andar a pedir esmolas. Acredito que os dirigentes do Benfica também tenham achado que isto é um disparate sem pés nem cabeça. Uma loucura completa!'
O Benfica venceu por 2-1. O episódio caiu nas brumas do olvido. Os anos que se seguiram foram sendo terríveis para os portistas, sem dinheiro e sem glória. O Benfica atingiu o topo da Europa e do mundo. Em Portugal, dominou como nunca na sua longa história..."

Afonso de Melo, in O Benfica

O campeão dos vinte por cento

"Foi tetracampeão europeu e vencedor da maior maratona do mundo, mas permaneceu humilde

António Pinto iniciou tardiamente a carreira no atletismo, na Associação Desportiva de Amarante, o clube da sua terra natal. Os bons resultados que obteve chamaram a atenção dos responsáveis pelo atletismo do FC Porto, que lhe fizeram um convite para ingressar no clube. Aos 21 anos, conseguiu conciliar o serviço militar com o atletismo, alcançando o 3.º lugar no Campeonato Nacional de Corta-Mato.
Em 1988, depois de três anos no FC Porto, surgiu a oportunidade de representar o Benfica. Na sua primeira época no clube da Luz, António Pinto conquistou, colectivamente, o Campeonato Nacional de Pista, para o qual contribuiu com a vitória nos 10 000 metros. O ponto mais alto desta primeira temporada foi a sua vitória individual na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada, que o Clube conquistava pela segunda vez consecutiva.
Em 1992, uma semana depois de se ter sagrado tetracampeão europeu e antes da Maratona de Londres, o atleta demonstrou-se modesto, pois não se considerava um dos favoritos à vitória: 'Não dou mais do que dez a 20 por cento de probabilidades de ser eu o vencedor, gostaria de estar mais confiante, de ter adoptado um treino mais adequado. Uma maratona é completamente diferente de uma meia-maratona'. Parecia estar resignado à ideia de não conseguir alcançar o lugar mais alto do pódio, considerando que 'não se pode querer tudo'. António Pinto acabou por ser a estrela da prova, ao terminar em primeiro lugar com o tempo de 2h 10m 2s. Afinal, podia querer tudo!
A sua inesperada vitória instaurou o nervosismo na imprensa internacional que queria saber quem era o vencedor da maratona mais participada do mundo. Apesar do estrondoso feito, continuou humilde, declarando: 'Trabalhei até aos 21 anos, mas passei a «full-time». Estive no campo, na agricultura e nas obras da construção civil. Fazia de tudo (...) Uma vitória como esta não modifica a minha vida, nem a minha pessoa. Claro que fico emocionado, só que continuarei a ser o mesmo António Pinto'. Além da Maratona de Londres, de 'águia ao peito', António Pinto conquistou três Campeonatos Nacionais de Pista, um Campeonato Nacional de Estrada e quatro Taças dos Clubes Campeões Europeus de Estrada.
O atleta terminou a sua carreira no Maratona Clube de Portugal, pelo qual venceu a Maratona de Londres em 1997 e em 2000, tendo batido o recorde nacional do seu ídolo Carlos Lopes, em 2000, com 2h 06m 36s. Alcançou ainda recordes nacionais, como os 5 000 metros, 10 000 metros e Maratona, que perduram, vinte anos depois."

Marisa Manana, in O Benfica

Aposta ganha

"A nossa equipa feminina de futebol iniciou ontem a nova época e trabalha com vista a objectivos claros e condizentes com a grandeza do nosso Clube: vencer todas as competições em que está envolvida. Na temporada passada, a da estreia benfiquista, todos os objectivos foram cumpridos.
Em termos desportivos, o sucesso foi retumbante: conquista da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, garantindo a promoção ao escalão primodivisionário. Melhor seria impossível.
Do ponto de vista estratégico, salienta-se a implementação de práticas no seio do Clube que permitiram a actividade da nossa equipa sénior, bem como das equipas de formação (atingindo o pleno dos troféus nos vários escalões), além do contributo inegável e fundamental para a implantação da vertente feminina do futebol em Portugal.
Este último ponto é muito significativo, demonstrando uma vez mais que o Benfica é o principal motor do desporto português. Tem sido assim desde os primórdios da introdução das competições desportivas no País e, como já se viu neste século com, por exemplo, o advento do futsal após o surgimento do Benfica na modalidade, assim continua. A força social do Sport Lisboa e Benfica contribui indelevelmente para a implantação e promoção do desporto e os números atestam essa realidade.
E, numa altura em que a vertente feminina do futebol atinge índices de popularidade inéditos e impressionantes a nível mundial – o recente Campeonato do Mundo comprova este facto –, Portugal, com a entrada do Benfica em cena, deu um passo crucial no acompanhamento desta tendência global.
O estabelecimento do recorde nacional de espectadores numa partida de futebol feminino foi um marco importante. No dia 30 de Março de 2019, estiveram 15 204 adeptos no Estádio do Restelo para assistir ao Benfica-Sporting solidário por Moçambique. Em competições oficiais, a final da Taça de Portugal disputada entre Benfica e Valadares significou novo recorde, com 12 632 espectadores presentes nas bancadas do Jamor, apesar de o jogo ter tido início escassas horas antes do decisivo Benfica-Santa Clara, o jogo da Reconquista na última jornada do Campeonato Nacional de futebol masculino.
É neste contexto que a nossa equipa feminina de futebol, liderada pelo nosso antigo jogador Luís Andrade, iniciou a preparação para a nova temporada, apostando-se na estabilidade do plantel sem, no entanto, descurar o reforço do mesmo em posições-chave. A aposta na formação é, também, para manter.
E será já no dia 8 de Setembro que poderemos concretizar o nosso primeiro objectivo, a Supertaça. Ainda sem local definido, o adversário será o campeão nacional SC Braga. Onde quer que seja, resta uma certeza: a nossa equipa merece o apoio de todos os Benfiquistas!"

Configuração Ataque Posicional

"Não há muitas diferenças no posicionamento base em ataque organizado dos três grandes. É nas dinâmicas e na forma como dão primazia à chegada ao último terço que as diferenças se acentuam. 
Benfica e Porto com posicionamento base praticamente iguais, e Sporting a colocar menos um elemento entre médios e defesas adversários, guardando o lateral direito mais baixo no campo.
Fica o desafio – Tendo em conta os posicionamentos que preparam os treinadores, faça o 11 da sua equipa (ou preferencialmente dos 3 grandes).
Eis o meu: 
- Odysseas; Almeida, Dias, Ferro, Grimaldo, Gabriel, Tino, Pizzi, Rafa, Raul e Chiquinho.
- Diogo Costa; Manafá, Pepe, Marcano, Telles; Sérgio, Danilo, Corona, Nakajima, Zé Luís, Marega. 
- Max; Rosier, Coates, Mathieu, Acuña, Wendel, Eduardo, Bruno, Vietto, Bas Dost e Raphinha."

Obrigado Jonas

"O tempo é uma ferramenta essencial para se escrever a história. Só daqui por alguns anos, talvez décadas, seja possível perceber as verdadeiras dimensão e importância de Jonas no Benfica e no futebol português. Foram cinco anos de um nível absolutamente extraordinário, escritos pela impressionante marca de 137 golos. Mas Jonas é um daqueles craques que nem precisava de tantos golos para ter deixado uma marca tão vincada. Pode parecer estranho, mas foi apenas ao fim de cinco anos, depois de se desvincular do Benfica, que deu a primeira grande entrevista a um jornal desportivo sem quaisquer amarras ou controlo. É uma pena. Jonas merece ser ouvido. E Record, como sempre, está cá para ouvir os protagonistas.
As notícias sobre a morte do FC Porto são notoriamente exageradas. Apesar das baixas causadas pelo mercado de transferências, os dragões têm dado sinais de evolução, numa altura em que faltam menos de três semanas para o início das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões – talvez os jogos mais importantes de toda a temporada. Sérgio Conceição tem dado muitos minutos aos miúdos nestes testes, com destaque para Diogo Costa, Romário Baró, Tomás Esteves e Fábio Silva, e não se tem dado mal. Será ingénuo pensar que serão a solução para todos os problemas, mas seguramente que podem ser a solução para alguns deles."

Benfiquismo (MCCXL)

Feira Popular...

Benfica FM - #75 - Chivas...

Treino... Rugters, New Jersey



PS: Hoje também foi um dia importante em Lisboa. Foi dia de apresentação, para as nossas equipas: a Feminina, os putos dos sub-23 e ainda os Juniores.

Dúvidas próprias do início da temporada

"O Benfica está mais próximo do desenho final; o FC Porto precisa de ir ainda ao mercado; o Sporting vive na dúvida sobre Bruno Fernandes

A preparação das equipas antes dos jogos oficiais representa um passo importante para o sucesso ou insucesso da época, que não pode, nem deve, ser desvalorizado. Ao mesmo tempo que as equipas técnicas colocam no terreno toda a sua sabedoria, recorrendo cada vez mais a métodos inovadores, para criarem as melhores condições físicas aos jogadores, ao longo da época, o entrosamento entre sectores e os automatismos que fazem a diferença entre os melhores e os outros, ocupam uma larga fatia da atenção dos treinadores. Quem parte para uma nova temporada com algum lastro de épocas anteriores está sempre em vantagem, face aos que são obrigados a pintar o quadro numa tela em branco.
Os três maiores clubes portugueses encontraram-se em fases diferentes de evolução, por razões distintas, que passo a identificar:
- Marcelo Keizer, no Sporting, debate-se com um problema que dá pelo nome de Bruno Fernandes. Será um bom problemas se o jogador fica em Alvalade, solidificando a construção iniciada na temporada passada; será um problema bicudo se o Sporting deixar sair o seu porta-estandarte, e assim obrigar o treinador a um plano de contingência. O técnico holandês estará preparado para dar resposta em qualquer das situações, mas os tempos de incerteza que vai vivendo não podem agradar-lhe. Cada movimentação estudada para Bruno Fernandes poderá ser tempo perdido se o internacional português rumar a outras paragens. E quanto mais tarde houver uma definição, pior para o treinador.
- Sérgio Conceição, que tem pela frente a tarefa de não falhar a Champions (mais de 40 milhões de euros...), viu partir Maxi, Felipe, Militão, Herrera, Brahimi e Óliver, além do Casillas, e ainda espera por reforços que lhe permitam dar maior solidez à equipa. Em tempos de vacas magras na tesouraria do Dragão, calha bem ao FC Porto ter um treinador com um espírito de missão arreigado.
- Bruno Lage tem a equipa a evoluir na continuidade. Mas, mesmo assim, percebeu-se no jogo com o Chivas que Raul De Tomas ainda pisa, inadvertidamente, terrenos que são de Seferovic, e que está à procura do melhor entrosamento para jogar entre-linhas (algo que Jota, mal entrou, fez na perfeição). Mas, claramente, é o Benfica quem está mais perto do desenho final. Sem surpresa.

Ás
Ismael Bennacer
Internacional sub-18 e sub-19 pela França, Bennacer, 21 anos, optou pela Argélia e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Africano das Nações, que a sua equipa conquistou, colocando ponto final num jejum de 26 anos. Cereja no topo do bolo de Bennacer? A transferência do Empoli para o Milan deste ex-júnior do Arsenal...

Rei
André Silva
O internacional português vai ter nova oportunidade de relançar uma carreira que já o levou do Porto a Milão, depois a Sevilha e agora ao Mónaco. Leonardo Jardim, que já conta com Ronny Lopes, Adrien Silva e Gelson Martins, engrossa assim o contingente lusitano, numa época de reconquista da equipa do principado.

Rei
Renato Sanches
O Bayern Munique fez saber que rejeitou uma «oferta importante» por Renato Sanches, reiterando que acredita na afirmação do internacional português - que foi titular na vitória sobre o Real Madrid - na melhor equipa do campeão da Alemanha. A bola fica agora do lado de Nico Kovac, o treinador e, é claro, de Renato...

Gareth Bale: OPV de um craque por cem milhões
«O Bale ficou de fora porque o Real Madrid está a tratar da sua saída. Se for amanhã, tanto melhor...»
Zinedine Zidane, treinador do Real Madrid
Está em curso, e Zidane serviu de porta-voz, uma oferta pública de venda (OPV) de Gareth Bale, craque galês e putativo candidato a melhor jogador do mundo, por quem o Real Madrid pagou mais de cem milhões de euros. Na ascensão e queda de Bale, mas também na circunstância de Neymar, percebe-se como é falível a fórmula que determina o chamado valor de mercado.

Bruno César é estrela no universo do Vascão
Aos 30 anos, Bruno César, o 'chuta-chuta', continua a fazer manchetes na imprensa brasileira. Ontem marcou na vitória do Vasco da Gama sobre o Fluminense e foi capa do Ataque, mostrando que apesar de ter uma carreira de globetrotter (dez clubes enquanto profissional), continua aí para as curvas...

Tudo começou em Vilamoura
Quando tinha apenas 25 anos, Shane Lowry, irlandês de Mullingar, deu nas vistas no mundo do golfe a vencer o Open de Portugal. Segundo no US Open de 2016, Lowry escolheu um terreno que conhece como as palmas das mãos para se sagrar vencedor de um major. Ontem, no difícil campo de Royal Portrusch, na Irlanda do Norte, Lowry, ar bonacheirão e barriguinha de Guiness, foi mais forte do que uma concorrência composta pelos melhores golfistas do planeta e venceu o British Open, terminando com uma vantagem de seis pancadas sobre o inglês Tommy Fleetwood. Dia de festa na Irlanda!"

José Manuel Delgado, in A Bola

Parem as rotativas!

"Que têm os 50 milhões pagos pelo West Ham ao Frankfurt a ver com o golaço de Harry Kane em Singapura? O que o leitor quiser...

, entre os jornalistas, uma frase que costumamos utilizar, já mais em tom de brincadeira, que anuncia algo imprevisto e grandioso e que fará mudar toda a edição de um jornal. A frase tem apenas três palavras mas é conhecida de todos: «Parem as rotativas!» Isto é, simplificando, a gráfica que pare de imprimir jornais porque temos uma notícia retumbante para colocar na edição. Foi isto que pensei quando li que o West Ham comprara o passe do francês Sébastian Haller por nada menos de 50 milhões de euros aos alemães do Frankfurt. As rotativas não pararam dentro da minha cabeça por achar que Haller não vale tanto. Pararam por ficar a saber que o West Ham tem 50 milhões de euros para pagar pelo passe de um jogador. Não foi o City ou Chelsea. Nem o Real Madrid ou Barcelona. Foi o West Ham: o 10.º classificado na Premier League 2018/2019. Que nunca foi campeão inglês e cujos pontos altos são três Taças de Inglaterra, a última das quais ganha em 1980. O Benfica, cinco vezes campeão nacional nas últimas seis épocas, gastou apenas 58,8 milhões de euros nas suas três mais caras transferências de sempre: Jiménez, De Tomas e Carlos Vinícius.

Parem, pois, as rotativas. Um clube inglês de meio da tabela tem (muito) mais dinheiro para gastar que Benfica e FC Porto, por exemplo. Não é, propriamente, novidade mas dá vontade de reabrir as goelas e gritar: «Parem as rotativas!» Aliás, se o ranking da UEFA fosse elaborado através da capacidade financeira que os clubes europeus possuem, águias e dragões sentiram dificuldades para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Em Inglaterra todos os clubes da Premier League recebem mais de 100 milhões de euros anuais em prize money. Sim: até o Huddersfield, na época passada, recebeu. Se acrescentarmos mais quatro equipas espanholas (Barcelona, Real Madrid, Atlético Madrid e Sevilha), mais seis em Itália (Juventus, Inter, Fiorentina, Nápoles, Roma e Milan) e duas na Alemanha (Bayern e Dortmund), teremos 32 equipas. As 32 da Champions. Ainda sem o poderoso PSG do senhor Nasser Al-Khelaifi. Ou seja, Benfica e FC Porto teriam de disputar uma espécie de play-off financeiro.

É também por isto que continuará a ser um tremendo feito um clube português passar da fase de grupos da Champions. Os outros têm dinheiro? Ok; os portugueses têm de ser mais argutos. Têm de fazer muito mais com muitos menos. Fazer belas omeletas com ovos de segunda linha, como diria Otto Glória. O City dá-se ao luxo de comprar metade do passe de Thiago Almada e colocar o jogador em banho-maria, durante um ano ou dois, no Sporting. Gastar oito milhões de euros num argentino que pode, ou não, vir a dar jogador; que pode, ou não, vir a vestir a camisola azul-bebé dos homens de Manchester. É outro mundo. Os gestores dos maiores clubes portugueses têm de ser (muito) melhores que os ingleses, espanhóis, italianos ou alemães para concretizar uma gracinha na Europa.

Alguém também deve estar a mandar parar as rotativas em Massamá. Carlos Vinícius passou pelo Massamá, andou pelo Nápoles, jogou no Rio Ave e no Mónaco e agora foi contratado pelo Benfica por 17 milhões de euros. O Massamá tinha 20 por cento do passe e, assim, vai receber 3,4 milhões de euros. Proporcionalmente é muito mais que o Benfica receber 120 milhões de euros pela venda de João Félix. Que fará a equipa do Campeonato de Portugal com 3,4 milhões? Que fará o Benfica com 120 milhões?

Outra coisa capaz de parar qualquer rotativa, sobretudo as do Norte de Londres, foi o golaço de Harry Kane frente à Juventus, em Singapura, na International Champions Cup. A bola viera parar aos pés do inglês, ainda bem dentro do círculo central. Kane, de soslaio, viu que o guarda-redes Szczesny estava adiantado e, pum!, mandou grande bomba. Szczesny recuou, recuou, recuou e a bola entrou. «Stop the rotary, please!»."

Rogério Azevedo, in A Bola

Perin e Odysseas: falsas questões

"Odysseas é bom. Uma primeira época bem razoável dá garantias, embora não tenha passado ao lado de alguns erros infantis que lhe deixaram marca na imagem, enquanto assinava, ao mesmo tempo, bravos desempenhos na Europa. O encontro de Chaves e o embate na Luz com a SAD-do-clube-sem-nome tornaram-se no ano de estreia pontos tão baixos que, associados a outros crimes menores, terão instigado os encarnados a procurar melhor. É aqui que se enquadra Perin, tal como antes Navas e Cillessen. Legítimo.
O Benfica só poderia ter resolvido melhor Perin se não tivesse avançado de todo. Não se teria exposto publicamente a prováveis complicações e a eventual mal-estar com a Juventus e com o guarda-redes. E valeria Mattia Perin o risco? Aqui, não tenho dúvidas de que sim. Felino, fortíssimo no 1x1 e entre os postes, competente com os pés e no controlo da profundidade, líder na área - embora na Juve possa ter recalcado algumas destas características -, é claramente um upgrade.
Numa negociação há sempre boa fé e protocolo. O jogador pareceu mal informado e a Juve também terá passado dados menos exactos. No único momento em que teve finalmente o controlo da situação, nos exames prévios à assinatura, o Benfica percebeu o quadro completo. O regresso passou para Dezembro, já com pleno conhecimento das consequências desportivas da presença na Champions e da sua influência no resto da época, e a apenas um mês da reabertura do mercado. A decisão entende-se.
«Agora, como fica Vlachodimos?» O grego já partia com vantagem, porque Perin só irá voltar em Setembro, o que aumentaria a resistência à mudança, se tudo estivesse bem. Claro que o italiano é melhor e torna-se-ia naturalmente aposta, mas nenhum plantel deve ter lugares reservados. É da competitividade que se evolui. Como Lage pretende."

Luís Mateus, in A Bola

Os menos pobres e os miseráveis

"Muito se tem falado e discutido sobre a urgente necessidade de  haver maior competitividade no campeonato da Liga de futebol. É uma meia verdade. A competitividade até existe, mas, como a pescada, às postas. Três crónicos candidatos ao título, sendo que, historicamente, as probabilidades do Sporting têm diminuído de forma muito evidente; um clube intermédio, o Sporting de Braga, que tenta fazer a ponte entre os principais e os outros; um outro clube (o Vitória de Guimarães) com potencialidades reais para dar um salto para um patamar superior, se se souber organizar e crescer com o modelo certo; um grupo de luta pelo acesso à Europa; e, por fim, um grupo que luta por não descer.
A questão mais importante não estará, pois, na competitividade, mas no nível do nosso campeonato,que é muito pobre. Não por responsabilidade da maioria dos clubes, mas por responsabilidade dos princípios e dos modelos em que assenta a competição e que junta diferenças colossais na qualidade dos plantéis e mistura clubes que têm orçamentos de amadores com clubes profissionais.
Muito fazem alguns dirigentes, bastantes treinadores e um número assinalável de jogadores para disfarçar o indisfarçável. Porém, ou a Liga (leia-se os clubes que a integram) percebem, de vez, a necessidade de reestruturar a competição em Portugal, pensando o futebol no seu todo e fora de uma visão meramente egocêntrica, ou só u milagre nos salvará da lenta, mas inevitável degradação da qualidade competitiva. O que é algo que a todos atinge. Mesmo àqueles que pensam que estando entre os menos pobres, não sofrem com a miséria dos outros."

Vítor Serpa, in A Bola