Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de março de 2023

Empate 'vitorioso'!!!

Benfica 2 - 2 Liceo

Empatámos, mas garantimos o 1.º lugar no grupo!
Numa partida onde fomos superiores quase sempre, mas falhámos demasiados golos...
A ganhar 2-0, e com o 3-0 aparentemente 'perto', acabámos por sofrer dois golos em menos de 2 minutos (o 1.º claramente ilegal), deixando a decisão da partida para os minutos finais, dando uma emoção desnecessária ao jogo!

Actividade benfiquista


"Esta edição da News Benfica é dedicada a vários temas da atualidade do Benfica.

1
"Temos de ter os pés assentes na terra." Este é o mote da entrevista concedida por Grimaldo à UEFA. O excelente momento da equipa, imperando a noção de que nada está conquistado ainda, é um dos tópicos principais.

2
Também João Neves, ainda júnior, mas que tem feito parte das opções de Roger Schmidt, foi entrevistado pelo BPlay. O jovem jogador formado no Benfica conta como foi o seu percurso até à equipa principal. "Devo muito ao SL Benfica", reconhece agradecido. Veja aqui.

3
No âmbito das seleções, João Neves e Schjelderup estiveram em destaque, ao marcarem um golo cada. Pelos Sub-19 portugueses, João Neves foi o autor do único golo da partida frente à Suécia, já no tempo adicional, na qual alinhou também André Gomes. Da equipa B foram utilizados Moreira Jr. e Hugo Félix. Schjelderup foi titular dos Sub-19 da Dinamarca e fez o terceiro golo da sua equipa frente à Roménia.

4
Já há datas e horários para as 26.ª e 27.ª jornadas da Liga Portugal. A visita ao Rio Ave é no dia 2 de abril, às 18h00. A receção ao FC Porto acontece no dia 7, também às 18h00.

5
A centrocampista Pauleta partilha, em entrevista à BTV, o seu estado de espírito em relação à grave lesão contraída recentemente, aborda a proximidade da conquista do tricampeonato e antevê o dérbi com o Sporting agendado para domingo, no Estádio da Luz (16h00).
Ver e apoiar a nossa equipa feminina de futebol no melhor estádio do país é uma oportunidade que aconselhamos vivamente que aproveite.
Os sócios têm entrada gratuita e o levantamento de bilhete é obrigatório. Não falte!

6
Este jogo com o Sporting marca a estreia do sistema de reutilização de copos. Também na sustentabilidade ambiental, o Benfica quer ser campeão! Conheça em pormenor esta iniciativa e veja a entrevista da BTV a Olívia Alves, Environment Specialist do Clube.

7
Hoje há partida europeia de hóquei em patins na Luz, às 21h00. A nossa equipa recebe o HC Liceo a contar para a 5.ª jornada da fase de grupos da WSE Champions League. O objetivo é claro, garantido o apuramento para as rondas a eliminar: assegurar o 1.º lugar do grupo. Veja a antevisão de Nil Roca ao jogo.
Consulte a agenda para ficar a par dos horários dos muitos jogos das nossas equipas até domingo."

Entrevista: João Neves...

O Cantinho Benfiquista #135 - Este Benfica Joga Muito

Modalidades #120 - Semanada...

Um agradecimento muito especial a Roberto Martinez...


"... por manter a linha do seu antecessor: poupar os jogadores do Benfica.
Nem um da equipa que vai dominando a Liga portuguesa e espalhando futebol de categoria na Champions. Mais valia terem ficado em gozo das mini férias dadas por Schmidt ao plantel.
Grande Rafa!"

Lanças, excerto...

Quarta, excerto...

A Verdade do Tadeia #771 - O arranque do Portugal de Martínez

O discurso que nunca foi lido


"«Antes de abrir para perguntas, quero e sinto que preciso fazer um rápido pronunciamento. A dor e a frustração de não termos atingido o nosso objetivo máximo no Mundial do Qatar já passaram. A cicatriz não vai deixar de existir, é verdade, mas tive tempo suficiente para curar a ferida e refletir. Refletir bastante.
Começo por dizer 'muito obrigado'. Não foi um, não foram dois, nem sequer três ou quatro. Foram oito anos juntos. Uma relação que, como você mesmo costuma destacar publicamente, muitas vezes foi de pai e filho. Rimos juntos. Choramos juntos. Discutimos juntos. Acima de tudo, fizemos história juntos.
Conquistamos juntos a Eurocopa e a Liga das Nações, os dois únicos títulos da nossa seleção. Tivemos altos e baixos e vez ou outra ideias e opiniões diferentes. Faz parte. Querer o mesmo dá nisso. Erramos e acertamos, você e eu. São águas passadas. Ninguém vai apagar o que escrevemos de 2014 a 2022.
Sim, optei pelo silêncio logo que a sua saída da nossa seleção foi anunciada. Talvez, ainda havia o que digerir do meu lado. Esperei o momento certo para agradecer e valorizar tudo aquilo que entregamos aos portugueses.
Também resolvi não dizer nada sobre você - ou nós - durante a minha apresentação no Al Nassr. Não quis misturar as coisas. Ali, naquela hora, o foco era único e exclusivo no meu novo e desafiante passo na carreira. Sei que você entende.
Tampouco usei as redes sociais nas últimas semanas para deixar qualquer tipo de recado, diferentemente de alguns dos meus companheiros. Você merecia muito mais de mim, o seu capitão. Uma imagem e um texto no Instagram seriam banais perto daquilo que construímos.
Mais uma vez, deixo aqui o meu sincero 'muito obrigado'. Desejo, de coração, o maior sucesso para a continuação da sua longa e vitoriosa carreira e, claro, da sua vida.
Dito isso, e repetindo o que fiz no Qatar, quando pedi para explicar e dar por encerrada as perguntas sobre o Manchester United, fica aqui mais um pedido aos jornalistas: por favor, vamos falar a partir de agora de presente e de futuro. O selecionador de Portugal se chama Roberto Martínez.»"

Histórias Sem Interesse Nenhum (3) Lufada de ar fresco


"Diz Cristiano Ronaldo que o novo seleccionador nacional, Roberto Martinez, representa uma “lufada de ar fresco” no seio da selecção portuguesa depois dos tempos de ar quente de Fernando Santos.
Nunca um só jogador, dos cerca de cem que passaram pela equipa nacional nos últimos oito anos, se queixou do ambiente. Pelo contrário, aquilo era uma “uma espécie de lar, uma família no bom sentido da palavra”, segundo a descrição do próprio treinador, há alguns meses, antes do Mundial.
E há três anos, na última entrevista que concedeu a uma televisão portuguesa, embora um dos entrevistadores não fosse jornalista, já Cristiano Ronaldo tinha realçado que "o ambiente na seleção é espetacular”, graças a Fernando Santos e ao presidente da Federação, Fernando Gomes, os cérebros da solução FEMACOSA. E agora, em dois ou três dias de vivência e dinâmica revigoradas, as coisas estarão ainda melhores, um arzinho fresco que embala a selecção na sua ligação com o noivo espanhol, contrariando a ancestral maldição que a desaconselharia: nem bom vento, nem bom casamento, diziam os sábios.
A saída do anterior seleccionador só pecou por tardia, pelo que, fosse quem fosse o sucessor, a mudança seria sempre esperançosa. Martinez vem de uma experiência interessante à frente da selecção da Bélgica, os jogadores são bons, as condições são óptimas - é fácil prognosticar mais uma campanha positiva, uma velocidade de cruzeiro garantida pela sequência geracional que injecta sangue fresco e talento renovado em cada ciclo.
Ou seja, o que era espectacular continuará a ser espectacular. O que era uma família continuará a ser uma família. E os jogadores que, segundo os jornalistas, estariam “fartos de Cristiano Ronaldo” no Mundial do Qatar continuam todos na seleção… Sempre que ouço a expressão “lufada de ar fresco”, para definir aquele “não sei explicar” que se sente mas não se vê, como diz Cristiano Ronaldo, ocorre-me que o “fresh air” é um dos maiores pesadelos dos praticantes de um desporto que é uma metáfora da vida, entre o que se sonha e o que se alcança, a ficção e a realidade, o golfe.
“Fresh air” é quando o taco passa pela bola, sem a tocar ou mover, uma pancada virtual que se contabiliza mas não se aproveita, uma espécie de “pontapé na atmosfera”, a tal “lufada de ar fresco” que representa a mudança necessária para que tudo fique na mesma."

Ronaldo no grupo e muitos centrais


"Roberto Martínez chamou Cristiano Ronaldo. Escolheu o caminho mais fácil e adiou o problema. No fundo, fez gestão de curto prazo e a verdade é que a reação pública (e publicada) lhe deu razão, por enquanto. Chamou Ronaldo e nenhum clamor se levantou, se não chamasse não haveria outro tema. Acontece que, com esta decisão, mantém no grupo o mais importante jogador da história do futebol português. E isso sê-lo-á sempre, mesmo que não volte a render como antes, e muito dificilmente voltará. Agora, como dizem os adolescentes da geração Z, é lidar. E fácil não vai ser, ninguém se iluda, muito menos para Martínez, que escolheu este caminho sem retorno.
O novo selecionador de Portugal assumiu que Ronaldo ainda tem condições para jogar na Seleção, disse-o em voz alta a todo o país e o grupo ouviu. Eu duvido, mesmo sabendo que com ou sem Ronaldo no onze Portugal ganhará ao Liechtenstein e ao Luxemburgo e que a lenda da camisola 7 até pode juntar mais golos ao seu pecúlio extraordinário. Acontece que o ciclo que se inicia é de dois anos, até ao próximo Europeu, e Ronaldo já não pode ser nuclear num projeto de médio/longo prazo, por cruel que seja para quem tanto conseguiu e garantiu. O envelhecimento pode ser uma injustiça, mas toca a todos. E a primeira desconfiança tem a ver com a forma como Ronaldo vive em aparente negação quanto à perda de faculdades.
Depois há o modo como vão os colegas reagir à (omni)presença, também mediática, de um jogador que já não está no pedestal de duas décadas. No último Mundial, boa parte do grupo reclamava em surdina a titularidade de Gonçalo Ramos, até pelo rendimento que se percebia nos treinos. Como vai ser agora? Ramos, na época de afirmação indiscutível, volta a suplente? Ou Ronaldo encarará com naturalidade, pela primeira vez, o facto de não ser opção inicial? Mais cedo ou mais tarde, se não o fez ainda, Roberto Martínez vai ter de dizer a Ronaldo que ele já não é o jogador que foi e que, por muito que o país lhe deva - e nunca é demais sublinhar que deve, obviamente - a gratidão não se equipa para jogar e muito menos tem titularidade obrigatória.
Olhando globalmente a convocatória e se, como tantos vaticinam, ela aponta para um sistema com três centrais, levanta-se uma questão de fundo: mais um homem atrás significa menos um adiante e Portugal tem – o próprio Martínez o admitiu, justificando a ausência de Pote, por exemplo - um problema de fartura nas zonas criativas do campo. Ao colocar um central extra, mais um defesa, não há como desmentir que haverá menos uma vaga entre a criação e a finalização. Ou seja, com guarda-redes, mais uma linha de 5 (incluo laterais-alas) e 2 médios (independentemente do perfil), sobram 4 lugares (e já não 5) para diante. Pote nem na convocatória entrou, Rafa já não é desta história, homens como Ricardo Horta, Podence, Pedro Neto, Trincão, André Silva, Fábio Silva e tantos outros esperam por novas oportunidades. Mesmo assim e só nesta convocatória, para os ditos 4 lugares há João Mário, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Otávio, João Félix, Rafael Leão, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos. Não me parece que retirar uma unidade ofensiva para encaixar mais um defesa seja propriamente a melhor originalidade para começar. Mas este é apenas o início de um caminho. A sensatez recomenda que esperemos para ver. E já não falta muito."

Águia a voar mais alto


"Quando na antevisão à receção ao Vitória de Guimarães, na Luz, este sábado, Roger Schmidt foi perguntado sobre o clássico da "pedreira", no dia seguinte, o mestre alemão respondeu que o essencial era o Benfica fazer o seu trabalho e fazê-lo bem, mantendo o foco no que depende de si, aguardando serenamente o que suceder aos outros e colocando, ao mesmo tempo, alguma água na fervura da natural euforia benfiquista. Não só em relação ao campeonato, mas também relativamente ao, ainda distante, confronto dos quartos da Champions League, com o Inter de Milão. Não podia estar mais de acordo.
Com efeito, o Benfica concentrou-se na sua parte e derrotou a competente equipa do Vitória de Guimarães com uma goleada por 5-1, num Estádio da Luz a transbordar e com um ambiente incrível. Será assim daqui até ao final, Champions incluída, com o entusiasmo dos benfiquistas e a "onda vermelha" a crescerem de jornada em jornada, de final em final.
Uma exibição sólida em que o destaque vai para os matadores, João Mário e Gonçalo Ramos (a liderança do melhor marcador da Liga é, para já, uma disputa interna) mas, igualmente, com um papel muito relevante dos equilibradores ou estabilizadores da equipa, ou seja, os dois médios mais recuados, Florentino Luís e Chiquinho, este último a superar todas as expetativas e projeções feitas sobre o seu desempenho aquando da saída daquele jogador argentino cujo nome não me recordo exatamente.
Feito o trabalho de casa, tudo correria de feição na "pedreira" (só faltou mesmo o golo de Pizzi) com a águia a distanciar-se e a voar, cada vez mais alto.

A subir
Cher Ndour, a estrear-se na equipa principal num dia e a marcar na B, no dia seguinte.

A descer
Porto e Braga, num bom jogo entre si, mas ambos mais longe do líder."

RND: Carrega... excerto: Direitos...

Levantem-se e andem nas patas traseiras!


"Partamos do princípio de que o mamífero não gosta de árbitros nem da sua companhia, tem todo o direito, cada um mantém as relações que acha mais agradáveis ou convenientes, eu por exemplo evito dar-me com gente cujo sentido de humor está muito abaixo dos padrões aceitáveis para o que é básico num ser com pelo menos meia-dúzia de sinapses

Com o seu estilo muito particular ao qual os seus lambe-botas apelidam de finíssima ironia e que para outros, como eu, se reduz a bambochatas, o Campeão Nacional dos Arguidos saiu-se no passado fim de semana com uma daquelas tiradas dignas da sua esmerada educação jesuítica: «Nós não falamos com árbitros». Há que reconhecer que tal expressão esconde algo de misterioso. Partamos do princípio de que o mamífero não gosta de árbitros nem da sua companhia, tem todo o direito, cada um mantém as relações que acha mais agradáveis ou convenientes, eu por exemplo evito dar-me com gente cujo sentido de humor está muito abaixo dos padrões aceitáveis para o que é básico num ser com pelo menos meia-dúzia de sinapses.
O Campeão Nacional dos Arguidos não tem grande riqueza de vocabulário pelo que nestes últimos 40 anos que muitos dias fizeram parecer mil passámos o tempo a ouvir-lhe as mesmas coisas ditas da mesma maneira como um disco riscado e ainda por cima num tom de voz arrastado de quem tem de fazer um esforço assinalável para se recordar do discurso da véspera que voltará a ler amanhã. Pobre José Régio que a tantos tratos de polé tem sido sujeito e que de cada vez que a personagem desata a desembrulhar o Cântico Negro deve dar saltos na campa tão aldrabada é a recitação da sua obra. Por mim, não falo com o Campeão Nacional dos Arguidos, tal como ele diz não falar com árbitros. Também não falo com árbitros. O motivo é idêntico: nenhum me inspira grande confiança. Porque não gostou que um dia lhe tenha dado com a maior pompa possível o título de Campeão Nacional dos Arguidos, o dito cujo espetou comigo no tribunal do Bolhão onde o papalvo do juiz (que também era uma espécie de árbitro) decidiu que tal expressão era crime de lesa-majestade e insistiu em tratar o queixoso por Senhor Presidente sempre que teve de se lhe dirigir. Nunca tinha visto um magistrado tão de cócoras mas com o tempo fui tropeçando com outros do mesmo calibre de tal forma que só lhes faltou pôr ovos. Depois, um daqueles pategos do Tribunal da Relação do Porto que frequentam assiduamente as bancadas do que ficou um dia conhecido por Tribunal das Antas obrigou-me a recorrer para o Tribunal dos Direitos do Homem local que geralmente respeita dos Direitos do Homem e os direitos à sua liberdade de expressão decidindo que Campeão Nacional dos Arguidos não é nenhum insulto e apenas uma constatação. Nessa altura, é curioso, o Campeão Nacional dos Arguidos até podia não falar com árbitros mas recebia-os em sua casa, na Madalena, e uma daquelas célebres escutas até nos fornece uma viagem guiada via telemóvel de Augusto Duarte até ao local do encontro, logo o Augusto Duarte, quem diria?, que iria arbitrar o FC Porto-Beira Mar da jornada seguinte.
Consulte-se o processo. No dia 16 de Abril de 2004, os inspetores Jorge Melo, Leonor Brites e Novais e Sousa, e os inspetores-estagiários Sandra Rodrigues, Paulo Figueiredo e Nuno Moura, escrevem no seu relato de diligência externa: «Pretendeu-se com essa acção confirmar um encontro marcado pelo suspeito António Araújo com o árbitro de futebol Augusto Duarte e com o dirigente Jorge Nuno Pinto da Costa. Esse encontro foi percebido pelas sessões 9281 e 9318 do alvo 1A602, atribuído a Pinto da Costa, e das sessões 8001, 8046, 8188, 8190 e 8193 do alvo 23603. Por volta das 21h45, o suspeito António Araújo entrou para o seu automóvel, tendo arrancado a grande velocidade, não sendo possível seguir no seu alcance.
Nessa altura são efetuados dois contactos entre este e Augusto Duarte, sendo que no primeiro António Araújo ainda se encontrava no restaurante, e no segundo telefonema o árbitro diz que já está junto à igreja, que mais tarde se veio a saber ser a igreja das Antas. O suspeito António Araújo termina esta segunda chamada dando a entender que está quase a chegar. Note-se que nas conversas entre estes dois existe a preocupação de não referirem pormenores muito esclarecedores. Pelas 22h18 é efetuado um telefonema pelo Araújo a Pinto da Costa, com a duração aproximada de seis minutos, a informar que já tinha entrado para a estrada que dá para a praia da Madalena, V. Nova de Gaia, mas que não se recordava bem do caminho. Pinto da Costa dá uma informação pormenorizada do caminho para sua casa, que foi seguida passo a passo por Araújo, que termina a dizer que já estava a avistar a casa do seu interlocutor. Face a esses elementos, as equipas desta polícia seguiram para o local, onde chegaram por volta das 22h50, constatando-se que frente à moradia indicada por Pinto da Costa estava estacionado o automóvel de António Araújo. Foi montado novo esquema de vigilância. Por volta das 23h45 saíram dois indivíduos e entraram na viatura estacionada frente à residência em causa, para o lugar do condutor o próprio Araújo e para o lugar do lado um homem que aparentou ser o árbitro Augusto Duarte. Seguiram para a cidade do Porto e, por volta das 00h10, numa artéria ao lado da igreja das Antas, o automóvel parou para deixar sair o passageiro que entrou num automóvel que se encontrava ali estacionado, de marca Ford, modelo Focus Wagon, e matrícula 22-71-QH. Os dois automóveis seguiram em direções diferentes, terminando-se aí a vigilância. Foi efetuada pesquisa nos ficheiros informáticos desta polícia, apurando-se que o Ford Focus está registado em nome de Agusto José Bastos Duarte».
Longe de mim pôr em causa a verdade da afirmação do Campeão Nacional dos Arguidos quando afirma que não fala com árbitros. Muito provavelmente Augusto Duarte terá ido à Madalena para jogar à canasta e a canasta pede concentração e silêncio. Ainda assim, sentiu necessidade de se explicar: «O árbitro nem foi a minha casa tratar de futebol». Longe de mim, igualmente, entrar no reino da coscuvilhice, mas mais tarde, numa entrevista ao Diário de Notícias, completou: «O árbitro não foi tratar de nada de futebol, mas de um problema relacionado com o pai. E, quando combinei com árbitro, ele ainda não tinha sido nomeado. E não desmarquei porque como o Porto já era campeão e o jogo não interessava para nada, não vi problema. O Araújo tinha-me dito que era coisa grave, pessoal e pediu a minha interferência». Resta-nos portanto entender esta recente tirada irónica do Campeão Nacional do Calembur como uma questão de simples semântica. «Nós não falamos com árbitros» será apenas o início de uma nota que nos pode levar à resolução dos problemas dos pais dos árbitros assunto no qual o Campeão Nacional dos Arguidos tinha a sua interferência. Muito bem. Nada a dizer. Questões meramente particulares. Não consigo deixar de me recordar de Orwell e de O Triunfo dos Porcos: «Os porcos levantaram-se e começaram a andar apenas nas patas traseiras…». Que não se faça confusão. Em aventuras como estas os porcos costumamos ser nós…"

Luz!

Fardim0606: Simulação...!!!

WonderKid: Champions e afins...