Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

O campeonato que mudou depois das ameaças aos árbitros

"Nada melhor do que apanhá-los todos juntos para fazer uma ameaça colectiva.

Campeonato a dois... claro
«Prontos»... como diriam os meus filhos, quando eram pequenos (e vai dizendo muita gente graúda... por aí).
Acabou-se o ledo engano em que viviam os adeptos do Sporting, convencidos como andam, há anos, que... «este ano é que é»!!!
Há tantos anos que nunca conseguiram comemorar um campeonato no Facebook, criado por Mark Zuckerberg, em... 4 de Fevereiro de 2004.
Convenhamos que é obra!
Mas - vamos ao que interessa - só os mais incautos e os mais sonhadores imaginavam possível o Clube anti Benfica de Lisboa... tirar pontos ao Clube anti Benfica do Porto.
Tal como, no ano passado, a deslocação do Sporting ao Dragão foi um passeio - com declarações do presidente do clube do Norte a torcer pelo adversário contra nós - também este ano a deslocação deles ao Porto... foi um passeio... para o Porto.
Só tenho pena dos ingénuos que achavam que o resultado poderia ser outro.
Sabemos por experiências própria - que uma das práticas mais nocivas que visam atacar e prejudicar os concursos públicos ou outros processos em que o interesse colectivo deve ser defendido... é o cambão (associação de indivíduos que se conluiam para comprar objectos nos leilões a baixo preço).
Ora, não estando aqui em causa o interesse público, a declaração do treinador do Sporting, antes da ida ao Dragão, que já não tinha hipóteses de lutar pelo título foi um prenuncio desse abdicar de lutar por um resultado que o pudesse relançar na luta pelo título.
Eu sei que a primeira parte do Sporting no jogo de sábado não foi culpa de quem, quando ganham ou surpreendem a jogar bem... faz a diferença! Não, não foi dele!
Foi do guião do Palhinha,... e dos três (ou quatro, se também contarmos com o guarda-redes) homens que não conseguiram segurar Soares, ... e do árbitro que não marcou a falta que precedeu o segundo golo dos outros, ... e da formação (nela incluindo quem tem já mais de dez anos de primeira liga), ... e de tudo... menos dele!
Como também a recuperação na segunda parte não chegou para empatar... por causa... do guarda-redes adversário. Mas, ainda assim, cumpriu-se o retribuir das facilidades do ano passado, invertendo-se, agora, os papéis. Ou seja, desiste quem vai atrás e continua a perseguir o Benfica quem tem mais hipóteses de impedir a nossa vitória!
Ou, numa versão de aplicação dos princípios invocados no Tratado da União Europeia, a consagração, no futebol, do princípio da subsidiaridade.
Tal como este princípio (aliado ao da proporcionalidade) visa proteger a capacidade de decisão de... quem está mais próximo (numa versão livre e popular do enunciado), também Porto e Sporting tem vindo a praticar a ideia que ganha o jogo decisivo entre els quem tiver mais hipóteses de impedir o Benfica de ser Campeão!
E isso acontece porque sendo a maior preocupação de cada um deles evitar o nosso tetra (como o era, o ano passado, evitar o nosso tri), o subconsciente, de quem não tem hipóteses, determina o abdicar, na pratica, de lutar contra... quem, de entre eles, vai mais perto do Benfica.
Pobres sportinguistas! Até chego a ter pena deles. Porque, a partir de agora, e embora a nós, nos faltem, em teoria (espero que na prática, também) 20 jogos (14+3+7) para acabar a época, a eles faltam 14...
Ou melhor, falta um.
O que vão jogar contra nós, porque esse é o único que querem ganhar. De facto... ao que chegaram. E para isso... pagam oito milhões/ano a um treinador.
Pobre Sporting!!!
Até chego a ter pena deles.
Porque, a partir de agora, e embora a nós, nos faltem, em teoria (espero que na prática, também) 20 jogos (14+2+7) para acabar a época, a eles faltam 14...
Ou melhor, falta um.
O que vão jogar contra nós, porque esse é o único que querem ganhar. De facto... ao que chegaram.
E para isso... pagam oito milhões/ano a um treinador.
Pobre Sporting!!!

Agora nós
Ficou célebre uma frase do meu grande amigo Pedro Santana Lopes (então Presidente do Sporting), num Congresso do PSD - o de Vila da Feira, se não me falha a memória - quando, numa das suas mais famosas intervenções, já esta ia longa, se virou para o então líder do Partido e, hoje, Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e lhe disse, em jeito de desafio... «Agora nós...»!!!
Pois, passado o folclore de quem se anunciou candidato ao título e gastou o que tinha e não tinha, não percebendo que os segundos anos da criatura são dramáticos..., ficamos na companhia de quem eu sempre disse que ficaríamos.
Ou seja, uma disputa a dois com quem já não ganha... há três!
As ameaças e o medo de quem as sofreu, ... o medo, sempre o medo, foi a arma de que se serviram os adeptos do Porto para inverterem no campo o que a equipa deles não conseguia nos relvados.
Desdobrava-se o presidente deles em declarações de incentivo, de retoma dos caminhos de vitória passadas e nada...
A equipa engasga-se e não pontuava em pleno...
Os desenhos do mister não convenciam ninguém...
Pois, então, como não podiam perseguir - dentro do campo - os árbitros, a tempo de produzir efeitos para a época em curso... nada melhor que apanhá-los todos juntos e deixar uma ameaça colectiva...
Resultados?
A equipa passou a ganhar!
Tudo!
Onde havia penalties escandalosos contra, passaram a deixar seguir...
E onde havia simulações escandalosas que obrigariam a penalizar quem as fazia, passamos a ter penalties que abrem as portas a vitórias ou as consolidam.
Por muito que lhe custe ouvir - a verdade pode doer - eis os artistas do Apito Dourado a tentar fazer valer a sua... experiência.
Desta vez com o silêncio conivente da (no que a este campeonato diz respeito e no que releva para os anais do ódio ao Benfica) sua filial do Sul!!!
E não haverá como alguém nos vir dizer em que ponto estão as averiguações sobre essa infame invasão dos treinos dos árbitros, sobre a sua mais que conhecida autoria, sobre quem deverá recair a respectiva autoria moral, sobre a forma como pensam castigar todos os seus autores?
Ou será que o crime compensa e o prejuízo sucessiva do Benfica, em todos os jogos desde essa invasão, é a única consequência dessa forma original de fazer com que a glória dos tempos do Apito Dourado volte a quem anda a fazer por isso???
E no Benfica? No Benfica, todos seremos poucos para apontar os benefícios de quem, agora, relcama dependerem só deles para serem campeões.
Só deles e das ameaças dos árbitros, ... diremos nós!
Mas esquecem-se que só ganharão se mantivermos a passividade dos últimos tempos.
Deixemos de ocupar o nosso tempo com os amigos deles... daqui de baixo!
Assumindo conscientemente o combate a uma anunciada repetição do Apito Dourado...
Porque, nesse combate sem tréguas, ninguém nos vai ajudar.
Entre uns e outros, junta-se a fome com a vontade de comer.
No ano passado, foram os elogios ao treinador...
Este ano, estarão para breve as declarações elogiosas a quem, agora, os derrotou!
Já o sabemos, e por isso não estranharemos quando tal se verificar.
Mas, ... avisados, valeremos por dois.
Lá dentro, serão 11 contra 11.
Cá fora, nós seremos mais do dobro deles... juntos.
E essa diferença... como lhe dói!
Porque ela, ... fará... a diferença!!!
Todos juntos...
Vamos a isto, Benfica!!!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Lideres 'à cativação'

"Lá voltou, em toda a linha, o paupérrimo modismo à condição. Foi assim que o Porto foi, durante 22 horas, líder do campeonato. Na época transacta, o Sporting foi campeão várias vezes à condição, porque jogou muitas vezes antes do Benfica. Mas os magos do futebol teimam em falar em classificação antes de concluída a jornada, usando aquela indigente e errada expressão. Por isso, volto ao assunto.
«Dragões líderes, ainda que à condição, 160 dias depois». Isto é, líderes que não são líderes, à espera que o líder jogue e complete a jornada. A palavra condição exige dizer-se qual ela é. Se e disser «estou à condição» sem mais, dir-se-á que a minha frase está incompleta (que condição?), é inconsequente e de mau português, pois deveria dizer «sob condição». Já se viu o que seria uma pessoa à condição no tribunal? De testemunha ou de arguido? No caso do estafado à condição, na passagem do sábado para domingo futebolístico, porque não dizer simplesmente «líder provisório»? E nos oitavos da Champions, Benfica e Porto (porque ainda não jogaram) estão, deste modo, apurados à condição?
Bem sei que estou a gastar o meu latim sem qualquer resultado. E lá tenho de aturar, até ao fim do campeonato, líderes à condição. Mas, pelo menos, na próxima jornada não haverá essa figura provisória (o Benfica joga primeiro). Quem sabe se não se adaptarão quatro classificações diferentes: a verdadeira, a à condição, a real (versão Rui Santos, e a do Sporting.
Não sei quem vencerá o campeonato, se o SLB, se o FCP. Até lá, porém, já sei quem vai ser o recordista de campeão à condição. Ou será à cativação?"

Bagão Félix, in A Bola

Sobre a cultura desportiva

"1. «Em Portugal gosta-se mais dos clubes do que de futebol». Mais palavra menos palavra, foi isto que Jorge Jesus disse um dia, ainda era treinador do Estrela da Amadora. Já à data o actual técnico do Sporting aludia ao modo como a clubite se sobrepõe à paixão do jogo pelo jogo.
Recordo-me dessa observação em muitos momentos da época quando vejo assistências deprimentes em jogos da Liga que nem sequer chegam ao milhar. E faço sempre a mesma pergunta: por que motivo enchem os campos dos pequenos quando está em causa, naqueles 90 minutos, a subida de divisão ou a permanência? Porque naquelas tardes/noites há um desígnio em causa. Ninguém quer saber de ópera. Nem de rock n'roll. O espectáculo pouco interessa. A equipa pode jogar mal e até marcar um golo com as costas, desde que no fim possa haver arraial. E na época desportiva que se seguirá, novo encontro ficará marcado lá para meados de Maio.
Alterar hábitos enraizados é tarefa difícil. Mas já ficou provado que a actual política de preços não é o caminho. Dois exemplos aleatórios: 10 a 20 euros exigidos para ver o Feirense-Arouca e 15 euros para um acompanhante de sócio assistir ao Belenenses-Tondela, justamente o preço que custa um bilhete para assistir ao Leganés-Corunha, de Liga Espanhola. E não vamos sequer querer comparar o espectáculo e a promoção do mesmo nos dois lados da fronteira.
2. O Leicester decidiu dar um voto de confiança a Claydio Ranieri, apesar de a equipa correr o risco de descer, meses depois de se ter sagrado campeão inglês pela primeira vez em 133 anos de história. Tenho para mim que, ao contrário do que acontece em Portugal, o voto não é um pré-anúncio de despedimento e que as foxes vão mesmo cair. Mas continuarão a ter sempre o estádio cheio."

Fernando Urbano, in A Bola

Benfiquismo (CCCLXXIV)

3.º anel

Lanças... inovar e o resto!

Vitória 'na hora'!!!

Boa Hora 26 - 39 Benfica
(14-22)

Vitória esperada... Início 'perro', mas com os minutos o gás do Boa Hora 'foi-se', e a superioridade normal do Benfica veio ao de cima... Sendo que o início da 2.ª parte foi demolidor!!!

Apesar da diferença enorme entre as equipas, e o resultado nunca ter estado em causa, os Brother's Martins não conseguem disfarçar a aversão ao Vermelho!!!