«Dragões líderes, ainda que à condição, 160 dias depois». Isto é, líderes que não são líderes, à espera que o líder jogue e complete a jornada. A palavra condição exige dizer-se qual ela é. Se e disser «estou à condição» sem mais, dir-se-á que a minha frase está incompleta (que condição?), é inconsequente e de mau português, pois deveria dizer «sob condição». Já se viu o que seria uma pessoa à condição no tribunal? De testemunha ou de arguido? No caso do estafado à condição, na passagem do sábado para domingo futebolístico, porque não dizer simplesmente «líder provisório»? E nos oitavos da Champions, Benfica e Porto (porque ainda não jogaram) estão, deste modo, apurados à condição?
Bem sei que estou a gastar o meu latim sem qualquer resultado. E lá tenho de aturar, até ao fim do campeonato, líderes à condição. Mas, pelo menos, na próxima jornada não haverá essa figura provisória (o Benfica joga primeiro). Quem sabe se não se adaptarão quatro classificações diferentes: a verdadeira, a à condição, a real (versão Rui Santos, e a do Sporting.
Não sei quem vencerá o campeonato, se o SLB, se o FCP. Até lá, porém, já sei quem vai ser o recordista de campeão à condição. Ou será à cativação?"
Bagão Félix, in A Bola
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!