Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Um homem que sonhava

"Era ele e as suas circunstâncias: José Torres. Lutando como Quixote contra os moinhos do esquecimento que ia ocupando a sua vida. E os moinhos de vento entravam em sua casa, entravam na sua cabeça, iam dominando o seu mundo...

Lembrei-me de Torres: José Torres. Dificilmente um homem podia ser tão ele e as suas circunstâncias, como diria Ortega y Gasset. Conheci bem José Torres. Ou muito me engano ou terlhe-ei feito a última grande entrevista. Uma entrevista de vida. Uma entrevista de século. Ou da passagem dele. Nessa altura já se perdia muito na sua batalha contra moinhos de vento. Era um Quixote gigante numa guerra perdida. Perdida contra si próprio e contra a memória que se desfazia aos poucos. Os moinhos de vento entravam em sua casa, entravam na sua cabeça, iam dominando o seu mundo. E ele ficava distante. Cada vez mais distante e mais só.
José Torres ensinou que o futebol é feito de sonhos e que os sonhos se tornam realidade. Logo ele que se perdeu na Terra dos Sonhos como Peter Pan de regresso à infância. Era o ponta-de-lança a caminho do esquecimento. Esqueceu-se de si próprio e esqueceu-se dos outros. Infelizmente, houve muita gente que se esqueceu dele, igualmente.
Portanto, lembrei-me de Torres. É importante lembrarmo-nos de Torres e de todas as suas circunstâncias. Recordo-o sentado na sua casa pequena, acolhedora, com uma camisola de Santos na mão. Tinha o número 10 nas costas. Pertencera a Pelé. Houve um jogo nos Estados Unidos entre Benfica e Santos. Fernando Riera disse-lhe para marcar Pelé. E Torres secou Pelé como se fosse um Vicente. «Só que ele marcou um golo. E que golo lindo!» Mas tinha outra. Camisola, quero dizer. Também de Pelé. A do jogo do Mundial de 66. «Tínhamos combinado antes de começar a partida que iríamos trocar de camisola no final. Trocámos». Contou ele e eu ouvi. Ouvi dele dezenas de histórias. Torres era um grande contador de histórias. Foi-o sempre enquanto se lembrou delas. Depois desapareceram. Tornou-se tudo num pesadelo.
Os pombos não voavam
António Tabucchi gostava de Torres. Era assim uma espécie de preferência no meio dos jogadores do seu tempo. Em «A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro», conta: «Desejou bons dias e pôs-se a andar. Firmino ficou a vê-lo afastar-se. Era baixinho, com um tronco grande de mais para umas pernas muito curtas. Curiosamente lembrou-se de um outro Torres. Mas a esse, nunca o conhecera, só o vira em imagens da época, na televisão. Era um Torres muito alto, que fora o ídolo do seu pai, o Torres que jogava como avançado-centro no Benfica dos anos sessenta. Não sabia jogar, dizia-lhe o pai, mas bastava-lhe esticar a cabeça e zás, a bola entrava na baliza sozinha».
O meu futebol é feito de pessoas. Prefiro que me contem a realidade dos seus acontecimentos. Felizmente ouvi futebol pelas palavras daqueles que o jogaram. Gente de todas as gerações, de todos os países. Histórias com as suas circunstâncias, como os homens. Às vezes há erros e omissões. É assim que funciona a memória.
Torres estava a caminho de perder a memória mas contava histórias. E sonhos. pela primeira vez o futebol ouviu uma súplica pungente: «Deixem-me sonhar!»
Deixaram? Não sei. Mas ele acreditava no sonho.
Sobre os armários empilhavam-se as taças. De vez em quando mostrava-me uma delas em particular e explicava-me a sua proveniência. E eram tantas as ganhas nas provas de columbofilia, outra das suas grandes paixões, como as ganhas no futebol. Depois ficava de pé. A sua figura ocupava a sala, deve ter aprendido com o tempo a não abusar dos gestos, de cada vez que abria os braços, o espaço torna-se pequeno para os restantes, deve ter sido de alguma forma assustador quando saltava dentro da grande-área na sua alma de gigante. De Bom Gigante.
Hoje foi importante lembrar-me de Torres. Como se ele estivesse à espera de voltar às páginas dos jornais, aos campos de futebol, à realidade do seu universo antes da maldição do esquecimento. Bastava-lhe esticar a cabeça... como escreveu Tabucchi no último parágrafo do seu capitulo número 10. O número das lendas e das lendas que elas sabem contar. Pela janela via-se o quintal e os pombais. Chovia. E os pombos não voavam."

Afonso de Melo, in O Benfica

Casa cheia em dia de dérbi

"Num 'dos mais ansiados espectáculos da época', milhares de pessoas rumaram à Luz. A romaria começou cedo. A festa terminou tarde e de encarnado.

No dia 10 de Abril de 1960, 'Lisboa viu desfilar a mais garrida romaria de que há memória', De toda a parte surgiram pessoas ostentando bandeiras encarnadas ou verdes. Mulheres, homens e crianças percorreram, 'ao sol já escaldante, os caminhos' em direcção ao Estádio da Luz.
Era domingo, era dia de futebol e, sobretudo, era dia de Benfica-Sporting. Mas, se isso bastaria para atrair a multidão, o facto de os clubes terem apenas um ponto de diferença a três jornadas do fim do Campeonato Nacional aumentou ainda mais o entusiasmo em torno do jogo.
Lisboa foi pequena para acolher tanta gente. Do Minho ao Algarve, milhares de pessoas rumaram à capital para assistir a 'um dos mais ansiados espectáculos da época'. Como referiu o Mundo Desportivo, 'Lisboa, cidade cosmopolita, sentiu (...) o poder do futebol (...) Na baixa, (...) nem um só quarto havia para alugar. As modernas pensões dos bairros novos ficaram (...) a transbordar. As acomodações foram insuficientes'.
Entre os milhares de adeptos 'encarnados' que aguardavam o início do dérbi, 'destacava-se um homem, de cerca de cinquenta anos de idade, que, pelo seu «todo», chamava as atenções gerais'. Vestido a rigor, ostentava ao peito um emblema e um galhardete do Benfica e, na mão, exibia a bandeira que lhe havia sido oferecida pelo presidente do Clube, Maurício Vieira de Brito. Era Guilhermino Pires Geraldes, um benfiquista de Castelo Branco que, orgulhoso, declarou ao jornal A Bola: 'Fui o primeiro a chegar aqui. Eram cerca de sete horas. Podia ter vindo mais tarde, mas (...) não estava a fazer nada na cama...'.
Às 16 horas, teve início o tão ansiado desafio. E, noventa minutos depois, 'foi como que uma explosão diabólica'! Com uma vitória por 4-3, o Benfica terminava a vigésima quarta jornada sem nenhuma derrota.
Seguiu-se a festa. Houve 'pulos e abraços de alegria', soaram foguetes, agitaram-se bandeirinhas e o 'clássico «Benfica! Benfica! Benfica!»' soou pela noite fora.
Roland Oliveira esteve lá e fotografou. À sua objectiva não escapou nenhum pormenor do dia. Fotografou a romaria de adeptos em direcção ao Estádio, as bancadas atulhadas de gente, os jogadores em acção, a festa 'encarnada' e até fotografou Guilhermino.
Pode ver estas e outras fotografias na exposição Roland Oliveira, em exibição na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Benfiquismo (CCCLVIII)

Mago...

Renovações

Hoje foi dia de anunciar renovações: Pizzi (2022), Ederson (2023)... e ainda o puto Gedson (2022), jogador que promete muito...!!!
O Pizzi é um jogador, que devido às suas características, dificilmente sairá do Benfica. Idade, experiência anterior em Espanha, posição... importância dentro do plantel do Benfica, e o valor que o Benfica poderia vir a exigir, tudo isto junto leva-me a crer que o Pizzi vai ficar muitos anos no Benfica, portanto esta renovação, é acima de tudo, um prémio ao bom desempenho... a cláusula de €45 milhões não é 'importante'!!!

O Ederson é diferente. É um jogador com 'mercado', tem claramente características diferenciadoras de outros guarda-redes... Mas espero que tenha paciência (a carreira dos guarda-redes é mais longa, portanto a pressão para o 'grande' contrato é menor...), sabe que no Benfica, vai ter sempre visibilidade Europeia e portanto poderá 'escolher' o seu futuro... Esta renovação, além do prémio pelo desempenho (recordo que o antigo contrato, foi assinado com o 'estatuto' de suplente do Júlio César), é essencialmente uma forma da Direcção do Benfica, ganhar margem de manobra, nas potenciais futuras negociações... com a clausula de rescisão a subir para os €60 milhões!!! A partir do momento que o Ederson seja titular da Selecção Brasileira (acredito que isso vai acontecer, e já falta pouco...!!!), será muito complicado resistir às ofertas... até lá, com esta cláusula, ganhámos 'oxigénio'!!!
O Gedson é um dos meus Juniores favoritos, acho mesmo que já merecia alguns minutos na equipa B, até porque tem 'caparro' para isso... Tem tudo para ser um centro-campista completo... e se isso não resultar (!!!) ainda pode ser um lateral de sucesso... mas neste momento, apostava tudo no Meio-campo!!!

Lixívia 18

Tabela Anti-Lixívia
Benfica.......... 45 (-7) = 52
Corruptos..... 41 (+5) = 36
Sporting........ 35 (+5) = 30

O que se passou no Dragay foi muito grave, um autêntico regresso aos 90's...!!!
Depois das ameaças públicas dos Super-Dragay's aos árbitros e às suas famílias, e depois da suposta reunião do Pintinho com Fontelas Gomes (quando os outros clubes estavam reunidos com a Comissão Técnica do CA!!!), tem sido um fartote: em Paços, Alex Telles faz de guarda-redes (além do Mini..); com o Moreirense, Mini, Herrera e Filipe varreram tudo à paulada e quem acabou expulso foi um jogador do Moreirense; e nesta jornada com o Rio Ave, Layun e novamente Filipe foram poupados à expulsão de forma absurda!!!

Jorge Sousa, já tem um vasto currículo de jogos parecidos: a famosa Taça da Liga no Algarve, com o frango do Espírito Santo e com Bruno Alves e Meireles de cabeça perdida a baterem em todos, e com o ex-Super-Dragay Jorge Sousa, a pedir calma a todos, em vez de os expulsar...!!! Mais tarde, recordo da Final da Taça de Portugal contra o Guimarães (do nosso actual treinador...!!!), onde valeu tudo, com Leonel Olímpio em destaque na quantidade de pancadaria...!!! E mais uma vez, valeu tudo... Ainda o ano passado, a eliminação do Benfica, da Taça de Portugal, no Alvalixo, com o Slimani a mostrar os 'cotovelos' e o Luisão a partir do braço no último minuto dentro da área dos Lagartos... E mais uma vez, valeu tudo!!! E poucas semanas depois na Choupana, dentro da área dos Corruptos também valeu tudo...!!!
Portanto, esta tendência é conhecida...

O jogo com o Rio Ave foi totalmente dominado pelos Vilacondenses: Filipe devia ter sido expulso aos 8 minutos... o árbitro ameaçou, logo a seguir o mesmo jogador cortou um ataque promissor com o braço, mas a 'ameaça' anterior, foi esquecida... Pouco depois, numa falta lateral inexistente (mergulho do Corona), o jogador que já devia ter sido expulso (aliás nem devia ter jogado, porque devia ter sido expulso na jornada anterior!!!), em fora-de-jogo (por pouco, mas em fora-de-jogo) inaugura o marcador...!!!
Enquanto isso Layun tudo fazia para ser expulso!!! Começou com uma falta sobre o Heldon para Amarelo... depois pisou o Romeu Ribeiro... em ambos os casos Amarelos perdoados; depois agride com os pitons o guarda-redes do Rio Ave, mas o Vermelho ficou no bolso... acabou por levar somente o Amarelo; logo no início da 2.ª parte, comete um penalty evidente... mas o 2.º amarelo foi esquecido!!! Neste momento estava 1-2 para o Rio Ave!!! Como ainda não estava contente, logo a seguir fez nova falta para Amarelo... e mais uma vez, o 2.º amarelo foi perdoado... E só não agrediu mais ninguém porque foi substituído!!!!
Vergonhoso e indesculpável...
O 3.º golo dos Corruptos, também nasceu de uma daquelas faltas laterais, 'sacadas' com mais um mergulho do especialista André Silva...!!! Enquanto isso, ficaram várias faltas por marcar junto da área dos Corruptos: pelo menos 2 sobre o Gil Dias... entre outras...!!!
É preciso ter muito cuidado, porque aparentemente existe vontade em fazer regressar os Xitos... e nada melhor que os apitadeiros mais experientes, nascidos no Velho Sistema, e que ainda andam por aqui...
Se não acreditam: vejam este vídeo, aqui e aqui !


Na Madeira, os Lagartos finalmente foram 'mesmo' prejudicados!!! Mais uma boa arbitragem do Pinheiro, traído pelo fiscal-de-linha... O penalty reclamado pelo Sporting na 1.ª parte, não existe.


Na Luz não gostei da arbitragem. É verdade que não teve um daqueles erros 'grandes', mas voltámos a não beneficiar de Livres frontais e os Livres laterais a nossa favor voltaram a ser escassos... Na outra área, qualquer corrente de ar é logo falta!!! Basta recordar o corte limpo do Almeida no início da 2.ª parte, que originou uma das poucas defesas do Ederson...!!! No entanto as várias faltas sobre o Zivkovic junto da área, passaram todas em claro... Ainda houve duas Bolas no Braço na área do Tondela, mas não foram deliberadas...
E em relação aos foras-de-jogo, confirmei hoje na televisão: 2 foras-de-jogo mal tirados ao Mitro e um ao Zivkovic... pelo menos. A BTV desta vez não colocou as 'linhas' mas as imagens são claras...
Pelo menos, acertaram no fora-de-jogo no 'golo anulado' ao Tondela... o que comparado com o jogo do Boavista, é uma melhoria gigantesca!!!!
Já agora, o penalty bem assinalado a favor do Benfica no último minuto, vai servir essencialmente para a 'estatística'!!! E a expulsão do central do Tondela também: o Benfica continua a ter 0 minutos em vantagem numérica esta época, mas curiosamente já 'beneficiou' de 3 expulsões, todas elas no final dos jogos!!!

Anexos:

Benfica
1.ª-Tondela(f), V(0-2), Pinheiro, Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), E(1-1), Oliveira, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Nacional(f), V(1-3), Soares Dias, Nada a assinalar
4.ª-Arouca(f), V(1-2), Veríssimo, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
5.ª-Braga(c), V(3-1), Sousa, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), V(0-2), Martins, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
7.ª-Feirense(c), V(4-0), Luís Ferreira, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
8.ª-Belenenses(f), V(0-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Esteves, Nada a assinalar
10.ª-Corruptos(f), E(1-1), Soares Dias, Prejudicados, Impossível contabilizar
11.ª-Moreirense(c), V(3-0), Godinho, Prejudicados, Sem influência no resultado
12.ª-Marítimo(f), D(2-1), Vasco Santos, Prejudicados, (1-4), (-3 pontos)
13.ª-Sporting(c), V(2-1), Sousa, Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Estoril(f), V(0-1), Paixão, Prejudicados, (0-4), Sem influência no resultado
15.ª-Rio Ave(c), V(2-0), Rui Costa, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
16.ª-Guimarães(f), V(0-2), Almeida, Nada a assinalar
17.ª-Boavista(c), E(3-3), Luís Ferreira, Prejudicados, (3-0), (-2 pontos)
18.ª-Tondela(c), V(4-0), Esteves, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Nuno Pereira, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(c), V(2-1), Martins, Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Almeida, Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
5.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Pinheiro, Nada a assinalar
6.ª-Estoril(c), V(4-2), Capela, Beneficiados, (4-3), Sem influência no resultado
7.ª-Guimarães(f), E(3-3), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Tondela(c), E(1-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-1), (+1 ponto)
9.ª-Nacional(f), E(0-0), Vasco Santos, Prejudicados, (0-1), (-2 pontos)
10.ª-Arouca(c), V(3-0), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Veríssimo, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12.ª-Setúbal(c), V(2-0), Rui Costa, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
13.ª-Benfica(f), D(2-1), Sousa, Beneficiados, Sem influência no resultado
14.ª-Braga(c), D(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Sem influência no resultado
15.ª-Belenenses(f), D(0-1), Tiago Martins, Nada a assinalar
16.ª-Feirense(c), V(2-1), Esteves, Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
17.ª-Chaves(f), E(2-2), Almeida, Nada a assinalar
18.ª-Marítimo(f), E(2-2), Pinheiro, Prejudicados, (2-3), (-2 pontos)

Corruptos
1.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Estoril(c), V(1-0), Luís Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), D(2-1), Martins, Prejudicados, (0-1), (-3 pontos)
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Sousa, Nada a assinalar
5.ª-Tondela(f), E(0-0), Hugo Miguel, Beneficiados, (1-0), (+ 1 ponto)
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Almeida, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Nacional(f), V(0-4), Rui Costa, Beneficiados, Sem influência no resultado
8.ª-Arouca(c), V(3-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
9.ª-Setúbal(f), E(0-0), Pinheiro, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(c), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, Impossível de contabilizar
11.ª-Belenenses(f), E(0-0), Oliveira, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
12.ª-Braga(c), V(1-0), Xistra, Beneficiados, Sem influência no resultado
13.ª-Feirense(f), V(0-4), Luís Ferreira, Beneficiados, Impossível contabilizar
14.ª-Chaves(c), V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
15.ª-Marítimo(c), V(2-1), Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
16.ª-Paços de Ferreira(f), E(0-0), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
17.ª-Moreirense(c), V(3-0), Veríssimo, Beneficiados, Sem influência no resultado
18.ª-Rio Ave(c), V(4-2), Sousa, Beneficiados, (0-2), (+3 pontos)

Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada
4.ª jornada
5.ª jornada
6.ª jornada
7.ª jornada
8.ª jornada
9.ª jornada
10.ª jornada
11.ª jornada
12.ª jornada
13.ª jornada
14.ª jornada
15.ª jornada
16.ª jornada
17.ª jornada

Épocas anteriores:
2015-2016