Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Lixívia 15

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......36 (-7) = 43
Sporting.....34 (-1) = 35
Corruptos...33 (+7) = 26
Braga.........22 (+2) = 20

Nos últimos meses, temos assistido de forma mais ou menos descarada, a uma campanha de promoção a Soares Dias. Vários comentadores, colunistas e paineleiros afirmaram, sem corar, que o Arturinho é o melhor árbitro português da actualidade!!! Sendo que 99% destes propagandistas ou são Corruptos ou Esverdeados...!!! Nem é preciso recordar os jogos do Benfica, basta relembrar um famoso Braga-Guimarães e uma interminável rábula dos penalty's que levou o Braga à vitória, para chegar à conclusão que o homem além de ladrão, é incompetente...!!!
Mas o silêncio após a nomeação do Soares Dias para este jogo, também é esclarecedor: como é que é possível, com o curriculum imaculado que o Arturinho tinha antes deste jogo, nos jogos com os Corruptos (9 jogos, 9 vitórias), nenhum pasquim, ter publicado as estatísticas do árbitro, com cada uma das equipas?!!!
Estamos a falar de alguém que é um (mais ou menos) assumido adepto Corrupto, sócio Corrupto, com lugar cativo no antro Corrupto, amigo pessoal de vários jogadores, treinadores, e dirigentes Corruptos, alguém que como pode ser provado nas escutas do Apito Dourado, foi levado ao colo até à 1.ª categoria, e filho de outro ladrão que frequentou os mesmos antros... como é que é possível, ninguém ter recordado todas estas incidências?!!! Nem a entrega da camisola a um membro dos Super-Dragay's... Sabendo que quando o Benfica é arbitrado por um qualquer Proença, Duarte Gomes, ou Miguel Mota passam a semana toda, a ladrar com o suposto Benfiquismo dos mesmos?!!!

Mas tenho que admitir, apesar de tudo, tinha algum esperança, é que os números do Arturinho com o Benfica não são tão maus como os do Proença, do Benquerença, do Jorge Sousa, ou outros parecidos... é que mesmo tentando, esforçando-se muito, no passado, vencemos vários jogos com o Soares Dias a apitar!!! Recordo-me de uma goleada nos Barreiros, outra em Paços, onde as incidências do jogo foram tão favoráveis ao Benfica, que nem as roubalheiras encomendadas nos tiraram a vitória... E parece que a 'má sina' do Arturinho, continua... mesmo roubando, o Benfica ganha!!!

A arbitragem foi vergonhosa, os erros variados, com a clara intenção inicial de empurrar o Benfica para trás. Até ao 2-0, o Benfica foi sempre prejudicado, sempre... só na parte final da partida, tivemos 2 possíveis erros que prejudicaram os Corruptos: o 1.º por incompetência (beneficio ao infractor), o 2.º num penalty discutível (intensidade). Antes disso, disciplinarmente, tecnicamente, o árbitro ou os fiscais-de-linha - principalmente o fiscal junto do banco do Benfica -, foi sempre a roubar...
O critério disciplinar foi claro, andou a perdoar amarelos constantemente a jogadores Corruptos, sendo o caso mais escandaloso na 1.ª parte, a falta do Jackson sobre o Enzo (ao contrário só o Siqueira podia ter levado amarelo, numa falta sobre o Carlos Eduardo)... Só depois do amarelo ao Jackson (que até podia ser vermelho directo, ou o 2.º amarelo se o primeiro tivesse sido mostrado), é que começou a dar amarelos a tudo o que mexia... Num jogo de sentido inverso, jogado no antro Corrupto, aposto que antes dos 30 minutos, metade da equipa do Benfica estava amarelada!!!
Para melhor descrever a inclinação do campo, recordo os últimos minutos da 1.ª parte:
- Falta clara sobre o Markovic, zona perigosa, não assinalada!!!
- No ataque seguinte, o Luisão faz um corte atabalhoado, mas sem falta, sobre o Jackson, e o árbitro marca falta, em zona frontal, ainda afastado da área.
- Na marcação da falta, Mangala atira Enzo ao chão, nada foi marcado...
- A bola vai para a lateral, onde Licá centra, para um Jackson, completamente fora-de-jogo... e só por acaso não foi golo!!!
Aqui está um exemplo de como empurrar uma equipa para a frente, e outra para trás, sem penalty's, ou lances demasiados escandalosos... Existem vários 'especialistas' nesta forma de apitar: Xistra, Proença são dos 'melhores'...!!!
Existiram outros momentos parecidos, entre foras-de-jogo, e até bolas fora do campo, que não foram assinaladas e permitiram ataques aos Corruptos, que acabaram quase sempre em livres laterais contra o Benfica...!!!
O penalty do Mangala aparece nesta sequência, mais uma vez, tal como num famoso Sporting-Benfica, com o Soares Dias bem colocado, nada marcou (na altura foi um agarrão descarado ao Luisão!!!)... Mas tal como eu escrevi na crónica ao jogo, fez-se Justiça Divina, e logo a seguir no canto, o Benfica marcou...
O Arturinho  viu as suas intenções frustradas, quem estava a sentir o jogo, percebeu logo que muito dificilmente os Corruptos conseguiriam dar a volta ao jogo...até o Jackson sentiu isso, e resolveu agredir o Maxi. Sim, foi ma agressão. A teoria do empurrão não pega... Logo a seguir o cigano entra de carrinho sobre o Matic: amarelo... O Benfica 'inventa' na marcação da falta, perdemos a bola, o Enzo tenta fazer falta sobre o Quaresma não consegue, mas o Matic consegue!!! Na ânsia de mostrar o 1.º amarelo a um jogador do Benfica, Soares Dias não vê que o Jackson ficaria isolado... Errou!!! E se depois do 2-0 parecia que o resultado estava fechado, com este lance ficou...
No lance entre o Garay e o Quaresma, existe contacto, o Corrupto regressado, aproveita-se e deixa-se cair, será sempre uma daquelas discussões da intensidade, mas eu aceitaria se o penalty fosse marcado, mas depois de não ter marcado a clara Mão do Mangala, marcar este seria demasiado descarado...
No lance entre o Garay e o Danilo, esteve bem, o brasileiro mergulhou descaradamente, e até o 2.º amarelo foi bem mostrado...
No último minuto ainda perdoou a expulsão ao Mangala, por indicação do tal fiscal-de-linha!!! Pareceu-me mesmo que ele ia mesmo marcar a falta, mas depois arrependeu-se, e recomeçou o jogo com uma estranha bola ao chão!!!
ADENDA: Esqueci-me de alguns lances, que merecem uma adenda: o Jackson já com o amarelo, não tinha qualquer necessidade de ter acertado no Oblak; o filho-da-puta do Josué tentou agredir o Siqueira duas vezes; e o gesto do Quaresma para com o Markovic podia ter sido penalizado... Sobre a trapalhada no último lance do jogo, mais um erro grave, desta vez com Arturinho a ser enganago pelo fiscal!!! O Mangala fez mesmo falta para expulsão, sobre o Enzo...
Resumindo: ladrão e incompetente. Clara intenção em manter o curriculum 100% vitorioso com o clube do seu coração... quando no final viu que isso não ia acontecer, resolveu partilhar um pouco a incompetência por todos!!!

Não vi o jogo do Sporting, nem o jogo do Braga. No derby do Minho ninguém se queixou. Os chorões do Lumiar, pediram penalty numa Mão na bola, que nunca existiu, e numa queda do Montero. Mas o Proença decidiu bem, quem provoca o contacto é Montero que dá um passo para o lado, em vez de correr em direcção da bola. O jogador do Estoril, não passa rasteira, nem pontapeia o adversário... acaba por existir um choque, sem falta.

Observem bem a classificação na Tabela. Digam lá se não dava para vender o Matic, o Rodrigo e o Garay, e provavelmente seríamos Campeões na mesma, com uma vantagem confortável?!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
6.ª-Belenense(c), E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)
7.ª-Estoril(f), V(1-2), Manuel Mota, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Nacional(c), V(2-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
9.ª-Académica(f), V(0-3), Hugo Pacheco, Prejudicados, Sem influência no resultado
10.ª-Braga(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
11.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Paixão, Nada a assinalar
12.ª-Arouca(c), E(2-2), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
13.ª-Olhanense(f), V(2-3), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
14.ª-Setúbal(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
15.ª-Corruptos(c), V(2-0), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
6.ª-Braga(f), V(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(4-0), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Corruptos(f), D(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Marítimo(c), V(3-2), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10.ª-Guimarães(f), V(0-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
11.ª-Paços de Ferreira(c), V(4-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
12.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
13.ª-Belenenses(c), V(3-0), Hugo Pacheco, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Nacional(c), E(0-0), Miguel Mota, Nada a assinalar
15.ª-Estoril(f), E(0-0), Proença, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Guimarães(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Arouca(f), V(1-3), Vasco Santos, Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Sporting(c), V(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Belenenses(f), E(1-1), Miguel Mota, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
10.ª-Nacional(c), E(1-1), Xistra, Nada a assinalar
11.ª-Académica(f), D(1-0), Capela, Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado
12.ª-Braga(c), V(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
14.ª-Olhanense(c), V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
15.ª-Benfica(f), D(2-0), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
6.ª-Sporting(c), D(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Nacional(f), D(3-0), Soares Dias, Nada a assinalar
8.ª-Académica(c), D(0-1), Benquerença, Beneficiados, Sem influência no resultado
9.ª-Rio Ave(c), D(0-1), Jorge Tavares, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(f), D(0-1), Nuno Almeida, Beneficiados, Sem influência no resultado
11.ª-Olhanense(c), V(4-1), Soares Dias, Nada a assinalar
12.ª-Corruptos(f), D(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Setúbal(c), V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
14.ª-Marítimo(f), E(2-2), Rui Costa, Nada a assinalar
15.ª-Guimarães(c), V(3-0), Benquerença, Nada a assinalar

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores:

Um momento

"Deixem-me, a propósito do Benfica-Porto, recuperar a explicação do escritor britânico Martim Amis para o fascínio exercido pelo futebol: “É o único desporto que, normalmente, se decide por um golo, por isso a pressão do momento é mais intensa do que em qualquer outra modalidade”. Os jogos discutem-se numa lenta monotonia, organizada e por vezes de pendor burocrático – médios que pautam o ritmo do jogo, outros, com cultura táctica, que conferem disciplina nos “processos defensivos” –, mas não fora os momentos de desorganização, em que o sentido que os treinadores deram à equipa se perde, os estádios estariam vazios.
Lazar Markovic. Ninguém que sinta a paixão pelo futebol precisou de ver mais do que dois minutos do sérvio com uma bola nos pés para logo ter a certeza que estávamos perante a matéria de que se fazem os sonhos dos adeptos. A bola como prolongamento de um corpo ziguezagueante e uma aproximação romântica a cada jogada. Com o jovem sérvio não há nunca terceira via – a opção é irremediavelmente entre uma perda de bola incompreensível, seguida de um baixar de braços, como se estivesse a gerir uma derrota individual, ou uma arrancada de génio, daquelas que ninguém sentado na bancada foi capaz de antecipar.
Um instante pode ser mesmo a eternidade e dura no tempo quem tudo apostou no momento. Quando, aos 13 minutos de jogo, vi Markovic, com elegância principesca, a cavalgar pelo centro do terreno, com os jogadores adversários a desabarem à sua passagem, tive a certeza que o Benfica estava a construir a sua vitória, mas mais certo fiquei de que, passados uns anos, não guardarei memória do resto do jogo, mas aquele momento, feito de rasgo de talento, perdurará para sempre nas minhas recordações.

Nota: O Benfica dos últimos anos foi irrepreensível com Eusébio. Em vida e na última semana, o Rei teve todas as homenagens devidas e muitas mais terá para honrar a sua memória. Mas os gostos discutem-se e a estátua de Eusébio não merecia ter sido presa dentro de uma marquise."

Pedro Adão e Silva, in Record

Benfica líder, e agora?

"O Benfica de domingo não foi o Benfica habitual dos clássicos com o FC Porto. Desta vez Jorge Jesus manteve-se fiel a uma ideia de equipa e não a moldou ao adversário. Assumiu o favoritismo – fosse por jogar em casa, por querer dedicar uma vitória a Eusébio, por saber que, agora, este Benfica é superior a este FC Porto ou por tudo junto – e ganhou a aposta. Os encarnados foram velozes nos flancos, perigosos no ataque, dominadores no meio-campo e intransponíveis na defesa. A superioridade sobre os dragões foi evidente e a vitória foi mais do que justa. Pelo meio, Oblak confirmou-se como a melhor aposta para a baliza, ele que ainda não sofreu golos nos cinco jogos em que já participou desde a lesão de Artur; e Markovic revelou estar a ganhar maturidade táctica, a melhor aliada da elevada capacidade técnica que já possui.
Do clássico resultou ainda a liderança isolada do Benfica no campeonato, o que acaba por ser psicologicamente importante, embora nada decisivo quando faltam 15 jornadas para terminar a prova e todos os candidatos dependem deles próprios para conquistarem o título.
Mas a liderança chegou com outra notícia, a da saída de Matic e as prováveis de Garay e Rodrigo.De uma assentada, Jesus pode ficar sem um central, um outro avançado – já havia perdido Cardozo por lesão – e o motor do meio-campo. O técnico do Benfica está habituado a remendar os buracos – veja-se Di María, Ramires, Fábio Coentrão, David Luiz, Javi García, Witsel... –, só que, desta vez, a tarefa parece mais complicada, sobretudo no que diz respeito à substituição do médio sérvio. Para Garay há soluções no banco – a um nível inferior, mas competentes –, para Rodrigo também, embora obrigando a uma readaptação de jogadores ou da táctica. Para Matic é pior. O plantel não tem um “box-to-box” igual (nem parecido), no mercado é quase impossível encontrar outro e Fejsa é um complemento, não alternativa.
A eliminação da Liga dos Campeões, ou melhor, o dinheiro que daí já não vem obriga a esta cedência de efectivos. Mas uma coisa é perdê-los no início da época, outra é a meio, quando a máquina já carburava. O Benfica chegou à liderança do campeonato com a actual estrutura, mas agora tudo muda. Em suma, nunca uma vitória sobre o FC Porto provocou tantas incertezas. Sim, o Benfica é líder, mas... e agora?"