Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de março de 2017

Na antevéspera de um Benfica-Porto...

"De esponja regional (que tudo absorve), o FC Porto converteu-se hoje numa esponja que quer liderar o antibenfiquismo.

A camisola do árbitro
1. É uma graça antiga, mas as redes sociais retratam a realidade com a «nudez crua da verdade» (Eça de Queiroz, sempre).
Nos últimos dias, voltei a receber a anedota que, em meia dúzia de segundos retrata, de forma fial, o que muitos pensam...
«À saída do Dragão...
-Pai, compras-me uma camisola do Porto?
- Qual queres? A do Casillas? A do André Silva?
- Não... a do árbitro!»
Vale o que vale, mas vale!
E não deixa de traduzir uma sensação... que deixa de o ser e passa a ser um problema quando temos a sensação de que pode ser verdadeira!
Não por incompetência de quem decide, mas por medo!
Medo agravado desde a visita ao centro de treinos dos árbitros (pelos adeptos do... Canelas, será???).
Medo de que uma decisão bem tomada, contra eles, possa gerar uma onda de retaliações... sobre eles ou sobre as respectivas famílias...
Ou que uma decisão bem tomada, a «nosso» favor, possa levar ao mesmo!

Velhas estratégias, armadilhas novas
2. Ou não acharão estranho que a balança caia sempre para o mesmo lado? Já nem falo de quem passou a ter penalties à dúzia, porque esses só se vão preocupar em tentar dar o campeonato aos amigos!
Como os amigos - o ano passado - lhes tentaram oferecer o campeonato.
E se o amor é lindo, então entre clubes com um ódio ao Benfica maior do que a vontade de ganhar, ainda é mais enternecedor!
Estas são as novas armadilhas de um poder caduco e gasto!
Caduco na forma, gasto no conteúdo!
Mas ainda capaz de fazer mossa - pelo medo - no estertor do seu desaparecimento...
Apesar de já lá não estar quem eles gostavam de ver apitar, o medo... faz das armadilhas... maravilhas!

A bipolarização de que gostam
3. Pois apesar de serem um poder caduco e gasto, tiveram a capacidade de recuperar com uma estratégia de bipolaridade (a única em que se conseguem movimentar).
Não sabem viver em mundos abertos, em quadros de vários players, porque são maniqueístas.
Para eles, só há... bons e maus!
E, tendo convencido disso os anti-Benfica de Lisboa, logo os engoliram nessa estratégia.
E rejubilam com tamanha simplicidade, já que não compreendem teorias dos jogos, com mais de dois intervenientes, e muito menos quaisquer métodos dos modelos, com variáveis intermináveis e confundir-lhes os espíritos.
Para eles, qualquer pensamento que fuja da relação causa/efeito é muito elaborado, pois foge da forma dicotómica como vêem o mundo!
Está-lhes no espírito - que não o Santo - a máxima «primeiro acção, depois pensamento» (como diria alguém, também Ministro, como eu, no tempo em que tanto se preocupam em recordar-me).
Apesar de, por lá, haver gente muito válida que conheço bem de outras paragens...
Mas a crise de títulos leva a estratégias directas, pelo que não será preciso ser muito perspicaz para perceber que é acção, acção, acção, e só depois... pensamento.
Ora, como o tempo não tem chegado e os títulos não estão fáceis, reduz-se tudo à bipolaridade entre Benfica e o anti-Benfica.
Anulando, com isso, a autonomia estratégica do Sporting, o que conseguiram, de novo, este ano, depois de um período de alguma indefinição.
Jogando com a inveja dos que, em Lisboa, preferem a derrota do Benfica à sua própria vitória (reacção própria de adeptos de clubes cada vez mais pequenos, entalados entre dois grandes, que perderem o comboio do regresso à gloria, por erros próprios).
Esse ódio ao Benfica leva-os a serem subservientes em relação a quem mais, em cada momento, combate o Benfica (que terá tendência a agravar-se com o que poderão ser as decisões da Europa do futebol, nos próximos tempos).
E o Porto serve-se desse ódio ao Benfica para meter o Sporting no bolso.
Num quadro de total subordinação estratégica.
Porque - mais do que ganhar - o que fascina um bom sportinguista é o combate ao Benfica, o que mais o seduz é uma derrota do Benfica, o que mais o excita é ver o Benfica a não ganhar!
Gozam pouco... mas sonham muito.
Ou seja, estão para as vitórias como alguns para as mulheres bonitas que vêem em revistas de especialidade (ou as que lhes parecem ser, quando os convidam para o Calor da Noite): sabem que existem, mas que nunca as poderão conquistar!
Por isso - por esse ódio transformado em objectivo - e pelo que isso implica, estrategicamente, destroem todos os dias o capital do Sporting.
O Porto percebeu essa fragilidade do clube do Visconde (embora já não de viscondes, como se nota pela linguagem e pelos comportamentos) e, com a experiência por ter despachado, sem contemplações, o Boavista (ao 1.º título de campeão), como tinha feito, anteriormente, ao Salgueiros, ao Leixões, etc., passou a condicionar e a manietar o Sporting.
De esponja regional (que tudo absorve) converteu-se hoje numa esponja que quer liderar o anti-benfiquismo, contando, para isso, com a ajuda de quem põe o ódio ao Benfica acima dos projectos.

A mentira dos jogadores à Porto
4. É neste quadro estratégico que se movimentarão as peças até ao fim do campeonato. Todos contra nós, como no ano passado!
Com ou sem malas, mas a valer tudo para nos tentarem ganhar!
Seria bom que a FPF - tão preocupada (e bem) com a combinação de resultados - esteja também atenta a toda a tentativa de compra extraordinária de esforços... de quem joga contra nós!
Porque, por eles e para eles, vale tudo...
Até o desdenhar (literalmente) sobre o que era um jogador à Porto, para, na primeira oportunidade, se provar ser tudo mentira.
Porque se não o fosse, ninguém chegaria e jogaria sempre...
Porque se não o fosse, ninguém chegaria e relegaria para o banco o novo menino querido das Antas...
Porque se não o fosse, ninguém chegaria e saberia cavar melhor penalties do que os que andaram a treinar isso mesmo, desde o princípio da época...
Afinal - como se prova - o jogador à Porto é pura mentira.
Porque, verdade, verdade, verdade mesmo, foi o que mudou com o assalto ao centro de treinos da Maia.

Já agora... vencer o Paços de Ferreira
5. Tudo isso só terá sentido se não lhe dermos uma alegria em Paços... Se ganharmos esta e todas as outras 8 finais, que se seguem a esta, na Liga, até à jornada 34.
Vamos a isso, Benfica???"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Modalidades marginais?

"O basquetebol é um dos mais competitivos e belos desportos. Pois, por cá, vem sendo reduzido a umas migalhas comunicacionais e a uma desesperante ausência televisiva. Bem sei que o futebol tudo absorve. E o que resta é destinado ao seu enteado, o futsal e, vá lá, ao hóquei em patins. Basquetebol, voleibol, andebol são modalidades quase renegadas pela televisão (exceptuando os canais desportivos e de clubes, obviamente).
O esforço de clubes para manterem de pé os seus projectos de uma ou duas modalidades em representação da sua terra é ciclópico. Umas migalhas de direitos televisivos e patrocínios, face aos milhões do futebol. Agora até temos a SIC radical (!) a transmitir o inebriante futebol no Brasil...
A verdade é que, mesmo assim, há quase milagres. Fonte do Bastardo, da ilha Terceira (Praia da Vitória), várias vezes campeão de voleibol, é, sem dúvida, o exemplo mais eloquente de que vale a pena lutar contra a hegemonia do território, de clube e de modalidade.
No basquetebol, tenho acompanhado mais de perto um clube: o da minha cidade, Illiabum Clube, no qual presido à mesa da Assembleia-geral. Está na Liga principal, venceu o poderoso Benfica, eliminou da Taça o campeão Porto em casa deste e na qual é, há 5 anos seguidos, um dos finalistas, ficou classificado para a fase dos 6 melhores da Liga. Tudo isto, com o sacrifício inesgotável de dirigentes, compreensão e profissionalismo de técnicos e atletas, persistente escola de formação de miúdos, mas - como outros - votado ao ostracismo perante a hegemonia do eldorado do costume. Uma lástima. É uma ausência incompreensível de serviço público televisivo."

Bagão Félix, in A Bola

O 'ranking' e um grande Jardim

"1. Não devemos entrar numa crise existencial pelo facto de Portugal descer no ranking da UEFA e perder uma equipa na Champions. É uma consequência natural da dimensão do nosso futebol e, a bem da verdade, nunca lucrámos desportivamente com isso. Recordemos alguns factos: só por quatro vezes conseguimos ter três equipas na fase de grupos da prova rainha (2006/07, 2012/13, 2014/15 e 2016/17) sem que nenhuma tivesse passado dos oitavos de final; na temporada 2013/14, Benfica e FC Porto foram finalistas e semi-finalistas da Liga Europa, respectivamente, tendo ambas transitado da fase de grupos da Champions; a grande época do futebol português foi em 2010/11, com uma final portuguesa da Liga Europa (FC Porto - SC Braga) e o Benfica nas meias-finais; à excepção do SC Braga, mais nenhuma equipa (além dos grandes) conseguiu passar da fase de grupos da Liga Europa; na época 2002/03, quando a competição se chamava Taça UEFA, Portugal conseguiu ter uma equipa na final (e a vencê-la, foi o FC Porto) e outra nas meias-finais (Boavista), quando apenas podíamos ter quatro equipas nas provas europeias; a última vez que uma equipa nacional venceu a Liga dos Campeões (2003/04, foi o FC Porto), apenas quatro equipas lusas participaram nas provas da UEFA.
2. A capacidade financeira do Dortmund não serve para explicar os 4-0 frente ao Benfica. O meio-campo alemão custou €38 milhões, o dos encarnados custou €33 milhões. E a chave do jogo esteve naquela zona do terreno.
3. Das oito equipas nos quartos da Champions, metade lidera os respectivos campeonatos. O Mónaco é uma delas, tal como o Bayern, Real Madrid e Juventus. Leonardo Jardim é o melhor treinador português da actualidade."

Fernando Urbano, in A Bola

PS1: Já que se está a fazer as contas do ranking da UEFA, não fazia mal nenhum recordar que actualmente, o SC Braga, contribuiu mais para o ranking de Portugal, do que o Sporting!!!

PS2: É fácil encontrar 'factos' à posterior que 'provam' as nossas teorias!!!
Para comparar orçamentos entre o Benfica e o Dortmund, para ser honestos, temos que 'somar' os custos do Gotze, do Guerreiro, do Kagawa... entre outros, que não foram opção para este jogo... Enquanto no Benfica, a 'simples' ausência do Fejsa não tem 'solução'!!!! Já para não falar do impacto ofensivo que o Grimaldo dá à equipa, que o Eliseu não consegue...
No Dortmund, que só nesta época, gastou mais de €100 milhões em contratações, este tipo de problemas, acaba por ter um impacto limitado...

Benfiquismo (CDVIII)

Joguem à bola !!!

Lanças... as "vergonhas"!

Vitória...

São Mamede 20 - 35 Benfica
(11-17)

Fim da 1.ª fase, com uma vitória fácil... com muitos minutos dados a vários jovens...

Vamos para a 2.ª fase, 'somente' a lutar pelo 3.º lugar com o ABC!!! Tivemos duas derrotas indesculpáveis...!!! A diferença de orçamento para os Corruptos e para os Lagartos é gigante, nunca tive ilusões que íamos lutar pelo título, no actual formato do Campeonato, mas podíamos estar mais perto...
Mais uma vez, tem sido na Europa, que estamos 'acima' das expectativas!

No Sábado, temos as Meias-finais da Taça de Portugal contra o Sporting. Só um jogo em superação (tal como o ano passado...), nos poderá guiar à vitória...