Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Diz por aí... (campeões da pré-época)

"Diz-se por aí que vencemos a Supertaça. O troféu merece ser erguido com toda a pompa e circunstância. Especialmente nestes dias em que os nossos adversários e os nossos inimigos disfarçados nos apontavam (ou desejavam, no último caso) uma época desastrosa.
Este ano a Supertaça tem, por isso, um sabor especial: não apenas porque deveria calar os pessimistas de sempre em relação à época 2014/15, mas também porque era o único troféu português que faltava a Jorge Jesus.
A consistência, o trabalho, a persistência e a responsabilidade venceram definitivamente sobre o derrotismo, a verborreia futebolística fácil e os prognósticos dos vários doutores do Futebol que povoam os jornais e as televisões. Não devemos embandeirar em arco. Devemos concentrar-nos na época que se aproxima, conscientes das dificuldades impostas por uma política de gestão séria num contexto financeiro extremamente difícil, mas empenhados no sacrifício máximo em prol deste clube-nação que é o Benfica. É isso que temos inelutavelmente que fazer, ignorando o ruidoso espalhafato dos nossos adversários, campeões da pré-época, dos bruxos do desporto ou das previsões dos analistas. O Benfica tem de ser campeão dentro das quatro linhas do campo e não no seio das quatro linhas dos jornais.
Aqui damos alegremente o lugar aos nossos adversários principais, que certamente já negoceiam entre si os despojos desta época. Recordo aos supramencionados doutores um dado facilmente verificável: em mais de 65% dos casos que, no contexto do futebol europeu, uma equipa tinha vencido as três competições principais da época passada, venceu o Campeonato da nova época. Sei que é apenas estatística. Alguns dirão fogaça. No entanto, atendendo ao espectáculo em Aveiro, recomendo que meditem nestes números. Porque podem bem estar a caminho de se concretizar de novo. Parabéns Glorioso!"

André Ventura, in O Benfica

Inevitável

"Olhando friamente para o que foi sendo noticiado na imprensa relativamente a cada um dos casos, e deixando de lado os estados de alma originados por uma pré-época desoladora, é de concluir o seguinte: 
Oblak saiu pela cláusula de rescisão, contra a vontade do clube, e com uma atitude pouco digna das qualidades que revela na baliza. Nada a fazer.
Siqueira terá sido convidado a ficar, colocando exigências salariais incompatíveis com o mercado português. É natural que preferisse actuar no vice-campeão europeu, numa liga com muito maior visibilidade. Pouco ou nada a fazer.
Garay tinha apenas mais um ano de contrato. Terá sido convidado a renovar, e não aceitou a proposta, pelo que, em breve, poderia sair a custo zero. Tinha um dos mais elevados salários do plantel. O Benfica detinha apenas metade do passe. Pouco ou nada havia a fazer.
André Gomes e Rodrigo haviam sido vendidos em Janeiro, num acto de gestão que então suscitou os mais rasgados elogios, e que permitiu ao Benfica encaixar uma verba considerável, contando ainda com os préstimos dos atletas na conquista dos títulos. A decisão havia sido tomada, e bem tomada.
Markovic saiu pela cláusula de rescisão. Apenas metade do passe pertencia ao Benfica, e a escolha não estaria na mão dos responsáveis encarnados. Nada a fazer.
Cardozo não chegou a recuperar do problema físico que o afectou há uns meses. Tinha um dos mais elevados salários do plantel. Com uma percentagem do passe alocada ao Fundo, a SAD estaria obrigada a desembolsar cerca de quatro milhões de euros para o manter. Decisão bem tomada.
Contas por alto, e juntando aqui Matic, o Benfica terá arrecadado nos últimos meses mais de cem milhões de euros, verba importantíssima para fazer face aos constrangimentos decorrentes de uma crescente dificuldade na obtenção de crédito – à qual não serão alheios os conhecidos acontecimentos num dos pilares do sistema bancário português. Nada disto foram boas notícias. Mas todas foram notícias que o Benfica dificilmente poderia ter evitado."

Luís Fialho, in O Benfica

Entrevista do Presidente...

O Presidente deu mais uma entrevista à BTV. E como é normal nestas coisas, quem está no 'contra' ficou no 'contra'...
Falou-se muito do BES, tentou-se desmistificar tudo o cenário catastrofista que foi montado nas últimas semanas em redor da relação do Benfica com BES, mas suspeito que o Circo vai continuar... Aliás, o Papoila Saltitante recordou hoje uma noticia da Visão, onde se esclarece como é que actualmente em Portugal, se joga sujo nas redes sociais, e por tabela, se contagia os famosos - incompetentes -, opinion makers da nossa praça, com calúnias, mentiras, falsidades... tudo obedecendo a estratégias de poder. Aquilo que se tem passado este Verão com o Benfica: com os resultados da pré-época, e com a tal suposta obrigatoriedade do Benfica em liquidar todos os empréstimos e obrigações com o BES (Novo Banco) até Janeiro, é a prova mais evidente, de como as redes sociais do Benfica, estão inundadas por agências de comunicação... e idiotas úteis para as propagar.

Talvez as únicas novidades, foram mesmo a confirmação das negociações com o Karnezis; a vontade em contratar um Trinco; e a oferta do 'regresso' do Oblak (subentende-se que seria em troca do Nico + algum dinheiro)!!! Acabou também por ser obrigado a falar do óbvio: grande parte das vendas, foram pela clausula, não foi por opção do Benfica...


Entretanto quando andamos distraídos, com estes fait-divers, lá se soube as nomeações para a 1.ª jornada:
- Na Luz vamos ter o Cosme Machado, curioso, após o título de 2010, na época seguinte, na 1.ª jornada, na Luz, com a Académica, levámos com o Cosme Machado, perdemos com um golo do Laionel, após o Cosme não ter visto 5 grandes penalidades a favor do Benfica!!!
- Os Corruptos vão apadrinhar a estreia do Lopetegui com o Xistra!!!
Agora digam lá, se o futebol português não é uma grande merda!!!