Últimas indefectivações

domingo, 21 de maio de 2017

Vitória, mas...

Benfica 90 - 81 Oliveirense
(2-0)
20-13, 17-13, 25-25, 28-30

Ganhámos, cumprimos a nossa obrigação, temos agora 3 jogos para vencer 1 !!!
Apesar do triunfo, não posso de chamar a atenção para alguns dados 'estranhíssimos'!!!! Para não dizer outra coisa:
O Benfica hoje marcou 4 lançamentos de 2 pontos, em 16 tentativas!!!! 25%... Mais uma vez, aquilo que nos safou foram os Triplos: 18/34, 53%. Além disto, fizemos 20 Turnovers, contra somente 8 da Oliveirense...!!! A Oliveirense lançou ao cesto 76 vezes, nós lançamos 50, um diferença de 26 lançamentos e mesmo assim ganhámos, com alguma vantagem... que só não foi maior, porque nos últimos 2 minutos, tivemos mais uma daquelas 'paragens cerebrais'!!!!
Por isso é que nos dias, onde os Triplos estão 'desafinados', perdemos!!!

PS1: Parabéns à Melanie Santos que voltou a sagrar-se Campeã Nacional de Triatlo, como era esperado...

PS2: Em Montemor-o-Velho realizou-se este fim-de-semana a primeira Taça do Mundo de Velocidade, de Canoagem, da temporada. Com os nossos Canoístas em destaque:
- Teresa Portela, com o Ouro no K1 200m
- O João Ribeiro, no K4 500m ganhou a Prata (Emanuel Silva, João Ribeiro, David Varela, David Fernandes), mas no K1 5000m, ganhou o Ouro, batendo por 0,220 o Fernando Pimenta...!
- A Joana Vasconcelos, fazendo dupla com a Francisca Laia, conseguiu 2 Pratas, no K2 200m, e no K2 500m
Excelentes resultados...

TetraGolos !!!




PS: Aproveitem, antes da PorkosTV 'cancelar' o vídeo!!!
O autor decidiu não 'considerar' os auto-golos!!!

Cair do pano

"Foi também esta 'comunidade' que ganhou o tetra. Uma família. Um colectivo que irradia felicidade.

1. (...)

2. (...)

3. Pelo que vi ontem o Estádio do Bessa não encheu. Acredito que os dirigentes do Boavista tudo fizeram para que as bancadas estivessem repletas. O que seria uma boa notícia para a sua tesouraria. 
Os jogadores do Boavista merecem um cumprimento bem especial pela louvável atitude que tiveram no arranque do jogo ao saudarem, de forma bem especial, os novos campeões nacionais. Os tetracampeões nacionais. E a cidade do Porto soube receber os campeões. Em festa e com sorrisos. Com alegria e com prazer. Com paixão e, digo eu, com alguma vaidade. E digo-o já que durante alguns anos dei aulas no Porto e senti aquela paixão e pressenti, poucas vezes na altura, assumo-o, aquela vaidade. Como escreveu Ernesto Sábato «a vaidade é um elemento tão subtil da alma humana que a encontramos onde menos se espera: ao lado da bondade, da abnegação e da generosidade»!

4. O Benfica foi ao Porto e soube sofrer. Foi um justo empate. Primeira parte do Boavista. Segunda do Benfica. Justa igualdade. Mas ontem, no Bessa, Rui Vitória entregou legitimamente a faixa de campeões nacionais aos jogadores que ainda não tinham minutos nesta Liga. Foram trinta e dois os campeões! Pedro Pereira, Hermes e Kalaica - grande golo! - foram titulares frente ao Boavista. Eliseu foi, com orgulho dele e alegria nossa, o capitão da equipa. E desta vez sem a vespa que já deu uma volta ao mundo e não apenas à Luz! E Paulo Lopes, que também envergou a braçadeira, e com satisfação global, defendeu por largos minutos a baliza do seu Benfica. Ele que é, ano após ano, o homem que ergue no topo da baliza - entre a barra e o poste e abanando bem as redes - o troféu que o Benfica há quatro anos conquista. Foi também esta comunidade que conquistou o tetra. Uma família. Um balneário. Um colectivo. Uma comunhão que irradia felicidade e mostra fidelidade. Já Johann Goethe escrevia que «quem faz com alegria e se alegra com o efectuado é feliz»! E acrescenta Edgar Allan Poe que «para se ser feliz até certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto». Foi o que aconteceu ao Benfica ao longo da época. Sofreu e sorriu. Foi fiel e foi feliz. E irradiou felicidade. A muitos milhões. Que teriam gostado, porventura, de outro resultado no Bessa. Mas como escutamos tantas vezes «é a vida...». Ao cair do pano!"

Fernando Seara, in A Bola

PS: O Seara usou bem a 'arma' da 'fina ironia' no primeiro parágrafo do ponto 3! Aquilo que os dirigentes do Boavista fizeram, foi vender bilhetes ao público em geral e depois não os deixar entrar... Burla...!!!

A festa do Bessa, Madeira e Feira

"Fantástico! Um jogo que não contava para nada, pareceu um jogo que contava para tudo. Grande ambiente, grande competitividade e, acima de tudo, uma grande espectáculo no Bessa, onde o Benfica de despediu de um entusiástico benfiquismo nortenho e o Boavista se despediu, em glória e em esperança, de um sempre fiel público boavisteiro.
Confirmação de que o Benfica fez bem em não adiar a decisão do campeonato para esta última jornada. Pode dizer-se que Rui Vitória, se tivesse estado perante um jogo decisivo, não teria escolhido um onze festivo e alternativo, mas a verdade é que este Boavista de Miguel Leal - que grande campeonato fez! - é uma equipa com um espírito de luta notável e, por isso, capaz de fazer frente aos maiores.
Assinalável, também, a maneira digna e profissional como o Benfica lutou até ao último minuto pelo resultado, em merecida e reconhecida homenagem ao seu público do norte. Com um golo, já no final do jogo, a evitar uma derrota decepcionante, o Benfica conseguiu compensar a grande manifestação de apoio que lhe foi prestada pelos seus adeptos do norte do país.
Duas notas finais, mas essenciais: a primeira, para felicitar o Marítimo e o seu festejado regresso à Europa. É uma excelente notícia para o clube e uma não menos excelente notícia para a Madeira e para o seu turismo; a segunda, para felicitar o Feirense pelo extraordinário campeonato que fez, desde que Nuno Manta assegurou o comando da equipa. Ontem, fecho com chave de ouro, em Guimarães, sétima vitória fora de casa e um total de 48 pontos, apenas a dois escassos pontos de um lugar europeu. Simplesmente notável!"

Vítor Serpa, in A Bola

Derrota... no final de uma época positiva!

Guimarães B 3 - 2 Benfica B


Mau resultado, num jogo onde estivemos a vencer 1-2, a jogar contra 10, e mesmo assim permitimos a reviravolta!

Dito isto: grande temporada! Sim, fizemos uma grande temporada, com a equipa mais jovem e mais portuguesa da II Liga, que nas últimas jornadas ainda se tornou mais 'jovem', com todos os lesionados (e foram muitos...) e os convocados para o Mundial de Sub-20 de fora. O Hélder teve que recorrer a adaptações e a mais Juniores... e mesmo assim, fomos a melhor equipa B, por larga margem, com uma classificação confortável... 4.º lugar, num campeonato tão competitivo, é um excelente resultado...

PS1: O Mundial de Sub-20 começou mal para Portugal esta madrugada na Coreia, com uma derrota por 1-2, contra os Campeões Africanos, a Zâmbia. Foi um jogo onde criámos muito mais oportunidades do que o adversário, mas fomos demasiados perdulários...
Agora, quando se deixa o Pêpê no banco (provavelmente o melhor jogador desta equipa), arrisca-se... já nem falo do Ferro!!!
Nos últimos meses tivemos o Pedro Álvaro a jogar o Youth League pelo Benfica, e a ficar no banco da selecção de sub-17; o Félix aparentemente não é convocado para nenhum escalão!!! Tudo isto é muito estranho... o Benfica actualmente domina claramente a formação em Portugal, independentemente dos títulos (temos vários jogadores a jogar no escalão acima...!!!), temos os melhores jogadores em praticamente todas as gerações, o numero de jogadores convocados reflectem isso mesmo, mas depois nos jogos 'importantes' temos algumas decisões inacreditáveis!!!
Esta selecção sem o Buta e o Guga já era mais fraca... se juntarmos a ausência esperada do Renato e a opção 'duvidosa' de não convocar o João Carvalho (além do Fábio Duarte), ficámos definitivamente mais fracos... e se depois, ainda deixamos no banco os nossos melhores jogadores!!! Tudo fica mais complicado...!!!

PS2: Os nossos Juniores D (Infantis) sagraram-se hoje Campeões Distritais, em Futebol 9...

PS3: Gosto sempre de ver as nossas escolinhas no relvado da Luz... Talvez daqui a alguns anos, alguns regressem ao relvado para jogar na equipa principal...!!!

Iniciados - 7.ª jornada - Fase Final

Benfica 5 - 2 Académica

Mais um grande jogo dos nossos 'putos'... sempre com muitos golos! A única nota de 'desagrado' foram os golos sofridos, algo que só aconteceu nas últimas duas jornadas, nas primeiras 5 estávamos com a 'ficha limpa'!!!

Temos tido muito caudal ofensivo, mas 'cheira-me' que temos ponta-de-lança: o Fábio Silva, independentemente das qualidades técnicas, tem claramente faro pelo golo... deve estar nos genes!!!

Juvenis - 5.ª jornada - Fase Final

Benfica 0 - 2 Sporting


O pior jogo da fase final, tudo correu mal... não jogámos bem, mas tivemos mais bola... e acabámos por não ter 'cabeça' para ultrapassar as adversidades! O Sporting jogando em contra-ataque e abusando do anti-jogo, acabou por ser eficaz!
Alguns lesionados, o Kevin acabado de chegar do Euro... e aparentemente o Umaro já está na 'onda' do seu empresário!!!
Mesmo assim, com 0-1, ficou um penalty descarado por marcar a nosso favor...! O Renato Paiva foi expulso pela primeira vez na sua carreira...!!!

Até aqui, estávamos com um registo perfeito... agora, temos menos um ponto, mas ainda faltam muitos jogos, temos tudo para ir ganhar a Alcochete... só não podemos escorregar nos outros jogos, creio que o jogo de Gaia será decisivo!

Rescaldo do Bessa...

Cadomblé do Vata

"1. Empatar no Bessa na jornada a seguir à conquista do Tetra é o resultado perfeito... não perdemos mas de qualquer forma permite que os críticos do Rui Vitória não tenham que estar 2 semanas seguidas sem pedir a contratação do Marco Silva.
2. Quando ainda há gente que discute a justiça do título conquistado pelo Glorioso, nós respondemos assim... somos tão melhores que até os nossos juniores resolvem jogos.
3. Num pessimista crónico como eu, foi estranho sentir que tínhamos empatado, no momento em que Zivkovic ganha o canto... é capaz de ser aquele feeling de "na cidade do Porto, os nossos centrais salvam-nos em cantos nos descontos".
4. O festejo da Vespa valeu ao Eliseu o prémio de ser capitão na última jornada... na próxima temporada festeja o Penta com um Scania de 12 rodados e senta-se na poltrona presidencial na despedida da Liga.
5. Acho que um clube da dimensão do SLB deve-se sempre reger pelos valores do respeito pelos rivais e por isso não posso deixar de demonstrar aqui a minha vergonha pelo que fizemos hoje ao nosso adversário… o Boavista passou a semana toda a pedir que os Benfiquistas não levassem adereços para o estádio e nós aparecemos lá com o escudo de Tetra Campeões a enfeitar-nos a camisola…"

Uma ode (...) a Paulo Lopes, o homem que há quase três anos não parte uma taça (apesar de todas as oportunidades)

"Júlio César
Bem a ir buscar a bola ao fundo da baliza duas vezes e ainda melhor na saída do relvado para ceder o lugar a Paulo Lopes. São as únicas coisas que nos lembramos de o ver fazer.

Pedro Pereira
Tem o toque de bola de um futuro titular do Real Madrid, o talento de um suplente não utilizado de Jorge Jesus e a verdura de um titular da equipa B. Aguardemos serenamente pela próxima época ou, como um amigo nosso costuma dizer a propósito de miúdas na noite: deixa-as pousar.

Kalaica
Lindequem? Está encontrado o próximo titular da defesa do Benfica. E que não se pense que isso se deve somente ao golo da jornada. Chega atrasado a alguns lances mas na segunda liga ainda estaria à espera do adversário directo. Já o imaginamos no final da próxima época a ser entrevistado por Jardel em directo para a BTV no relvado da Luz, sem conseguir dizer duas palavras de português enquanto Cervi lhe despeja champanhe em cima e o monster truck de Eliseu se passeia no relvado. 

Lisandro
Foi patrão da defesa por um dia, no entanto mostrou a postura de um assalariado com a mania das grandezas. Foi comido de cebolada no segundo golo do Boavista. Por este andar ainda acaba a criar uma startup.

Eliseu
Qualquer perito em psicologia organizacional vos dirá que devemos que os colaboradores de uma empresa devem ser diferentes entre si. Precisamos do tipo com pensamento matemático que é um bocadinho arrogante quando alguém não percebe o que ele está a dizer, precisamos de um, precisamos de estrategas que não fazem nenhum, precisamos de criativos que um dia se despedirão para perseguir aquele sonho numa agência de publicidade, precisamos de pessoas que marquem as reuniões, e acima de tudo precisamos de um tipo que saiba mexer em computadores e perceba o que se passa com o raio da impressora. No entanto, décadas de investigação não foram suficientes para concluir o que nós, colaboradores das ditas empresas, estamos cansados de saber. Toda a firma precisa de um palhaço, e Eliseu demonstrou na semana passada que é o nosso. Pode não estar a jogar um charuto, mas, se há homem neste plantel disponível para entrar no estádio da Luz de parapente no último jogo em casa da próxima época, é Eliseu. E isso, meus caros, é um valor intangível que não aparece nas notas individuais do Football Manager, e muito menos nos manuais de psicologia organizacional. Vem nos livros de história, amigos. É matéria de museu. Renovação já.

Hermes
Chegou a meio da época e foi apresentado como lateral esquerdo, donde se infere que a titularidade no meio-campo não passou de uma partida pregada por Rui Vitória. Isso e já nem nos lembrávamos que o tal Hermes fazia parte do plantel. Tem ali qualquer coisa de titular do Arouca na próxima época.

Filipe Augusto
A titularidade na última jornada é um pau de dois bicos. Por um lado não queremos apressar conclusões num jogo a feijões, por outro lembramo-nos que Filipe Augusto esteve na iminência de substituir Pizzi no meio-campo e falhou em mais lances do que Pizzi na segunda volta. Um abraço onde quer que estejas, quinto amarelo.

Samaris
E não é que foi um dos melhores em campo? Acompanhou os centrais nas tarefas defensivas e nas saídas a jogar, uma espécie de Fejsa com menos 7 títulos nacionais. Começou o jogo apresentando níveis de concentração elevados mas depressa se lembrou que já é campeão. A partir daí foi vê-lo descontrair, um lance gingão atrás do outro, um passe à Pirlo atrás do outro. Perdão, à Pizzi, que até isso ele fez melhor que o colega Filipe Augusto. Lembramo-nos de ouvir a certa altura o comentador da Sport TV dizer de um lance disputado junto à área "Samaris numa zona que não é a dele". Mas como, se o grego encheu o campo?

Horta
Os pézinhos do costume. O líder dos No Name do Seixal trata a bola como poucos nesta equipa e hoje não foi excepção. Notou-se ainda assim aquela lentidão de quem passou uns meses a fazer treino específico no Fifa 17. É mais um de uma linhagem de craques do Benfica esta época que vão perdendo gás ao longo do jogo, até alguém perguntar onde estão e der por si a chamar a Polícia Judiciária. Miúdo: vê lá se atendes as chamadas do Jorge que a malta quer-te no plantel da próxima época.

Zivkovic
Apetece-nos dizer "aquela máquina", mesmo não sendo verdade.

Mitroglou
Marcou, não marcou? Então parem de lhe pedir que sorria.

Rafa
Perdeu a bola que resulta no segundo golo e redimiu-se com um contra-ataque que devolveu a esperança ao Benfica. Não, não é essa. Queremos lá saber do jogo. Falamos da esperança de um dia ganharmos dinheiro com o seu passe. Mas vamos com calma. Talento não lhe falta e vai ter muitas oportunidades. Depois do hexacampeonato falamos.

Raul Jiménez
Mais uma participação preciosa, desta vez a apoiar Rafa no lance do primeiro golo. Fez o suficiente nas últimas duas semanas para nos convencer de que 40 milhões pelo seu passe talvez seja pouco, que é como quem diz, para continuar no plantel. Os chineses que voltem a tentar em Janeiro.

Paulo Lopes
O que dizer deste herói? Que o adoramos? Que já não conseguimos viver sem ele? Tudo isso e muito mais. Ninguém fala disto, mas Paulo Lopes tem vindo a melhorar consistentemente ao longo destes últimos anos. Há quase 3 anos que não parte uma taça e oportunidades não faltaram. A sua carreira segue de vento em popa. É, provavelmente, o único guarda-redes do futebol mundial com mais títulos do que golos sofridos em toda a sua carreira sénior. Sorte? A sorte dá trabalho, amigos. Hoje, cerca de 12 meses após uma exibição contra o Nacional maculada por um golo dos madeirenses, chegou ao fim da partida não apenas com zero golos sofridos e pelo menos duas intervenções atentas que ajudaram o Benfica a empatar. Mas querem saber a melhor parte? É um lance em que Rafa quase marca de trivela e a câmara da Sport TV filma Paulo Lopes, angustiado ao ver que a bola não entrou como se isto fosse a contar. E não é que foi mesmo? Parabéns meu grandessíssimo tetracampeão. 

Uma nota final: isto foi uma das coisas mais divertidas que já fizemos. Desculpem se ofendemos alguém, se nem sempre tivemos piada, e acima de tudo desculpem se levámos alguém a pensar que isto era jornalismo, ou sequer uma coisa séria. Muito obrigado à Tribuna por nos ter convidado."

Vlog do Tetra !

Benfiquismo (CDLXXV)

King... na casa dos Patriots !!!

Tetracampeões...

Vermelhão: Todos somos Campeões !!!

Boavista 2 - 2 Benfica


Muitas alterações, preparando a Final do Jamor, não permitiram uma Festa 'total' no Porto... mesmo assim, a perder por 2-0, conseguir chegar ao empate ao minuto 90, acaba por ser uma 'quase' vitória! Este empate, na forma como foi obtido, depois de uma semana de 'festa' atrás de 'festa', acaba por ser um excelente indicador... Estamos a precisar de uma semana 'tranquila' para preparar o Jamor!
Uma coisa é 'meter' um jogador pouco rotinado, no meio do 'onze' titular... outra coisa totalmente diferente, é meter um 'onze' totalmente diferente... principalmente na defesa. Sendo que a forma como o Benfica defende, ainda 'agrava' mais o problema... os dois golos do Boavista, são dois 'erros' de coordenação da nossa 'linha' defensiva!
O outro 'problema' foi a posição do Horta!!! O André até jogou bem, 'encheu' o campo, mas o Benfica tem que jogar sempre com dois avançados... tendo em conta como os nossos adversários internos, constroem as equipas contra nós, temos que jogar sempre com dois avançados, sempre... Quando isso não acontece, perdemos potencial de remate...
Tudo isto num jogo, onde o Boavista, optou pela estratégia habitual, de dar a 'bola' ao Benfica, e ficar à espera do erro... dificultando muito as nossas transições defensivas, que necessitam de muitas coordenação entre os jogadores...
Mas um dos objectivos foi cumprido: Paulinho, Kalaica, Pedro e Hermes jogaram e são oficialmente Campeões!!! Pode parecer um pormenor secundário, mas não é... O sucesso recente do Benfica, prova, que o ambiente de balneário é determinante... Os festejos após o golo são a prova que a coesão deste grupo é enorme!
Haverá a tentação de criticar a exibição do Benfica, mas eu recordo que na equipa titular, só o Samaris e o Mitro tinham ritmo competitivo... o Eliseu, o Zivkovic e o Rafa, têm jogado pouco nos últimos tempos... o Kalaica tem feito alguns jogos na B. Pedro Pereira, Lisandro, Augusto e o Horta não faziam 90 minutos à muitos meses... o Hermes fez dois jogos na B, mas hoje jogou na sua posição natural, e não a Extremo Esquerdo... E juntos, nunca tinham jogado!!!
Das 'novidades' destaco claramente o Kalaica, e não foi por causa do golo! Foi claramente o nosso melhor defesa... tem alguma 'vantagem', porque tem ritmo competitivo, devido à equipa B (e à Youth League). Prevejo alguns 'problemas' na decisão sobre quais os 4 Centrais que vão fazer parte do plantel na próxima época, o Kalaica hoje, deu um passo de gigante para 'ganhar' um lugar nos 4 Centrais de 2017/18. Recordo que estamos a falar de um miúdo de 18 anos...
O Pedro Pereira não me surpreendeu... continuo a pensar, que para o Benfica, é 'curto'! É um bom 'atleta', mas falta-lhe capacidade de desequilíbrios ofensivos... é claramente um Lateral que em Itália, na Alemanha ou na Inglaterra terá 'lugar', mas duvido que tenha sucesso no Benfica. Com a mais que provável saída do Semedo, prevejo que vamos ter um problema nesta posição...
O Hermes teve uma 'estreia' ingrata. Jogou fora de posição e demonstrou bastante ansiedade... Nos jogos da B, deixou-me 'preocupado' nas coberturas defensivas... Com a mais que provável 'não renovação' do Eliseu, com um Grimaldo que abre o 'apetite' do mercado... podemos ter outro problema aqui...
O Júlio César sofreu dois golos, e praticamente não fez uma única defesa...!!! O Paulinho, entrou, e teve duas intervenções fundamentais...
Não posso deixar de realçar, num jogo a 'feijões', a forma como o Boavista não deixou de fazer anti-jogo!!! Faz parte do ADN... a falta de respeito pelo espectador, é total...
Além da forma como a estratégia de fazer faltas recorrentemente é recompensada pelo árbitro... é um 'mistério' como é que o Idris consegue 'terminar' um jogo!!!
Rui Vitória terminou hoje o seu 2.º Campeonato pelo Benfica, e não jogou um único minuto em superioridade numérica (em tempo 'útil')!!!
Já agora, hoje fui 'Inácio' e assisti o jogo 'online', num link da RTP Internacional: bem, tenho que deixar o aviso, se o pessoal queixa-se dos comentários da PorkosTV, então não oiçam a RTP (televisão pública)... uma vergonha... Anti-Benfiquismo primário!!!
Mais uma vez (pelo menos em Chaves já tinha acontecido...), os Benfiquistas foram impedidos de entrar para o Estádio com adereços do Benfica. Isto é vergonhoso, num jogo a 'feijões' onde o ambiente era de festa, Benfiquistas que pagam bilhete (caríssimo), num Estádio sem condições, ainda são obrigados a 'despirem-se' para entrar no Estádio!!! Vergonhoso... este ambiente 'militarista' do Tugão, instigado pelos agentes e pela própria PSP, é vergonhoso... Quem devia estar impedido de entrar nos Estádios são os dirigentes que permitem estas situações...

Vitória 'apertada' !!!

Benfica 97 - 91 Oliveirense
15-22, 22-18, 24-18, 20-23, 16-10

Vitória tirada a 'ferros' no prolongamento, contra um adversário que nos confrontos directos, tem-nos ganho quase todos os jogos!!!
Começamos mal, fomos recuperando... já no último período conseguimos uma vantagem interessante, mas bloqueámos nos 78 pontos, e tivemos quase a perder o jogo...!!! No prolongamento fomos claramente superiores...

Grande jogo do Carlos Morais e do Soares... em contraponto o Hollis ofensivamente esteve horrível, mas na defesa acabou por fazer algum Blocos decisivos!!!

Amanhã, novo jogo, e desta vez não podemos relaxar... tal como aconteceu com o CAB no jogo 2...!

Juniores - 12.ª jornada - Fase Final

Benfica 2 - 1 Corruptos
Zidane(2)


Pois, agora que o Campeonato está perdido, até parece que estamos a jogar melhor...

Muitos Parabéns à nossa secção de Rugby...

Benfica 34 - 22 Bairrada

Dia histórico para o Rugby do Benfica, garantindo o regresso à Divisão maior, após muitos anos na 'segunda'!!!
Com a melhoria das condições, era expectável a melhoria dos resultados... Agora, temos a Final da I Divisão (a segunda...), no próximo Sábado em Setúbal, contra o CR Évora... E depois temos que preparar bem a próxima época, porque 'voltámos' para 'ficar'!!!