Últimas indefectivações

domingo, 26 de outubro de 2014

Festival do 'cacete', acaba em derrota...

Braga 2 - 1 Benfica
Talisca

Tinham saudades do Tugão?! É óbvio que se vai falar muitos dos erros do Jesus, das falhas dos nossos jogadores, e até das sortes e dos azares... mas este jogo, como muitos outros, foi decidido pelo Apito. Já são muitos anos a virar frangos, para perceber como os trafulhas funcionam: depois de tudo o que se passou dentro do campo, como é que é possível, o Braga ter somente um jogador expulso, e logo aos 91 minutos, e por algo que ele fez fora do campo?!!! Tanto o Santos como o Danilo tinham que ser expulsos nos primeiros 20 minutos, a Micaela tinha que ter ido para a rua... Foi um festival do arreio do mais asqueroso possível... E para cúmulo, o Samaris sofre falta, é empurrado, e leva amarelo!!! Aliás a foto em cima, é um resumo perfeito do jogo...!!!
O jogo foi todo condicionado pelo proteccionismo do Marco Ferreira, todo... A estratégia defensiva do Braga, foi uma: dar porrada!!! Eu sei que ninguém se vai importar muito com isto, dirão que foi uma arbitragem 'à Inglesa'!!! Se com o Arouca na Luz, o Emanuel antecipou a expulsão do Amaro e substituiu-o, hoje, o Conceição nem precisou de usar a mesma estratégia, tal era a confiança, que ninguém seria expulso...!!! É óbvio, que com um árbitro a sério, os jogadores do Braga tinham imediatamente adaptado a sua agressividade ao critério do árbitro, e as expulsões não tinham acontecido... mas nesse caso, o jogo ofensivo do Benfica teria sido completamente diferente. Especulando, muito provavelmente, teria sido um massacre de 90 minutos...
Depois daquilo que se viu ontem em Arouca, onde os Corruptos efectuaram um treino de descompressão, creio que é bastante claro as diferenças abismais do Tugão: enquanto o Benfica, vai enfrentar adversários, carregados de 'Amarelinhas', com motivação no máximo, os outros em metade dos jogos, até podiam levar a equipa Veteranos, pois ganhavam na mesma!!! E em cima disso, temos que levar com encomendas destas... e podem argumentar: o Marco Ferreira, nem é dos piores?! Pois não... Por isso imaginem os outros!!!
A 'culpa' do Benfica resume-se à forma previsível como nós sabemos que mais tarde ou mais cedo isto ia acontecer!!! Depois do Benfica ter beneficiado de algumas expulsões nas primeiras jornadas (justas), os do costume foram para as televisões, rádios e jornais, embalar a canção do 'colinho', e o Benfica ficou calado!!! E hoje, muito provavelmente, ninguém do Benfica vai publicamente criticar a arbitragem...!!! Esta estratégia não é nova, mas deixa-me fora do sério...!!!
E não foram só os cartões, houve penalty's (pelo menos dois: Luisão e Gaitán), faltas ofensivas marcadas ao Benfica, verdadeiramente abjectas: ao Lima e ao Salvio por exemplo... em jogadas perigosas. Houve jogadas perigosas do Braga, após faltas não assinaladas... resumindo, um Festival... O Homem do Jogo, é claramente o árbitro...
Espero atentamente, para ver a atitude do Braga nas recepções aos Corruptos e às Osgas, se calhar a 'amarelhinha' vai estar esgotada na farmácia, nestas semanas...!!!

Isto não absolve o Jesus e os jogadores do Benfica, que cometeram erros, mas eu não sou daqueles que acha que o Benfica é obrigado a jogar mil vezes melhor que os adversários, em todas as jornadas, e quando não jogamos mil vezes melhor, quando jogamos somente duas vezes melhor, então merecemos a derrota, porque nos pusemo-nos a jeito!!!
Os três erros do Jesus, na minha opinião, foi a não titularidade do Jonas (é óbvio que o Lima está num mau momento, insistir no Lima a titular, nem é bom para o próprio Lima); a não titularidade do André Almeida (este seria sempre um dos jogos mais difíceis da época, o André não custou €10 milhões, mas é o melhor '6' defensivo que temos, ponto final); e em último lugar, devia ter esgotado as substituições (a entrada do Jonas, e o recuo do Talisca, inicialmente até resultou, mas pouco depois ficou à vista, que o Braga tinha espaço aberto para o contra-ataque... tanto o Pizzi, como o André podiam ter entrado).

A equipa até entrou muito bem, e não foi só o golo... estávamos a jogar muito bem, quando num alivio de bico do Braga, a nossa defesa estava mal colocada, e levámos o golo do empate, completamente contra a corrente do jogo. Sentimos o golo, e com o critério disciplinar absurdo, a equipa perdeu confiança...
Voltámos a entrar mal no 2.º tempo, mas a tal substituição aparentemente suicida, do Jonas pelo Samaris inicialmente deu-nos algum gás... mas o Braga percebeu onde estava o buraco no meio-campo, e mais uma vez, numa altura até estávamos por cima, marcou o 2.º golo.
A perder foi um autêntico massacre, que só um guarda-redes do Braga inspiradíssimo, a habitual confusão com o banco do Braga, que parou o jogo mais de 5 minutos, e o habilidoso do apitador, que foi inventando faltas contra o Benfica, nos descontos de uma forma nojenta, nos impediu de chegar ao empate... mais do que merecido.

O Artur acabou por ser um dos melhores, sem culpa nos golos, e com algumas intervenções muito boas. O Lisandro e o Eliseu, foram mal 'comidos' no 1.º golo do Braga, mas no resto até estiveram razoáveis... O muito-campo funcionou mal, pouco agressivo. O Salvio continua trapalhão... O Talisca começou muito bem, com o golo, e com mais algumas grandes jogadas, mas devia ter sido substituído. Ninguém poderá acusar o Lima de falta de entrega, mas o golo não quer nada com ele... se não me engano, o último golo, de jogada 'corrida' que ele marcou, com na 1.ª mão da Meia-final da Liga Europa com a Juve...!!! Repito esta insistência do Jesus, está inclusivamente a prejudicar o próprio Lima.

Para terminar, é sempre bom recordar: o Benfica é líder isolado da Liga.

Vitória em São Miguel...

Clube K 0 - 3 Benfica
12-25, 15-25, 6-25

Regresso às vitórias como era esperado, o Clube K luta pela manutenção...

Empate em 'ervado' !!!

Portimonense 2 - 2 Benfica B

Jogo disputado num relvado inacreditável, onde jogar futebol é impossível.
O Hélder não sei se com medo das condições, inventou uma estratégia de 3 Centrais, que rapidamente percebeu não dar...!!! Tivemos sempre em vantagem (0-1; 1-2), mas o resultado acaba por ser justo...

Varela; Lindelof, Valente, Nunes (Rebocho, 31'); Semedo, Menga; Pinto, Amorim (Cardoso, 69'); Costa, Guedes (Romário, 78'); Fonte.