Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Tiro ao "boneco" !!!

Olhanense 1 - 1 Benfica B
Carvalho

Não consegui acompanhar o jogo todo, mas pelos comentários gerais, e pelos momentos que vi, este resultado é extremamente injusto... jogámos muito mais, merecíamos a vitória.
Provavelmente, a equipa B mais jovem de sempre (do Benfica e de outra qualquer equipa...), num ervado impróprio para se jogar futebol, e mesmo assim deu para ver um Benfica organizado, a sair com bola no pé... Só a exibição extra-terrestre do guarda-redes adversário impediu a nossa vitória... Boas indicações para a época, que começou esta noite.

Depois de uma boa pré-época, apesar da juventude, parece que temos mesmo 'equipa'!!! Além do aspecto colectivo, reconheço potencial individual a 9 destes jogadores para subirem à equipa principal (Nunes, Lystcov, Dawidowicz, Sanches, Carvalho, Andrade, Gonçalves, Sarkic, Berto), e se calhar, alguns vão ter essa oportunidade durante a época que está a começar!!!

Supertaça é aperitivo

"Embora eu não atribua quase nenhuma importância à prova que se disputa domingo, no Estádio Algarve, quero, como sempre, que o Benfica a vença. É um troféu oficial. E como tal será para fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para vencer.
Verdadeiramente importante é estar na Supertaça. Pois isso significa que se venceu uma das duas provas mais importantes da última época. Quero mesmo é estar na próxima Supertaça. A minha verdadeira preocupação centra-se no plantel de que vamos dispor para disputar o título nacional. Esse é o verdadeiro objectivo. Não são os resultados da pré-época que preocupam. Já algumas exibições deixaram os adeptos apreensivos. Por agora, sem razão.
Temos esperança de que se vá melhorar muito, e por isso o caminho deve ser de confiança. A pré-época da última época não foi melhor, e a época foi fantástica. Samaris, Júlio César e Jonas também chegaram depois da época começada e mudaram o curso da história da época 2014/2015.
Quero muito ganhar este domingo ao Sporting, e ainda mais no domingo que se segue ao Estoril. Mitroglou vem preencher um vazio no imaginário dos adeptos. Esperemos que também seja de tamanha utilidade para Rui Vitória. Era claro que se precisava de reforçar o ataque. Saíram Lima e Derley, Rui Fonte foi emprestado para jogar com assiduidade, e na frente o Benfica precisava de mais poder de fogo. Como sabem, no carrossel de entradas e saídas só dia 31 poderemos avaliar em definitivo o que dispõe cada plantel. Até lá tudo o que se diga ou escreva é precoce.
Domingo no Algarve já é a sério e serve de aperitivo para a longa época. Vamos tentar vencer este primeiro título sem dramas nem euforias.
Eu lá estarei a apoiar."

Sílvio Cervan, in A Bola

A Águia

"A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a essa idade aos 40 anos, ela tem que tomar uma decisão muito séria e difícil. Nesta idade, ela está numa espécie de fim de linha.
As unhas, antes compridas e flexíveis, agora não conseguem mais agarrar suas presas, fonte de seu alimento. O bico elegante, alongado e pontiagudo, curva-se agora excessivamente contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas pela grossura das penas. Voar passou a ser tão difícil e penoso!
A águia, nesse momento, só tem duas alternativas: morrer... ou enfrentar um doloroso processo de renovação, que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.
Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico no paredão, até conseguir arrancá-lo, à custa de imensa dor. Depois de arrancá-lo, espera nascer um novo bico, que será usado para arrancar suas velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar suas velhas penas. Somente após 5 meses, é que sai então para o famoso vôo da renovação e para viver mais 30 anos. Em nossa vida muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.
Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causam dor.
Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz...
(...)"

Pragal Colaço, in O Benfica

Agora a sério

"A pré-época já lá vai.
Terminou o período dedicado às experiências, onde existe margem para errar, e os resultados não são mais que um mero detalhe. Jogadores e técnicos cumpriram o plano de trabalhos delineado, a equipa preparou-se, e testou o que havia para testar. Agora é a sério.
A Supertaça abre portas à temporada oficial. Trata-se de um troféu importante, que pode também servir de mola impulsionadora para uma época vitoriosa. Em ocasiões recentes, verificámos o quanto pesa uma Supertaça na moral de quem a disputa, e as consequências que tem para as competições posteriores. Ainda há um ano, o triunfo sobre o Rio Ave, em Aveiro, deitou para trás das costas o cepticismo que já se estava a criar, e inaugurou um ciclo de vitórias que terminaria no Marquês. Uns anos antes, recordo-me, pelo contrário, de uma derrota com o FC Porto marcar negativamente toda a temporada que se lhe seguiu.
E esta é uma Supertaça muito especial. Trata-se de um Benfica-Sporting, e como se a força simbólica do 'dérbi eterno' - com tudo o que ele, só por si, significa - não bastasse, os encarnados terão pela frente o seu ex-treinador, num reencontro que não pode deixar de apimentar ainda mais a ocasião, e que deve servir-nos de motivação suplementar. Podemos, desde já, começar a demonstrar que a estrutura que suporta o nosso futebol não depende de nenhum funcionário, e que os títulos não se transportam numa qualquer mala de viagem. Perante todas as circunstâncias que a rodeiam, talvez esta seja a Supertaça mais importante de sempre. O estádio vai estar cheio. O apoio será total. Venha de lá a vitória!"

Luis Fialho, in O Benfica

A renumeração... (2)

"Na semana passada, partilhei a evolução do meu número de Sócio para demonstrar que o crescimento da nossa massa associativa foi muito significativo nas últimas décadas e que é normal, com o processo de renumeração, verificar-se uma diminuição acentuada da quantidade de Sócios.
Este fenómeno, comum a qualquer clube, deve-se a falecimentos ou à incapacidade do pagamento de quotas (agudizada nos últimos anos), mas sobretudo aos 'sócios de ocasião'.
Por 'sócios de ocasião' entendo todos aqueles resultantes de campanhas de mobilização clubistas (p.e. em 1994, após a crise de tesouraria e o título nacional, houve um enorme aumento de sócios) e/ou comerciais (o "Kit Sócio" apela ao sentimento clubista e introduziu a possibilidade de oferta do mesmo e descontos em produtos e serviços de parceiros do Clube), mas que, passado algum tempo, se desinteressam. São também grande parte dos atletas de todas as modalidades e escalões, sabendo-se que existe uma rotatividade significativa na composição desses plantéis, com centenas de entradas e saídas anualmente. Também muitos dos ex-funcionários. E ainda o pai ou mãe que se associa ao Clube para que os seus filhos possam ser Sócios isentos do pagamento de quotas até aos 14 anos e usufruírem de descontos relevantes nas mensalidades da modalidade por eles praticada.
Perante este enquadramento, não me surpreenderá se assistirmos a uma grande redução do número de Sócios, nem me preocuparei muito com isso.
Mais importante será compararmos o total de associados após as renumerações efectuadas ao longo da nossa história. Pouco acima dos 41500 em 1974, quase 66000 em 1986, cerca de 78000 em 1993, à volta de 135000 em 2005..."

João Tomaz, in O Benfica

Planeta Jesus

"Jorge Jesus mudou de lado na Segunda Circular. Mas continua igual ao que sempre foi. Por isso, não vale a pena aos benfiquistas indignarem-se pelas declarações do treinador do Sporting, muito menos aos adeptos dos leões aplaudirem agora o que antes verberavam. A verdade segundo Jesus é simples: na Luz, nada mudou, apenas o cérebro já lá não mora; e em Alvalade foi preciso dar uma volta de 180 graus, o que não abona ao trabalho entretanto por lá realizado...
Mas Jorge Jesus é assim mesmo, para o bem e para o mal e é por essas e por outras que estamos perante uma personagem complexa e muito interessante.
Quem quiser ter um pouco de memória, decerto se lembrará como Jorge Jesus chamou a si os louros da primeira época de Domingos Paciência em Braga. Tratando-se da mesma pessoa, seria de estranhar que, depois de seis anos de bom trabalho no Benfica, não viesse reivindicar os direitos de autor pela equipa orientada por Rui Vitória.
A Supertaça Cândido de Oliveira, vista pela óptica do Planeta Jesus, já tem vencedor: Jorge Jesus. Se ganhar o Sporting foi pelo que já fez; se ganhar o Benfica, foi pelo que deixou feito. O que é certo é que o Sporting está a contratar em série, caindo por base a tese inicial de que iria investir sobretudo no treinador. Os leões já vão em oito novos jogadores, abandonaram a Teoria de Alcochete que os norteava e dotaram-se de argumentos fortes para se assumirem como candidatos ao título. E se o fazem é, certamente, porque podem, uma vez que nada do que está a ser levado a cabo é barato. Há dois meses, Bruno de Carvalho não sabia com que orçamento podia contar. Hoje, transformou-se num big spender. Algo mudou no reino do leão. O tempo dirá porquê."

José Manuel Delgado, in A Bola