Benfica 2 - 1 Tondela
Fim de tarde de muito sofrimento, depois de uma primeira parte demasiado lenta e previsível do Benfica... e ainda por cima, deu ao Tondela, como brinde, um golo praticamente no único remate que fizeram à baliza do Ody durante os 90 e tal minutos da partida!!!
Boa leitura do treinador ao intervalo, com 3 alterações, dando mais velocidade à circulação de bola, com passes mais verticais... Tenho que destacar, o golo 'à Saviola' do Rafa! Aparentemente depois da saída do argentino, os jogadores Benfiquistas esqueceram-se que se podem marcar golos de canto, ao 2.º poste... ainda bem que o Rafa se 'recordou'!!!
Como era esperado, depois do super-esforço de Terça-feira, era previsível alguma gestão no onze, com o Otamendi, o Weigl, o Rafa a merecer 'descanso'... as excepções foram o João Mário (com o castigo do Adel, será sempre titular) e o Grimaldo (o Gil Dias aparentemente perdeu o 'comboio'). Além destes, ficámos a saber no final da partida, que o Yaremchuk foi vacinado nos últimos dias, e teve uma reação negativa, ficando doente!
Sendo assim, voltámos ao 442, mas o problema não foi a tática, o problema foi mesmo a falta de dinâmica ofensiva... Aliás, se em Eindhoven ficámos a saber que o Benfica tem um Plano B defensivo, eficaz: falta saber se o Benfica tem um Plano A ofensivo, que consiga desmontar equipas super-defensivas, exactamente aquilo que o ano passado, faltou ao Benfica...
O João Mário dá mais critério na zona de construção, mas não é suficiente... na minha opinião, continua a 'faltar' um jogador da classe do Jonas, entre-linhas, perto da área, porque continuamos a definir muito mal em zona de finalização! Não são só os remates que saem ao lado, ou as defesas dos guarda-redes adversários, os nossos avançados, decidem muitas vezes mal no último passe...
Independentemente das opções estratégicas, das substituições, e mesmo das exibições individuais de cada jogador, aquilo que deve ser destacado, é o espírito de vitória que a equipa continua a demonstrar! Motivação altíssima, atitude guerreira, como já não se via na Luz, à bastante tempo... diria deste da 'entrada' do Bruno Lage no Benfica, naquela recta final da Liga, que nos deu o último título nacional, que não víamos a equipa a jogar com esta alegria e com este 'mau perder', essencial para qualquer equipa, que queira ser Campeã!
O Gilberto foi considerado o MVP da partida, devido ao golo decisivo, e de facto o Lateral brasileiro entrou muito bem no jogo... e suspeito que depois de todas as notícias, sobre a potencial contratação do Lázaro, o golo teve um sabor especial para ele... Tenho defendido esta época, que o Gilberto iniciou a temporada, em boa forma, no entanto quase todos os Benfiquistas 'pedem' a sua dispensa...
O Meite está a adaptar-se a jogar a 6, pois em Itália jogava quase sempre a '8', vai ter que aprender com Weigl as movimentações e perceber quando deve 'arriscar' no passe... sendo que neste momento, o francês, opta sempre pelo passe mais seguro, e neste tipo de jogos, é necessário algum risco...
O Pizzi continua completamente fora...
Mais uma arbitragem vergonhosa da dupla Tiago Moedas e Hugo Macron no VAR! O penalty sobre o Rafa é das coisas mais vergonhosas que me recordo nos últimos tempos... e no início também houve penalty sobre o Darwin! Mas não foi só os penalty, num lance com Gonçalo ainda no 1.º tempo, junto da linha lateral, o nosso puto é empurrado, era falta claríssima, a bola ainda bate no pé do jogador do Tondela, e o Moedinhas dá lançamento para o Tondela!!! Foram 90 e tal minutos deste tipo de decisões... até os descontos, tenho a certeza que se o jogo tivesse 1-1, ou 0-1, nunca teria dado tantos minutos de compensação, bastou o Benfica passar para a liderança, para resolver compensar o anti-jogo declarado do Tondela!!!
Paragem para as selecções, e muito medo das lesões e do Covid!!! Ainda por cima vamos ter os casos Veríssimo e Otamendi, que só vão chegar a Portugal na madrugada do jogo do Santa Clara, depois de 3 jogos pelas Selecções! Perder dois jogadores por causa do calendário das Selecções é indesculpável... Basicamente estamos obrigados a jogar com o Morato e o Verthongen em São Miguel, contra um dos melhores ataques das equipas do meio do tabela!!!
Agora, se alguém no início de Agosto afirmasse que o Benfica ia chegar ao fim do mês qualificado para a Champions, com 12 pontos em 12 possíveis na Liga, e isolados na liderança da Liga, todos nós, assinaríamos por baixo, mas poucos acreditariam...!!! Excelente arranque, com uma equipa competitiva e com enorme vontade de superar os obstáculos, como se viu em Eindhoven e hoje com o Tondela, a lutar até ao fim...!!!