Últimas indefectivações

domingo, 29 de agosto de 2021

Vermelhão: Final feliz !!!

Benfica 2 - 1 Tondela


Fim de tarde de muito sofrimento, depois de uma primeira parte demasiado lenta e previsível do Benfica... e ainda por cima, deu ao Tondela, como brinde, um golo praticamente no único remate que fizeram à baliza do Ody durante os 90 e tal minutos da partida!!!

Boa leitura do treinador ao intervalo, com 3 alterações, dando mais velocidade à circulação de bola, com passes mais verticais... Tenho que destacar, o golo 'à Saviola' do Rafa! Aparentemente depois da saída do argentino, os jogadores Benfiquistas esqueceram-se que se podem marcar golos de canto, ao 2.º poste... ainda bem que o Rafa se 'recordou'!!!

Como era esperado, depois do super-esforço de Terça-feira, era previsível alguma gestão no onze, com o Otamendi, o Weigl, o Rafa a merecer 'descanso'... as excepções foram o João Mário (com o castigo do Adel, será sempre titular) e o Grimaldo (o Gil Dias aparentemente perdeu o 'comboio'). Além destes, ficámos a saber no final da partida, que o Yaremchuk foi vacinado nos últimos dias, e teve uma reação negativa, ficando doente!

Sendo assim, voltámos ao 442, mas o problema não foi a tática, o problema foi mesmo a falta de dinâmica ofensiva... Aliás, se em Eindhoven ficámos a saber que o Benfica tem um Plano B defensivo, eficaz: falta saber se o Benfica tem um Plano A ofensivo, que consiga desmontar equipas super-defensivas, exactamente aquilo que o ano passado, faltou ao Benfica...

O João Mário dá mais critério na zona de construção, mas não é suficiente... na minha opinião, continua a 'faltar' um jogador da classe do Jonas, entre-linhas, perto da área, porque continuamos a definir muito mal em zona de finalização! Não são só os remates que saem ao lado, ou as defesas dos guarda-redes adversários, os nossos avançados, decidem muitas vezes mal no último passe...

Independentemente das opções estratégicas, das substituições, e mesmo das exibições individuais de cada jogador, aquilo que deve ser destacado, é o espírito de vitória que a equipa continua a demonstrar! Motivação altíssima, atitude guerreira, como já não se via na Luz, à bastante tempo... diria deste da 'entrada' do Bruno Lage no Benfica, naquela recta final da Liga, que nos deu o último título nacional, que não víamos a equipa a jogar com esta alegria e com este 'mau perder', essencial para qualquer equipa, que queira ser Campeã!

O Gilberto foi considerado o MVP da partida, devido ao golo decisivo, e de facto o Lateral brasileiro entrou muito bem no jogo... e suspeito que depois de todas as notícias, sobre a potencial contratação do Lázaro, o golo teve um sabor especial para ele... Tenho defendido esta época, que o Gilberto iniciou a temporada, em boa forma, no entanto quase todos os Benfiquistas 'pedem' a sua dispensa...
O Meite está a adaptar-se a jogar a 6, pois em Itália jogava quase sempre a '8', vai ter que aprender com Weigl as movimentações e perceber quando deve 'arriscar' no passe... sendo que neste momento, o francês, opta sempre pelo passe mais seguro, e neste tipo de jogos, é necessário algum risco...
O Pizzi continua completamente fora...

Mais uma arbitragem vergonhosa da dupla Tiago Moedas e Hugo Macron no VAR! O penalty sobre o Rafa é das coisas mais vergonhosas que me recordo nos últimos tempos... e no início também houve penalty sobre o Darwin! Mas não foi só os penalty, num lance com Gonçalo ainda no 1.º tempo, junto da linha lateral, o nosso puto é empurrado, era falta claríssima, a bola ainda bate no pé do jogador do Tondela, e o Moedinhas dá lançamento para o Tondela!!! Foram 90 e tal minutos deste tipo de decisões... até os descontos, tenho a certeza que se o jogo tivesse 1-1, ou 0-1, nunca teria dado tantos minutos de compensação, bastou o Benfica passar para a liderança, para resolver compensar o anti-jogo declarado do Tondela!!!

Paragem para as selecções, e muito medo das lesões e do Covid!!! Ainda por cima vamos ter os casos Veríssimo e Otamendi, que só vão chegar a Portugal na madrugada do jogo do Santa Clara, depois de 3 jogos pelas Selecções! Perder dois jogadores por causa do calendário das Selecções é indesculpável... Basicamente estamos obrigados a jogar com o Morato e o Verthongen em São Miguel, contra um dos melhores ataques das equipas do meio do tabela!!!

Agora, se alguém no início de Agosto afirmasse que o Benfica ia chegar ao fim do mês qualificado para a Champions, com 12 pontos em 12 possíveis na Liga, e isolados na liderança da Liga, todos nós, assinaríamos por baixo, mas poucos acreditariam...!!! Excelente arranque, com uma equipa competitiva e com enorme vontade de superar os obstáculos, como se viu em Eindhoven e hoje com o Tondela, a lutar até ao fim...!!!

11 comentários:

  1. Não foram quatro penalties?

    ResponderEliminar
  2. Bem detestei a primeira parte do jogo. Não sei se foi estrategia ou gestao de esforço so sei que a jogar daquela maneira nao é forma de querer estar em 1º lugar.
    E ainda assim o treinador fez bem mudar os jogadores ao intervalo.
    Algo que nao viamos no JJ fazer que é mexer na equipa demasiado cedo. Pois ele antes deixava a equipa igual para ver como seria e so fazia as primeiras mexidas na equipa aos 75 min ou mais tarde o que muitas vezes já era tarde demais para mudar a estrategia e o resultado.

    Já disse antes e volto a dizer jogar com uma dupla de avançados parecidos não dá resultado simplesmente nao funciona.
    Um tem de ser mais agil e movel para jogar entre linhas, o outro tem de ser mais fixo e fisico.
    Foi um erro vender o Luca...
    Temos de encontrar alguem parecido com ele.
    Outra situação que se verificou alem da confirmação do Gilberto foi que o Everton joga muito mais e melhor do lado direito.
    Na esquerda ele simplesmente nao consegue dar o melhor uso ao seu melhor pé, o direito. Pq ja demonstrou na ala direita daquilo que é capaz de fazer e estando na esquerda apenas está a desperdiçar o valor e talento que tem. Pq alem de criativo que é, demonstra enorme espirito de sacrificio nas açoes defensivas.

    De resto para extremos temos apenas Rafa, Nemanja e Everton. Demasiado curto
    Para 8 temos JMario e Pizzi (se tiver oportunidade de jogar) é curto tambem
    Assim como a posição de lateral esquerdo...

    Enfim vamos ver no que isso vai dar.

    E se vamos jogar entre 343 e 442 há que trabalhar muito bem as rotinas tacticas, por que hoje pareceu-me haver falta de rotina dos jogadores para jogar em 442.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "para extremos temos apenas Rafa, Nemanja e Everton" mais o Diogo Gonçalves e o Gil Dias, jogadores naturais dessa posição e em caso de necessidade não estranham em nada a posição.

      "Para 8 temos JMario e Pizzi", mais Taarabt, Meïte, Gedson, P.Bernardo.

      Eliminar
    2. Jorge,

      O nosso plantel é curto? Quantos jogadores queria? Então o Pizzi joga a quê? E o darwin? E o taraabt ? Onde é que o sportem tem jogadores ao nível do Rafa, do Lucas, do everton ou do Darwin? E os corruptos? Só velhos e caceteiros. O Taremi no Benfica nem no banco se sentava. E era capaz de ser expulso quase todos os jogos, só com as simulações que faz.
      O JJ tem um plantel de luxo. Tenha ele mãos para o Ferrari. E que se deixe de fanfarronices. Queremos é jogadores a morrer em campo pelo Benfica!

      O Gonçalo Ramos é um jogador do car@1h0!
      O yaremschuk tem de marcar mais de 25 golos.
      E o Darwin tem talento para ser jogador do Barcelona ou do Bayern.

      CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

    4. O Taarabt tá castigado so joga pra Outubro e é um jogador inconstante que faz faltas quase desnecessárias e leva amarelos facilmente. O Meite é médio mais defensivo...

      Duvido que Gedson e PBernardo jogem...

      DGonçalves e o Gil incluia-os a Lateral mas sim tambem podem fazer de extremos.
      Mas nao é por acaso que veio o Valentino...

      Pá o Pizzi parece sem andamento ou ritmo é um jogador de grande qualidade mas nao tem apresentado ao melhor nível.

      Temos um grande plantel sem duvida mas falta ali um lateral esquerdo um 8 e sobretudo um avançado de ligação entre o meio campo e o ponta de lança.

      Porque temos 6 Pontas de lança e nenhum avançado (tipo Saviola, Rodrigo, Jonas ou Felix...) Tinhamos o Luca mas esse já saiu

      Temos tantos e excelentes pontas de lança mas os golos vem da defesa, meio campo e extremos...
      Falta ligação com os pontas.

      Mas pá desde que ganhemos tudo bem, é o que interessa.

      Eliminar
  3. O treinador diz que precisa de mais um central, será que o Kalaica nao serve?

    ResponderEliminar

  4. Oh! Sr Jorge, o Kalaica já não é jogador do Benfica à que tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não? Não encontro nenhuma notícia sobre a sua saída e o que encontro é que está na equipa B e tem contrato até 2022.
      Foi para onde?

      Eliminar
    2. Ou o Pedro Álvaro da B também parece ter qualidade.

      Ou tambem poderiamos adaptar o AAlmeida a Central direito como o Chelsea faz com Azpicueta.

      Até pq um dos problemas do Benfica é a defesa lenta ou melhor os centrais lentos.
      E com o Andre Almeida a central direito poderia compensar a falta de velocidade dos colegas num contra ataque adversario.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!