Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Irmãos

"Foram dias de alguma tensão de alguma ansiedade. O Eusébio no hospital? Há gente, alguma gente, de quem precisamos sempre disponível sempre solícita. O Eusébio faz parte dessa gente, da gente que nós queremos sempre connosco, sempre presente.

O Simões, no Brasil, foi acompanhando através de mim, a evolução do estado de saúde do King. 'O irmão branco está preocupado', não se cansou de dizer, de dizer muitas, repetidas vezes. 'Irmão branco' é como, carinhosamente, o Eusébio se refere ao António Simões.

A cumplicidade entre ambos vem de longe, de muito longe. Durante mais de uma década de 60 e 70, foram companheiros de quarto nos estágios. Com eles, tenho muitas horas de conversa. Dezenas? Não. Centenas? Não também. Milhares? Sim, seguramente milhares.

Eusébio e Simões são do melhor património humano e competitivo na história centenária do Sport Lisboa e Benfica. Agora, vamos repetir aquelas deliciosas jornadas de convívio. Uma vez? Não. Algumas vezes? Não também. Muitas vezes? Não também. Muitas vezes? Sim, seguramente muitas. Tantas quantas forem precisas para revivermos o nosso arreigado Benfiquismo e a nossa esmagadora paixão pela bola.

Do Eusébio todo ou quase tudo foi dito. E do Simões? Muito também, mas continua a haver uma coisa que me intriga e que até muitos benfiquistas desconhecem. Quem é o mais jovem Campeão europeu de clubes de todo o historial do Futebol europeu? Para nossa honra, para nosso orgulho, a resposta é António Simões. Esse mesmo, o 'irmão branco' do Eusébio."


João Malheiro, in O Benfica

Maioria na SAD

"1. A questão dos clubes e das 'suas' SAD's voltou à ordem do dia com a entrevista concedida pelo presidente do Sporting ao Expresso, admitindo que o seu clube possa vir a ficar com a minoria na SAD, isto é, que os sócios deixem de mandar no clube, que passaria a pertencer a um qualquer investidor estrangeiro. O problema é do Sporting, mas sabe sempre bem ler ou ouvir o nosso presidente Luís Filipe Vieira afirmar à Bola: 'Se o Clube perde a maioria da SAD fica com quê?' Não é novidade a determinação do nosso presidente em que o Benfica se mantenha maioritário na SAD. Tem consigo, estou certo, a larguíssima maioria dos sócios. Mas para que isso continuar a ser possível e não haja 'tentações' de a vender a investidores estrangeiros (como parece ser o caso nos nossos rivais) é preciso manter as contas controladas.


2. Foi noticiado há dias. Logo após a vitória na Fase de Grupos da Champions, o Benfica pagou um milhão e meio de euros de prémios a jogadores e restante estrutura da equipa, conforme fora estabelecido. A notícia deveria ser normal mas, nos tempos que correm, não deixa de ser um sinal bem positivo...


3. Com agradável regularidade, equipas nossas das várias modalidades são homenageadas no intervalo dos jogos de Futebol na Luz. Infelizmente como continuamos (pelo menos aqueles que têm os seus Red Pass no piso 0 da bancada Meo) a não conseguir perceber nada do que é dito pela instalação sonora e essa falha de há alguns anos não será resolvida tão cedo, sugiro que as informações relativas às equipas homenageadas e aos troféus conquistados passem a ser dadas através dos painéis electrónicos, para que aplaudamos os nossos campeões.


4. O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, recebeu no Dubai um prémio pela sua carreira de dirigente. Conheço vários prémios deste tipo, dedicados a atletas, cujos regulamentos impedem que sejam atribuídos a quem tenha sido, ao longo da carreira, apanhado nas malhas do doping. É lamentável que um prémio seja entregue a um dirigente já condenado (na justiça desportiva) por tentativa de corrupção de árbitros. Para já não falar em todo um comportamento bem anti-desportivo ao longo de décadas..."


Arons de Carvalho, in O Benfica