Últimas indefectivações

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Lima... o loiro !!!

Vampiros

"LUIS SUAREZ - um grande jogador com os pés - voltou a exteriorizar a sua propensão para, qual Drácula do século XXI, usar a força vampiresca dos seus dentes. Desta vez, a vítima do Conde foi um Italiano.
Ora aí poderia estar uma nova regra no futebol contra jogadores-vampiro, deveria ser autorizado trazer um dente de alho nos bolsos dos calções e, no banco, o médico poderia ter sempre à mão uma estaca de madeira para os casos mais graves.
Polanski bem poderia planear uma renovada versão do seu filme Por favor não me morda o pescoço, não já na longínqua Transilvânia, mas na mais pacata cidade Suíça de Nyon, sede do poder futebolístico. Vampiros sortidos não lhe faltariam para o baile.
Completamente patética foi a recepção de Suárez em Montevideu (será Montemordeu?).
Sem comentários (desnecessários, aliás), eis algumas das notícias: o avançado foi recebido por centenas de pessoas que o quiseram apoiar. Entre eles, José Mujica, Presidente da República do Uruguai. Mujica já tinha defendido, com notável deslumbramento, o avançado Uruguaio depois da polémica mordidela ao Italiano Chiellini: «Não o escolhemos para ser filósofo, mecânico ou para que tenha bons modos», e fez questão (patriótica) de «oferecer a chácara presidencial ao atleta e seus familiares». Além de elogiar o héroi nacional, Mujica - imagine-se! - afirmou ser contra decisões tomadas fora das quatro linhas.
Maradona não ficou atrás: «Porque não mandá-lo para Guantánamo? Isto faz pensar que há pessoas na FIFA cada vez pensando menos e querendo que o espectáculo seja mais feio».
Os deuses estão loucos.
Volta depressa Maxi Pereira."

Bagão Félix, in A Bola

PS: Desta vez não estou completamente de acordo com o Bagão. Considero o castigo ao Suarez de exagerado... então os 4 meses, são absurdos: não deixar o Suarez entrar num Estádio de futebol é mesmo o cumulo do ridículo!!!
Tal como aconteceu com o Binya, a FIFA (ou UEFA) gosta de pegar em 2 ou 3 jogadores, e para passar uma mensagem de rigor, são implacáveis,  mas depois com a maioria não mantêm o mesmo critério. Mais grave que a mordidela do Suarez, foi a entrada a matar do Defour, castigada com 1 jogo!!! Um tipo de jogada, repetida muitas vezes em campos de futebol, muitas vezes castigada com um Amarelo, e que pode partir uma perna ao adversário!!!
Ainda por cima existem aqui vários precedentes perigosos, como por exemplo: 'castigar' o Liverpool; e ainda usar os antecedentes do jogador ao serviço do Clube, para o castigar ao nível das Selecções...
E se isto é uma questão de ética desportiva, a FIFA e os seus dirigentes são os últimos a poderem dar lições de moral a quem quer que seja!!!
Quando a FIFA mostra uma enorme passividade com muitas condutas anti-desportivas, fora e dentro do campo, este tipo de castigos, cheiram sempre a perseguição!!! Por exemplo, os comportamentos do Chiellini e do Yepes, em ambos os jogos com o Uruguai, com provocações constantes, queixinhas, agressões, simulações, passaram totalmente impunes... E para isso, as imagens, não podem ser utilizadas e os jogadores castigados?!!!