Últimas indefectivações

domingo, 28 de maio de 2023

Vermelhão: 38

Benfica 3 - 0 Santa Clara


Finalmente, com várias semanas de atraso, podemos festejar o 38! Num dos Campeonatos, onde a diferença de qualidade futebolística para os principais adversários foi gigante, mas com o pior do Tugão, a inclinar os relvados, sucessivamente, e a permitir que uma equipa da 'qualidade' dos Corruptos, faça 85 pontos, somente à base da coação, da intimidação, das simulações, da porrada, da impunidade...! Obrigando o Benfica a trabalhos extra, deixando tudo para decidir na última jornada... Onde tudo acabou por correr bem, mas numa 'Final' tudo poderia ter acontecido!

É verdade que a equipa estava esgotada após os jogos com o Inter, mas nestas últimas semanas, a jogar uma vez por semana, recuperámos... e hoje, apesar do resultado 'tranquilo', com o golo cedo a tranquilizar, foi notória alguma 'frescura' nas pernas, em jogadores que recentemente estavam de rastos! Melhor exemplo foi o João Mário: grande 1.ª parte, no trabalho coletivo...

Foi uma época, dividida em duas metades (Mundial pelo meio...), onde o treinador optou por rodar pouco (o plantel também era curto...), e onde o sucesso Europeu, obrigou a equipa uma grande desgaste, mas onde nunca abdicámos do nosso estilo de jogo (mesmo quando devíamos ter mudado alguns pormenores...), ofensivo; arriscando, defendendo com a defesa alta... Mérito total do treinador, que não sendo perfeito (tem que fazer retificações em alguns jogos...), foi excepcional!

Nas últimas épocas, só comparo esta época, ao título de 2009/10, onde massacrámos, mas tínhamos individualmente melhores jogadores (e também só fomos campeões na última jornada!), e no 37, com o Lage, mas nesse ano, foi só 'meia-temporada'!

A história do jogo de hoje, interessa pouco, mas algumas notas:
- Enorme jogo do puto Neves, enorme...
- Morato está preparado para fazer dupla com o Tony para o ano...
- Assobios totalmente parvos ao Grimaldo no momento da marcação do penalty...
- E já agora, bom jogo do Santa Clara, que nestas circunstâncias, tentou jogar futebol, criou-nos dificuldades, e nunca desistiu... Ficaram em último, mas não são a pior equipa do campeonato, tivessem acertado no treinador mais cedo...!!!

Impagável o frete do apitador, depois de rever o lance do penalty, e ter sido 'obrigado' a marcar a penalidade favorável ao Benfica!

Agora, depois da festa, temos que começar a preparar o 39!!! E será seguramente mais complicado do que o 38!!! Nos últimos dias, tenho recordado a vários amigos, o que aconteceu na época 2010/11, após o 1.º título do Jesus! Nas primeiras 4 jornadas, vimos os apitadores roubarem-nos 9 pontos: derrota com a Académica na Luz, com o Cosme Machado a fazer-se 'cego', num jogo com 5 potenciais penalty's favoráveis ao Benfica; Proença na Choupana, com 2 penalty's; e na 4.ª jornada, Benquerença em Guimarães, com vários golos anulados e 1 penalty! Pelo meio, ganhámos ao Setúbal, apitados pelo Vasco Santos, a jogar com 10, cerca de 1 hora!!! E alguns meses mais tarde, quando o Benfica se estava a aproximar, levámos com o Xistra em Braga, no famoso jogo da expulsão do Javi Garcia, por suposta falta sobre o porco do Alan!!!


Isto porque o Tugão não vai mudar, o apoio à recandidatura do Proença é inexplicável, mesmo sabendo que o 'poder' está na FPF, mas aparentemente também vamos 'apoiar' a continuidade do Facturas Gomes ou um dos seus delfins!!! O Benfica para ser Campeão, tem que ser muitíssimo melhor que os adversários, porque somente ser melhor, não chega...!!!


Além dos reforços necessários para várias posições deficitárias, para dar profundidade ao plantel,, ainda vamos ter jogadores importantes a sair: o Grimaldo está confirmado, mas o Nico e mesmo o Ramos é provável... Temos que montar um plantel com opções válidas para rodar, para todas as posições! É obrigatório ter um avançado rápido... o Neres não pode ser o nosso único driblador e apesar da espectacular entrada no 11 do Neves, precisámos de mais opções no meio...


E temos que ter um 'Jonas': ter o Rafa a fazer de 2.º avançado, é um desperdício! Naquela posição, tem que jogar alguém tenha capacidade de ler o jogo de 'primeira', e que tome uma maioria de decisões corretas...!!!

Derrota...

Sporting 36 - 31 Benfica
(18-13)
Rahmel(8), Borges(6), Izquierdo(4), Djordjic(4), Kallman(3), Belone(3), Semedo(2), Arnau, Moreno, Martins, Vranjes, Kljun, Cabral; Hernandez, Zoric

Não vi o jogo, mas como é que é possível esta equipa do Sporting, ter tido 1 exclusão de 2 minutos, durante toda a partida, dum jogador de campo?!!!

A partir do momento que foi praticamente anunciado o novo treinador e a 'quase' nova equipa do Benfica para a próxima época, a 'época' praticamente terminou!!!

Derrota...

Corruptos 3 - 1 Benfica
Moreira


Despedida para alguns jogadores, numa partida sem nada para decidir, com algumas ausências (jogadores com minutos na A, ficaram em Lisboa...), com um resultado, infelizmente esperado!

Fala-se de um possível regresso do Veríssimo para treinador, pessoalmente, acho que seria uma excelente decisão!

Juniores - 14.ª jornada - Fase Final

Famalicão 5 - 1 Benfica
Sampaio


Fim. Triste!
Num campeonato nivelado por baixo, com alguns juniores a subirem prematuramente para os sub-23, ou os B, o Famalicão aproveitou-se, e acabou por se sagrar campeão da categoria, pela primeira vez!

As hipóteses hoje eram quase nulas, os Corruptos nunca iriam perder em casa com o Estoril!!! E a equipa entrou em jogo, sem acreditar... as últimas mexidas, com o resultado em 3-1, acabaram por ser suicidas!

Admito, que nunca pensei chegar à última jornada com hipóteses matemáticas de nos sagrarmos Campeões, mas mesmo assim tenho 0 confiança no treinador! Acho que temos uma geração com algum talento individual, mas que tem evoluído praticamente zero no aspecto coletivo do jogo! Esta teimosia em apostar num treinador que tem tido uma sucessão de más épocas, não faz sentido!

Último passo


"Temos a oportunidade de nos sagrarmos campeões nacionais de futebol. Uma vitória, na Luz, ante o Santa Clara, assegura o título. Esta é o tema em destaque na News Benfica.

1
Roger Schmidt partilha o estado de espírito reinante no balneário: "Queremos fazer um jogo intenso, marcar golos e ganhar. É o nosso foco, nada mais importa neste momento. Estamos preparados."
O nosso treinador considera que "mostrámos durante toda a época um bom espírito e uma boa atitude, os jogadores empenharam-se", e lembra que "há sempre pressão no futebol, e estar nervoso antes deste jogo é bom". "Significa que há tensão. Já mostrámos nesta época que não importa onde jogamos. Os jogadores mostraram muita qualidade, que são resistentes a essa pressão. Em momentos difíceis, muitas vezes jogámos o nosso melhor futebol, e é o que queremos fazer", afirma.
O apito inicial é às 18h00. Vamos ajudar a nossa equipa a conquistar o 38!

2
Estamos na final dos play-offs do Campeonato Nacional de basquetebol. No 3.º jogo, disputado em Ovar, ganhámos, por 44-115 à Ovarense. Norberto Alves considera que o desempenho no início do jogo foi determinante para a vitória alargada: "Entrámos muito bem, focados, e conseguimos cavar logo de início uma boa distância, isto num pavilhão cheio, o que foi muito importante."
A final, à melhor de 5 jogos, é com o Sporting e começa no dia 4 de junho.

3
A nossa equipa feminina de andebol disputa, na Maia, às 17h30, as meias-finais da Taça de Portugal frente ao CA Leça.
Há mais partidas agendadas para hoje e amanhã. Neste sábado há dérbi de andebol no Pavilhão João Rocha (18h00). Amanhã, destaque para o jogo 3 da meia-final do Campeonato Nacional de hóquei em patins, na Luz, às 13h00, para o primeiro embate com o Braga das meias-finais do Campeonato Nacional de futsal (Luz, 17h00) e para o primeiro jogo da final do Campeonato de hóquei em patins no feminino, em Turquel, às 16h00.

4
Em entrevista à BTV, Filipa Patão fala sobre o tricampeonato e perspetiva a evolução benfiquista na frente europeia do futebol no feminino. Veja, aqui.

5
Ana Seiça, tricampeã nacional de futebol, é a protagonista da semana. Uma entrevista que pode ler no jornal O Benfica.

6
Na próxima temporada temos entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões de voleibol. É um feito inédito dos tetracampeões nacionais!

7
Diogo Ribeiro, em entrevista exclusiva ao Jornal O Benfica e ao site oficial, afirma que estará em forma nos mundiais de natação.

8
Acompanhe o desempenho dos canoístas benfiquistas na II Taça do Mundo de velocidade, a decorrer na Polónia. Estão em prova Fernando Pimenta, Teresa Portela, João Duarte e Pedro Casinha.

9
O Museu Benfica – Cosme Damião recebeu uma Menção Honrosa da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) na categoria "Investigação e Difusão Científica". Saiba mais, aqui."

Terceiro Anel: Diário...

Benfica precisa de 'virar' alquimista e transformar a ansiedade em ambição

José Manuel Delgado, in A Bola

Uma Semana do Melhor, excerto...

Sexta, excerto...

Bom dia Benfiquistas,


"Hoje na Luz, para além de Rui Costa (o árbitro Andrade que acaba jogos com as equipas adversárias a entrar na área do FC Penalti - e tantas e tantas mais...é só percorrer o nosso arquivo de Posts com esse nome), temos também a companhia do fiscal de linha adepto. João Bessa Silva, o homem que sofre com os livres atirados por cima da barra de Sérgio Oliveira. Não só não foi banido como vai ser um dos principais intervenientes no jogo mais importante da época. Está bonito. Depois não digam que não avisámos."

Efab⚽lação (30) A Feira e a Festa


"A Feira do Livro, lugar de perigoso ajuntamento dos fanáticos das bibliotecas, páginas meias com o santuário do Marquês, fecha as portas aos intelectuais da bola, para evitar que a febre deste sábado à noite degenere num batalha campal entre o profano e o sagrado, um monte de famílias armadas de sacos de cartapácios a atacar inocentes foliões de camisola e cachecol.
Quem quiser celebrar a conquista de um título bibliográfico comprando um show de letras, um ensaio de ataque, um romance de defesa, um compêndio de jogadas poéticas, ou simplesmente histórias dos novos heróis de VAR e alguidar, tem de fazê-lo antes do pôr do sol, porque a noite de sábado foi reservada pelos inteligentes das arquibancadas.
Em nome da tranquilidade e boa ordem dos rebentamentos de petardos, da afinação dos coros de insultos e do ritmo cadenciado das cargas policiais, estão adiados para noites mais problemáticas da próxima semana os debates tóxicos com autores da literatura contemporânea, os fóruns de leitores insatisfeitos, as críticas apaixonadas aos editores e as ameaças veladas aos autores desalinhados. Neste sábado à noite no Marquês, não haverá violência nas livrarias, mas apenas um culto da claque do 38 - qual derradeiro fascículo de uma fantástica ficção científica tornada realidade.
São noites como a deste sábado que nos traduzem a importância transcendental do futebol, pináculo da cultura dos portugueses, e colocam nos seus lugares a inscícia dos escritores e a estupidez dos leitores.
Lembro-me muito de um título de jornal de letras “times new roman” numa matéria sobre Francisco Geraldes, jovem do Sporting que desafiou a compreensão da turba boleira pelo seu interesse em escritos de muitas páginas, de Tolstoi a Dostoiévski: “O que se pode esperar de um jogador de futebol que lê José Saramago?”
Viva a bola! Abaixo os livros!"

Lanças...