Últimas indefectivações

domingo, 28 de maio de 2023

Vermelhão: 38

Benfica 3 - 0 Santa Clara


Finalmente, com várias semanas de atraso, podemos festejar o 38! Num dos Campeonatos, onde a diferença de qualidade futebolística para os principais adversários foi gigante, mas com o pior do Tugão, a inclinar os relvados, sucessivamente, e a permitir que uma equipa da 'qualidade' dos Corruptos, faça 85 pontos, somente à base da coação, da intimidação, das simulações, da porrada, da impunidade...! Obrigando o Benfica a trabalhos extra, deixando tudo para decidir na última jornada... Onde tudo acabou por correr bem, mas numa 'Final' tudo poderia ter acontecido!

É verdade que a equipa estava esgotada após os jogos com o Inter, mas nestas últimas semanas, a jogar uma vez por semana, recuperámos... e hoje, apesar do resultado 'tranquilo', com o golo cedo a tranquilizar, foi notória alguma 'frescura' nas pernas, em jogadores que recentemente estavam de rastos! Melhor exemplo foi o João Mário: grande 1.ª parte, no trabalho coletivo...

Foi uma época, dividida em duas metades (Mundial pelo meio...), onde o treinador optou por rodar pouco (o plantel também era curto...), e onde o sucesso Europeu, obrigou a equipa uma grande desgaste, mas onde nunca abdicámos do nosso estilo de jogo (mesmo quando devíamos ter mudado alguns pormenores...), ofensivo; arriscando, defendendo com a defesa alta... Mérito total do treinador, que não sendo perfeito (tem que fazer retificações em alguns jogos...), foi excepcional!

Nas últimas épocas, só comparo esta época, ao título de 2009/10, onde massacrámos, mas tínhamos individualmente melhores jogadores (e também só fomos campeões na última jornada!), e no 37, com o Lage, mas nesse ano, foi só 'meia-temporada'!

A história do jogo de hoje, interessa pouco, mas algumas notas:
- Enorme jogo do puto Neves, enorme...
- Morato está preparado para fazer dupla com o Tony para o ano...
- Assobios totalmente parvos ao Grimaldo no momento da marcação do penalty...
- E já agora, bom jogo do Santa Clara, que nestas circunstâncias, tentou jogar futebol, criou-nos dificuldades, e nunca desistiu... Ficaram em último, mas não são a pior equipa do campeonato, tivessem acertado no treinador mais cedo...!!!

Impagável o frete do apitador, depois de rever o lance do penalty, e ter sido 'obrigado' a marcar a penalidade favorável ao Benfica!

Agora, depois da festa, temos que começar a preparar o 39!!! E será seguramente mais complicado do que o 38!!! Nos últimos dias, tenho recordado a vários amigos, o que aconteceu na época 2010/11, após o 1.º título do Jesus! Nas primeiras 4 jornadas, vimos os apitadores roubarem-nos 9 pontos: derrota com a Académica na Luz, com o Cosme Machado a fazer-se 'cego', num jogo com 5 potenciais penalty's favoráveis ao Benfica; Proença na Choupana, com 2 penalty's; e na 4.ª jornada, Benquerença em Guimarães, com vários golos anulados e 1 penalty! Pelo meio, ganhámos ao Setúbal, apitados pelo Vasco Santos, a jogar com 10, cerca de 1 hora!!! E alguns meses mais tarde, quando o Benfica se estava a aproximar, levámos com o Xistra em Braga, no famoso jogo da expulsão do Javi Garcia, por suposta falta sobre o porco do Alan!!!


Isto porque o Tugão não vai mudar, o apoio à recandidatura do Proença é inexplicável, mesmo sabendo que o 'poder' está na FPF, mas aparentemente também vamos 'apoiar' a continuidade do Facturas Gomes ou um dos seus delfins!!! O Benfica para ser Campeão, tem que ser muitíssimo melhor que os adversários, porque somente ser melhor, não chega...!!!


Além dos reforços necessários para várias posições deficitárias, para dar profundidade ao plantel,, ainda vamos ter jogadores importantes a sair: o Grimaldo está confirmado, mas o Nico e mesmo o Ramos é provável... Temos que montar um plantel com opções válidas para rodar, para todas as posições! É obrigatório ter um avançado rápido... o Neres não pode ser o nosso único driblador e apesar da espectacular entrada no 11 do Neves, precisámos de mais opções no meio...


E temos que ter um 'Jonas': ter o Rafa a fazer de 2.º avançado, é um desperdício! Naquela posição, tem que jogar alguém tenha capacidade de ler o jogo de 'primeira', e que tome uma maioria de decisões corretas...!!!

2 comentários:

  1. Futebolisticamente falando, esta tudo dito neate post. Acho que ha que alterar algumas coisas no ambiente do estadio. A sagres piso 0 tem de ser promovida como bancada de apoio, pelo que cabe a direção acabar com as benesses de facilitar redpass para outros setores para alguns adeptos. Gostemos ou nao uma bancada de claque ou grupo d adeptos organizado a fubcionar bem promove o resto da malta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, claro. Já não chega aqueles "amantes do Benfica" lançarem petardos e tochas no espaço deles, connosco a pagarmos a conta. Agora querem tirar-nos os nossos lugares? NUNCA!!!

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!