Últimas indefectivações

domingo, 27 de agosto de 2017

Do sorteio das Ligas a Vila do Conde

"Pela minha parte não dou para este 'novo peditório' que faz as delícias de alguns e suscita a hipocrisia de outros.

1. Estão definidos os grupos e os confrontos da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Lisboa, Porto, Braga e Guimarães vão receber, entre Setembro e Dezembro, milhares de adeptos-turistas. Ingleses e franceses, espanhóis e turcos, alemães e gregos, suíços e russos, austríacos e búlgaros calharam em sorte às cinco equipas portuguesas envolvidas nestas duas competições europeias. E nos cinco estádios portugueses serão recebidos, com muito calor humano, treinadores e jogadores que marcaram presença, com muito relevo, e em diferentes momentos e circunstâncias, nos respectivos relvados. A partir de meio de Setembro começam estas competições onde importa somar pontos para que a nossa Liga suba no ranking da UEFA. Cada ponto é quase ouro. Numa época em que tudo muda. Em que os mais fortes serão, no final e afinal, mais fortes. Mas o que sabemos, e é deveras significativo, é que o futebol português em oitenta participantes tem cinco emblemas nestas duas competições. Ou seja 6%. E na Liga dos Campeões a percentagem sobe para cerca de 10% (em rigor 9,4%) já que são trinta e duas as equipas presentes nesta competição que, por vitória, proporcionada um milhão e meio de euros de receita. E, também, e como é óbvio, três pontos! Estes números e percentagens são impressionantes tendo em conta a dimensão de Portugal e os orçamentos dos nossos clubes. Na verdade, ao olharmos para esta Liga dos milhões constatamos que estão representadas dezassete ligas mas que cinco delas atingem mais de cinquenta por cento (53%) das participações. Lá estão a Inglaterra (com cinco clubes em razão da conquista do Manchester da Liga Europa), a Espanha (4), a Alemanha (3), a Itália (3) e a França (com PSG e Mónaco). E só a Rússia também envolve duas equipas (CSKA e Spartak), já que as restantes Ligas apenas estão representadas por um emblema, o seu campeão nacional. A grande novidade é o extraordinário percurso da equipa campeã do Azerbaijão, o Qarabag, que vai defrontar o Chelsea, a Roma e o Atlético de Madrid. Na verdade não joga na sua cidade e representa a guerra, a dor, o sofrimento. O clube é originário da cidade de Agdam, que foi conquistada pelas Forças Armadas da Arménia, na sequência daquele que é conhecido - e por vezes esquecido - pelo conflito de Nagorno Karabaj. Joga, agora, em Baku e é mais um clube que sofre as consequências de rivalidades nesta Europa que só o futebol de vez em quanto, permite compreender. Este Qarabag é conhecido, também em razão das suas conquistas consecutivas (quatro Ligas e três Taças), como o Barcelona do Cáucaso. E para ele esta Liga dos Campeões é o máximo! Máximo pela presença e máximo, decerto, pela visita a Baku de grande nomes do futebol europeu. E acredito que cada ponto conquistado será efusivamente comemorado. Pelo menos já está no mapa da Europa do futebol!

2. Vamos viver cinco dias alucinantes. Nesta Europa do futebol vai circular muito dinheiro e vão concretizar-se algumas transferências e muitos empréstimos de jogadores. Vai haver a recomposição de alguns plantéis e vão ocorrer mudanças inesperadas. Nomes que julgávamos certos em algumas equipas vão sair para desgosto público de adeptos e privado de treinadores e a crescente intermediação de jogadores vai viver dias loucos mas com lucros bem interessantes. E muito relevantes. Não sei se o PSG fará uma nova loucura. Mas o que sei é que o ex-tenista, vive-presidente da Federação Asiática de Ténis, Presidente do PSG é, também, Ministro sem pasta do Governo do Qatar e membro do Comité Organizador do Mundial-2022. Talvez seja útil conhecer o terceiro homem mais poderoso do Qatar nesta semana em que começaremos a conhecer, em razão de mais uma dupla jornada de selecções, alguns dos Estados que conquistam, por direito próprio, o acesso ao Mundial da Rússia do próximo ano. Também por esta razão é importante que muitos jogadores se mostrem aos respectivos seleccionadores e daí que estes próximos cinco dias sejam muito interessantes. Há jogadores que estarão em estágios de selecções e vão mudar de clube. Para alegria das tesourarias de alguns clubes e para satisfação dos seus empresários. É, aqui, um mundo bem especial que está a crescer todos os anos. Dirão com uma bolha emergente. Eu direi que o combate de boxe da última madrugada atingiu números de outro mundo. Mesmo do outro mundo! Foram mil milhões de dólares!

3. Ontem o Benfica e o Rio Ave perderam os primeiros pontos nesta Liga. O Rio Ave mostrou que tem uma equipa bem organizada e mostrou as razões de estar nos lugares cimeiros. O Benfica evidenciou algumas dificuldades que importa analisar com inteligência. Principalmente na primeira parte. E o jogo do Benfica perante um Rio Ave que não se encolheu exige que se tirem as devidas ilações. Também em razão de uma equipa que integrou o pote 1 do sorteio desta edição da Liga dos Campeões! Mas ao longo da semana assistimos ao linchamento de Eliseu. Foi quase um saco de boxe. Teve uma entrada dura, é indiscutível. O árbitro não a sancionou sob o ponto de vista disciplinar. E o novo VAR, que de verdade, importa reconhecer, é uma decisão política, não corrigindo o árbitro. Depois, e perante o ruído de uma agenda mediática desportiva, Eliseu quase que já foi sancionado. Ele que, por sinal, envergou, pela primeira vez, a camisola do Benfica frente ao Rio Ave em Agosto de 2014, numa Supertaça, e que se concretizou no seu primeiro título com uma camisola que já vestiu, com muito orgulho, regularidade e consistência, mais de cem vezes. De repente Eliseu, dedicado e empenhado, sentiu o que é ser o mau da fita.
Pela minha parte não dou para este novo peditório que faz as delícias de alguns e suscita a hipocrisia de outros. Que estão em determinados palcos e são os justiceiros deste tempo e sem que tenham memória para uma viagem do seu tempo! Nem, assumo-o, acompanho a concretizada sanção exemplar a Jorge Sousa. Também cometeu um erro. Certo. Mas três jogos é de mais. O problema é quando a justiça tem medo da opinião pública ou publicada. Ou, então, do que se diz ou pode dizer... de nós... E há gente que tem alguns telhados de vidro... Mesmo alguns... Sabemos, desde Guerra Junqueiro, que «a vida é um calvário. Sobe-se ao amor pela dor, à redenção pelo sofrimento»! É isso. É essa a viagem no tempo que se está a fazer! Agora com uma pausa para os jogos das selecções nacionais!"

Fernando Seara, in A Bola

(In)Competências do TAD

"As decisões proferidas pelo TAD ao longo de quase dois anos de funcionamento têm sido, essencialmente, de mérito. Isto significa que o Tribunal toma conhecimento do fundo da questão em apreço, inexistindo razões que, do ponto de vista formal, possam impedir essa apreciação. Não obstante, por vezes, as partes demandadas invocam a incompetência do TAD para conhecer de determinado litígio, ou seja, argumentam que esta não é a entidade correcta para apreciar aquela questão.
Assim, o TAD por várias vezes julgou da sua competência para decidir determinado pleito. Porém, apenas em duas vezes - de entre as decisões publicadas no site - se declarou incompetente. Com efeito, foi intenção do legislador centralizar todos os litígios desportivos no TAD; mas a Lei impõe alguns limites ao seu âmbito de jurisdição, que cabe ao julgador - e ao intérprete - conhecer e respeitar.
A decisão mais recente no que a esta matéria diz respeito, declara o TAD incompetente para conhecer da acção arbitral, pois o demandante, inconformado com uma decisão do Conselho de Disciplina da Federação de Automobilismo e Karting, decidiu recorrer para o órgão equivalente ao Conselho de Justiça daquela federação e daí para o TAD; ora, de acordo com o Colégio Arbitral, «a este Tribunal (TAD) está expressamente vedada a competência para julgar recursos de decisões do Conselho de Justiça fora dos casos expressamente previstos na alínea a) do n.º 3 do artigo 4.º da LTAD». Anterioemente, o TAD já se havia declarado incompetente para conhecer de recurso de decisão proferida por uma Comissão de Arbitragem, constituída de acordo com o Regulamento do Estatuto, de Categoria de inscrição e Transferência dos jogadores da FPF."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Cadomblé do Vata

"1. Bom, levamos 4 jornadas para passar do "Rumo ao 37" para "Assim Vamos Ficar a 37"... não se trata de uma questão de "ir do 8 ao 80 em 4 jogos", é mais um "ir do Tetra ao 4º lugar em 90 minutos".
2. Empatamos em Vila do Conde e se tudo correr como planeado, vamos deixar a liderança do campeonato... o lado positivo da coisa é que pelo menos durante uma semana, ninguém vai colocar em causa a competitividade da 1ª Liga.
3. Foi um daqueles típicos jogos em que tudo correu mal... Jardel lesionou-se, Lisandro fez auto golo e Jimenez não marcou ao Rio Ave.
4. Entendo as criticas azul-esverdeadas ao lance da grande penalidade... no último comunicado do International Board vinha lá bem sublinhado "respirar muito perto do Bas Dost é falta; agarrar o Jonas é legal".
5. O Benfica continua a somar lesões e tem mesmo que fazer uma análise séria ao que se passa, porque já não basta dizer que são situações caricatas... neste momento, a única coisa caricata que vejo ali é ter de jogar com o Lisandro a titular nas próximas 2/3 jornadas."

Benfiquismo (DLXXIII)

Golo do Maior...!!!

As rezas de André Almeida a Nossa Senhora dos Navegantes de nada valeram. Até porque ela apressou-se a ligar out of office

"Bruno Varela
Essencial na triangulação que resultou no golo do Rio Ave. Sofreu um choque já perto do final que o teria lesionado com gravidade durante 3 minutos caso jogasse numa equipa pequena. Está naquela fase delicada em que não sabe se deve actualizar o linkedin com o seu novo cargo ou procurar emprego.

André Almeida
As câmaras filmaram André Almeida a benzer-se antes do início da segunda parte, mas antes disso teve amplas oportunidades para se benzer, fosse em jeito de agradecimento ou como pedido de ajuda a quaisquer divindades que estivessem a passar pela zona. Nossa Senhora dos Navegantes, que tantos heróis abençoou nas Caxinas, apressou-se a ligar o out of office.

Jardel
Lembro-me de ler uma história notável sobre um indivíduo que não foi trabalhar durante 14 anos e ninguém deu conta. Mas como? Como é que ninguém deu conta? Como é possível tamanha incompetência?, perguntamos todos nós enquanto olhamos para o Facebook no PC para o Instagram no telefone. De facto não se percebe. Vem isto a propósito de um caso ainda mais enigmático: o departamento médico do Benfica. Conseguiram o impossível. Há largos anos que todos os membros desta equipa aparecem para trabalhar e ninguém dá conta.

Luisão
uns anos, éramos nós adolescentes, um amigo nosso levava sempre o seu pai para jogar com os miúdos. A coisa passava-se sempre da mesma forma. Os fumadores encostavam à box 5 minutos depois, os habilidosos testavam a paciência dos demais, e os restantes fingiam que sabiam praticar a modalidade. O tempo ia passando e tornava-se evidente que a única pessoa que sabia jogar futebol era aquele cinquentão que, aos poucos, ia ganhando ascendente sobre nós qual figura paternal autoritária. Chegava a tornar-se embaraçoso. Só não éramos substituídos porque não havia mais gente para jogar.

Eliseu
Da última vez que o vimos criar uma boa iniciativa individual estava ligeiramente embriagado a guiar uma mota.

Filipe Augusto
Alguém achou que seria boa ideia mandar Filipe Augusto à flash interview. O brasileiro balbuciou meia dúzia de lugares comuns, terminando com o sempre útil "é preciso levantar a cabeça". Acontece que não é apenas isso que é necessário. Filipe Augusto precisa sim de levantar a cabeça, mas para marcar uma consulta num neurologista, perceber quanto tempo terá de esperar por um transplante cerebral, esperar que os potenciais dadores não se ofendam, ser submetido com sucesso à cirurgia e só depois pensar no próximo jogo.

Pizzi
Não lê Saramago, mas consegue citar de cabeça as passagens mais importantes de A Arte da Guerra para Treinadores. Infelizmente, o treinador da equipa adversária também sabe ler, facto que cortou as vazas a todo o meio-campo benfiquista, incluindo o nosso génio. Foi ainda assim um dos poucos capaz de percorrer uma linha recta sem se desequilibrar.

Cervi
Segundo grande parte dos presentes na Casa do Benfica de Grândola, não fez grande jogo mas também não é por causa dele que o barco irá ao fundo. A sabedoria das multidões a funcionar mais uma vez.

Rafa
A preços de 2017 vale uma unha de Neymar. Ainda dizem que o mercado é irrealista. Volta Salvio, estás perdoado. Se nos conseguires perdoar, claro.

Jonas
Safou um penalty que só deixa dúvidas em gente mal formada e ajudou a desenhar alguns lances perigosos na parte final do jogo, mesmo ao jeito de um tal de Cássio.

Seferovic
Poucos dias depois de ter dito que o Estádio da Luz lhe dava "tesão", Seferovic terá agora que aviar uma receita de Viagra para restabelecer os níveis anímicos, voltar a confiar nos seus colegas, e eventualmente satisfazer a sua esposa.

Lisandro
Bons olhos o vejam!

Zivkovic
Será excessivo dizer que foi o melhor jogador do Benfica? Que se lixe, agora já está. 

Jiménez
Quantas máscaras de luchador terá Jimenez guardado no aconchego das partes podengas até ter marcado um golo? Fica a pergunta."

Grave coação sobre as arbitragens

"O Sport Lisboa e Benfica repudia o clima de grave coação e intimidação sobre os árbitros que, de forma concertada, Sporting CP e FC Porto estão a exercer via os seus directores de comunicação.
Isto só visa condicionar as arbitragens já para os seus jogos deste domingo. O que as entidades responsáveis estão à espera para actuar?"

Vermelhão: 2 pontos perdidos!

Rio Ave 1 - 1 Benfica


Não existem milagres! Contra a equipa fora-'grandes', que entrou neste campeonato em melhor forma, um Benfica sem Fejsa, sem Salvio, sem Jardel (a partir dos 15 minutos) - além do Jonas, Haris e Pizzi os outros 3 jogadores em melhor forma neste início de época -, com Júlio César, Zivkovic e Krovi ainda fora de ritmo após as lesões, e ainda sem o Grimaldo e o Mitro... Além das óbvias lacunas defensivas (ainda hoje, após a lesão do Jardel, não havia uma única opção defensiva no banco!!!) Não conseguimos vencer em Vila do Conde... E só não foi pior, porque um 'estranho' Hugo Miguel, marcou uma penalidade a favor do Benfica (clara), algo que vai contra tudo aquilo que ele 'acredita'!!!

Nós não somos os 'ricos' Europeus que têm duas ou três 'equipas' no plantel e conseguem fazer a 'rotação' sem baixar o nível do onze... E mesmo esses 'ricos' têm muita dificuldade em fazer isso, apesar dos orçamentos ilimitados!
Por opção própria a Direcção, o Benfica entrou numa fase de restrições orçamentais... em teoria até posso concordar, mas neste momento acho que este 'regime' auto-infligido, é um exagero... e pode ter consequências graves no futuro próximo do Benfica, até porque uma potencial ausência da Champions na temporada 2018/19 seria muito mau, em todos os aspectos! Já para não falar da oportunidade única de obter o penta...!!!
Numa tentativa de ver as coisas pela positiva: que a perda dos 2 pontos de hoje, seja o 'alarme' necessário para 'acordar' a Direcção... Eu até compreendo, que nestes últimas de mercado, poderá existir algumas boas oportunidades de negócio (o Jonas é um bom exemplo...), mas estamos a 'brincar' com a sorte... Ninguém pense que o Tetra deu um 'crédito' ilimitado, à Direcção, ao treinador e aos jogadores... no Benfica, a ambição, não 'pede' para descansar!!!
Na próxima jornada do Campeonato, na Luz, com o Portimonense, o mercado vai estar fechado... Todos esperamos que alguns dos lesionados estejam disponíveis (será bom realizarem um ou dois jogos particulares para dar ritmo aos menos utilizados)... E todos esperamos que o plantel esteja mais composto, principalmente na defesa... onde as lacunas são óbvias! Isto, é a minha esperança... porque senão vai ser muito complicado!
Hoje, apesar de tudo, e mesmo com um Rio Ave com muita posse de bola (longe da nossa área), principalmente na 1.ª parte, após o 1-1 tivemos tudo para vencer a partida, falhámos alguns golos de forma 'parva'... sem a substituição 'gasta' no Jardel, creio que teríamos 'mexido' mais cedo... e naqueles minutos finais, 'faltou' o Samaris no meio-campo!!!

O jogo não correu bem, praticamente a nenhum jogador... e correu mal a vários! Com ou sem chuva não podemos sofrer um golo daqueles!!!

Como já referi o 'Macron' marcou mesmo um penalty a favor do Benfica, portanto até poderá parecer 'ingrato' falar mal dele, mas é impossível!!! Repito, o penalty é claro... mas, é daqueles que muitas vezes passam sem ser marcados, talvez o 'medo' de estar a ser 'observado' pelo VAR o fez tomar a decisão!!!
Agora, no resto do jogo, tivemos o Huguinho do costume... Critério completamente inclinado na marcação de faltas...
Este é um dos obstáculos que o Benfica tem que ultrapassar quase em todas as jornadas: enquanto o nosso adversário entra com 'tudo' em praticamente todos os lances, os nossos jogadores têm consciência que não se podem 'descuidar', senão o cartão 'salta' fácil... Hoje, foram 16/26 em faltas... E isto condiciona muito outros aspectos do jogo...

Nunca é bom perder pontos, muito menos, antes de uma paragem das Selecções, ainda por cima com os nossos 'inimigos' a jogar amanhã, sabendo que podem aproveitar... e ambos com jogos fáceis (sim, os Corruptos em Braga, é um jogo fácil!).
Mas honestamente, quando vi o calendário e analisei a nossa pré-época, pensei que íamos chegar à 4.ª jornada, com mais pontos perdidos...
Agora, é tempo para rectificar os erros cometidos... E é tempo de recordar que o Benfica, tem que jogar 10 vezes mais, do que todos os outros, porque ser simplesmente melhor não chega!
Se sair um dos avançados não ficarei surpreendido... mas tem que entrar um Defesa-direito (obrigatoriamente), se calhar um Central (a lesão do Jardel preocupa-me...) e um Médio-defensivo vinha mesmo a calhar...