Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Vermelhão: Homens habituados ao frio a resolverem...!!!

Braga 0 - 1 Benfica


Os jogadores continuam a demonstrar, jogo após jogo, que as notícias de que o balneário estava perdido pelo treinador, eram extremamente exageradas! Podemos não jogar com nota artística, pode ser mais em suor do que classe, mas apesar dos graus de eficácia baixos em frente da baliza, continuamos a vencer os jogos mais importantes, contra os adversários teoricamente mais complicados!

E esta noite, acabou por sobressair o tal jogador que foi assobiado no primeiro jogo que fez na Luz: Trubin! Duas defesas gigantes, e mais algumas da dar confiança... e até a resolver cruzamentos difíceis! Normalmente quando os guarda-redes são o MVP é porque o resto da equipa não esteve muito bem, mas neste caso, o factor decisivo foram tais duas defesas, uma delas, mesma a 'fechar' a partida, nem foi tanto pela 'quantidade' de trabalho... É verdade que o Benfica no 2.º tempo, recuou demasiado, ficámos naquele dilema típico da gestão das vantagens mínimas, mas principalmente os Centrais foram resolvendo... e quando a bola 'passou' apareceu o Ucraniano, que obrigou o melhor ataque da Liga, a ficar a zeros!!!


Não podiamos ter entrado melhor no jogo, com um golo, aproveitando as costas da defesa do Braga... mas o 0-1 ao intervalo, soube a pouco! Duas bolas nos ferros, e mais algumas saídas em contra-ataque perigosas...

Aliás, a marca deste jogo, foi exatamente esta predisposição do Benfica, em defender no nosso meio-campo, 'dar a bola' ao adversário, e atacar as costas dos Centrais adversários! Algo que raramente fazemos, que não estamos habituados, e que normalmente os nossos jogadores não gostam...!!! Mas aparentemente o Roger 'descobriu' a formula para este tipo de jogo, com o Tengstedt a ser perfeito para este modelo de jogo... O problema foi quando deixamos de 'ligar' as saídas rápidas no 2.º tempo!

Com o Morato condicionado com um Amarelo na 1.ª falta da partida, ainda sem a confiança necessária no Jurásek (esteve no banco), fomos obrigados a sofrer... quase sempre da mesma forma, mas com a equipa coesa defensivamente, acabámos por conquistar os 3 pontos e a liderança, nem que seja por 24 horas!!!

Um daqueles jogos de suor e raça, que nos nossos principais adversários é sempre super-elogiado, mas quando o Benfica ganha desta forma, é sempre desvalorizado! Até pelos benfiquistas...

Se o Trubin foi o MVP, uma nota para a forma como o Toni foi batido no lance da 2.ª defesa do nosso guarda-redes: o António este ano, na minha opinião, tem tido mais 'falhas' individuais do que em toda a época anterior! Principalmente nos duelos, ou chega atrasado, ou tem medo de ir à queima... Neste lance, houve seguramente cansaço, mas tem que estar mais concentrado...

Aursnes está feito Lateral Direito de grande nível, Kokçu bem... é ele que faz a assistência perfeita para o golo!

Nota ainda, para a 'mudança' do Roger nas substituições: as saídas do Rafa e do Di Maria, ainda por cima em simultâneo foi uma novidade! E fez sentido, num momento do jogo onde o Benfica não conseguia ter bola, jogadores como o Rafa e do Angel, não estavam a fazer nada em campo!



O jogo não foi complicado de gerir pelo árbitro, mesmo assim o Amarelo ao Morato foi ridículo... Não caiu nos mergulhos dos Bracarenses na nossa área, mas esqueceu-se dos Amarelos por simulação! No início da pior fase do Benfica, resolveu não apitar qualquer falta a favor do Benfica, durante vários minutos (estratégia velha, usada muitas vezes para inclinar jogo equilibrados...)! Os 7 minutos de compensação até se podem ajustar, com as assistências ao Trubin, agora comparando por exemplo com os 7 minutos do Benfica - Farense, são ridículos!



Independentemente do que acontecer amanhã no clássico dos Dragartos, vamos ultrapassar um deles (ou os dois), e na pior das hipóteses, vamos chegar ao Natal a 1 ponto da liderança! O que tendo em conta, tudo o que se passou nestas primeiras 14 jornadas, não é nada mau!!! Antes do final do ano, ainda temos o Famalicão na Luz, jogo que será complicado como se comprovou na partida da Taça, e o Benfica ainda não 'atinou' contra equipas com linhas 'recuadas', já que a solução Tengstedt nesses jogos, fica algo a desejar... Mas temos que nos manter vivos na luta pelas competições até Janeiro, aonde podemos fazer algumas retificações na plantel e alguns dos lesionados podem recuperar...

Antes do Natal, teremos o jogo com AVS, na Luz, para a Taça da Liga, onde muito provavelmente o Roger vai dar alguns minutos a jogadores menos utilizados, como o Jurásek, o Cabral, o Guedes e o Gouveia...


Mão cheia...

Vilaverdense 0 - 5 Benfica
Falcón(2), Kika(2), Cintra


Goleada no Minho, na jornada, encaixada entre os dois jogos decisivos com o Frankfurt na Champions! Quinta-feira temos jogo extremamente importante na Alemanha... Sendo assim, muita rotação...

3 pontos...

Juventude Pacense 2 - 5 Benfica

Vitória em jogo disputado em Valongo, ainda sem o Robby...
Partida onde falhámos um Penalty e dois Livres Diretos... e só um dos golos do Nícolia foi de Livre Directo!

Dois pontos perdidos...

Benfica 1 - 1 Tondela
Santos


Empate, com golo sofrido aos 90'!!! Muito frustrante, em mais um jogo onde merecemos os 3 pontos... Excelente golo do Pedro Santos...

Penalty por marcar, que nem com VAR foi assinalado! Daria o 2-0 na altura...

Derrota na Supertaça...

Benfica 34 - 38 Sporting
17-18

Voltaram a faltar pernas na recta final. O plantel é curto, e com as lesões ficamos ainda com menos opções... Acabou por ser um resultado normal!

Objetivo: três pontos


"A agenda desportiva do fim de semana preenche a quase totalidade desta edição da BNews, com destaque para o embate em Braga, hoje, às 20h30.

1. A pensar na vitória
Roger Schmidt refere o que a equipa do Benfica necessita de fazer para somar três pontos em Braga: "Precisamos de uma performance de topo. É o nosso objetivo. Temos estado muito bem nas últimas semanas e temos de continuar. Temos de estar muito focados na parte tática, defender muito bem e também voltar a mostrar a nossa qualidade ofensiva com bola."

2. Final da Supertaça
A equipa de andebol do Benfica disputa hoje, às 18h00, em Santo Tirso, com o Sporting, a Supertaça em andebol. Juntar mais uma às dez já conquistadas pelo Clube na presente temporada é o objetivo. No caminho para a final, o Benfica venceu o Marítimo, por 37-31. +
Jota González considera "muito importante estar na final" e deixa uma garantia: "É um troféu que toda a gente quer ganhar e vamos dar o máximo."

3. Domínio e solidariedade
O Benfica foi claramente superior à Fonte do Bastardo, vencendo, por 3-0, no desafio que opôs as duas equipas, ontem, na Luz. Marcel Matz considera que "jogámos muito bem nos dois primeiros sets (principalmente no sistema de bloqueio-defesa). Merecemos vencer".
Nota ainda para a ação de solidariedade levada a cabo neste encontro em parceria com a Fundação Benfica, consubstanciada na recolha de bens alimentares não perecíveis.

4. Outros resultados
Em basquetebol, o Benfica venceu na Póvoa de Varzim por 58-83. No râguebi, vitória, por 37-7, ante o CDUL. A equipa feminina de hóquei em patins goleou o GC Odivelas (22-0) e a de polo aquático bateu o Fluvial Portuense, por 14-10. Os Sub-19 receberam o Belenenses e ganharam, por 3-0. Esta manhã, as Inspiradoras triunfaram na visita ao Länk Vilaverdense.

5. Agenda
Além das partidas já referidas para hoje, há ainda as seguintes: a equipa B recebe o Tondela, às 15h30, no Benfica Campus; em hóquei em patins, deslocação ao reduto da Juventude Pacense (14h30); no basquetebol feminino, o Benfica visita o Imortal (15h00); e no hóquei em patins no feminino, as águias defrontam, na Luz, o Stuart Massamá (18h00).

6. Protagonista
O treinador da natação benfiquista, Ricardo Santos, é o protagonista da semana. Uma entrevista que pode ser vista, na íntegra, na BTV, e ser lida na edição desta semana do jornal O Benfica.

7. Casa Benfica Ovar
Esta embaixada do benfiquismo completou 25 anos e a BTV acompanhou as comemorações.

8. Benfica no WhatsApp
Subscreva o novo canal do Benfica no WhatsApp, ative as notificações e receba em primeira mão e gratuitamente conteúdos relacionados com o Clube, incluindo o jornal todas as sexta-feiras, a partir das 17h30."

O risco de Roger Schmidt ou uma questão inexistente (pelo menos para quem dirige o Benfica)


"Roger Schmidt é um treinador questionado. O alemão orienta o SL Benfica desde 2022/23 e já venceu uma Liga Portugal.

Roger Schmidt chegou em alta a Portugal. O técnico assumiu o SL Benfica no arranque da temporada 2022/23 e enchia os adeptos benfiquistas de esperança. Era um técnico estrangeiro, com provas dadas em vários países, conhecido ao nível europeu, quiçá mundial. Depois de uma época frustrante com um desgastado Jorge Jesus, finalizando-se a mesma com Nélson Veríssimo, que provou que não tinha (ainda) estofo para ser técnico de um emblema daquele nível, a vinda do germânico foi o melhor que poderia ter acontecido. Este pensamento foi adensado por uma mítica frase, com clara mensagem populista, durante a sua chegada a Lisboa:
«Quem ama futebol, ama o Benfica», afirmou Roger Schmidt aos jornalistas.
Que aficionando não gosta de ouvir tal expressão? O Benfica inclusivamente até criou cachecóis com o novo slogan, criado por um treinador que vinha para ser feliz e que afirmava que amava futebol.
2022/23 correu quase na perfeição. Vitória na Liga Portugal e quartos de final da Champions League, com exibições de encher o olho pelo meio do percurso. Roger Schmidt apresentou Enzo Fernández ao futebol europeu e perdeu-o em janeiro, mas conseguiu que outros atletas se destacassem como Fredrik Aursnes, Gonçalo Ramos ou Alejandro Grimaldo, além dos meninos da formação António Silva e João Neves. No fundo, o projeto de Rui Costa estava a correr como planeado, com vitórias e os sócios contentes.
2023/24 não apresenta a mesma matriz. Estamos em dezembro e o Benfica segue vivo no campeonato e nas taças, mas caiu na Champions, na fase de grupos, confirmando o apuramento para a Liga Europa apenas na última jornada. As exibições, no seu computo global, são muito fracas e há pouca alegria. Roger Schmidt não consegue retirar o melhor das águias e é cada vez mais pressionado pelos adeptos, aos quais lhe foi vendido um irreal “sonho europeu”, cujas culpas nem deveriam ser relacionadas ao técnico, mas sim a Rui Costa.
O alemão, que antes referia que “quem ama o futebol, ama o Benfica”, agora adotava um discurso muito mais agressivo, contra os próprios adeptos:
«Quero dizer obrigado aos adeptos, apoiaram muito o que os jogadores fizeram até ao último minuto. Mas os negativos que fiquem em casa, porque não é bom para a equipa, quem não estiver feliz com o que os jogadores e equipa fizeram por favor fique em casa! Se não estiverem felizes com a equipa por favor fiquem em casa, porque não podemos fazer melhor, com o esforço que os jogadores fizeram é melhor ficar em casa. Se não são capazes de apoiar depois do que os jogadores fizeram hoje, voltem depois quando formos campeões e formos para o Marquês de Pombal. Para estar como estiveram hoje, com os jogadores a fazer o que fizeram, se não respeitam o treinador, então é melhor ficarem em casa, não é aceitável para mim», afirmou na conferência de imprensa do empate entre o Benfica e o SC Farense, em um dos melhores jogos dos encarnados em 2023/24.
Roger Schmidt deixou de estar na moda e não está a gostar disso. Para alguns, as suas declarações foram consideradas normais, depois de lhe terem atirado objetos e o terem apupado severamente quando retirou João Neves de campo. Para outros, foi um ato inadmissível. O que é certo é que Rui Costa viu-se obrigado a vir a público a responder a uma série de perguntas e a exibir de que lado está:
«Falo quase todos os dias com Roger Schmidt e ele sabe a confiança que tenho nele. Não preciso de estar sempre a apregoar à comunicação social. Mesmo aqueles que dizem que me devia ter manifestado mais cedo, nos últimos 20 dias é a quarta vez que falo. Não preciso de falar sempre (…) Obviamente, não posso deixar de lamentar o que aconteceu, creio que em 120 anos nunca se tenha visto situação como a de ontem, não é este o respeito que o nosso treinador merece, um treinador que chegado o ano passado ganhou tanto em meses como o Benfica nos últimos 4 anos, portanto, considero que foi ação completamente despropositada (…) Tem havido campanha grande desde o princípio da época contra Roger Schmidt, é dificil perceber porquê, inclusive esta história de falar inglês ou não, nunca vi com tanto estrangeiro que passou em Portugal, não me lembro de campanha contra estrangeiro por causa da língua… Tem havido campanha enorme de desestabilização, sabíamos de antemão que iam pegar na pessoa que é a grande obreira do projeto, e a reação de ontem é de adeptos que, depois de termos sido campeões, esperavam outra classificação».
O risco de Roger Schmidt ser despedido no caso de uma derrota ou empate contra o SC Braga é um absoluto zero, já que não é um homem “só”. Mesmo que o Benfica tivesse ficado em último lugar no grupo da Champions, a resposta seria a mesma. Porque a qualificação para a Liga Europa só deu mais margem para com os adeptos. Quem decide é Rui Costa e para ele está quase tudo bem.
O alemão planeou a época, definiu certos reforços desde o momento em que chegou ao Seixal (Kokçu ou Aursnes têm o dedo claro do treinador), levou a equipa a títulos em 2022/23 e em 2023/24 ainda pode ganhar tudo internamente, porque Sporting CP e FC Porto estão a um ponto e estão a tropeçar constantemente. E se o Benfica vence a Liga Europa? Isto tudo aliado ao valor da rescisão de Roger Schmidt. O Benfica investiu potente, como um verdadeiro gigante europeu, num projeto com uma figura de proa. Não faz sentido mandar o capitão embora do barco, quando a viagem somente vai a meio.
Por muito que vários benfiquistas já não gostem de Roger Schmidt, que digam que o futebol praticado é aborrecido e que não é com ele que o Benfica atingirá o estrelato (leia-se meias-finais ou final da Champions, algo que não está ao alcance das equipas portuguesas), o antigo técnico do PSV Eindhoven tem muita margem com a direção e lugar garantido até ao final de 2023/24, no mínimo. Vem aí mais um mercado e estará para perceber qual a influência de Schmidt nas contratações.
Algo é certo, o resultado de Braga não define nada. Nem o futuro do Benfica, nem o de Schmidt, nem o de Rui Costa. Mas que alguns parâmetros de jogo têm que ser melhorados, isso é uma realidade, e a serem executados a curto prazo. Afinal, toda a gente adora ter a Luz do seu lado, mas ninguém gosta de vivenciar o seu Inferno."

O SL Benfica é oficialmente participante do FIFA Club World Cup 2025


Tailors - S02E05 - Cajuda...

Terceiro Anel: Diário...

Hora, excerto...