Últimas indefectivações

sábado, 3 de outubro de 2020

Triunfo...

Benfica 3 - 0 Esmoriz
25-13, 25-23, 25-21

Mais complicado do que seria de esperar...

Vitoria em Braga...

ABC 29 - 30 Benfica
(16-13)

Jogo muito complicado, onde se confirmaram mais uma vez os problemas desta equipa... Com o Djordjic a regressar, o Sergey a reconfirmar-se como o melhor reforço... e com o Moreno a confirmar o excelente início de época!

Antevisão...

O mestre do anti-tudo!!!


"Durante a semana arma-se em Madre Teresa de Calcutá, enaltece os árbitros e pede que não haja anti-jogo porque este prejudica o futebol português e transmite péssima imagem a nível internacional.
Durante os jogos põe a sua equipa a distribuir porrada ao longo dos 100 minutos - com a complacência das arbitragens - e depois ainda tem o desplante de se queixar e criticar os outros, quando é levado ao colo em todas as jornadas.

Eis o maior hipócrita e mentiroso do futebol português: Sérgio Conceição.
Futebol Clube do Porto é puro lixo e representam tudo aquilo que de mau existe no desporto.

Nota: Esperamos que o SL Benfica, Fontelas Gomes e Pedro Proença se manifestem perante o tamanho roubo de hoje. Há alguma lei predefinida nos regulamentos que refira explicitamente que os jogos do FC Porto têm de ter 100 minutos quando este se encontra em desvantagem, ou que os os árbitros estão proibidos de expulsar jogadores do FC Porto e/ou marcar faltas a favor da equipa adversária? Aguardamos pelas declarações oficiais. Mas sentados."

Carlos Vinícius | O adeus (inglório) do moleque da pose


"É oficial: Carlos Vinícius sai do SL Benfica, por empréstimo de uma temporada, para os ingleses do Tottenham Hotspur FC equipa comandada por José Mourinho.
O negócio realiza-se por três milhões de euros, ficando os ingleses com uma opção de compra de 45 milhões, aos quais serão deduzidos os três milhões do empréstimo caso a cláusula seja acionada.
Os encarnados continuam, assim, a arrumar a casa, depois de terem falhado o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, que resultou, também, na perda de 40 milhões de euros, que serviriam para equilibrar as contas das “águias”, após um mercado de transferências bastante ativo.
Pois bem, sem os milhões da Champions, já era expectável que os encarnados tivessem de vender alguns dos seus ativos mais valiosos, de modo a manter o equilíbrio e a sustentabilidade financeira. 
Saiu primeiro Rúben Dias, por 68 milhões de euros + 3,6 em objetivos para o Manchester City FC e sai agora, também, Carlos Vinícius para o Tottenham Hotspur. As “águias” perdem, no espaço de uma semana, o melhor central português da atualidade e o melhor marcador da Primeira Liga da época passada.
Carlos Vinicius abandona a Luz após uma época onde marcou 24 golos e somou 13 assistências em 47 jogos, sendo que em grande parte deles partiu do banco. Aliás, é de realçar que o brasileiro fez um golo ou assistência a cada 77 minutos em campo, o que é o melhor rácio de minutos por participação num golo entre todos os jogadores com mais de 300 minutos na Primeira Liga em 2019/20.
A sua saída, apesar de ser difícil de digerir para os benfiquistas – por se tratar de um avançado com golo, mas, sobretudo, por continuarem no plantel jogadores como Seferovic, cuja qualidade é inferior -, explica-se pelo facto de o brasileiro não encaixar no modelo de avançado que Jesus privilegia, pelo que a sua partida já há algum tempo que era expectável.
No entanto, nem tudo são más notícias, pois a saída de Vinícius abre espaço a Gonçalo Ramos, jovem que tem brilhado na equipa B e que integra, agora, os trabalhos do plantel principal. O jovem avançado conta já com sete golos e três assistências em apenas três partidas, pelo que será interessante acompanhar a sua evolução.
Resta agora desejar a melhor sorte do mundo a Vinícius, que chega aos Spurs para ir rodando com Harry Kane, e esperar que o brasileiro faça, também, o gosto ao pé em Inglaterra. Força, Vini! Estaremos cá a fazer a pose contigo."

Bistrot - [FR] « Rescaldo » Spécial Élections - Analyse de la prestation de Rui Gomes Da Silva

Sporting: até quando?


"Clube precisa de paz, militância e capacidade de sonhar: e isso não se consegue sem ouvir os sócios

Quando falo dos resultados desportivos do Sporting, lembro-me sempre de uma frase de Frederico Varandas durante a campanha eleitoral. Dizia na altura o candidato a presidente que o Sporting não pode, de forma alguma, falhar o apuramento para a Liga dos Campeões.
E justificava que falhar o apuramento para a Liga dos Campeões tinha um custo gigante, na ordem dos 60 milhões de euros: não só o Sporting deixava de receber cerca de vinte milhões, como os principais rivais iam ganhar em torno de 40 milhões... e aumentar o fosso para o Sporting.
Dois anos depois de ser eleito, a equipa nunca entrou na Liga dos Campeões. Nem sequer ficou perto. Na última época, por exemplo, acabou em quarto, a dezassete pontos do segundo lugar.
Mas há mais. Nas duas últimas épocas o Sporting foi eliminado por Alverca da Taça de Portugal e por Basaksehir da Liga Europa, foi goleado pelo Benfica e derrotado por Famalicão (duas vezes), por Rio Ave (duas vezes), por Gil Vicente, por Estoril, por Tondela, por Portimonense (já para não falar, obviamente, em FC Porto, Benfica e Sp. Braga).
Para cúmulo de tudo isto, acabou impedido de entrar nas competições europeias desta temporada, no fim de uma goleada sofrida em casa perante o... LASK Linz.
A derrota de ontem, aliás, trouxe-me à memória as maiores humilhações dos anos noventa. As derrotas com Grasshoppers e Casino Salzburgo, e a goleada sofrida em Viena, perante o Rapid. Não duvido que Frederico Varandas é um enorme sportinguista e tem as melhores intenções.
Não duvido também que se mantém cheio de força para fazer história. Mas nesta altura isso não chega. 
É verdade que há atenuantes: entrou num momento terrível e encontrou um clube financeiramente à beira do abismo. Mas entretanto passaram dois anos, Frederico Varandas gastou 65 milhões de euros em contratações e o Sporting continua a definhar: de humilhação em humilhação.
No último fim de semana os associados chumbaram o Relatório e Contas, cuja votação a favor teve até uma percentagem inferior à que Frederico Varandas recolheu nas eleições.
Tudo isto nos transmite que o Sporting está dividido, deprimido e moribundo.
Alguma coisa tem de ser feita.
Antes de mais o clube precisa de paz, para ter tempo e disponibilidade para mudar. Precisa também de voltar a ter os adeptos do seu lado: adeptos militantes, de corpo inteiro com a equipa. Precisa por fim de envolver o clube numa bolha de sonhos e ilusões.
A capacidade de sonhar é muito importante: e neste momento não há em Alvalade essa faculdade, ninguém fantasia com grandes vitórias, o que é normal porque o clube anda deprimido.
Como se muda isto tudo? Dando a voz aos sócios. Pode ser numa eleição ou numa moção de confiança, mas é preciso devolver a voz aos associados. Que até podem escolher manter esta direção. Ou não. Importante é que, seja qual for a decisão, essa seja legitimada pelos sócios.
Ou alguém acredita que é possível prosperar nesta paz podre?"

O desporto é um farol em tempos de pandemia


"Se de algo estamos certos é que o desporto de competição será, uma vez mais, alfobre de capacidades que podem motivar o regressar, o mais cedo possível, a uma normalidade por que todos ansiamos, mas que reconhecemos, hoje, estar ainda longe.

um século, o mundo procurava emergir de um período negro em que dois acontecimentos de âmbito global, a denominada “Primeira Guerra Mundial” e a “Gripe Espanhola”, tinham dizimado mais de uma centena de milhão de seres humanos.
Nos cem anos que se seguiram, até aos dias de hoje, infelizmente poucos locais do Mundo se podem orgulhar, de uma maneira ou de outra, de não terem passado por período de assinalável destruição, sendo, certamente, a meia dúzia de anos que mediou entre 1939 e 1945 o mais trágico de quantos nos assolaram.
O desporto de competição foi, sem dúvida, uma das “invenções” que fizeram parte daquelas que lideraram o desenvolvimento humano ao longo de todo o século XX e soube, nos períodos em que a espécie humana necessitava de algo que a fizesse acreditar no futuro, ser um exemplo de resiliência. Se, logo em 1919, os denominados Jogos Pershing ou Jogos Interaliados foram um sinal evidente da importância do desporto, no relançar da humanidade, em 1945 ainda se combatia na Ásia, nos resquícios do conflito mundial, e já o sueco Sigfrid Edstrom, que viria a ocupar a presidência do Comité Internacional Olímpico, convocava para 21 de Agosto desse ano o que restava da Comissão Executiva do CIO, para uma decisiva reunião onde foram relançadas as bases da recuperação do movimento olímpico, as quais, por arrastamento, se espraiaram por todo o tecido desportivo, contagiando o renascer das federações internacionais de modalidade.
O desporto soube, então, tal como noutras ocasiões menos dramáticas, ser um dos faróis de uma sociedade quase estremunhada a acordar de um destrutível pesadelo. Vivemos hoje aquele que pode ser o mais dramático momento da humanidade do último século, cujo fim não é ainda possível nem realisticamente previsível. É altura de encontrar soluções para um problema que a todos afeta e cuja dimensão não somos ainda capazes de antever. Mas se de algo estamos certos é que o desporto de competição será, uma vez mais, alfobre de capacidades que podem motivar o regressar, o mais cedo possível, a uma normalidade por que todos ansiamos, mas que reconhecemos, hoje, estar ainda longe.
É pelo reconhecimento destas capacidades que temos mais de uma vez afirmado que o desporto tem sido desvalorizado ao longo de todo o processo, não tendo nós, que sabemos profundamente a especificidade das diferentes modalidades e das diversas especialidades que cada uma encerra, sido muitas vezes chamados para ajudar a encontrar soluções para o desenvolvimento da sua prática perante os condicionalismos existentes.
O caminho percorrido desde o início do desconfinamento foi árduo e longo, precisamente porque quem tinha profundo conhecimento dos temas não foi chamado a intervir. Hoje, resolvidos alguns dos problemas das práticas competitivas ao nível dos escalões seniores, persiste a discussão em torno da existência, ou não, de espetadores e o desporto tem sido uma vez mais ignorado. Este foi tema que a Confederação do Desporto de Portugal lançou, na convicção profunda de que uma competição sem espetadores é algo completamente distorcido dos seus objetivos, até pelo que a sua falta representa no desempenho competitivo dos atletas. Estávamos no início do passado mês de agosto e era, então, convicção de que perante o número de infeções diárias com covid-19, situado na ordem da centena, seria o momento adequado para se iniciar a discussão em torno do tema que permitisse, sobretudo, coloca-lo em prática, desde logo, em modalidades de ar livre e ambientes, digamos, “saudáveis”.
Há muito desporto de competição que pode comportar público e nós estamos prontos para discutir como e quando fazê-lo e, como sempre, de forma responsável.
Claro que nem sequer estava a comparar com o que se passa com a possibilidade da existência de público nas atividades culturais em recintos fechados, as quais, devo acrescentar, não só respeito e aprecio como sou incondicional fã!
O desporto de competição foi discriminado e, hoje, quando o número de novas infeções diárias se aproxima do milhar, compreendemos que é muito mais difícil abordar a questão, tanto mais, e muito assertivamente, que muito embora a decisão caiba ao Governo, baseado na opinião da Secretaria de Estado do Desporto, a decisão técnica caberá à Direção Geral da Saúde.
Mas agora que as modalidades desportivas recomeçam a dar os primeiros passos pós pandemia, e estando certo da sua importância como fator extremamente positivo para a motivação e mesmo revitalização da sociedade, o desporto precisa de público e o público precisa do desporto de competição para uma visão mais otimista do futuro. Há muito desporto de competição que pode comportar público e nós estamos prontos para discutir como e quando fazê-lo e, como sempre, de forma responsável."

Vinte e Um - Live - Moreirense...

Fever Pitch - João & Patrick... França!

A saída perfeita de Rúben


"As lágrimas de Fejsa não tinham o fingimento dos cifrões. Tinham o sentimento dos campeões

Rúben Dias fez a saída perfeita. Saiu capitão, saiu a marcar, saiu a vencer, saiu para um clube de topo, deixou os cofres do Benfica recheados e a equipa com substituto. Rúben Dias foi vendido por números irrecusáveis em tempos de números baixos, números que só o seu talento e a capacidade de quem protagonizou a venda fariam possíveis. Rúben soube crescer, soube estar e soube sair. Espero que tenha sorte no modelo defensivo arriscado de Guardiola. Rúben será sempre um dos nossos.
Rúben Dias não foi o único a sair, a saída de Fejsa foi, para mim, arrepiante. Não nasceu aqui, não vem da formação, mas sentiu na alma como poucos aquilo que é o Benfica. Jogou sete anos no Benfica e foi cinco vezes campeão, saiu em lágrimas e deixou-nos o coração em sangue. Fejsa é eternamente um dos nossos, daqueles que quando nos visitam se sentam na cadeira que quiseram e levantam o estádio no agradecimento permanente. Fejsa ficará a torcer pelo Benfica, como todos os benfiquistas ficarão a torcer por ele, porque aquelas lágrimas não tinham o fingimento dos cifrões, tinham o sentimento dos campeões. Pode percorrer o mundo todo que, aqui, terá sempre seis milhões com ele. Obrigado, Ljubomir Fejsa, tu sabes que só nós nos sentimos assim! Fejsa foi embora de uma forma que jamais daqui sairá.
O Benfica não é um clube, não é um negócio, não é um lugar, o Benfica é um sentimento só disponível para quem tiver a graça de por ele ser tocado. Mas, sem demagogias, temos que ter equilíbrio e robustez financeira para dele se cuidar com a melhor capacidade.
Boa vitória sobre o Moreirense, mais uma vez por números escassos para tanto jogo. É muito melhor ganhar 2-0 e saber a puco do que ganhar 1-0 e saber a muito. Estamos a jogar mais e iremos jogar ainda melhor. Lembro que, nas duas primeiras jornadas, o Benfica já fez mais quatro pontos que nos mesmos jogos da última época, contra estes adversários. Nesta fase em que só temos saudades do futuro, percebemos o caminho de Jorge Jesus. O caminho chama-se Farense e, por agora, nada mais interessa.
Faltam cinco dias de mercado, onde uns procuram reforços, outros fazem ajustes de plantel e alguns procuram forma de pagar as contas. Tudo objectivos legítimos e merecedores de atenção."

Sílvio Cervan, in A Bola

Para lá do Benfica

"“O que mais poderei procurar?”, pergunta Nemorino (tradução livre de “Che più cercando io vo?”) na ópera O Elixir do Amor, de Donizetti, mais concretamente na celebérrima ária Una Furtiva Lacrima. Lembrei-me desta passagem ao constatar a emoção de Fejsa durante toda a entrevista, concedida à BTV, para assinalar a despedida do Benfica.
Rodeado pelos 14 troféus que ajudou o clube a conquistar (embora não tenha jogado em duas das quatro supertaças), o nosso (agora) antigo jogador desfez-se em pranto, incapaz de suster as lágrimas, como que se perguntando o que mais poderá procurar após sete anos de águia ao peito.
Fejsa não foi formado no Benfica, mas defendeu as nossas cores com benfiquismo. Graças ao seu profissionalismo, competência, dedicação, espírito de equipa, capacidade de superação e competitividade, portanto, numa palavra, mística, o sérvio revelou ser um jogador modelo para todos os que ambicionam, um dia, merecer a suprema honra de representar o nosso clube.
Rúben Dias reúne as mesmas qualidades de Fejsa, mas exacerbadas pelo benfiquismo de berço, além de ter ainda muitos anos de futebolista pela frente. Embora mais contido que o antigo colega, aquela pausa na entrevista rápida após o jogo com o Moreirense foi muito reveladora. O Rúben não interrompeu o discurso para pensar no que haveria de dizer; pelo contrário hesitou porque sabia perfeitamente o que lhe ia na alma. Tento imaginar-me no lugar dele: convicto de ter dado o passo certo, futebolística e, sobretudo, financeiramente, mas ciente de que, só talvez num futuro a longo prazo, voltaria a orgulhar-me de representar o meu clube. As libras são muitas e a ambição profissional é satisfeita, mas não deve ser fácil."

João Tomaz, in O Benfica

Nós, os perigosos adeptos


"Sempre que podia ir ao estádio ver o SL Benfica, fazia-o na companhia de bons amigos e dos seus filhos. Somos malta entre os 15 e os 60 e tais, gente que se exalta, que vibra, que diz uns disparates, mas que não faz mal a ninguém, nem deixa que a violência seja uma realidade nas bancadas. A maioria de nós, que vamos aos estádios, é assim: adeptos fervorosos dos seus clubes, mas pacíficos. Claro que damos uns abraços quando o Benfica marca - e uns high five entre nós e aos desconhecidos que estão por perto. Às vezes lá vai uma cerveja sem álcool entornada degrau abaixo. E até já houve um dia em que uma queijadinha de Sintra saltou do pacote e foi aterrar no colo de um adepto mais idoso, duas filas acima.
Não fazemos parte daquela franja de delinquentes que assaltam bombas de gasolina, que perseguem adeptos de clubes rivais, que marcam encontros para andar à pancada, que ameaçam árbitros, que invadem academias, que picham paredes de casas de treinadores e jogadores quando as coisas não correm bem, que atropelam, espancam e matam outras pessoas por defenderem uma cor diferente. Não são esses, mas nós - os totós dos abracinhos a desconhecidos -, os grandes responsáveis pela falta de público nas bancadas dos estádios de futebol portugueses. Só pode! É porque aos criminosos quase nunca lhe foi proibida a  entrada num recinto desportivo. Já a todos nós, sim. E todas as semanas continuamos a não poder apoiar a nossa equipa, porque podemos aproximar-nos demasiado uns dos outros. Venho por isso pedir-vos desculpa por estes comportamentos que, pelos vistos, têm impedido o regresso do público aos espectáculos desportivos em Portugal. Maldita queijadinha."

Ricardo Santos, in O Benfica

Boa sorte, Rúben!


"Rúben, não te chamo de capitão porque acredito que essa alcunha ainda pertence ao Luisão, no entanto, sinto que poderias perfeitamente ter escalado essa mesma montanha da liderança se por cá continuasses. Achava eu que estava num bom caminho para superar a derrota com o PAOK, e agora percebo que, naquele dia, quanto o árbitro apitou para o final da partida, não estávamos a perder apenas a entrada na Liga dos Campeões. Ali, perdíamos-te também a ti. A tua saída custa pela tua qualidade, claro. Qual é o empreiteiro capaz de construir um muro de betão com pernas da noite para o dia? Tu próprio demoraste 10 anos até saíres da fábrica do Seixal. Eu estava lá em 2017, no Bessa, quando te estreaste ao lado do Luisão. Qualquer benfiquista atento sabia que o futuro daquele número 66 estava condenado ao sucesso. Três anos depois, aí vais tu, a caminho do melhor campeonato do mundo. Enfim, compreendo a diferença entre visitar Old Trafford, Anfield Road ou o St. James Park às 15h00 de um sábado e o Estádio dos Arcos ou o nevoeiro da Choupana às 21h00 de um domingo.
Percebo, mas o desgosto de te ver partir é complicado de consentir. O mais difícil de aceitar é o facto de saber que levas contigo um pedaço do Benfica. Quem vai explicar aos uruguaios, brasileiros e argentinos e significado da palavra mística? Não eras o único mensageiro, eu sei, mas eras a garantia de que a mensagem seria transmitida a cada cara nova durante uns bons anos. O bater no símbolo, a voz de comando, os golos festejados com a mesma euforia de um comum adepto. Entraram quase 70 milhões de euros nos cofres, e, ainda assim, sinto que ficámos mais pobres."

Pedro Soares, in O Benfica