Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Do D'Artgnan ao cavalo do Gary Cooper

"Foi surpreendente o zero a zero no Dragão no reencontro oficial dos emblemas, respectivamente, mais absolvidos e mais condenados do processo do Apito Dourado.

A troca de galhardetes entre Jorge Jesus e José Mourinho é assunto que morreu na semana passada. Quem o enterrou foi o treinador do Benfica que, ao invés do treinador do Chelsea, não tem licenciatura universitária mas teve o bom senso prático de não dar corda ao boneco.
Até porque percebeu que a conversa lhe estava de feição, Jorge Jesus não deu troco às tiradas literárias de um José Mourinho fazendo-se douto e sabido perante um maltrapilho da língua e da gramática, porque foi a isto que o treinador do Chelsea quis reduzir o treinador do Benfica. Foi feio.
De uma maneira geral, as simpatias da opinião pública ficaram-se pela causa do maltrapilho neste combate desproporcionado e, por isso mesmo, para o inglório campo do amesquinhador.
Há expressões idiomáticas bem engraçadas na nossa língua, no nosso jargão. «Conheces fulano tão bem como eu conheço o D’Artagnan» é uma delas e não obriga a um conhecimento da obra de Alexandre Dumas, antes pelo contrário.
E há outros exemplos do género que até poderiam ser úteis ao próprio José Mourinho. Atente-se no episódio recente do empate do Chelsea em Manchester.
Os londrinos deslocaram-se à casa do campeão City, viram-se a ganhar por 1-0 mas acabaram por se deixar empatar bem perto do fim do jogo, mercê de um golo de Frank Lampard, jogador que o Chelsea deixou sair para o rival depois de um romance de parte a parte que durou 13 anos em Stamford Bridge. 
Naturalmente, terminado o jogo, a malévola imprensa britânica abeirou-se do treinador do Chelsea para colher a reacção do português ao golo do seu antigo jogador. Mourinho saiu-se com um «a história de amor acabou» o que, francamente, não é nada de especial como saída.
Mais lhe valia ter-se inspirado na velha e consagrada tirada do grande e já desaparecido António Medeiros, outro treinador sem licenciatura universitária, que um dia, aborrecido com as questões que lhe colocavam alguns adeptos em fúria, a todos respondeu com um «vão mas é conversar com o cavalo do Gary Cooper!»
Lembram-se? E acabou-se logo ali a conversa.
E tal como não é preciso ter lido Dumas para «não conhecer» o D’Artagnan, também não é obrigatório um doutoramento em coboiadas nem, muito menos, uma medalha de ouro num concurso olímpico de hipismo para se poder mandar alguém ir falar com «o cavalo do Gary Cooper».
Pelo menos é assim que eu vejo as coisas e com toda a imparcialidade.

O Moreirense esteve uma hora e picos a ganhar por 1-0 ao Benfica no Estádio da Luz e durante uma hora e picos ouvi-os cantar pelo caminho no regresso a casa.
O treinador do Moreirense, como quem não quer a coisa, tinha avisado nas vésperas do jogo. «Se trouxermos os três pontos vimos a cantar o caminho todo.» Aparentemente ninguém fez caso. E chegando o Moreirense ao intervalo a vencer por 1-0 o Benfica, não se podendo dizer que o resultado fosse inferior à exibição, era justo o prémio para os organizadíssimos visitantes.
E ainda mais justo o castigo para os lentíssimos donos da casa a quem, sejamos francos, nunca passou pela cabeça, ao longo do exasperante decorrer de uma tarde sofrida e desinspirada, verem-se na posição de líderes isolados do campeonato pelo fim da noite.
Por tudo isto, foi ainda mais saboroso o balanço do fim-de-semana.
No entanto, da exibição coletiva do Benfica pouco há a reter para além de alguns factos soltos. Tais como o empenho a 100% de Enzo Pérez, o regresso de Lima aos golos, uma bela estirada de Júlio César evitando um auto-golo de Jardel e, pairando acima destas ocorrências, a acertadíssima bomba de Eliseu que abriu o caminho à vitória.
Se estavam à espera os nossos jogadores de receber uma estrondosa ovação depois de perder em casa com o Moreirense, desenganem-nos rapidamente por favor. Estas singularidades do comportamento do público são isso mesmo, singularidades. E convém não abusar.
Agora segue-se uma viagem ao Estoril. O Estoril, ao contrário do Bayer de Leverkusen, é que é do nosso campeonato. Cuidado com o Kuca.

A diferença de potencial entre o FC Porto e o Boavista é de tal monta que nem os mais optimistas entre os seus rivais acreditaram que, com menos um em campo desde o meio da primeira parte, não conseguiria a renovada equipa azul e branca desembaraçar-se com toda a naturalidade do Boavista.
Passaram-se, entretanto, seis anos sem o Boavista entre os grandes. E na ante-ante-véspera do juízo jurisdicional sobre a não-existência da fruta, no decorrer do tal ressuscitado primeiro derby da Invicta logo aconteceu uma expulsão de um jogador do FC Porto antes da meia hora de jogo. Terá sido, conclui-se, a vingança do xadrez.
Foi, sem dúvida, surpreendente o zero-a-zero no Dragão no reencontro oficial dos emblemas, respectivamente, mais absolvidos e mais condenados do processo do Apito Dourado.
Foi um bom jogo em termos de empenho de todos os intervenientes. Sem Maicon em campo, houve vinte e duas oportunidades para desfeitear Mika, contou Julen Lopetegui logo na flash-interview. É muita oportunidade desperdiçada.
O atributo mais notável que vem revelando este regressado Boavista é o contágio da equipa pela personalidade do seu treinador. Na noite de domingo foram 11 Petits em campo. Neste FC Porto em construção, tantas são caras novas, que também a personalidade do seu treinador só pode ser, para já, a argamassa da equipa.
Resumindo: 11 Petis contas 10 Lopeteguis deu no que deu: 0-0.

NO nosso panorama audiovisual surgem agora os três grandes empatados visto que cada um tem o seu canal próprio de televisão. O Sporting foi o último a chegar a este patamar tecnológico e informativo e, uma vez mais, os últimos são os primeiros. E os primeiros em quê?
É um facto indisputado que nenhuma estação de televisão propriedade de um clube de futebol, seja em Portugal seja na Conchinchina, nasceu para dar cartas na dificílima arte do desapego e da imparcialidade no que diz respeito ao comentário a embates desportivos envolvendo as suas cores.
No entanto, é caso para se dizer que, em termos dos mínimos expectáveis nesse capítulo, a Benfica TV e o Porto Canal, por comparação com a Sporting TV, estão à altura de um Washington Post por comparação com a sempre desbocada Gazeta de Mira Coelhos que, se existisse, haveria de ser obra.

FERNANDO SANTOS é o novo seleccionador nacional. Chega ao cargo que é um castigo, face ao panorama geral, com um outro castigo aos ombros, este imposto pela FIFA. Fernando Santos já soma dois castigos e ainda nem começou.
Merece, por isso mesmo, toda a simpatia o seleccionador que já foi treinador do FC Porto, do Sporting e do Benfica. A escolha de Fernando Gomes, em termos de não fazer ondas e deixar toda a gente satisfeita, não podia ter sido mais criteriosa e cuidada.
Sobre o castigo imposto pela FPF a Fernando Santos – obrigando-o a ser seleccionador nacional em maré muito baixa de seleccionáveis – está já tudo dito. Sobre o castigo que lhe foi imposto pela FIFA garante a imprensa que pode ser revista e diminuída a pena aplicada. Ou seja, Fernando Santos pode ir mais cedo do que se esperava para o banco de Portugal.
A acontecer, trata-se de uma situação curiosa porque sendo encurtado o castigo ao ex-seleccionador da Grécia, como consequência é aumentado o castigo ao novo seleccionador de Portugal, obrigando-o a ir para o banco mais cedo que estava previsto… Boa sorte, mister!"

Leonor Pinhão, in A Bola

Fernando Santos

" 'Habemus' seleccionador! Fernando Santos foi o escolhido. Ainda bem. Trata-se de um treinador português, maduro, sabedor, exigente, justo, rigoroso. E, não menos importante, é um homem de carácter, com princípios e valores éticos às vezes tão arredios do futebol. Sem alardes folclóricos e amuletos inconsequentes, nem amuos de quem parece andar mal com o mundo.
Tem pela sua frente um caminho tão aliciante quanto complexo. Na minha opinião de mero observador, a nossa selecção precisa de uma radical renovação e regeneração. Exige, também, uma alteração de mentalidades em muitos jogadores, que precisam de sentir a alegria e o orgulho de envergar a camisola representativa do nosso país.
Mas isto não se faz do dia para a noite. Necessita de pesquisa, estudo e paciência. Em Portugal, vai-se notando um rareamento de grandes jogadores. Ou porque não os há mesmo, ou porque estão envoltos no nevoeiro de um relativo anonimato até chegarem a um dos grandes clubes. Fernando Santos é a pessoa certa para este enorme desafio. Homem sereno, humanista e perseverante sabe bem quão importante é resgatar a selecção de interesses particularistas, de jogos de sombras, de egos potenciadores e de vaidades tontas e quão necessário se torna devolver-lhe a alegria de jogar, a simplicidade de se se estar nos eleitos e o orgulho de pertença.
Agora que Fernando Santos deixou a selecção helénica e vivendo nós num mundo globalizado, faço votos para que não se veja grego a treinar Portugal, que os atletas não joguem para inglês ver e que o novo seleccionador os ponha a jogar como um relógio suíço."

Bagão Félix, in A Bola

Bebé Tiago...

Ritmo Benfica...