Últimas indefectivações

sábado, 2 de julho de 2016

Para os lados e para trás

"Fãs de Portugal e fãs ou Bayern Munique, o que têm em comum? Um grande sorriso, naturalmente. De um lado e do outro não houve quem não rejubilasse com o Polónia-Portugal. Os portugueses porque viram a equipa nacional qualificar-se para as meias-finais do Europeu ao cabo de 5 empates nos 90 minutos regulamentares - é obra! Os adeptos do Bayern Munique porque viram um jogo abrilhantado com dois lindos golos de jogadores dos seus quadros, - Lewandowski e Renato Sanches, o que também não deixa de ser obra. Mas obra do poder financeiro, convirá acrescentar. Os opulentos, no mesmo jogo, ainda voltaram a ver os mesmos contratados acertar com distinção nas redes quando chegou o momento do desempate através de grandes penalidades.
Ficaram os portugueses encantados com a boa fortuna que os vem acompanhando neste torneio - oxalá se venha a dizer que este foi um Campeonato da Europa atípico...- e ficaram os adeptos bávaros com a soberba reforçada tendo em conta o contributo efectivos das suas duas estrelas. No Portugal ideal, onde a clubite mete férias quando joga a Selecção Nacional, o voo triunfal de Rui Patrício bem poderia ter relançado o arraial de bandeiras às janelas no centro de Lisboa se no centro de Lisboa, no lugar de forasteiros. ainda vivessem portugueses.
Na Alemanha, no entanto, talvez por ser um país mais industrializado, a clubite nunca mete folga. Por isso, mesmo os adeptos do rival Borussia Dortmund ficaram destroçados com os golos de Lewandowski - um cepo de todo o tamanho - e de Renato Sanches - que só joga para os lados e para trás. Onde é que já se viu uma coisa destas?"

'There's a new kid in town'

"Massy - Quem não conhece a canção dos Eagles (não têm nada a ver com o Benfica), do álbum Hotel California, There's a New Kid In Town (que pode traduzir-se como Há Um Miúdo Novo Na Cidade)? Ora é precisamente essa a sensação que se tem quando se passa os olhos pela Imprensa internacional a propósito de Renato Sanches. Se em vez de uma referência discográfica tivesse ido à procura de uma analogia cinematográfica, A Star is Born (Nasceu Uma Estrela), de George Cukor, também serviria. Mas o que tem Renato Sanches para, de forma tão estrondosa, entrar pela porta grande na galeria dos protagonistas do Euro-2016? Além do talento que Deus lhe deu e de tudo o que trabalhou e aprendeu no Benfica, o novo jogador do Bayern esteve, esta época, no sítio certo à hora certa.
A começar pelo dia 25 de novembro de 2015, 40 anos depois de uma data importante para a democracia portuguesa, quando Renato foi titular pelo Benfica na Champions, frente ao Astana, um mês e quatro dias depois de ter estado na vitória dos encarnados, em Istambul, sobre o Galatasary, por 11-1, na Youth League. Na montra da Champions League Renato deu nas vistas e foi, sobretudo, graças ao que aí fez que fundamentou o interesse do Bayern (convencido a abrir os cordões à bolsa depois dos dois jogos com o Benfica, em que viu o que o Bulo da Musgueira podia fazer). Já depois de ter assinado pelos bávaros, Fernando Santos convocou-o para o Euro-2016, quiçá na sequência da lesão que impediu o excelente Bernardo Silva de estar em França. E novamente num palco de luxo Renato abriu o livro e revelou-se, de forma exuberante, ao planeta do futebol, como uma das maiores promessas da próxima década, sem perder nada para Martial, Dier ou o seu novo companheiro Kimmich.
O futuro pertence a Renato Sanches, assim não lhe falte cabeça para concretizar um processo de crescimento conseguido. Mas, até para isso, parece-me que está no clube certo...

Gales - O conto de fadas do País de Gales continua. Mesmo sem Leigh Halfpenny, Sam Warburton e George North, a turma galesa arrasou a Bélgica e vai medir forças com Portugal na meia-final. Pelo sim, pelo não, antes do jogo de Lille fui jantar a um restaurante belga e tratei de ganhar de goleada às moules e as frites, como a imagem mostra. É verdade, não queria os belgas. Venham os Bales..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Celis

Guilhermo Celis assinou por 5 anos com o Benfica.
Tenho muitas dúvidas sobre a qualidade deste reforço. Os jogos que vi, e os vídeos que visionei deixaram-me de pé atrás! Ainda por cima, com Fejsa, Samaris,como 'primeiras opções' ainda temos o André Almeida... e o Dawidowicz (tenho muitas esperanças no Polaco para esta época!).
Mas vamos ter que dar o benefício da dúvida... vai chegar com ritmo de jogo, esteve na Copa América, mesmo sendo pouco utilizado!

Esta inflação de extremos e 'trincos' pode indicar uma alteração do Modelo de jogo do Benfica, com um duplo Pivot defensivo no meio-campo, e extremos com mais liberdade ofensiva... pessoalmente, prefiro um '6' declarado com um '8'... mas até agora, 'substituto' do Renato, nem vê-lo!!!!!! E na minha opinião precisamos de dois...

Benfiquismo (CLII)

Mítica...