"Se dúvidas houvesse sobre o tema do momento, as eleições no Benfica eliminaram as derradeiras reservas: o negócio dos direitos de transmissão televisiva do futebol profissional. A recente denúncia pela Liga, junto da Autoridade da Concorrência, das ilegalidades dos contratos dos clube profissionais com a PPTV/Olivedesportos, por um lado, e a posição da SAD benfiquista em não renovar contrato com o detentor do monopólio actual (com posição formalizada junto da CMVM), por outro, constituem duas realidades que prenunciam o futuro: avançar para a centralização dos direitos televisivos na Liga ou, em alternativa, num “cartel” concertado de clubes (fora da Liga).
Este último cenário só é possível com um ou mais dos três clubes grandes a liderar e a oferta de uma plataforma audiovisual multinacional; no presente momento histórico, esse clube grande só pode ser o Benfica, mas só o será se outros clubes e SAD virem nesse processo uma emancipação rentável em relação ao sistema actual. Nesta circunstância, parece que os outros dois clubes grandes perderam todo e qualquer protagonismo quando renovaram os seus contratos e se encostaram ao monopolista. À Liga, para o primeiro dos caminhos, cabe convencer o Benfica – ou qualquer outro dos grandes – que essa “segmentação” do mercado tira valor ao produto e todos os que sobram da Olivedesportos se devem juntar na associação da Rua da Constituição. À Olivedesportos, para combater qualquer dos dois caminhos, compete capitalizar o “direito de preferência” em relação a outras ofertas futuras e mostrar que tem capital (ou crédito) para ainda ser o único “player” que se chega à frente com dinheiro e paga.
Não é difícil prever que a questão dos direitos televisivos será a pedra de toque da reconfiguração das estruturas de poder no seio do futebol. 1) A Liga, ao montar a guerra contra o monopólio, joga muito do seu futuro enquanto entidade agregadora dos clubes sem dinheiro. 2) A Federação mostra-se bipolar, apostada que está em asfixiar economicamente a Liga, enquanto gere (ou desperdiça?) o cofre cheio de Madaíl. 3) O “mapa” da rede de interesses entre os grandes e os restantes clubes pode mudar radicalmente. A televisão, capaz de “mudar o Mundo”, pode impor novas “leis”, em nome do respeito pelas leis da concorrência. Cá estaremos para ver os próximos episódios.
Este último cenário só é possível com um ou mais dos três clubes grandes a liderar e a oferta de uma plataforma audiovisual multinacional; no presente momento histórico, esse clube grande só pode ser o Benfica, mas só o será se outros clubes e SAD virem nesse processo uma emancipação rentável em relação ao sistema actual. Nesta circunstância, parece que os outros dois clubes grandes perderam todo e qualquer protagonismo quando renovaram os seus contratos e se encostaram ao monopolista. À Liga, para o primeiro dos caminhos, cabe convencer o Benfica – ou qualquer outro dos grandes – que essa “segmentação” do mercado tira valor ao produto e todos os que sobram da Olivedesportos se devem juntar na associação da Rua da Constituição. À Olivedesportos, para combater qualquer dos dois caminhos, compete capitalizar o “direito de preferência” em relação a outras ofertas futuras e mostrar que tem capital (ou crédito) para ainda ser o único “player” que se chega à frente com dinheiro e paga.
Não é difícil prever que a questão dos direitos televisivos será a pedra de toque da reconfiguração das estruturas de poder no seio do futebol. 1) A Liga, ao montar a guerra contra o monopólio, joga muito do seu futuro enquanto entidade agregadora dos clubes sem dinheiro. 2) A Federação mostra-se bipolar, apostada que está em asfixiar economicamente a Liga, enquanto gere (ou desperdiça?) o cofre cheio de Madaíl. 3) O “mapa” da rede de interesses entre os grandes e os restantes clubes pode mudar radicalmente. A televisão, capaz de “mudar o Mundo”, pode impor novas “leis”, em nome do respeito pelas leis da concorrência. Cá estaremos para ver os próximos episódios.