Últimas indefectivações

domingo, 24 de novembro de 2024

Regresso à competição


"Após mais uma paragem para compromissos das seleções, o Benfica volta à ação ao receber o Estrela da Amadora, na Luz, às 20h45, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Motivados e focados
O treinador do Benfica, Bruno Lage, salienta: "O mais importante é o que temos de fazer durante os 90 minutos, fazer um bom jogo e vencer a partida, porque um dos nossos objetivos é seguir em frente e levar a equipa até à final e vencer a Taça de Portugal."

2. Outros jogos do dia
O dérbi com o Sporting em râguebi no feminino, às 16h00, é no Estádio de Honra da Cidade Universitária de Lisboa, e o embate de voleibol, na Luz, com o Leixões tem início marcado para as 17h00. Também há dérbis no polo aquático, ambos em casa do Sporting (masculinos às 16h30 e femininos às 18h30).
Nesta manhã, a equipa B visitou o Portimonense e ganhou por 0-2.

3. Agenda para amanhã
Os Sub-19 visitam o Lusitânia nos Açores (11h00 locais), os Sub-17 deslocam-se à Académica (11h00). Às 11h30 começa o clássico de hóquei em patins, no Dragão Arena, entre FC Porto e Benfica. A equipa feminina de voleibol atua no pavilhão do Braga (15h00). As equipas femininas de basquetebol e futsal recebem o CPN (15h00) e o Futsal Feijó (19h30), respetivamente.

4. Convocada
Marit Lund integra a mais recente convocatória da seleção da Noruega.

5. Fórum de treinadores
Treinadores das equipas seniores, masculinas e femininas, das modalidades de pavilhão partilharam experiências e conhecimentos em torno dos valores e da identidade do SL Benfica.

6. Reforço da mística
A equipa feminina de voleibol do Benfica visitou o Departamento de Reserva, Conservação e Restauro. "Porque temos muita gente nova no Clube e no país, é mesmo muito importante virmos cá e termos a consciência de quão grande é o Benfica e quantas conquistas já foram feitas", afirma Rui Moreira.

7. Uma visita especial
Jacqueline Stewart, filha do mítico treinador Jimmy Hagan, emocionou-se com objetos relativos à passagem do seu pai pelo Glorioso durante uma visita ao Estádio da Luz e ao Museu Benfica – Cosme Damião.

8. Captações no atletismo
Os treinos de captação, para jovens nascidos entre 2009 e 2013, realizam-se no dia 30 de novembro (sábado), entre as 13h30 e as 16h30, na Pista Municipal Professor Mário Moniz Pereira, em Lisboa.

9. História
Veja a habitual rubrica das manhãs de quinta-feira da BTV.

10. Casa Benfica Danbury
A BTV acompanhou a celebração da nova imagem desta embaixada do benfiquismo nos Estados Unidos da América.

11. Casa Benfica Arouca
O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, marcará presença na inauguração das novas instalações desta embaixada do benfiquismo, agendada para 30 de novembro."

Jogo da Palavra: José Manuel Delgado...

RND: 45 minutos...

11: Gonçalo Moreira...

Lanças...


História Agora


A farsa dos treinadores que são e não são: organizem-se, por favor


"SENDO o respeito a base mínima para vivermos em sociedade, devo dizer que tenho todo o respeito e — acrescento para sair da base e tentar exprimir-me melhor — consideração por Tiago Teixeira (por razões que nem vêm ao caso).
Todo o respeito e consideração por João Pereira, pelo Sporting, pela FPF, pela UEFA e pela ANTF.
Como jornalista, cidadão, adepto e consumidor de informação acho, no entanto, que não fui considerado nesta farsa de ter o treinador UEFA PRO, em vez do verdadeiro, a falar nas primeiras conferências de imprensa do Sporting pós-Amorim.
Com todo o respeito por todas as partes e suas razões, ocorre-me o soundbyte daquela anedota de mau gosto: «Organizem-se!»

De chorar por mais
A equipa de andebol do Sporting parece querer tornar-se um caso muito sério. 39-28 ao PSG não é para todos.

No ponto
A visita de André Villas-Boas a Angola ajudou a perceber a verdadeira dimensão do FC Porto.

Insosso
O treinador sabe sempre mais que quem vê de fora, mas não foi bonito o que aconteceu a Quenda na Seleção. De todo.

Incomestível
O Sporting corre riscos de não poder encher Alvalade na Champions por causa da pirotecnia. Será isto amor ao clube?"

As cadeias alimentares no futebol


"A Liga dos Campeões distribuiu cerca de 2000 milhões de euros pelos participantes em 2023/24 – a Taça dos Libertadores da América entregou meros 214.
O vencedor da principal competição europeia, que no ano passado foi o Real Madrid, pode faturar até 114 milhões de euros; o campeão da Libertadores de 2024, o Botafogo ou o Atlético Mineiro, vai receber 31.
Estas diferenças, assim como a posição de Flamengo e Palmeiras na classificação do site Transfermarkt dos clubes mais valiosos do planeta, em 59.º e 60.º, respetivamente, entalados entre os franceses de meio da tabela Nice, 58.º, e Rennes, 61.º, são citadas dia sim, dia sim, no Brasil para demonstrar a luta desigual entre o futebol sul-americano e o futebol europeu. E para justificar o undecacampeonato – o palavrão é atribuído a quem é campeão 11 vezes seguidas – dos representantes do Velho Continente no Mundial de Clubes, cinco do Real Madrid, dois do Bayern, um do Barcelona, um do Chelsea, um do Liverpool e um do Manchester City, e apenas seis vezes em finais frente a clubes sul-americanos.
«É a ditadura do capital», lamenta-se no Brasil. «Uma injustiça», queixam-se as torcidas locais. O mundo é, de facto, demasiado desigual – e o mundo do futebol acompanha-o. Mas a desigualdade dói mais quando a sentimos na pele do que quando fazemos outros senti-la.
«Aqui [na Argentina] entre o Torneio dos Campeões do Mundo e a Copa da Argentina não dá nem para cobrir os autocarros dos adeptos... mas o clube pertence aos sócios», escreveu Juan Sebastián Verón, hoje presidente do Estudiantes de La Plata, numa rede social, por entre emojis de sorrisos, provavelmente amarelos. La Brujita comentava a notícia dos quase 16 milhões de euros ganhos pelo Flamengo com o triunfo na Copa do Brasil, sobre o Atlético, há dois fins de semana. O Fla faturou 32 vezes mais do que o vencedor da Copa da Liga argentina, precisamente o Estudiantes, de Verón, um arrebatado defensor das SAD no seu país.
Ou seja, da mesma forma que os brasileiros (e demais sul-americanos) se sentem impotentes para lutar contra o poder do capital europeu ilustrado no tal undecacampeonato, os argentinos (e demais sul-americanos) sentem-se impotentes para lutar contra o poder do capital brasileiro ilustrado no seu hexacampeonato, a contar já com 2024, na Libertadores.
É a tal cadeia alimentar que, traduzida para Portugal, permitiu ao Sporting desviar o treinador do SC Braga em 2020 e ao Manchester United desviar o treinador do Sporting em 2024."