Últimas indefectivações

domingo, 15 de setembro de 2013

Goleada com espectáculo...

Benfica B 5 - 1 Leixões

Vitória folgada, inteiramente justa, da melhor equipa em campo. E que confirmou aquilo que já tinha observado: esta época a nossa equipa B, joga mais bonito... pode não ser tão eficaz, mas tem um estilo de jogo mais ofensivo, e não tem medo de ter a bola nos pés...
Começamos a dominar, mas nos primeiros ataques do Leixões, o 'inefável' Colina de Braga, a.k.a. Cosme Machado, inventou um penalty contra o Benfica, num mergulho descarado do jogador de Matosinhos. A consciência pesou tanto, que logo a seguir numa disputa de bola embrulhada do Hélder Costa na área do Leixões marcou penalty a nosso favor (não me pareceu falta )!!! Pouco depois, vermelho para o Nuno Silva do Leixões por uma entrada absurda... Se até aqui, só dava Benfica, com mais um, só deu mesmo Benfica, e os golos foram aparecendo com naturalidade. Num jogo, jogado a bom ritmo, com intensidade, melhor que a maior parte dos jogos da I Liga!!!
Além dos penalty's o Cosme espalhou toda a sua magia no campo, durante os 90 minutos, destaco: uma falta descaradíssima sobre o Bernardo, em cima do risco da área, em que o Cosme não marcou nada...!!! Se calhar ficou com medo de marcar um 2.º penalty a favor do Benfica (por acaso a falta é fora da área); fora-de-jogo absurdo tirado ao Lindelof!!!

O Cavaleiro continua a ser o destaque maior: está com as pilhas todas!!!
Gostei da estreia do Funes Mori, é verdade que só marcou de penalty, mas mostrou bons pormenores, tem caparro, é rápido, bom jogo de cabeça... falta verificar a tomada de decisão em frente da baliza.
O Gianni também se estreou este ano: finalmente temos um defesa esquerdo. Cauteloso, atacou pouco, mas como já tinha reparado, o rapaz sabe mesmo cruzar!!!
Já tinha reparado no Lolo, mas hoje teve mais minutos para se mostrar, e gostei muito. Pareceu-me mesmo, um jogador com ritmo de I Liga. O facto de ter experiência na divisão maior em Espanha pode explicar os indicadores muito positivos. Arrisco mesmo a dizer, que com todos os problemas que temos com lesões com os extremos da equipa principal, aqui está um opção válida... hoje, de imediato.
Notei também alguma evolução no Uros Matic, mais rápido, mais solto, e melhor nas recuperações de bola, cada vez mais parecido com o irmão!!!
O Bernardo continua a evoluir... vi o jogo com um Benfiquista que ainda não tinha visto o Bernardo: ficou maravilhado!!! Inclusive com a capacidade de pressão e recuperação de bola que o miúdo tem. Realmente não é normal, um '10' como o Bernardo correr tanto sem bola!!! Ao contrário de alguns, não creio que esteja pronto para a equipa principal, precisa de mais uns quilos de músculo, e alguma experiência na tomada de decisões, mas para a próxima época, no máximo, tem que fazer parte do plantel principal!!!
O Hélder Costa terá feito hoje um dos seus melhores jogos, mais objectivo... mas continua com problemas no 1x1 !!!
O Lindelof continua a demonstrar qualidade para trinco... excelente adaptação.
O Filip Markovic, voltou a demonstrar boa técnica, mas pouca intensidade...
Os centrais (Steven, Mitrovic) tiveram pouco trabalho. Tal como o Bruno Varela.
O Harramiz entrou para marcar... num lance onde existe mais um penalty não marcado pelo Cosme!!!
Deixo o Cancelo para o fim, porque o rapaz continua-me a irritar!!! Quando pega na bola, acelera, e não passa a bola a ninguém, e começa a fazer fintas para a frente, e para trás, sempre no mesmo sítio, tira-me do sério... o problema é que o 'povo' gosta!!! Quando, aplica a rapidez e técnica, sem reviengas, objectivamente, como no 2.º golo, é um dos melhores da equipa...!!!

Vencer... contra os apitos e contra a azia !!!

Fundão 2 - 3 Benfica

Repetiu-se o resultado da 1.ª jornada, e repetiu-se a pouca vergonha da arbitragem. Mais uma vez sofremos o 1.º golo, após falta não assinalada a nosso favor, e mesmo no 2.º golo do Fundão, o jogador ajeitou a bola com o braço...!!! Mais uma vez dezenas de faltas a nosso favor, ficaram por marcar, inclusive uma, que por muito pouco, não acabou com a época do Joel!!!
Entrámos mal, o Serginho voltou a fintar onde não deve... está nos nossos dois golos sofridos, mas após o 1.º golo do Coelho, a equipa melhorou muito... a partir daqui seria a eficácia a decidir, felizmente marcámos mais dois, podíamos ter marcado mais, o Marcão também teve algum trabalho, mas a vitória é inteiramente justa, e mesmo quando o Fundão apostou no 5:4  Benfica defendeu muito bem...
Duas jornadas, dois jogos fora, em recintos tradicionalmente difíceis, contra arbitragens vergonhosas, duas vitórias pela margem mínima, mas que valem 6 pontos, e a confiança reforçada... numa equipa ainda à procura das melhores rotinas, e ainda sem o seu Capitão...

Mais uma vez somos obrigados a assistir numa transmissão da RTP, televisão pública, paga com o dinheiro dos contribuintes, a uma azia descomunal por parte dos seus funcionários, sempre que o Benfica marca um golo: vejam o video, oiçam o narrador e comparem as reacções aos golos...

Eficácia

Benfica 3 - 1 Paços de Ferreira

São tantos os jogos, onde nos queixamos da falta de eficácia... que de vez enquanto, também merecemos um jogo, onde sem fazer um grande jogo, vencemos... falhando poucos golos, e com poucos sustos!!!
São sempre complicadas estas jornadas, após os jogos das Selecções, basta olhar para os resultados/exibições das principais equipas em Espanha, em Inglaterra ou Itália, para concluir que as equipas com mais Internacionais, têm sempre problemas no regresso às competições internas. Tudo isto, numa temporada, onde tem sido óbvia a falta de 'frescura' física do nosso Benfica - como os jogadores são na maioria os mesmos, os treinadores também, tenho que especular: depois dos últimos finais de época, sempre com problemas de frescura física, este ano, algo terá mudado na gestão de esforço dos treinos/jogos? Não faço ideia, mas é a única explicação que encontro!!! -, por tudo isso, foi importante marcar cedo, e não desperdiçar oportunidades em catadupa!!!

A estreia do Fejsa merece destaque, demonstrou que vai ser muito útil, muito disponível para o jogo, sabe meter o caparro, não é driblador, mas também não se assusta com a bola nos pés. Ainda tem que compreender melhor as movimentações da equipa, mas dificilmente saíra do '11' !!! No golo do Paços, teve um excesso de entusiasmo, pressionou muito alto, e abriu um buraco nas costas... Mas a avaliação foi muito positiva. O Siqueira mostrou-se mais tímido, preferiu ser cauteloso, e não arriscou muito... quando parecia estar a perder a vergonha, veio a lesão: normal para o 1.º jogo da época, já que no Granada não tinha sido utilizado. As primeiras impressões também foram boas, bem a defender - só foi ultrapassado uma vez, em velocidade pelo Bebé (e creio que até foi tocado) -, bem de cabeça, seguro no passe... mas creio que vai mostrar muito mais!!!

Apesar de todas as condicionantes, este jogo provou as fragilidades do Benfica, quando não temos os extremos habituais - Salvio e Gaitán -, o Enzo jogou bem, mas não é a mesma coisa. O Markovic para mim, é um 2.º avançado, falta-lhe ainda experiência para segurar a bola junto da linha, como é obrigatório nos extremos, foi presa fácil para a defesa contrária, só quando o jogo ficou mais aberto, conseguiu embalar alguns slalom's... o estilo de jogo do Benfica, sem extremos, fica muito previsível... O causal ofensivo do Benfica, passa muito pelo transporte de bola do Salvio e do Gaitán - hoje também sem o Sulejmani -, não vai ser fácil encontrar opções válidas, ainda por cima com o Ola John a demonstrar muita ingenuidade mais uma vez (apesar de continuar a não jogar na esquerda, onde rende mais). E com equipas como o Paços que gostam de ter a bola nos pés, corremos o risco de ver o Benfica a jogar em contra-ataque!!!

O Enzo fez várias coisas boas neste jogo, acabou esgotado... e marcou muito bem os cantos e livres laterais, algo raro no Benfica!!! O Lima fez hoje um dos piores jogos as serviço do Benfica... o Matic ainda está longe da forma do ano passado. Não é com assobios que o Artur vai melhorar.
As constantes lesões são preocupantes. O Siqueira compreende-se... o Amorim é 'normal', mas o Matic e o Enzo também receberam assistência e até o Garay andou a coxear...!!! O plantel é realmente mais equilibrado, mas não vale a pena exagerar...!!!

Não coloco o Bruno Paixão no extenso lote dos corruptos, mas é claramente dos mais incompetentes!!! Tem mesmo alguns tiques: Coroado, gosta de provocar...!!! Só assim se compreende o critério completamente anti-Benfica neste jogo em todos os contactos...

Foi bonito ver nas bancadas os muitos Bombeiros, que equipados de vermelho, não destoaram... em sentido contrário, e pelo que me contaram, foi feio, muito feio a recusa do treinador do Paços em falar à Benfica TV, só mostra a qualidade do espécime animal!!!

2.ª vitória

Belenenses 22 - 31 Benfica

Bons indicadores, na próxima jornada recebemos os Corruptos na Luz.