Últimas indefectivações

domingo, 13 de novembro de 2011

O circo chegou à cidade

"É frequentemente apanhado pelas repetições televisivas a atirar-se para o chão, a ludribiar o juiz da partida e a simular agressões que o fazem contorcer-se na relva com esgares de sofrimento extremo. Exibe extensões de cabelo enfeitadas e já alinhou pelo FC Porto. Não deve ser confundido com a personagem de Espaço 1999, Alan Carter, piloto das «Águias», mas é de facto um jogador de Futebol com queda para a dramatização. Ainda na temporada passada deu uma amostra do seu talento ao garantir que Javi Garcia ia para o balneário mais cedo, depois de uma cena dramática capaz de o candidatar aos óscares de Hollywood.

Pois bem, é esta mesma figura que pretende ser levado a sério e vem agora queixar-se de insultos xenófobos no decorrer do último Sp. Braga/Sport Lisboa e Benfica. Aponta o dedo novamente a Javi Garcia para que, em duas épocas consecutivas, o possa catalogar como reincidente. A esperteza saloia do actor leva-o a denunciar um único mau da fita e faz originar um julgamento público. O veredicto é encontrado, apenas, com base nas questionáveis declarações de um futebolista que gosta de iludir os homens do apito, pasme-se. Diria que isto serve apenas para desviar as atenções do que realmente importa. É que neste momento já ninguém fala dos três apagões, intrigantes imponderáveis testemunhados na 'pedreira' quando se registava um empate a zero no encontro. As manobras de diversão, fazendo uso das declarações de Artur Moraes e das alegadas ofensas de Javi Garcia dão muito jeito para que se olvide a parte gaga das quebras de energia. Três apagões, três, num jogo contra o Benfica, oportunos em véspera de jogos das selecções, tendo o Benfica vários internacionais no plantel. O adiamento penalizar-nos-ia muito mais, eles sabiam-no. Onde está a verdade e a mentira de tudo isto? E o circo que se montou à volta vai ficar estacionado até quando?"


Ricardo Palacin, in O Benfica

Truques

"O técnico do Benfica, Jorge Jesus, fez votos para que o jogo em Braga decorresse 'dentro da normalidade', sem 'casos fora do jogo' e 'sem truques'. Mas, por muito que saiba do Mundo do Futebol e dos truques do Sistema, Jesus não teria provavelmente imaginado o truque das luzes, evento que obscureceu o futebol no Estádio Municipal de Braga. Talvez estivesse a prever o truque do penálti. Afinal, aquele árbitro é repetente em penalties inventados contra o Benfica e não aprendeu nada quando foi para o jarrão por causa de um penálti que só ele viu de Yebda sobre Lisandro, cuja conversão evitou ao FC Porto uma derrota em casa frente ao Benfica. Mas o truque das luzes não teria passado pela cabeça de ninguém.

E, no entanto, foi com jogos de luzes que o Estádio Municipal de Braga quebrou o ímpeto, o ritmo e a concentração do Benfica - equipa com jogadores mais tecnicistas que os «guerreiros» bracarenses - alterando a Verdade Desportiva, às escuras. Três longas interrupções, por inexplicadas quedas de iluminação, mergulharam o Futebol em mais um apagão do Sistema. Claro que vão surgir tentativas de explicação: que foi falha técnica, erro humano ou bruxedo. Mas, se fosse possível perguntar a Sherlock Holmes porque razão as luzes do Municipal de Braga se apagaram três vezes nos primeiros 45 minutos de jogo, ele interrogar-se-ia sobre quem tirou proveito dos factos. E a verdade é que com o que se passou em Braga aproveitaram a mentira desportiva organizada, o Sistema e os seus mentores, padrinhos e afilhados. E o único que perdeu com as trevas de Braga foi o Clube da Luz."


João Paulo Guerra, in O Benfica

Apagões e soluções

" 'Sempre que o Benfica se desloca a Braga acontecem coisas estranhas'. A declaração foi proferida por Artur, guarda-redes 'encarnado', transferido esta temporada justamente do clube nortenho. 'O mais engraçado é que, quando o Braga marcou, a luz não voltou a apagar-se', também adiantou Artur, sugerindo marosca na coisa.

Os três apagões no reduto bracarense, na primeira parte do embate, foram inadmissíveis. Houve ou não acção voluntária? Ainda que não houvesse, as suspeitas são legítimas. Claro que tão bizarro acontecimento não explica, na totalidade, o empate averbado pelos comandados de Jorge Jesus. Ainda assim, o técnico do Benfica, no rescaldo do despique, explicou bem quão condicionantes foram as três pausas no rendimento global e individual do colectivo benfiquista.

Que dizer da igualdade registada em Braga, poucas horas depois do FC Porto ter deixado dois pontos em Olhão? O resultado, não sendo o melhor, até serve as nossas aspirações. Bastará recordar que, nos últimos dois anos (inclusive na temporada do título de 2009/2010), o Benfica baqueou sempre no terreno arsenalista. Foi assim nos dois jogos a contar para a Liga nacional, foi assim na partida da meia-final da Liga Europa.

Na liderança repartida com o FC Porto, a recepção que se avizinha ao Sporting recrudesce de importância, tanto mais que o arqui-rival de Alvalade está apenas separado por um ponto. O triunfo no jogo, desfecho de todo questionável, poderá traduzir-se num importante elixir com vista ao futuro competitivo da turma vermelha na mais importante das provas domésticas. Depois do apagão de Braga, a solução é mesmo um luminoso triunfo perante o Sporting."


João Malheiro, in O Benfica

Muito mau...



Sporting 26 - 17 Benfica



Não vi o jogo, quando liguei para a RTP 2 o jogo estava empatado a 3, mas quando vi a cara dos árbitros, mudei de canal, não valia a pena, o Benfica ia perder... Provavelmente, hoje, as razões até foram outras, mas mesmo se os jogadores do Benfica estivessem a jogar bem (o que parece não ter sido o caso), o resultado final seria parecido. O mais extraordinário é que 1/3 dos jogos do Benfica são apitados por estes meninos!!!

Numa semana complicada, este foi o pior 'começo' possível, agora a vitória com o Águas Santas é obrigatória, com pena de a meio da 1ª fase, ficarmos fora da corrida... A equipa nas últimas jornadas até estava a jogar bem, a inconstância tem sido uma marca desta equipa, mas desta vez espero que o problema tenha sido a paragem do Campeonato (para os jogos particulares da Selecção), sendo que se exige uma reacção energética!!!