Últimas indefectivações

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Orgulho...



...é aquilo que eu sinto este momento, orgulho, muito orgulho em ser Benfiquista. O carácter, e a dignidade que o colectivo mostrou esta noite foi exemplar, não perdemos a cabeça com a 'inclinação do campo', sabíamos que somos melhores, não recorremos aos 'gritos', nem aos empurrões, nem às peitadas, fomos inteligentes, e merecemos inteiramente a fortuna da vitória...
E nem sequer foi preciso fazer um grande jogo, fizemos uma primeira parte boazinha, mas permitimos demasiados contra-ataques após situações de bola paradas favoráveis à nossa equipa, mesmo assim jogo completamente controlado, isto tudo com a constante intimidação do assumidamente Frutado Soares!!! Em inferioridade numérica, continuamos a ser os mais perigosos, os Lagartos só tiveram uma jogada de perigo após um ressalto, resolvida com mais uma grande defesa do Roberto...
Podendo ser injusto sinto-me obrigado a elogiar provavelmente o melhor jogo do Gaitán no Benfica.
Resumindo, muita competência do Benfica, muita incapacidade do Sporting, e um esforço inglório do Soares Dias!!!
Uma nota, extra sobre a arbitragem: desta vez jogámos contra 12, e não contra 14 !!! Porque os fiscais-de-linha até tiveram bem, para minha surpresa!!!

Temo que o esforço extra desta noite, tenha sido fatal para o jogo de Estugarda. Se por um lado o Sidnei, o Saviola, o Aimar, o Martins, e o Cardozo tiveram uma 'folga' (uns mais que outros), o Salvio, e o Gaitán foram obrigados a um enorme desgaste, e neste momento não me parece que exista no plantel substitutos à altura.





Highlights - MyVideo



A Grande Linha

Estava mesmo agora a ver a repetição da nossa vitória por 2-0 na primeira volta, na Benfica TV, entre muitas outras coisas, deu para recordar o extraordinário talento dos Lagartos para a modalidade Olímpica do Mergulho para a Piscina!!! Com o famoso vicio que o Soares Dias tem em amarelar os vermelhos, desconfio que não vamos acabar com 11, independentemente do resultado...!!!



A Linha não é nada pequena, é enorme, gigante, o adiamento deste jogo para hoje, prejudicando as aspirações europeias de ambos os Clubes, é prova do complexo extremo vivido na parte de baixo da Linha, as 'visitas de cortesia' que os treinos Lagartos tiveram nas últimas horas por parte dos 'atiradores de pedras profissionais', é significativo, até porque não o fariam na véspera de qualquer outro jogo...!!!

HUMILDADE E CONCENTRAÇÃO

"Poucas vezes na história do futebol português terá existido uma tão grande diferença de atributos, capacidades e expectativas entre os tradicionais rivais lisboetas como a que nos é dada a observar neste momento. Enquanto o Benfica caminha sobre os carris da esperança, o Sporting navega nos mares da depressão; enquanto o Benfica alardeia a glória resgatada, o Sporting afunda-se no poço do desengano; enquanto o Benfica empolga as suas gentes, o Sporting carrega o fardo do abandono. É neste contexto que os dois clubes se vão defrontar uma vez mais na próxima segunda-feira, e é, paradoxalmente, esse mesmo contexto que nos deve fazer desconfiar da ocasião.
Seria quase uma piada de mau gosto vermos a nossa grande equipa sair derrotada de Alvalade, onde, em nove jogos, o Sporting só ganhou três, todos eles de forma tangencial e sofrida. Provavelmente também não serão muitos os sportinguistas que, perante tamanha disparidade de valores, acreditam honestamente no êxito do seu clube perante o velho rival. Nenhum adepto do futebol com algum bom senso apostará um pau de fósforo queimado em como um grupo de jogadores moribundo, com a sua alma destroçada, enleado em equívocos, sem ambições nem rumo, seja capaz de se superiorizar a um conjunto fortíssimo que, além de ostentar o escudo de campeão nacional nos seus ombros, vem de um período de sucessivas e reluzentes vitórias, e parece definitivamente reencontrado com o vasto potencial do seu extraordinário plantel.
Porém, em futebol – e é justamente essa a sua magia -, este tipo de horizonte repleto de facilidades acaba frequentemente por tomar a forma de precipício. Os fracos puxam pelo orgulho ferido, os fortes afrouxam as suas guardas, e a correlação de forças fica virada do avesso. Desde os tempos em que o pequeno soldado israelita David derrotou um gigante filisteu chamado Golias, sabemos que este tipo de combate (à partida muito desigual) é sempre passível de reservar desfechos inesperados. Do casamento entre a humildade de uns e a sobranceria de outros nasce a surpresa, e rapidamente se torna tarde demais para inverter o rumo iniciado.
Pese embora todas as insuficiências que têm manifestado ultimamente, os jogadores do Sporting irão fazer das tripas coração para vencer este jogo, proporcionar uma grande alegria aos seus apaniguados – a maior de todas elas, como se sabe -, e mostrar a si próprios que não são afinal tão débeis como os pintam. Esta será uma oportunidade única para o nosso adversário inverter o seu ciclo de maus resultados, lançando assim uma pincelada de cor viva na época a preto e branco que tem vindo a realizar. Longe dos dois primeiros lugares, ganhar ao Benfica será, ainda mais vincadamente do que é comum, a forma do Sporting salvar o que resta da época, que mais não seja pela perspectiva de poder ser ele a puxar os pés do grande rival, colocando-o igualmente fora da carroça do título. Não duvidemos que é este o raciocínio que por lá se faz. Não duvidemos que o grande objectivo do Sporting no campeonato 2010-2011 será agora, fundamentalmente, o de complicar a nossa vida. Interrompendo a sequência de triunfos do Benfica, vendo-o definitivamente afastado do bi-campeonato, muitos sportinguistas poderão então suspirar de alívio, aliviando com esses suspiros a própria atmosfera em redor da sua equipa.
O optimismo e a auto-confiança não nos põem em perigo. A sobranceria sim, sobretudo se passar das bancadas para o balneário - coisa que, deve dizer-se, Jorge Jesus não costuma permitir.
Há que preparar este jogo com toda a cautela, percebendo que vamos defrontar uma equipa motivadíssima para nos derrubar. Se o Benfica for igual a si próprio, se fizer da humildade uma das suas armas, estou certo e seguro de que irá superiorizar-se com naturalidade, pois tem melhor equipa, melhores jogadores, melhor treinador, e transpira confiança por todos os seus poros. Se, pelo contrário, entrar em campo convencido de que, mais cedo ou mais tarde, o golo acabará por surgir, se esperar encontrar um adversário dócil e resignado, se pretender passear pelo relvado trajado de gala e de ar altivo, é muito provável que as coisas acabem por correr bastante pior do que todos esperamos, e que seja então o nosso pobre rival a viver o seu dia de glória.
Dérbi é dérbi, e por definição não aceita grandes favoritismos. Há até quem pense que a equipa momentaneamente mais fragilizada sai mais vezes vencedora deste tipo de batalha. As estatísticas históricas não permitem confirmar a tese, mas o que constitui verdade insofismável é que os dérbis não se ganham por decreto, e exigem um investimento anímico suplementar. É precisamente esse suplemento anímico que o Benfica necessita para garantir os três pontos em disputa, e manter de pé o seu sonho.
O Benfica terá pois diante de si, nesta segunda-feira, dois adversários: um Sporting que lhe é claramente inferior, e o fantasma da sobranceria que, esse sim, o pode derrotar. Conseguindo vencer o segundo, o primeiro fatalmente tombará."
Luís Fialho, in O Benfica