Últimas indefectivações

sábado, 31 de maio de 2014

Grande João Pereira...

Grande resultado do João Pereira na etapa do World Triatlhon Series em Londres. Com a estreia no podium, com um excelente 3.º lugar, num sprint emocionante... com os melhores do Mundo em prova. Estas provas de Triatlo são duras, o calendário, com as viagens, não é fácil, em algumas provas, a lista de participantes é mais 'curta' com algumas das 'estrelas' ausentes, mas hoje em Londres estiveram praticamente todos, e mesmo assim o João Pereira conseguiu o seu melhor resultado de sempre...
Esta época tem sido sempre a 'subir' (18.º em Auckalnd; 9.º Cidade do Cabo; não foi a Yokohama)... parabéns João.
O João Silva também esteve bem, é verdade que em épocas anteriores este resultado (8.º) saberia a pouco, mas este ano, o João tem desistido de várias provas, as mudanças de treinador e de treinos têm tido um impacto negativo (para já), por isso foi interessante ver o João Silva de volta ao pelotão da frente. Só ficou para trás nos últimos 2 Km da corrida...
O Miguel Arroilos também fez uma boa prova terminando na 26.ª posição...

O nosso jovem Pedro Mendes, ainda atleta sub-23, terminou hoje em 3.º lugar o Europeu de Aqualto (natação e corrida), na prova realizada em Colónia, não resistindo a dois Ucranianos!!!


PS: No primeiro dia do Campeonato Nacional de Clubes ao Ar Livre de Atletismo, a nossa secção Masculina está a 'arrasar'!!! Não fosse uma lesão do Tiago Aperta (2.º lugar) no Dardo, e provavelmente tínhamos ganho todas as provas!!! Sou obrigado a destacar a vitória do Sérgio Vieira na Marcha, finalmente conseguiu derrotar o seu irmão!!! Mas o Yazaldes, logo abrir não se intimidou, e mesmo defrontando o Obikwelu, venceu os 100m... Com 10 das 21 provas realizadas, esta é classificação:
Benfica.......79
Sporting.......69


No sector feminino, o Sporting era claramente favorito, e está com uma vantagem confortável. Pela negativa o 2.º lugar da Liliana Vieira na Altura, e pela positiva mais uma excelente prova da Teresa Carvalho, no Comprimento e as vitórias esperadas da Marta Pen, nos 1500m e da Dulce Félix, nos 5Km... Com 11 provas das 21 realizadas, a classificação está assim:
Sporting......82
Benfica......74

Vitórias do Yazaldes Nascimento, nos 100m; Ricardo Santos, nos 400m; Miguel Moreira, nos 1500m; Marco Fortes, no Peso; Sérgio Vieira, nos 5Km Marcha; Marcos Chuva, no Comprimento; Diogo Ferreira, na Vara; Rui Pedro Silva, nos 5Km; e na estafeta de 4x100m.
No feminino, vitórias para a Marta Pen, nos 1500m; a Teresa Carvalho, no Comprimento; e a Dulce Félix, nos 5Km.

Agora venha a Taça...

Braga 1 - 5 Benfica

Despedida do Campeonato com uma vitória tranquila. Agora temos a Final-Four da Taça de Portugal, para internamente, retirar alguma coisa desta época...
Tenho pena que o nosso treinador tenha esperado pela última jornada, para se queixar dos roubos sucessivos que se passam nos pavilhões de Hóquei... Se continuarmos a ser anjinhos, podem contratar os melhores do Mundo, que muito dificilmente vamos lá...
O Valongo sagrou-se hoje Campeão. Muitos vão ficar contentes, porque é uma equipa 'diferente' a ganhar, mas eu não me esqueço da forma como o Benfica perdeu em Valongo na 1.ª volta...  Mesmo com todos os outros roubos, o Benfica só não foi Campeão, primeiro, porque o critério escolhido para o desempate não nos favorece (era o único...!!!), e segundo porque nesse tal jogo em Valongo assistimos a festival de agressões nojentas que passaram em claro... além do faltas, LD e penalty's frutados em catadupa... Mas em Portugal a Corrupção compensa... com, ou sem patins!!!

PS: Parabéns às nossas meninas do Hóquei, que hoje, após o empate, 3-3, em Massamá se sagraram Bicampeãs Nacionais da modalidade... Mas ainda falta a Taça de Portugal!!!

ADENDA: Para os mais esquecidos, aqui fica o video do jogo em Valongo!!!

Eliminação, em mais um festival do desperdício... com algumas 'mãozinhas' !!!

Benfica 1 - 3 Fundão

Nestas coisas do desporto a memória normalmente é muito curta. No inicio da época, após a revolução que foi feita na secção, as expectativas eram baixas... Mas para alguma surpresa os resultados iniciais, até foram bons, inclusive uma vitória em Loures, contra os Lagartos... a meio da época, a equipa baixou o rendimento, mas aguentou-se na discussão do 1.º lugar, e após nova vitória com os rivais, praticamente garantiu o 1.º lugar na fase regular...
A primeira grande desilusão foi na Final da Taça de Portugal, com este Fundão, após um festival de golos falhados... Chegamos a esta Meia-final r a minha confiança era baixa, até porque tínhamos o nosso principal goleador lesionado: Joel!!!
No primeiro jogo o desperdício de golos, teve momentos pornográficos, e hoje voltámos a falhar muito (em menor quantidade...). Ao contrário das vozes que se costumam ouvir nestas ocasiões, não defendo uma nova revolução, mas tem que existir mudanças... Se melhorámos a defender o 5x4, o ataque em 5x4 é ridículo...
Uma nota ainda, para um factor decisivo no jogo de hoje: além da nossa azelhice, juntou-se a roubalheira do costume. Nestas últimas épocas, nos confrontos directos com os Lagartos, nas fases decisivas fomos sempre roubados, e como eu não acredito em coincidências...!!! Hoje, os últimos 9,30m foram vergonhosos: o Fundão estava tapado com faltas, qualquer falta dava livre de 10 metros para o Benfica, mas os apitadores não marcaram uma única falta (contei 7 !!!)... e até tiveram a 'oportunidade' de marcar 3 penalty's, por cortes com o braço pelos jogadores do Fundão dentro da área, um deles, totalmente descarado...!!! A lesão do Bruno Coelho atingiu mesmo o cumulo da Fruta: uma entrada de carrinho, por trás, para Vermelho, lesiona gravemente o adversário, e nem falta marcou...!!!!
Uma coisa não pode invalidar a outra. Fomos incompetentes, demonstramos muita ansiedade, nervosismo... mas a roubalheira atingiu níveis asquerosos!!!
Uma palavra ainda sobre as lesões do Gonçalo e do Joel: já o ano passado no play-off tivemos o mesmo martírio... Se os jogadores não têm condições para aguentar uma época sem lesões, não podem continuar no plantel... Mesmo sendo o Joel, o nosso 'salvador' em muitos jogos, não podemos época após época, chegar ao momento das decisões, e o nosso melhor jogador está no estaleiro!!!