Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A mística somos nós

"Um destes dias, aconteceu benfiquismo. Sem ser uma iniciativa 'oficial', a inauguração da placa que indica o local onde nasceu a primeira ideia do nosso Benfica, em Belém. O mesmo benfiquismo que construiu, À força de donativos e rifas, a nossa 'catedral' da Luz, a original.
Uma das coisas mais extraordinárias do Benfica é este 'ser benfiquista' colectivo. Este sentir, que não está preso nem a presidentes, nem a cargos, nem a bilhetes oferecidos, nem a viagens de avião da equipa, nem a lugares no parque, nem a mais nada que não seja... esta chama imensa. Fiquei feliz por perceber que ainda há Benfica assim. E porque se fez memória, que é de todos e de todos nós, benfiquistas, devia ser conhecida. Quem foi quem e o que fez, no universo do benfiquismo, é para mim uma tarefa essencial para que o Sport Lisboa e Benfica continue a ser, para sempre, o maior de Portugal. É por isso também que aguardo ansiosamente a inauguração do museu. Espero é que o museu tenha espaço previsto para mutos novos troféus, que é de vitórias que se faz o Benfica, não pode ser só de orgulhosos recordações.
Sou do Benfica. Sou orgulhosamente do Benfica. Fico triste, irritado, frustrado, aziado, f... quando perde. Fico mesmo feliz quando ganha. No futebol e em tudo. O meu sonho de menino era jogar no Benfica, fiquei pelas provas de aptidão, e já foi bom. E por um dia, este ano, em que cumpri o sonho de uma vida e, sim, joguei pelo meu clube, na Luz. Que privilégio. Lembro-me desse dia todos os dias. Todos.
Não sei porque sou do Benfica, sei que havia um motorista da carrinha da escola, naturalmente chamado Zé Manel e com bigode (true story), que punha a malta a cantar: 'Quem fala mal do Benfica ou tem inveja ou é xexé'. Abençoado Zé Manel! Ser do Benfica. Tão bom.
Estava em Vigo naquela noite. E nos 7-1 em Alvalade. E nos 0-5, com o Porto, na Luz.
Chorei quando o Veloso falhou o penálti em Estugarda e quando o Lozano nos tramou na final da UEFA em 1983.
Mas todas as vitórias, toda as que vi na Luz antiga e na Luz nova, nas Antas, em Alvalade, em Londres, em Roma, nas finais da Taça, nos torneios todos, caramba todos os golos do Benfica são felicidade, todos.
Ser do Benfica, tão bom. Leverkusen, Vata, José e Rui Águas, Eriksson, Toni. Fernando Martins, Jorge de Brito, Luís Filipe Vieira. Eusébio, Coluna, José Augusto, Torres, Simões, todos os que não vi e fizeram o benfiquismo. Carlos Manuel, Chalana, Bento, Pietra, Humberto Coelho, os Bastos Lopes, o Schwartz, o Stromberg e o Manniche. Carlos Mozer e Ricardo Gomes. Vítor Baptista e Nené. Filopovic e Nélson Oliveira. Aimar e Rui Costa. O homem da bandeira e o homem da águia. O speaker que me irrita quando diz que 'não ouvi nada' e o estádio está aos gritos a puxar pelo Benfica. João Alves e Shéu. Futre de encarnado. E Valdo, João Vieira Pinto, Gamarra, Isaías, José Luís, António Leitão, José Gonçalves, Livramento, Picas e Piruças. Alexandre Yokochi e Carlos Lisboa. João Queimado e Francisco Lázaro. Cosme Damião e Nélson Évora. José Galvão, Telma Monteiro, Vanessa Fernandes, José Maria Nicolau. Preud'Homme e Costa Pereira. Béla Guttmann e Jorge Jesus. Mário Wilson e Trapattoni. José António Camacho e Miklos Fehér. Real Madrid, Manchester United, Liverpool, Barcelona, Bayern, Juventus, Milan a elite. Ser grande, saber sê-lo.
Nunca assobiar os nossos. Assobiar, sim, quando alguém com as nossas cores decide jogar contra nós e fazer rebentar um petardo num jogo da Champions. Isso não é o Benfica, não pode ser. Vamos encarar a coisa como um autogolo. Não devia, mas às vezes acontece.
O que é Benfica, somos todos nós, nas bancadas, por esse mundo fora. O Benfica é o benfiquismo de milhões de pessoas em todo o mundo, e estamos todos de parabéns. Eu, a Inês, o Gonçalo, a Mafalda e a pequenina Maria lá em casa. O mano João, o mano Bruno, o Manel, e outro Pedro, mais a João e os putos - todos Benfica!, o Zé Miguel, o Bruno, que manda mail quando subimos nas audiências e às vezes defende penáltis ao sábado; o Miguel, que jantou lá em casa no sábado; o mister Pedro, o mister Bruno que treina o meu filho, o Ricardo e os 15-a-zero, o grande Vítor, que leva as águas para a futebolada e é de uma generosidade comovente, o meu amigo Paulo Santos, o Paulo Alves, de Amarante, que vai do 'já fomos' ao 'faltam oito vitórias para sermos campeões', nos SMS a seguir aos jogos... todos os meus amigos, 'lampiões' como eu. Os meus companheiros de sector 3, piso 0, fila V, desde a senhora desesperada a dizer «Poças, Luisão, pá!' ao anti-Cardozo militante, que quando o paraguiaio faz golo é gozado por todos à volta. O pessoal da Tertúlia. O grande João, dos almoços no Terceiro Anel do senhor Gonçalves. O Sílvio Cervan, desesperado porque este texto nunca mais chegava. O tipo que não conheço de lado nenhum e me grita na rua, acenando: 'Pedro, Benfica!' Hoje apetece-me gritar: 'Viva o Benfica!' E não se ofendam os de outros clubes, que ser do Benfica é ser pelo Benfica e não anti qualquer outro clube. Ser do Benfica basta. Porque é tudo. 'Vermelho é um coração, Benfica a nossa paixão.' Ah, mas na época passada perderam-se cinco pontos em duas jornadas e ais-não-sei-quê... Não vêem que isso não tem anda a ver com o que estou aqui a tentar explicar? Ser do Benfica está muito acima disso. Seria do Benfica mesmo que estivesse nos distritais. Sócio 10.199, benquista, sempre. É a mística. E é só nossa."

Pedro Ribeiro, in Mística

Bonito !!!


Benfica 11 - 2 HA Cambra

Jogo agradável, com um adversário acessível é verdade, mas noutras situações parecidas, já tivemos jogos 'chatos', hoje houve velocidade e golos... a única critica negativa que posso fazer, foi ter sofrido um golo em superioridade numérica!!!

João Silva


Grande contratação para o Benfica, João Silva jovem da Benedita, que representava o Sporting (!!!), junta-se ao projecto Olímpico do Benfica, na equipa de Triatlo...
As comparações são sempre injustas, aquilo - o domínio - que a Vanessa fez no sector Feminino é provavelmente irrepetível, mas o João no sector Masculino Português, é nos próximos anos, aquele que lá poderá chegar mais perto...
Espero algumas vitórias em etapas da Taça do Mundo, e Top-8 nos grandes Campeonatos, espreitando as medalhas...
Repito: grande contratação.

A vitória escapou por 2 minutos !!!


Benfica B 2 - 2 Naval

Mais uma 'não vitória' do Benfica B, em mais um jogo onde o resultado foi injusto, já começa a irritar!!!
A rotação que o treinador tem dado à equipa, na minha opinião tendo em conta os objectivos da equipa - evolução dos jogadores -, é obrigatória. Não faria sentido ter jogadores no banco toda a época. Por exemplo: o Bruno Gaspar e o Daniel Martins até dão maior consistência defensiva à equipa - em comparação com o Cancelo e o Luís Martins -, mas ofensivamente são menos desequilibradores - o Daniel exagera!!! Sente-se também a ausência do Sidnei e até do Ascues para a luta...
Nos últimos tempos, além dos jogadores nas Selecções temos tido algumas lesões, juntando isto às promoções dos Andrés à equipa principal, já era expectável um aumento das dificuldades, além disso os nossos adversários também mudaram de atitude: se nas primeiras jornadas tivemos alguns jogos 'abertos' nos últimos tempos a estratégia passa sempre por dar a bola ao Benfica B, recuar, dar o domínio territorial, e esperar pelo erro dos nossos jovens...
Hoje, voltámos a ter a ilusão do domínio, e voltámos a cometer um erro de passe, que deu o 1.º golo à Naval - o Roderick ainda 'ajudou' com a canela...!!! -, tivemos muitas dificuldades em criar perigo, o Cavaleiro marcado em cima, não consegue os desequilíbrios que conseguia no inicio da época... Felizmente lá apareceu 'o' do costume, mesmo rematando na atmosfera, o Rosa marcou o 1.º, e pouco depois ajudado pelo golpe de vista 'avariado' do goleiro contrário, marcou o 2.º !!! A Naval pouco fez para marcar, e teve que ser o Duarte Gomes a ajudar, inventando um penalty contra o Benfica!!! Já tinha perdoado um penalty à Naval, durante o jogo foi mostrando amarelos aos encarnados ao ritmo dos gritos dos adversários, e a 2 minutos do fim não se conteve!!!
Já perdi a conta aos penalty's que ficaram por marcar a favor desta equipa, dos penalty's inventados contra esta equipa, dos golos em fora-de-jogo sofridos por esta equipa, e à falta de critério disciplinar contra esta equipa!!! Resumindo uma boa escola, para aquilo que os espera, se 'subirem' à equipa principal...!!!

PS: O Fábio Cardoso é um dos lesionados, mas hoje assinou um contracto até 2019. Apesar de ainda ser Júnior tem jogado quase sempre, este é daqueles jogadores, no qual eu tenho muita confiança...

100 anos de ginástica do SLB

"O País, o governo, os clubes, quase toda a gente, fazem ginástica. Não a matinal, não a de manutenção, nem sequer a rítmica. Mais propriamente, a euro-acrobática orientada por professores estrangeiros e estrangeirados.
No meio de tanta ginástica financeira, pude assistir no sábado passado à Gala do Centenário da modalidade de Ginástica do Sport Lisboa e Benfica. Uma efeméride notável, apenas 9 anos depois da do próprio clube. Foi uma festa com gosto, movimento e alma. Ali se juntou a memória do passado com a alegria do presente e a utopia do futuro. Ali se deu para perceber quanto a ginástica pode não apenas educar fisicamente o corpo, como ser uma escola de valores, de boas relações e de virtudes. Para todas as idades.
Claro que a ginástica, em Portugal, não faz manchetes, não desperta paixões sem limites, não acalenta discussões acérrimas, não é campo para teorizar cientificamente vulgaridades. Mas, em nome do ecletismo, é um património desportivo e ético que um clube com a grandeza do Benfica deve desenvolver.
No decorrer da Gala no Coliseu, vieram-me à memória duas citações curiosas: uma de Platão: «há uma boa receita para a educação: ginástica para o corpo e música para a alma». Outra de Mário Quintana: «A melhor ginástica respiratória que existe é a leitura, em voz alta, dos Lusíadas». Entre estas asserções separadas por 2400 anos, temos aqui uma boa trilogia para a educação do corpo (a ginástica), do espírito (a sensibilidade) e da mente (o conhecimento). Com trabalho, dedicação, perseverança e temperança.
Gostei de ver lá duas das minhas netas, ainda antes de descobrirem Platão e os Lusíadas."

Bagão Félix, in A Bola

Ninguém se entende

"A situação do Real Madrid é alarmante, nunca se viu uma desunião tão profunda entre jogadores, técnicos, dirigentes, sócios e... jornalistas. O fosso abismal e inédito que o separa do Barcelona, cada vez mais acentuado, é causa e efeito deste inesperado colapso. Mourinho, orgulhoso por natureza e que nunca se caracterizou pela prudência, não dá o braço a torcer e vai fazendo o que quer. Dispõe de um enorme poder que Florentino Pérez lhe conferiu quando, por ocasião da agressão a Tito Vilanova, declarou: «Mourinho representa todos os valores do Real Madrid.» Aí, fez dele o condottiere das tropas. Não é fácil desatar o nó. Ou vence a Liga dos Campeões e continua (se quiser) ou não vence e, então, sai para o Chelsea ou para o PSG, se Ancelotti não for campeão. Este regressará à Roma, onde Zeman tem o lugar em risco. Os merengues já escolheram o eventual substituto de Mou: Klopp do Borussia Dortmund, que, por seu turno, optaria por Petkovic, a realizar trabalho notável na Lazio.
E já que estamos com a mão na massa, acrescentemos que Pep Guardiola preferiu o projecto desportivo ao dinheiro. Renunciou aos 12 milhões do oligarca Abramovich ou do xeque Mansour para se decidir pelo melhor clube do mundo e 24 milhões limpos em três anos. A Alemanha é o modelo de referência do futebol europeu e o Bayern o modelo de referência da Alemanha: estádio sempre cheio, balanços com lucros, gestão rigorosa, estrutura sólida, sector de formação exemplar. Os 171 mil sócios são donos de 81,8 por cento do clube, pertencendo os restantes 18,2 à Adidas e à Audi. Os 166 milhões despendidos em salários representam apenas 45 por cento das receitas. Como é a primeira vez que o treinador Guardiola sai do ninho catalão, é grande a expectativa para ver se tem asas que lhe permitam voar alto. A rampa de lançamento não podia ser melhor."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

Rumo ao título!