Últimas indefectivações

terça-feira, 8 de abril de 2014

We stand, we rise

Alegre visita aos Leões da Almirante Reis

"Quando assistirem a um Benfica-Marítimo, não se esqueçam: estão com os olhos postos num clássico com mais de 100 anos! E a primeira presença dos encarnados na Madeira já foi há mais de 90...

Tenho feito deste espaço, e vocês também, pois ele depende da magnânima paciência de que me lê, um local de peregrinações. Pelo tempo e pelo espaço. Às vezes regresso bem atrás na memória. Não na minha que não é felizmente tão antiga, mas na dos que viveram momentos extraordinários da história do Benfica e do Futebol em Portugal. Vamos então até 1922. Abril de 1922.
No dia 5, exactamente pelo meio-dia, a equipa do Benfica embarca no cais de Santos com destino à ilha da Madeira. Um acontecimento! Pela primeira vez um clube continental visita o arquipélago. Mas no momento da partida há elementos em falta. O guarda-redes Francisco Vieira não consegue licença militar e fica em Lisboa; o mesmo se passa com o defesa José Pimenta, aluno da Escola de Guerra. Como medida preventiva é chamado Herculano Santos, empregado numa fábrica de chocolates a pouca distância do cais de embarque, que sai do escritório com a roupa que tem no corpo e segue viagem.
São então estes, os excursionistas, segundo o registo de Mário de Oliveira e Rebelo da Silva: Luís Caldas, José Bastos e Herculano dos Santos; Fernando Jesus, Vítor Gonçalves e Fausto Peres; Belford, José Simões, Ribeiro dos Reis, Jesus Crespo e Alberto Augusto, todos do primeiro «team». Suplentes eram:  António Brás, António Pimenta, Mário de Carvalho e Vítor Hugo. Os «cartolas», como dizem os brasileiros, ou seja os dirigentes: Cosme Damião, «capitão geral», como se dizia na altura e Júlio Ribeiro da Costa. «Fazia também parte da comitiva o dedicado consócio do Benfica José de Melo».
Ribeiro dos Reis escreveria mais tarde em «Os Sports»: «Foi um belo passeio, o melhor de toda a minha carreira futebolística. Duas semanas de vida intensa, acarinhados festivamente em todos os lados».

É assim que nascem os clássicos
O Benfica ganhava o saudável hábito das viagens. Não apenas no estrangeiro, mas pelo território português, nas ilhas e nas colónias, como sucederia no espaço de alguns anos. Na Madeira, os 'encarnados' defrontaram o Marítimo (2-3), o Clube Sports da Madeira (1-0, de novo o Marítimo (3-6), a selecção da Associação de Futebol do Funchal (6-1) e um misto do Clube Sports da Madeira e do Santa Clara, clube formado pelos Ingleses que trabalhavam na colocação do cabo submarino (4-0). Um calendário preenchido e repleto de momento de fraterna amizade.
Dia 9 de Abril, frente ao Marítimo, o campo da Almirante Reis - o Marítimo é conhecido pelos Leões da Almirante Reis, graças ao seu leão agarrado a um leme - rebentou pelas costuras: 4 mil pessoas não perderam pitada de um jogo emocionante. Muitas senhoras presentes, notava a imprensa. Mas um pelado irregular e cheio de pedras soltas, queixavam-se os jogadores 'encarnados'.
Nasceria aí uma relação entre o Clube Sport Marítimo e o Sport Lisboa e Benfica, com cada um dos clubes a ser nomeado sócio honorário do outro.
De relevo, também, a qualidade competitiva das equipas madeirenses, que não tinham contactos com o continente, mas beneficiavam da forte presença de ingleses na ilha, de tal forma que foi no Largo da Achada, freguesia da Camacha, que se disputou o primeiro jogo de Futebol em Portugal, em 1975, iniciativa de Harry Hinton, treze anos antes do famoso encontro promovido por Guilherme Pinto Bastos, em Carcavelos.
A despedida foi, pois, apoteótica. Antes de entrarem a bordo do Vapor Funchal, da empresa Insulana de Navegação, para regressarem a Lisboa, os representantes do Benfica foram agraciados com uma festa de despedida. Álvaro Reis Gomes, director do Marítimo, fez de Cosme Damião «capitão geral» honorário do seu clube e Júlio Ribeiro da Costa e Ribeiro dos Reis directores honorários.
O mesmo tenente-coronel Ribeiro dos Reis escreveria: «As tradições do Benfica, a sua popularidade e ainda o facto de ter sido ele que trouxera a Lisboa, alguns anos antes, o Marítimo, justificaram a escolha do seu nome para inaugurar o intercâmbio que se pretendia estabelecer».
Por isso, quando hoje Benfica e Marítimo se defrontam, às vezes perante um certo desinteresse de jogo sem história, são se esqueçam: estão a assistir a um clássico com mais de 100 anos de história!"

Afonso de Melo, in O Benfica

Lixívia 26

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......67 (-7) = 74
Sporting........60 (0) = 60
Corruptos...52 (+3) = 49
Braga.........35 (+3) = 32

Foi uma jornada estranhamente calma em termos de arbitragem!!! Existem aqueles que pensam que algo está a mudar no sector da arbitragem em Portugal, com os Corruptos a serem prejudicados em alguns jogos, com o Proença a marcar um penalty a favor do Benfica... Pessoalmente, ainda não estou convencido. Acredito que os Corruptos desistiram prematuramente do Campeonato, para apostarem tudo nas Taças... Também acredito que o início da próxima época, os Corruptos vão 'atacar' com tudo, prevejo um início parecido com o arranque da época 2010/11 onde o Benfica nas 4 primeiras jornadas, foi 'roubado' de 9 pontos: Cosme Machado (Académica), Proença (Nacional), e Benquerença (Guimarães) e pelo meio ainda tivemos o Vasco Santos na Luz, onde vencemos a jogar com 10 !!! Se tudo correr bem até ao final da época, e o Benfica se sagrar Campeão, teremos que ter muito cuidado nas movimentações nos bastidores durante o Verão, e não podemos entrar em euforias e festejos demasiado prolongados...
Quando estava a finalizar este post, fui informado que o Hugo Miguel será o árbitro do Arouca-Benfica!!! Inacreditável, estamos numa sequência impressionante: Proença, Cosme, Huguinho...!!! Com o Olhanense deverá ser o Benquerença, depois o Soares Dias e no antro Corrupto o Super-Dragay Jorge Sousa!!! Isto só confirma aquilo que escrevi: o Sistema está muito longe de estar morto!!!

Tal como escrevi na crónica, a 1.ª parte do Cosme Machado foi muito boa. Já ouvi, que o critério nos cartões foi apertado, para mim, foi o ideal. Uma falta para amarelo ao minuto 2, é igual a uma falta ao minuto 90. Estamos mal habituados, são muitos os jogos onde os nossos adversários usam e abusam da porrada, sempre com impunidade, neste jogo os jogadores do Rio Ave cedo perceberam que não o podiam fazer, e assim tivemos um jogo aberto, sem violência excessiva...
Na 2.ª parte tudo mudou, não sei o que se passou ao intervalo, mas o critério mudou... as recuperações de bola do Benfica foram praticamente todas abortadas por faltas, no Estádio a maior parte, pareceu-me serem inexistentes. Na parte final, lá marcou 2 penalty's evidentes, que vão ajudar a estatística, apesar do jogo já estar resolvido nessa altura... E ainda houve mais 3 lances dentro da área duvidosos: 1 sobre o Rodrigo na 1.ª parte, outro sobre o Maxi já no 2.º tempo, e outro sobre o Djuricic...
Sou um defensor da utilização dos video-árbitros, como existe em outras modalidades. Mas sempre que leio, algumas opiniões de ex-árbitros fico com medo, muito medo!!! Hoje, dois ex-árbitros: Coroado, Leirós defendem que o Enzo devia ter sido expulso!!! Notou-se que os jogadores do Rio Ave fizeram tudo para 'sacar' o 2.º amarelo ao Enzo, no início do 2.º tempo, mas o Enzo nada fez para o merecer. Este tipo de análises tortas deixam-me fulo. Porque é que estes senhores não discutem se o Amarelo ao Braga, deveria, ou não, ser Vermelho, já que o Maxi estava em posição de remate à baliza, só com o guarda-redes pela frente?!!!


No Dragay, o Manuel Mota, enquanto esteve em campo, voltou a fazer uma boa arbitragem, sendo mal auxiliado pelos fiscais-de-linha. O insólito foi mesmo a lesão do Mota, que ao intervalo teve que ser substituído pelo 4.º árbitro!!! Uma nota para a estratégia ofensiva da Académica, que na Luz, à poucas jornadas, jogou com 2 autocarros!!! Opções...!!!
O Duarte Gomes em Olhão, marcou dois penalty's a favor do Braga, ambos pareceram-me correctos. Não assisti ao jogo, mas não li, nem ouvi, reclamações...
Na Mata Real o Xistra não cometeu erros graves. Mas relevo dois lances na área dos Lagartos: após as repetições parece-me que a decisão, de não marcar penalty, foi a correcta, mas em ambos os lances, ao vivo, facilmente se vê árbitros a marcar penalty: na 1.ª parte o Rojo corta uma bola para canto com a coxa, lance parecido com o do Luisão na Choupana... Na 2.ª parte o Cedric faz um corte por trás sobre o Del Valle, onde toca na bola, e no resto... a 'sorte' foi que o Pacense 'saltou' e evitou o contacto... Mas isto só prova, que depois da choradeira, em caso de dúvida (dúvida honesta...), nunca mais houve uma decisão contra o Sporting, que pudesse ser decisiva no resultado do jogo!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
6.ª-Belenenses(c), E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)
7.ª-Estoril(f), V(1-2), Manuel Mota, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Nacional(c), V(2-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
9.ª-Académica(f), V(0-3), Hugo Pacheco, Prejudicados, Sem influência no resultado
10.ª-Braga(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
11.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Paixão, Nada a assinalar
12.ª-Arouca(c), E(2-2), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
13.ª-Olhanense(f), V(2-3), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
14.ª-Setúbal(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
15.ª-Corruptos(c), V(2-0), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
16.ª-Marítimo(c), V(2-0), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
17.ª-Gil Vicente(f), E(1-1), Paixão, Prejudicados, (1-2), (-2 pontos)
18.ª-Sporting(c), V(2-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
19.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Duarte Gomes, Prejudicados, Sem influência no resultado
20.ª-Guimarães(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
21.ª-Belenenses(f), V(0-1), Jorge Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
22.ª-Estoril(c), V(2-0), Paulo Baptista, Beneficiados, Prejudicados, (3-1), Sem influência no resultado
23.ª-Nacional(f), V(2-4), Manuel Mota, Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
24.ª-Académica(c), V(3-0), Rui Costa, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
25.ª-Braga(f), V(0-1), Proença, Prejudicados, Sem influência no resultado
26.ª-Rio Ave(c), V(4-0), Cosme Machado, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
6.ª-Braga(f), V(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(4-0), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Corruptos(f), D(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Marítimo(c), V(3-2), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10.ª-Guimarães(f), V(0-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
11.ª-Paços de Ferreira(c), V(4-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
12.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
13.ª-Belenenses(c), V(3-0), Hugo Pacheco, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Nacional(c), E(0-0), Miguel Mota, Nada a assinalar
15.ª-Estoril(f), E(0-0), Proença, Nada a assinalar
16.ª-Arouca(f), V(1-2), Cosme Machado, Beneficiados, Impossível contabilizar
17.ª-Académica(c), E(0-0), Paulo Baptista, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
18.ª-Benfica(f), D(2-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
19.ª-Olhanense(c), V(1-0), Hugo Miguel, Prejudicados, Sem influência no resultado
20.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
21.ª-Braga(c), V(2-1), Soares Dias), Nada a assinalar
22.ª-Setúbal(f), E(2-2), Vasco Santos, Prejudicados, Beneficiados, (1-1), Impossível contabilizar
23.ª-Corruptos(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
24.ª-Marítimo(f), V(1-3), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
25.ª-Guimarães(c), V(1-0), Nuno Almeida, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
26.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-3), Xistra, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Guimarães(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Arouca(f), V(1-3), Vasco Santos, Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Sporting(c), V(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Belenenses(f), E(1-1), Miguel Mota, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
10.ª-Nacional(c), E(1-1), Xistra, Nada a assinalar
11.ª-Académica(f), D(1-0), Capela, Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado
12.ª-Braga(c), V(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
14.ª-Olhanense(c), V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
15.ª-Benfica(f), D(2-0), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
16.ª-Setúbal(c), V(3-0), Hugo Pacheco, Nada a assinalar
17.ª-Marítimo(f), D(1-0), Nuno Almeida, Nada a assinalar
18.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Cosme Machado, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
19.ª-Gil Vicente(f), V(1-2), Paulo Baptista, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
20.ª-Estoril(c), D(0-1), Vasco Santos, Nada a assinalar
21.ª-Guimarães(f), E(2-2), Marco Ferreira, Nada a assinalar
22.ª-Arouca(c), V(4-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar
23.ª-Sporting(f), D(1-0), Proença, Prejudicados, (0-1), (-3 pontos)
24.ª-Belenenses(c), V(1-0), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
25.ª-Nacional(f), D(2-1), Capela, Prejudicados, Beneficiados, (1-1), (-1 ponto)
26.ª-Académica(c), V(3-1), Manuel Mota, Nada a assinalar

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
6.ª-Sporting(c), D(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Nacional(f), D(3-0), Soares Dias, Nada a assinalar
8.ª-Académica(c), D(0-1), Benquerença, Beneficiados, Sem influência no resultado
9.ª-Rio Ave(c), D(0-1), Jorge Tavares, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(f), D(0-1), Nuno Almeida, Beneficiados, Sem influência no resultado
11.ª-Olhanense(c), V(4-1), Soares Dias, Nada a assinalar
12.ª-Corruptos(f), D(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Setúbal(c), V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
14.ª-Marítimo(f), E(2-2), Rui Costa, Nada a assinalar
15.ª-Guimarães(c), V(3-0), Benquerença, Nada a assinalar
16.ª-Paços de Ferreira(c), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
17.ª-Belenenses(f), D(2-1), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
18.ª-Gil Vicente(c), V(4-1), Capela, Nada a assinalar
19.ª-Estoril(f), D(2-1), Xistra, Nada a assinalar
20.ª-Arouca(c) E(2-2), Duarte Gomes, Nada a assinalar
21.ª-Sporting(f), D(2-1), Soares Dias, Nada a assinalar
22.ª-Nacional(c), V(2-1), Nuno Almeida, Nada a assinalar
23.ª-Académca(f), E(1-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
24.ª-Rio Ave(f), E(1-1), Rui Silva, Beneficiados, (2-0), (+1 ponto)
25.ª-Benfica(c), D(0-1), Proença, Beneficiados, Sem influência no resultado
26.ª-Olhanense(f), V(0-2), Duarte Gomes, Nada a assinalar

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores:

No caminho certo...

Benfica 4 - 0 Rio Ave

Noite sem sobressaltos, não por incapacidade do Rio Ave, mas por muita competência do Benfica. Hoje, tivemos nota artística, eficácia ofensiva, coesão defensiva, e os desejados 3 pontos.
Mais uma vez os elogios colectivos são obrigatórios, mas o Nico pelas assistências e pelo golo vai ser quase de certeza considerado o melhor em campo, mas para mim, os dois laterais - Maxi, Sílvio - foram os melhores em campo...
O único jogador que hoje me pareceu em baixo foi o Markovic. Defensivamente continua a cumprir, mas ofensivamente desequilibra pouco... é verdade que o jogo do passe curto do Benfica, não é favorável ao estilo do Markovic, mas o Sérvio tem que se mostrar mais aos colegas. Já começo a pensar que neste momento, o Salvio pode estar em melhor forma!!! Em sentido contrário, gostei muito da exibição do Enzo, que nos últimos jogos tinha estado abaixo do normal... ainda lhe falta um pouco mais de velocidade, mas esteve muito melhor... a jogada do 2.º penalty, já nos descontos, é o exemplo perfeito da sua melhoria física. O melhor elogio ao André Almeida, é que nem se deu por ele!!! Discreto, com muitas recuperações, e sem perdas de bola comprometedoras, jogando simples... O André era no início da época a 4.º opção para a posição de Trinco: Matic, Fejsa, Rúben Amorim, e só depois vinha o André. É um luxo quando a 4.ª opção joga assim...!!!
Estava receoso, aquelas superstições parvas, que nós adeptos, inconscientemente seguimos, durante o dia, só aumentaram os meus receios!!! Mas aparentemente este ano, as encomendas do Bruxo de Fafe não vão abrir telejornais!!!
A rotação manteve-se na média: 6 jogadores, em relação ao jogo de Alkmaar!!! Só Maxi, Luisão, Garay, Gaitán e Rodrigo repetiram a titularidade. E a equipa continua a manter o nível. Muito sinceramente não me recordo de observar uma equipa, num Campeonato Europeu do nosso nível ou superior, com competições Europeias pelo meio, fazer uma rotação tão radical, e manter os níveis exibicionais e os resultados positivos. Mudar 2 ou 3 jogadores é normal, agora 6 alterações, constantemente, de jogo para jogo, é caso único... Tem sido dado pouco relevo a esta estatística... um dos indicadores mais importantes, se alguém quiser explicar o sucesso do Benfica nesta temporada, até agora!!! E sendo os jogadores os artistas, este é um dos grandes méritos do Jesus: um modelo de jogo definido, que todos os jogadores do plantel estão identificados.
Ao intervalo estava completamente abismado: Cosme Machado estava a fazer um exibição exemplar!!! Nunca pensei, tal coisa, ser possível!!! Os cartões amarelos mostrados bem cedo, foram essenciais... ao contrário de outros jogos, os Vilacondenses perceberam cedo que não podiam aviar porrada!!! E partir daí, jogou-se futebol, em vez da habitual caça-ao-homem, com impunidade, que estamos habituados a assistir!!! Mas ao intervalo, algo se passou nas cabines, na 2.ª parte, marcou falta a todas as recuperações de bola do Benfica!!! Foi de longe o melhor defesa do Rio Ave... Na parte final, em dois lances óbvios, foi obrigado a marcar 2 penalty's a favor do Benfica... Foi obrigado, mas com o resultado empatado, não sei se os marcaria!!!
A nossa época continua a correr da melhor forma, só faltam 5 pontos, em 4 jogos, para sermos Campeões. O objectivo do Campeonato, é a prioridade das prioridades. O discurso do Jesus no final da partida, não mudou. Dito isto, creio que nos próximos dias vai existir a tentação em alterar um pouquinho a rotação que tem sido feita até aqui, explico:
Com o 2.º jogo da Taça de Portugal a aproximar-se, com a almofada no Campeonato, não será preferível, poupar um pouquinho no Domingo em Aveiro, contra o Arouca, para na Quarta-feira seguinte, pôr a 'carne toda no assador' no jogo decisivo da Taça, contra os Corruptos?!!! Será preferível, ou não?!!!
O jogo do Olhanense na Luz ainda não tem data marcada, mas se for adiado para Segunda-feira, após o Domingo de Páscoa, teríamos 5 dias para preparar esse jogo do Campeonato.
Creio que deveríamos definir rapidamente esta situação, porque se a 2.ª prioridade é a Liga Europa, e a Taça de Portugal é somente a 3.ª prioridade, então o jogo do Olhanense deveria ser antecipado para Sábado - mesmo com o jogo com os Corruptos na Quarta-feira anterior -, já que na semana seguinte, na Quinta-feira, teremos o 1.º jogo da muito provável Meia-final da Liga Europa...!!!
A poupança em Arouca, até pode ter mais um argumento: o jogo com o AZ na próxima Quinta-feira. Não podemos encarar este jogo, como mais um treino, como fizemos contra o Tottenham na Luz. Os Holandeses são inferiores, mas são competitivos, e rematam à baliza, com 70 horas de preparação para esse jogo, na minha opinião a rotação não deverá ser exagerada... e a concentração, tem que ser máxima. Com a utilização de alguns titulares contra o AZ, o jogo de Aveiro poderia ser ideal para rodar - o Jardel por exemplo...!!! -, pensando no jogo da Taça!!!
Se a decisão do Jesus, for manter, a rotação, tal e qual com tem feito até aqui, terá a minha concordância, mas admito, estou tentado e creio que na cabeça do Jesus, deve-se estar a passar o mesmo!!!