Últimas indefectivações

terça-feira, 8 de abril de 2014

No caminho certo...

Benfica 4 - 0 Rio Ave

Noite sem sobressaltos, não por incapacidade do Rio Ave, mas por muita competência do Benfica. Hoje, tivemos nota artística, eficácia ofensiva, coesão defensiva, e os desejados 3 pontos.
Mais uma vez os elogios colectivos são obrigatórios, mas o Nico pelas assistências e pelo golo vai ser quase de certeza considerado o melhor em campo, mas para mim, os dois laterais - Maxi, Sílvio - foram os melhores em campo...
O único jogador que hoje me pareceu em baixo foi o Markovic. Defensivamente continua a cumprir, mas ofensivamente desequilibra pouco... é verdade que o jogo do passe curto do Benfica, não é favorável ao estilo do Markovic, mas o Sérvio tem que se mostrar mais aos colegas. Já começo a pensar que neste momento, o Salvio pode estar em melhor forma!!! Em sentido contrário, gostei muito da exibição do Enzo, que nos últimos jogos tinha estado abaixo do normal... ainda lhe falta um pouco mais de velocidade, mas esteve muito melhor... a jogada do 2.º penalty, já nos descontos, é o exemplo perfeito da sua melhoria física. O melhor elogio ao André Almeida, é que nem se deu por ele!!! Discreto, com muitas recuperações, e sem perdas de bola comprometedoras, jogando simples... O André era no início da época a 4.º opção para a posição de Trinco: Matic, Fejsa, Rúben Amorim, e só depois vinha o André. É um luxo quando a 4.ª opção joga assim...!!!
Estava receoso, aquelas superstições parvas, que nós adeptos, inconscientemente seguimos, durante o dia, só aumentaram os meus receios!!! Mas aparentemente este ano, as encomendas do Bruxo de Fafe não vão abrir telejornais!!!
A rotação manteve-se na média: 6 jogadores, em relação ao jogo de Alkmaar!!! Só Maxi, Luisão, Garay, Gaitán e Rodrigo repetiram a titularidade. E a equipa continua a manter o nível. Muito sinceramente não me recordo de observar uma equipa, num Campeonato Europeu do nosso nível ou superior, com competições Europeias pelo meio, fazer uma rotação tão radical, e manter os níveis exibicionais e os resultados positivos. Mudar 2 ou 3 jogadores é normal, agora 6 alterações, constantemente, de jogo para jogo, é caso único... Tem sido dado pouco relevo a esta estatística... um dos indicadores mais importantes, se alguém quiser explicar o sucesso do Benfica nesta temporada, até agora!!! E sendo os jogadores os artistas, este é um dos grandes méritos do Jesus: um modelo de jogo definido, que todos os jogadores do plantel estão identificados.
Ao intervalo estava completamente abismado: Cosme Machado estava a fazer um exibição exemplar!!! Nunca pensei, tal coisa, ser possível!!! Os cartões amarelos mostrados bem cedo, foram essenciais... ao contrário de outros jogos, os Vilacondenses perceberam cedo que não podiam aviar porrada!!! E partir daí, jogou-se futebol, em vez da habitual caça-ao-homem, com impunidade, que estamos habituados a assistir!!! Mas ao intervalo, algo se passou nas cabines, na 2.ª parte, marcou falta a todas as recuperações de bola do Benfica!!! Foi de longe o melhor defesa do Rio Ave... Na parte final, em dois lances óbvios, foi obrigado a marcar 2 penalty's a favor do Benfica... Foi obrigado, mas com o resultado empatado, não sei se os marcaria!!!
A nossa época continua a correr da melhor forma, só faltam 5 pontos, em 4 jogos, para sermos Campeões. O objectivo do Campeonato, é a prioridade das prioridades. O discurso do Jesus no final da partida, não mudou. Dito isto, creio que nos próximos dias vai existir a tentação em alterar um pouquinho a rotação que tem sido feita até aqui, explico:
Com o 2.º jogo da Taça de Portugal a aproximar-se, com a almofada no Campeonato, não será preferível, poupar um pouquinho no Domingo em Aveiro, contra o Arouca, para na Quarta-feira seguinte, pôr a 'carne toda no assador' no jogo decisivo da Taça, contra os Corruptos?!!! Será preferível, ou não?!!!
O jogo do Olhanense na Luz ainda não tem data marcada, mas se for adiado para Segunda-feira, após o Domingo de Páscoa, teríamos 5 dias para preparar esse jogo do Campeonato.
Creio que deveríamos definir rapidamente esta situação, porque se a 2.ª prioridade é a Liga Europa, e a Taça de Portugal é somente a 3.ª prioridade, então o jogo do Olhanense deveria ser antecipado para Sábado - mesmo com o jogo com os Corruptos na Quarta-feira anterior -, já que na semana seguinte, na Quinta-feira, teremos o 1.º jogo da muito provável Meia-final da Liga Europa...!!!
A poupança em Arouca, até pode ter mais um argumento: o jogo com o AZ na próxima Quinta-feira. Não podemos encarar este jogo, como mais um treino, como fizemos contra o Tottenham na Luz. Os Holandeses são inferiores, mas são competitivos, e rematam à baliza, com 70 horas de preparação para esse jogo, na minha opinião a rotação não deverá ser exagerada... e a concentração, tem que ser máxima. Com a utilização de alguns titulares contra o AZ, o jogo de Aveiro poderia ser ideal para rodar - o Jardel por exemplo...!!! -, pensando no jogo da Taça!!!
Se a decisão do Jesus, for manter, a rotação, tal e qual com tem feito até aqui, terá a minha concordância, mas admito, estou tentado e creio que na cabeça do Jesus, deve-se estar a passar o mesmo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!