Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Weigl

Admito, quando surgiu a notícia do interesse do Benfica no Weigl pensei que fosse mais uma treta dos pasquins! E esta convicção durou praticamente até ao 'fim'!!! Não por falta de capacidade financeira do Benfica, mas porque noutras ocasiões 'parecidas' nos últimos tempos, os jogadores têm recusado mudar-se para o Tugão!!!
Digo 'parecidas', porque de facto, não me recordo de uma contratação deste 'nível' no Tugão!!! Uma coisa é contratar um jovem esperança, que ainda não se afirmou, ou um jogador de carreira feita que vem ganhar mais uns cobres!!! Agora, um jovem jogador, 23 anos, que é uma 'certeza', não uma esperança, Internacional A pela Selecção da Alemanha, vir para o Benfica, é de facto, extraordinário...
Nos últimos anos temos tentado vários alvos no mercado Alemão, todos eles com 'estatuto' inferior ao Weigl, e quase sempre o negócio não se concretizou... Talvez, os 'conselhos' do Witsel, ou do Odysseas tenham 'facilitado', mas em caso de sucesso, uma contratação, que poderá 'abrir' espaço a outras contratações 'parecidas', principalmente do Mercado Alemão...

Em relação ao 'jogo jogado' ganhámos um médio de contenção de excelência. Bom na marcação, tacticamente disciplinado e com a bola nos pés não sendo um driblador, protege bem a bola, e passa bem, curto e longo... e vem com o 'andamento' da Bundesliga, com jogos de muita intensidade!

Nos últimos temos o Weigl, deixou de ser titular indiscutível (sendo que jogou mais a Central!!!), tem jogado, mas perdeu algum espaço... Sendo pragmático na análise, não sei se o Weigl seria titular nas equipas multimilionárias da Europa, mas teria lugar em qualquer equipa em Inglaterra ou em Espanha, ou em Itália.... Mas entre ficar no banco; ou ir para uma equipa de meio da tabela, lutar talvez pela permanência, preferiu ir para uma equipa, onde muito provavelmente vai ser titular, e onde vai jogar para ganhar todas as semanas... Além disso, o Benfica já 'provou' que consegue 'vender' os seus melhores jogadores para as equipas do Top financeiro da UEFA...

Neste momento com a dupla Gabriel/Taarabt a jogar bem, pode parecer estranho o Benfica apostar 'tanto' no meio-campo, mas se o Benfica quer mesmo ganhar 'tudo' temos que ter opções, para 'rodar' em todas as competições, e de facto tanto o Tino, como o Gedson, como o Samaris não têm dado o mesmo ritmo à equipa, do que a dupla titular!

E não me 'espantava' que o interesse no Bruno Guimarães também fosse 'verdadeiro' (outro, que duvidei deste do primeiro momento sobre a veracidade da notícia...), seria a 'verdadeira' aposta Europeia, com dois 'meio-campos' para a segunda parte da época, com a Liga e a Liga Europa em disputa!!!

2019

Pizzi 2019

Mensagem de ano novo



"O #PortoaoColo deseja a todos os seus seguidores um ano de 2020 cheio de saúde, sucessos e felicidade a nível pessoal e familiar. A nível desportivo, esperamos que 2020 seja, pelo menos, tão bom como foi 2019 para o Sport Lisboa e Benfica. Desejamos todos, que seja melhor ainda.
Como forma de comemorarmos esta entrada no novo ano, lançamos um vídeo com alguns dos melhores momentos de #PortoaoColo da temporada passada e da presente época. Pedimos desculpa pela duração do vídeo, mas foram escândalos atrás de escândalos e o vídeo “fez-se por si”. Aproveitamos, também, para desejar que 2020 nos traga menos trabalho. Seria muito bom sinal."

As 10 figuras do SL Benfica que marcaram 2019

"O ano de 2019, como já é habitual, foi um ano muito bem-sucedido para o SL Benfica. Do futebol às modalidades de pavilhão, a equipa encarnada foi campeã e conquistou as mais variadas honras nos diversos desportos e escalões. Atletas de qualidade é do que mais abunda a estrutura do clube lisboeta. Elaborei, então, um top 10 dos melhores atletas encarnados no ano de 2019. O grande foco vai para o futebol, as principais modalidades de pavilhão e o atletismo. Decidi não incluir atletas cuja modalidade não tenha campeonatos de clubes, portanto atletas como Fernando Pimenta – que merecia figurar neste top – ficaram de fora. Vamos lá a isso.
1. Pizzi A grande figura do futebol encarnado e um dos grandes destaques do campeonato e do desporto nacional no ano 2019. Foram 27 os golos apontados pelo internacional português, que ajudou o SL Benfica a sagrar-se novamente campeão nacional. Pizzi normalmente não figura na lista de jogadores preferidos dos adeptos, mas o seu valor é indiscutível e a distinção como melhor atleta do clube encarnado é inteiramente merecida. A classe e a qualidade que espalhou pelos relvados portugueses, no ano que chega agora ao fim, permanecerá na memória de qualquer benfiquista.
2. Pedro PichardoO cubano, naturalizado português, esteve em grande forma no ano de 2019. Campeão nacional de triplo salto e de equipas com o SL Benfica, venceu a etapa de Londres da Liga Diamante (terminou em segundo lugar no ranking final). Para ser um ano perto da perfeição só faltou a medalha nos mundiais de pista. Pichardo terminou num honroso quarto lugar, tendo perdido a medalha no último salto por apenas quatro centímetros.
3. João Félix A grande revelação da época. A excelente segunda metade de temporada que protagonizou e todo o mediatismo em volta do seu nome e da transferência para o Club Atlético de Madrid tornam João Félix uma presença obrigatória nesta lista. O internacional português, à data com apenas 19 anos, impôs-se na primeira equipa encarnada com uma facilidade tremenda, tendo adquirido mesmo o estatuto de um dos melhores jogadores da equipa.
A importância que Félix teve na conquista do 37° campeonato do SL Benfica foi tremenda. Decisivo frente a Sporting e Porto, marcou 17 golos em 29 jogos ao serviço das águias. A sua performance não passou despercebida e levou o Atlético a pagar 126 milhões de euros para assegurar os seus serviços, naquela que foi a maior transferência de sempre em Portugal.
4. Darlene A avançada brasileira chegou ao SL Benfica, já com selo de qualidade, para ajudar na luta pela promoção. A época da equipa de futebol feminino das águias dificilmente poderia ter corrido melhor. A equipa encarnada foi, facilmente, campeã da segunda divisão (com apenas um empate) e conquistou ainda de forma incrível a Taça de Portugal e a Supertaça.
Para estas conquistas, muito contribuiu Darlene. A internacional brasileira atingiu 69 golos em apenas 34 jogos ao serviço das águias: números completamente absurdos. Um destaque merecido para o desporto feminino e para Darlene.
5. Fernandinho O homem golo da equipa de futsal do SL Benfica. Fernandinho foi o melhor marcador da liga portuguesa de futsal, com 39 golos. O já experiente ala ou pivot brasileiro foi sempre um dos jogadores mais decisivos da equipa comandada por Joel Rocha, inclusive na final dos playoffs, frente ao Sporting, onde ajudou o Benfica a sagrar-se campeão nacional.
6. Seferovic No início da época, Seferovic partia no fundo da hierarquia dos pontas de lança, atrás de Castillo, Ferreyra e Jonas. No entanto, com a entrada de Bruno Lage, Seferovic adquiriu uma importância extrema na equipa. Apresentando-se na sua melhor forma, Seferovic conquistou o título de melhor marcador do campeonato com 21 golos. O prémio de melhor jogador suíço coroou a temporada do ponta de lança. A segunda metade de 2019 não tem sido tão positiva para o camisola 14, contudo Seferovic tem ainda muito tempo para voltar à sua melhor forma.
7. RobinhoO mágico da equipa de futsal do SL Benfica e um dos melhores atletas no panorama do futsal nacional e europeu. Consistentemente um dos jogadores fundamentais na formação de Joel Rocha, Robinho consegue fazer a diferença utilizando a sua elevadíssima qualidade individual. Quando o esférico está nos pés de Robinho, nunca sabemos o que esperar.
O ala brasileiro – naturalizado russo – juntou o título de melhor assistente em Portugal ao campeonato nacional conquistado ao serviço do Benfica.
8. Zelão O experiente central brasileiro Flávio Soares, conhecido no mundo do voleibol como Zelão, realizou uma das melhores temporadas de águia ao peito. Zelão ajudou o SL Benfica a bater a fortíssima equipa do Sporting CP na final do campeonato nacional e contribuiu para a histórica classificação da equipa encarnada para a Liga dos Campeões de voleibol. Esta posição podia igualmente ser atribuída ao zona 4 das águias, André Lopes.
9. Lucas Ordóñez É verdade que não foi, de todo, um ano positivo por parte da equipa de hóquei em patins dos encarnados. No entanto, o avançado argentino Lucas Ordóñez destacou-se do resto da equipa e apresentou-se a bom nível (foi o segundo melhor marcador do campeonato, tendo ficado apenas atrás de Gonçalo Alves, do FC Porto). No início desta época, a equipa comandada por Alejandro Domínguez tem apresentado melhorias no nível de jogo, comparativamente à época passada, tendo Ordóñez mantido o elevado nível exibicional.
10. JonasEste não foi, de longe, um dos melhores anos de Jonas ao serviço do SL Benfica, mas o brasileiro acaba por entrar neste top sobretudo por razões simbólicas. 2019 ficará marcado na memória colectiva benfiquista como o ano em que Jonas acabou a carreira: o ano em que uma das lendas modernas do clube pendurou as botas.
Mesmo num ano menos bom, Jonas ainda marcou sete golos que ajudaram o Benfica a conquistar o título. Todos os adeptos de bom futebol desejavam que Jonas continuasse a espalhar classe nos relvados nacionais, mas infelizmente as lesões não o permitiram. Em jeito de homenagem, aqui temos Jonas Gonçalves."

Julian Weigl


"Muitas vezes tenho sido crítico com a qualidade individual das equipas em Portugal. Talvez porque seja difícil recordar confrontos entre Porto e Benfica recheados de jogadores que chegaram às melhores equipas Europeias, sabendo que dos actuais planteis pouquíssimos terão algumas probabilidades de lá chegar.
É essa qualidade individual que inviabiliza tantas vezes o bom jogo – Se as linhas de passe estão lá, se os movimentos também e se quem recebe demora uma eternidade, recebe mal seja na orientação ou no gesto técnico, é claro que é o individual que atrasa o colectivo. Veja-se a melhoria do Benfica com a entrada no 11 de Chiquinho pós lesão e Taarabt. Jogadores diferentes, e parece que o colectivo melhorou. Não, o Benfica melhorou, mas foi por resolver problemas individuais, e… Bruno Lage voltou a ser um bom treinador.
Com isto chegamos a Weigl.
O médio alemão associado ao SL Benfica seria um jogador de natureza bem diferenciada na realidade nacional.
A velocidade a que percebe o jogo e a forma eficiente como dá sempre seguimento às bolas que por si passam, sem erro técnico, sem erro de decisão.
Weigl, pelo que mais importa no jogo nos dias de hoje (capacidade para Ver – Analisar – Executar com enorme qualidade) seria mais um elemento com uma capacidade ímpar para elevar o jogo “colectivo” do Benfica para outro tipo de patamar. E se há de facto um projecto europeu… este terá sempre de passar por encontrar este tipo de jogadores – Um médio determinante na boa fluidez do jogo ofensivo pela qualidade da sua tomada de decisão e a ausência de erro técnico."

Benfiquismo (MCCCXCVIII)

Juntos!

1 de Janeiro

Cadomblé do Vata (Gala das Galas!!!)

"Gala "Os Melhores de 2019 - A Mão de Vata"
Melhor Jogo de 2019 - o joguinho feito entre B. SAD e FCP para encobrir os acontecimentos do túnel do Jamor.
Melhor Golo de 2019 - ex. aequo Jardel e Rúben Dias a favor do Portimonense, no jogo que mudou a história do ano.
Melhor Treinador de 2019 - Sérgio Conceição "O Maior". Perdeu Taça da Liga, Campeonato, Taça de Portugal e Qualificação para a Champions, sem que alguma vez visse o seu lugar colocado em causa. 
Melhor Jogador de 2019 - Bruno Lage pela arriscada e bem sucedida jogada de recuperar Adel Taarabt.
Melhor Árbitro de 2019 - Carlos Xistra, para manter a tradição vigente na arbitragem nacional de colocar sempre os piores no lugar dos melhores.
Melhor Dirigente de 2019 - Frederico Varandas que tem dirigido brilhantemente o Sporting CP rumo ao abismo.
Melhor Empresário de 2019 - Paulo Rodrigues por ter destruído metade do Estádio do Bonfim, demonstrando como se tratam os caloteiros.
Melhor Diário Desportivo de 2019 - Gazeta dos Desportos, que mesmo extinto foi melhor que os outros 3 juntos.
Melhor Contratação de 2019 - Chiquinho pelo Benfica, repetindo o título de há um ano quando foi contratado... pelo Benfica.
Melhor 11 de 2019 - Franco Cervi, seguido de Marega e Raphinha.
Prémio Carreira 2019 - Jonas Pistolas, em forma de agradecimento por ter tornado o ataque do Glorioso numa verdadeira carreira de tiro.
Melhor Página de 2019 - A Mão de Vata... se todos os anos o Mendes se pode coroar Melhor Empresário do Ano na sua gala no Dubai, porque razão entregarei este prémio a outro?"

Cadomblé do Vata (Clube à 'distância'!!!)

"Ao espraiar as palavras que se seguem, não procuro de forma alguma ser ressarcido de todos os danos que me provocaram, mas vendo a minha vida em retrospectiva, considero-me um dos grandes prejudicados pelo Vietname do Benfica. Quando Manuel Damásio, do alto das suas calças vermelhas atacou barbaramente o Sport Lisboa e Benfica com Antrax Jorge, eu já era adepto do Glorioso há uns valentes anos. Tinha cravados no cinto títulos de campeão nacional, Taças de Portugal, Supertaças e finais europeias. As minhas mãos já haviam emitido sonoros estampidos de aprovação para craques da valia de Chalana, do Valdo, da Gomes & Mozer Lda, do Sr. Paneira, do rapazola Rui Costa, de uns suecos altos, loiros e craques, do Mimalho de Ouro JVP (antes e depois do Vieira entre o João e o Pinto), ou do tanque Profeta de Cabo Frio.
Com alguns choros compulsivos de meia dúzia de insucessos a juntar à Glória do quotidiano, no Verão de 1994 sentia-me reparado para outros vôos. Talvez ainda não tivesse nível para ser adepto de um AC Milan (à data) de sonho, mas via-me facilmente a deixar para trás a paixão pelo Benfica e abraçar o amor por um Real Madrid ou um Manchester United durante 6 ou 7 anos, para depois regressar à casa de partida e por cá passar uma reforma dourada a vitórias e títulos. Mas a calamidade abateu-se sobre o Gigante da Luz, o interesse no estrangeiro esfriou e fui por cá ficando, primeiro assistindo em sofrimento à delapidação moral d'O Clube e posteriormente abraçando entusiasmado o regresso ao seu estatuto de Maior do Universo e Arredores. A bater à porta dos 40 anos, daqui já não saio e daqui já ninguém me tira, com tudo o que isso acarreta de bom ou mau para o SL Benfica.
Os 25 anos que mediaram o sonho de uma aventura além fronteiras e a conformação de que a estadia pela Luz vai ser prolongada, permitiram-me acompanhar centenas de jogadores. Desde os que, nos longos anos de dor, só deixavam a Catedral empurrados, porque aqui haviam atingido o pico de carreira e ninguém os queria em mais lado algum, aos que actualmente por cá aterram já a pensar em dar "às de Villa Diogo", porque o prestígio e política do clube lhes proporciona essa visão. Sejam contratados ou cá formados, todos parecem apreciar mais o Sport Lisboa e Benfica à distância do que com o Manto Sagrado no corpo. Fica é sempre a dúvida se os elogios dirigidos à Nação Encarnada lá ao longe, são sentidas declarações de amor, pézinhos que mantêm a porta do regresso aberta, para quando depois das 30 primaveras, mais dinheiro não houver para ganhar além 2ª Circular ou apenas lembretes de que já cá estiveram mas preferiram sair?"

Uma vitória dos recursos humanos

"Fernando Gomes tem exercido a presidência da FPF com inegável sucesso, e tornou-se um caso de estudo, pelo consenso que gerou

Acabou bem o ano de 2019, com a notícia da recandidatura de Fernando Gomes à presidência da FPF. Há ainda muito trabalho por fazer (e tanto já foi feito...) e fazem falta pessoas que saibam pensar e estar, que passem a vida para adicionar o não para subtrair, muito menos para dividir, com os olhos postos na multiplicação de recursos. Em Fernando Gomes vê-se alguém que desmontou a mesquinhez da clubite, mostrando urbi et orbi que quando se age privilegiando o que nos une e não aquilo que nos separa, o céu é o limite.
A FPF de Fernando Gomes nunca teve medo de apostar na competência, e tem feito da política de recursos humanos a sua principal força; ao mesmo tempo, aventurou-se em processos pioneiros, um, o do VAR, apontado, antes dos outros, o caminho do futuro, e outro, o Canal Onze, de contornos mais complexos, com potenciais danos colaterais, cujo desenvolvimento poderá condicionar um mercado audiovisual a que a Federação Portuguesa de Futebol não expectável pertencer. O futuro, tão insondável no âmbito da comunicação social, a nível global, dirá de sua justiça...
Disse, atrás, que apesar do muito que já foi feito ainda há muito mais por fazer:
a) No domínio da arbitragem, por exemplo, alargando os campos de recrutamento, qualificando carreiras e combatendo opacidades;
b) No âmbito dos quadros competitivos, incrementando politicas de regionalização e criando condições para reciclar o elefante branco que dá pelo nome de Campeonato Nacional de Seniores;
c) No quadro do futebol feminino, aprofundando, sem concessões, o magnífico trabalho entretanto realizado;
d) E, last but not least, criando mecanismos que permitam melhorar a imagem do futebol, penalizada por décadas de más práticas que em nada têm contribuído para uma percepção colectiva civilizada do desporto-rei.
Não é aceitável que o futebol de um país que é campeão da Europa e vencedor da Liga das Nações; que é campeã do Mundo de Futebol de praia e campeão europeu de futsal; que deu ao mundo três Bolas de Ouro, e se tem substituído ao Estado no fomento do desporto, seja sujeito, por exemplo, a uma política fiscal agressiva e castradora. E essa batalha, política, só pode ser ganha com uma nova imagem.

Ás
Bruno Lage
O 'seu' Benfica disputou 33 jogos da Liga em 2019, ganhou 31, empatou um e perdeu outro. Pelo caminho conquistou um Campeonato Nacional que estava perdido e fechou o ano na liderança, com mais quatro pontos que o segundo. Os números são impressionantes e é um dos destaques de 2019.

Ás
Jorge Jesus

Muitos foram aqueles que torceram o nariz quando assinou pelo Flamengo, muitos mais encolheram os ombros quando o ouviram falar no Brasileirão, na Libertadores e no Mundial de Clubes. Chega ao fim do ano cidadão honorário do Rio de Janeiro e comentador de Portugal. Absolutamente fantástico!


Ás
Fernando Santos
Ao título europeu de 2016, Portugal juntou a vitória na Liga das Nações de 2019, mostrando que a saga de França e a gesta de 10 de Julho, em Paris, não foram obra do acaso. Pelo caminho, Fernando Santos implementou uma revolução de veludo na Selecção, criando condições para uma grande década de vinte, no século XXI.

O que terá dito, na Liga, o técnico do B-SAD?
«No intervalo houve tensão entre mim e o treinador do Belenenses (...). Não, não agredi»
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto
Sérgio Conceição quebrou o silêncio e garantiu não ter agredido o homólogo do B-SAD, Pedro Ribeiro. Este, porém, ouviu-se na SIC, gritou alto e bom som que tinha levado um soco, qualificando o agressor com um epíteto bovino. Daí a curiosidade: o que disse, na Liga, quando foi inquirido, Pedro Ribeiro? Manteve que foi agredido? E se sim, por quem? E se não, por quê?

Jesualdo Ferreira
Entre o primeiro projecto que abraçou, treinar a novel Selecção Nacional de Juvenis na época de 1974/1975, e a chegada ao banco do Santos, passou-se uma vida dedicada ao futebol, com sucessos aquém e além-mar. Em boa hora, o clube de Pelé, com a formação no ADN, escolheu o técnico português de 73 anos para preparar o futuro, mostrando aos clubes nacionais que escolher profissionais pelo bilhete de identidade é prova de pouco tino. Lamentavelmente, há muita experiência e qualidade no nosso futebol precocemente afastada.

Vírus da chicotada psicológica anda por aí
Não é só me Portugal, onde metade dos treinadores da Liga não chegaram ao Natal, que prosperam as chicotadas psicológicas. Em Inglaterra, onde a tradição já não é o que era, só em Londres caíram Pochettino, Emery e Pellegrini e em França chegou ao fim a aventura (extraordinária) de Jardim no Mónaco"

José Manuel Delgado, in A Bola

Em fora de jogo estamos nós

"No futebol inglês é tudo mais simples, directo e transparente do que no futebol português. Até a questão do VAR. Nada de novo, portanto.

Prefiro, por agora, não entrar na discussão sobre se deve, ou não, dar-se uma tolerância de alguns centímetros nos foras de jogo. Dependerá sempre, julgo, da justificação que me derem. Caso digam que as linhas que vemos nas transmissões televisivas, aparentemente oficiais, não são fidedignas, é provável que esteja de acordo. Se me disseram que é, apenas, injusto anular um golo por um centímetro é mais provável que seja contra, porque chegará, de certeza, o dia em que, num qualquer jogo decisivo, um centímetro será suficiente para fazer a diferença na forma como quem marca o golo chega à bola e entrarmos, aí, em nova discussão que é, precisamente, o que as linhas de off side pretendem evitar. Por isso, para já, vou partir de dois pressupostos:
1 - As linhas de nos dão na transmissão, e que o VAR vê quando tem de decidir, são fidedignas;
2 - Um fora de jogo é, sempre, um fora de jogo, seja um centímetro ou de um metro. Dizer mais do que isso é perder tempo, porque escancara as portas ao inútil o meu fora de jogo de um centímetro é ridículo e uma roubalheira, o teu fora de jogo de um centímetro é, apenas, a lei de que tanto nos queixámos ao longo dos anos.
Prefiro, portanto, falar de algo que me faz muito mais confusão no que à forma como nos mostram, como telespectadores, a decisão que, numa sala bem longe do local onde se desenrola a acção, alguém decide, muitas vezes, o desfecho decide, muitas vezes, o desfecho de uma partida. Já percebeu, caro leitor, a brutal diferença entre as transmissões dos jogos da Premier League e os da Liga Portuguesa? E não, não estou a falar na intensidade, no ritmo, no espectáculo. Estou a falar mesmo do momento em que o VAR entra em acção para confirmar ou anular um golo quando entra em campo a tal questão do fora de jogo que de repente tanta confusão parece fazer a tanta gente.
Das imagens que nos chegam de Inglaterra, o ecrã divide-se e na parte maior lá aparece a forma como o VAR utiliza as linhas para chegar a uma decisão. Podemos, portanto, acompanhar o momento em tempo real tudo o que está a acontecer e percebendo, de imediato, qual o desfecho da avaliação mesmo antes de o árbitro a anunciar ao estádio. Tudo às claras. Pode, depois, discutir-se, lá está, se um centímetro deve, ou não, se suficiente para anular um golo. Mas essa é oura questão. Em Portugal, claro, é tudo diferente. Temos as imagens de quem está a transmitir o jogo, é verdade, e delas podemos logo retirar algumas conclusões. Se o fora de jogo for evidente, não há sequer grande problema. A questão é quando se trata, de facto, de um off side de poucos centímetros. Lá ficamos nós à espera que alguém na Cidade do Futebol veja as imagens, lhes ponha as linhas em cima, veja onde está o é, o joelho ou a cabeça de quem ataca, veja onde está o pé, o joelho ou a cabeça de quem defende e decida. Só percebemos se o golo é anulado ou validado quando o árbitro o anuncia no estádio. E, muitas vezes, só podemos ver o que sustenta a decisão uns minutos depois (quase sempre muitos minutos depois...) quando a repetição, já com linhas em cima e o anúncio dos centímetros que colocavam em jogo ou fora dele o jogador que fez o golo, nos é concedida pela realização.
Prefiro - e calculo que a maioria dos telespectadores também prefira - a forma como as coisa são feitas em Inglaterra. É mais simples, mais directo e, acima de tudo, mais transparente. Como tudo no futebol inglês quando comparado com o futebol português. Nada de novo, portanto. Mas devia fazer-nos pensar- Sendo verdade que Portugal, e a Federação Portuguesa de Futebol, foi pioneira na questão do VAR, há o sério risco de, por uma questão de protecção dos árbitros que, já o escrevi, não os ajuda em nada (pelo contrário...), perdermos o comboio europeu e, pior, alimentarmos discussões absurdas em torno de uma ferramenta que devia ser unânime."

Ricardo Quaresma, in A Bola

Paragem de Natal - erro antifutebol

"Pior do que haver uma sobrecarga de jogos é haver uma subcarga de jogos. Nada mais bloqueador do desenvolvimento natural dum jogador e duma equipa do que a inacção competitiva. Claro que as equipas profissionais tentam corrigir a ausência de competição treinando-se com intensidade, mas nada consegue substituir um jogo a sério, nada transmite aos jogadores a mesma necessidade permanente de se superarem.
Daí que esta paragem de Natal do futebol português seja um erro antifutebol. Não se compreende à luz da natural expectativa do adepto, não se compreende em função das óbvias necessidades de encaixes financeiros dos clubes e não se compreende na perspectiva dos principais protagonistas do jogo, os futebolistas.
Assim sendo, a imposição destas férias natalícias constitui um erro tão óbvio quanto primário, que não deve, mais, ser repetido.

No próximo fim de semana, o campeonato recomeça com dois jogos que geram grande expectativa. O Vitória de Guimarães recebe o Benfica, líder da prova, e o Sporting recebe o FC Porto num clássico que todos os anos entusiasma e se renova. Com todo este interregno pelo meio, ninguém sabe com o que contar das equipas em confronto. Quem estava a passar por momentos de elevados índices de qualidade, como era o caso do Benfica e, também, do FC Porto, há de esperar não ter perdido balanço, mas após esta prolongada paragem, ninguém o poderá garantir. Tal como o Sporting não pode garantir se irá continuar o seu difícil caminho de recuperação. Teremos de esperar para ver quem melhor consegue resolver os erros alheios."


Vítor Serpa, in A Bola

Adeus, 2019! Viva, 2020!

"Se esquecermos a habitual propaganda, pouco mudou por cá. Benfica e FC Porto, sendo esta a hierarquia mais recente, lutam pelo domínio. O Sporting debate-se com lutas internas e acrescenta-lhe a crise financeira, agravada com as mais-valias perdidas no hara kiri de Alcochete. Ao SC Braga faltará cultura de vitória, que só se enraizará com paciência, teimosia e um rumo.
2019 despede-se enquanto águias e dragões tentam, circunstancialmente ou não, tornar-se mais criativos, a partir do duplo-pivot. Já os leões aparentam estar mais imunes à Lei de Murphy. Sinais a confirmar na Europa. Hopefully.
Bruno Fernandes e Pizzi permanecem como figuras maiores do campeonato e não se veem mudanças no horizonte. A cortar o êxtase dos golos e das vitórias, e a tentar atenuar o desânimo das derrotas, o ruído continua a pairar sobre réus escapatórias, agora os VAR. Já atingiu mais decibéis - ou estaremos já habituados -, mas continua presente. Resistem para já as linhas de fora de jogo porque não há conhecimento sobre um processo que deveria ter sempre intervalo de erro.
Há chicotadas a mais, os dirigentes são os agentes mais fracos. Federação e Liga não fogem ao politicamente correcto e, também por isso, é tão aceitável o status quo. As importações de jogadores e treinadores mantêm-se de fraca qualidade e tudo se reflecte em campo. É o que o país forma e exporta que vai mantendo o seu nome bem vivo no panorama internacional. Aí, mesmo com a nata que produzimos, a Selecção joga de menos. Ou novo raio cai segunda vez no mesmo sítio ou o Euro-2020 será duro. Bem mais do que eleger o figura do ano. Acima de Messi, Ronaldo ou Van Dijk, Jurgen Klopp montou um Liverpool extraordinário e merece todas as honras.
Na despedida, fica o desejo: que 2020 nos traga, sobretudo, ainda melhor futebol jogado e falado, claro. Bom ano!"

Luís Mateus, in A Bola

Benfica After 90 - Benfiquistas Worldwide - Bermuda...

5 Resoluções de Ano Novo do SL Benfica

"Estamos perto do fim do ano 2019, um ano recheado de grandes memórias para os adeptos benfiquistas: a reviravolta no campeonato com exibições de categoria e a vitória em pleno Estádio do Dragão; os festejos de um título que parecia impossível em 2018; a goleada de mão cheia no derby da Supertaça; e agora o término de um ano em que a equipa lidera o campeonato com sensações de um futebol em crescendo de qualidade (finalmente).
Este ano que termina, contudo, não foi um mar de rosas: houve uma abordagem desastrosa ao mercado de inverno, consecutivas exibições de muito pobre qualidade entre Setembro e Dezembro e ainda a eliminação da Liga dos Campeões da Taça da Liga.
Assim, o ano 2020 surge com novas esperanças, novos objectivos e novas oportunidades de remendar o que de pior se fez em 2019. É neste contexto que deixo as minhas cinco resoluções de ano novo.
1. Sucesso europeu – A resolução de todas as resoluções. O sonho comanda a vida e este sonho deverá sempre comandar a vida do Sport Lisboa e Benfica. Arrancamos 2020 com a oportunidade de uma boa campanha na Liga Europa. O primeiro objectivo será a afirmação frente ao FK Shakhtar; depois, é lançar a equipa para as meias-finais e, a partir daí, começar a almejar o título. Esta afirmação na Liga Europa servirá como base para um Benfica europeu no seu lugar – a Liga dos Campeões. Na segunda metade de 2020, chegará a verdadeira prova ao Benfica Europeu. Com a evolução do trabalho da equipa técnica e com uma assertiva abordagem ao mercado de transferências, restará disputar os seis jogos da Liga dos Campeões e apurarmo-nos sem mácula para os oitavos-de-final da competição. Atacar a conquista da Liga Europa e lançar a equipa às eliminatórias da Liga dos Campeões. Viver o sonho europeu. Um desejo do Benfica, e não só meu.
2. Título nacional – Esta é a resolução anual, este é o desejo de uma obrigação que nunca muda. Em Maio, o Sport Lisboa e Benfica tem de/deve festejar a conquista de mais um campeonato nacional. Estamos num bom caminho, e em 2020 teremos de cimentar a liderança e concluir a época como a principal força em Portugal. Sem claudicar e sem temer o Dragão.
3. Estabilização de uma ideia de bom futebol – A ideia e a qualidade de jogo têm sido a maior interrogação no percurso de Bruno Lage enquanto técnico encarnado. Nos seus primeiros meses na frente do Sport Lisboa e Benfica, vimos uma equipa com pressão alta e linhas juntas, com futebol simples e criativo, de bola no chão e progressão em apoios. Esse futebol foi perdendo força e pareceu simplesmente deixar de existir com a chegada do Verão e a saída de João Félix. Na corrente época, tem sido confuso perceber qual a ideia de jogo da equipa, e a qualidade do futebol praticado tem sido de uma pobreza atroz. Em Dezembro, finalmente Lage parece ter cimentado as suas apostas e o estilo de jogo pretendido. Para 2020, desejo continuidade, desejo uma equipa pro-activa, com bola e que goste de lhe dar carinho. Uma equipa à procura do jogo e a ditar os tempos do mesmo. Um Benfica que entusiasme em campo.
4. Amadurecimento na abordagem ao plantel – A abordagem ao mercado de transferências tem sido dos pontos fracos dos últimos anos no Sport Lisboa e Benfica. No último Verão não foram reforçadas as posições mais carenciadas e chegaram reforços desnecessários e que nada têm conseguido dar à equipa: Caio e RDT, por exemplo. Já em Janeiro, espero que possam chegar pelo menos dois/três jogadores que fortaleçam a equipa com o objectivo claro de atacar a Liga Europa: um central, um médio defensivo e um segundo avançado. Uma prenda no sapatinho.
5. Comunicação limpa – É daquelas resoluções “Miss Mundo”, do género “final da fome no mundo” ou “o fim de todas as guerras”. O futebol português está um lodo e infelizmente a direcção liderada por Luís Filipe Vieira é dos principais players deste lodo. Sem ponta de esperanças, desejo que em 2020 o clube finalmente se distancie em definitivo de figuras como Pedro Guerra e André Ventura e, principalmente, que a BTV possa ser um canal benfiquista e para os benfiquistas e não o antro de politiquices e comunicação suja para o qual tem sido utilizado. Desejo uma BTV onde exista liberdade e variedade de pensamento, um canal onde se respire futebol e onde a a crítica seja bem-vinda, e não um pecado. Um espaço que não alimente o crescimento de figuras como José Nuno Martins e José Marinho. Mais Tonis e menos Marinhos. Mais Simões e menos Guerras."

Benfica After 90 - Benfiquistas Worldwide - Boston...

Bolinhas!!!!

"Não pensem que deixámos passar em claro o último Sorteio (lol) da Taça de Portugal. Estivemos apenas a gozar o nosso período de férias a que também temos direito.
Com efeito, o Sorteio (lol) tinha à partida 4 equipas da 1ª Liga e 3 equipas de escalões inferiores que podiam sair ao Calor da Noite. Adivinhem os que aconteceu? Sorte do caraças, as 3 equipas de escalões inferiores calharam em sorte (lol) ao Calor da Noite, ficando as outras equipas da 1ª Liga todas no caminho do Benfica. A sorte (lol) há anos que protege o Calor da Noite, Não vamos mais longe, a sorte (lol) deste ano ditou estes adversários ao Calor da Noite: Coimbrões (fora), V. Setúbal (casa), Santa Clara (casa), Varzim (casa) e Ac. Viseu/Canelas (meia final a duas mãos). Ou seja, o mais longe que Calor da Noite se deslocou foi a meia dúzia de quilómetros de casa (Gaia-onde se disputou o jogo com o Coimbrões). Há coisas fantásticas de facto!
Mas, o mais grave que vamos denunciar hoje nem é esse Sorteio (lol). As nossas fontes dizem-nos que quando os clubes chegaram as bolas já estavam em potes separados...como é possível?!
Ainda mais sério é aquilo que (também) a Sporttv anda a fazer no sentido de facilitar o trabalho do Calor da Noite nesta competição. As pressões neste momento recaem no Académico Viseu e está em cima da mesa um pagamento de 45.000€ para o Académico não fazer o jogo no Fontelo alegando que não tem condições de iluminação suficiente para fazer um jogo à noite, Ora, isto não é mais do que uma mentira selectiva uma vez que há dois anos a Selecção Nacional jogou no Fontelo à noite e com transmissão televisiva, contra a Arábia Saudita. Ou seja, o que existe aqui é basicamente a tentativa de um pagamento para obrigar o Académico de Viseu a jogar em terreno neutro, aumentando assim as hipóteses do Canelas ser bem sucedido nesse jogo e assim jogar a meia final com o Calor da Noite, permitindo a estes ir com a equipa B para ambos os jogos da meia final...Lembramos que as meias-finais estão agendadas para dia 5 e 12 de Fevereiro, ou seja, no meio de duas deslocações sempre difíceis do Calor da Noite a Guimarães e a Setúbal e recepção ao Benfica.
Portanto, temos as famosas bolas quentes da FPF a fazerem o seu trabalho habitual, mas como isso pode não ser suficiente, o Calor da Noite, através da Sporttv, quer certificar-se que nos jogos das meias-finais da Taça de Portugal pode mesmo rodar a equipa toda para o embate decisivo com o Benfica para o Campeonato.
É uma teia que já está mais do que identificada mas que importa sempre denunciar. Pelo menos para saberem que não somos parvos.
Mais um escândalo a juntar a tantos outros."