Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Paragem de Natal - erro antifutebol

"Pior do que haver uma sobrecarga de jogos é haver uma subcarga de jogos. Nada mais bloqueador do desenvolvimento natural dum jogador e duma equipa do que a inacção competitiva. Claro que as equipas profissionais tentam corrigir a ausência de competição treinando-se com intensidade, mas nada consegue substituir um jogo a sério, nada transmite aos jogadores a mesma necessidade permanente de se superarem.
Daí que esta paragem de Natal do futebol português seja um erro antifutebol. Não se compreende à luz da natural expectativa do adepto, não se compreende em função das óbvias necessidades de encaixes financeiros dos clubes e não se compreende na perspectiva dos principais protagonistas do jogo, os futebolistas.
Assim sendo, a imposição destas férias natalícias constitui um erro tão óbvio quanto primário, que não deve, mais, ser repetido.

No próximo fim de semana, o campeonato recomeça com dois jogos que geram grande expectativa. O Vitória de Guimarães recebe o Benfica, líder da prova, e o Sporting recebe o FC Porto num clássico que todos os anos entusiasma e se renova. Com todo este interregno pelo meio, ninguém sabe com o que contar das equipas em confronto. Quem estava a passar por momentos de elevados índices de qualidade, como era o caso do Benfica e, também, do FC Porto, há de esperar não ter perdido balanço, mas após esta prolongada paragem, ninguém o poderá garantir. Tal como o Sporting não pode garantir se irá continuar o seu difícil caminho de recuperação. Teremos de esperar para ver quem melhor consegue resolver os erros alheios."


Vítor Serpa, in A Bola

1 comentário:

  1. A (des)organização por detrás da paragem das competições, durante as Festas de Fim do Ano , sediada na LIGA de P.Proença, já foi posta em causa por alguns clubes inúmeras vezes, o que não abona em favor da Liga , sendo de notar o silêncio (cúmplice ?) da FPF. V.Serpa falou de "...quem estava a passar por momentos de elevado índice de qualidade…" desconfiando se esses mesmos clubes, Benfica e FCPorto ,..."não terão perdido balanço…" , com as paragens. Depois, já lançado, diz que …" o Sporting recebe o FCPorto num clássico que todos os anos entusiasma e se renova…" !? . Estamo parante uma autêntica demonstração do que é a vacuidade jornalística , que V.Serpa manipula com autêntoca destreza. Interregno competitivo ou não, quem lê V.Serpa n'A Bola, nunca se arriscará a vê-lo…" passar por elevados índices de qualidade…" : isso é garantido.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!