Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

As 10 figuras do SL Benfica que marcaram 2019

"O ano de 2019, como já é habitual, foi um ano muito bem-sucedido para o SL Benfica. Do futebol às modalidades de pavilhão, a equipa encarnada foi campeã e conquistou as mais variadas honras nos diversos desportos e escalões. Atletas de qualidade é do que mais abunda a estrutura do clube lisboeta. Elaborei, então, um top 10 dos melhores atletas encarnados no ano de 2019. O grande foco vai para o futebol, as principais modalidades de pavilhão e o atletismo. Decidi não incluir atletas cuja modalidade não tenha campeonatos de clubes, portanto atletas como Fernando Pimenta – que merecia figurar neste top – ficaram de fora. Vamos lá a isso.
1. Pizzi A grande figura do futebol encarnado e um dos grandes destaques do campeonato e do desporto nacional no ano 2019. Foram 27 os golos apontados pelo internacional português, que ajudou o SL Benfica a sagrar-se novamente campeão nacional. Pizzi normalmente não figura na lista de jogadores preferidos dos adeptos, mas o seu valor é indiscutível e a distinção como melhor atleta do clube encarnado é inteiramente merecida. A classe e a qualidade que espalhou pelos relvados portugueses, no ano que chega agora ao fim, permanecerá na memória de qualquer benfiquista.
2. Pedro PichardoO cubano, naturalizado português, esteve em grande forma no ano de 2019. Campeão nacional de triplo salto e de equipas com o SL Benfica, venceu a etapa de Londres da Liga Diamante (terminou em segundo lugar no ranking final). Para ser um ano perto da perfeição só faltou a medalha nos mundiais de pista. Pichardo terminou num honroso quarto lugar, tendo perdido a medalha no último salto por apenas quatro centímetros.
3. João Félix A grande revelação da época. A excelente segunda metade de temporada que protagonizou e todo o mediatismo em volta do seu nome e da transferência para o Club Atlético de Madrid tornam João Félix uma presença obrigatória nesta lista. O internacional português, à data com apenas 19 anos, impôs-se na primeira equipa encarnada com uma facilidade tremenda, tendo adquirido mesmo o estatuto de um dos melhores jogadores da equipa.
A importância que Félix teve na conquista do 37° campeonato do SL Benfica foi tremenda. Decisivo frente a Sporting e Porto, marcou 17 golos em 29 jogos ao serviço das águias. A sua performance não passou despercebida e levou o Atlético a pagar 126 milhões de euros para assegurar os seus serviços, naquela que foi a maior transferência de sempre em Portugal.
4. Darlene A avançada brasileira chegou ao SL Benfica, já com selo de qualidade, para ajudar na luta pela promoção. A época da equipa de futebol feminino das águias dificilmente poderia ter corrido melhor. A equipa encarnada foi, facilmente, campeã da segunda divisão (com apenas um empate) e conquistou ainda de forma incrível a Taça de Portugal e a Supertaça.
Para estas conquistas, muito contribuiu Darlene. A internacional brasileira atingiu 69 golos em apenas 34 jogos ao serviço das águias: números completamente absurdos. Um destaque merecido para o desporto feminino e para Darlene.
5. Fernandinho O homem golo da equipa de futsal do SL Benfica. Fernandinho foi o melhor marcador da liga portuguesa de futsal, com 39 golos. O já experiente ala ou pivot brasileiro foi sempre um dos jogadores mais decisivos da equipa comandada por Joel Rocha, inclusive na final dos playoffs, frente ao Sporting, onde ajudou o Benfica a sagrar-se campeão nacional.
6. Seferovic No início da época, Seferovic partia no fundo da hierarquia dos pontas de lança, atrás de Castillo, Ferreyra e Jonas. No entanto, com a entrada de Bruno Lage, Seferovic adquiriu uma importância extrema na equipa. Apresentando-se na sua melhor forma, Seferovic conquistou o título de melhor marcador do campeonato com 21 golos. O prémio de melhor jogador suíço coroou a temporada do ponta de lança. A segunda metade de 2019 não tem sido tão positiva para o camisola 14, contudo Seferovic tem ainda muito tempo para voltar à sua melhor forma.
7. RobinhoO mágico da equipa de futsal do SL Benfica e um dos melhores atletas no panorama do futsal nacional e europeu. Consistentemente um dos jogadores fundamentais na formação de Joel Rocha, Robinho consegue fazer a diferença utilizando a sua elevadíssima qualidade individual. Quando o esférico está nos pés de Robinho, nunca sabemos o que esperar.
O ala brasileiro – naturalizado russo – juntou o título de melhor assistente em Portugal ao campeonato nacional conquistado ao serviço do Benfica.
8. Zelão O experiente central brasileiro Flávio Soares, conhecido no mundo do voleibol como Zelão, realizou uma das melhores temporadas de águia ao peito. Zelão ajudou o SL Benfica a bater a fortíssima equipa do Sporting CP na final do campeonato nacional e contribuiu para a histórica classificação da equipa encarnada para a Liga dos Campeões de voleibol. Esta posição podia igualmente ser atribuída ao zona 4 das águias, André Lopes.
9. Lucas Ordóñez É verdade que não foi, de todo, um ano positivo por parte da equipa de hóquei em patins dos encarnados. No entanto, o avançado argentino Lucas Ordóñez destacou-se do resto da equipa e apresentou-se a bom nível (foi o segundo melhor marcador do campeonato, tendo ficado apenas atrás de Gonçalo Alves, do FC Porto). No início desta época, a equipa comandada por Alejandro Domínguez tem apresentado melhorias no nível de jogo, comparativamente à época passada, tendo Ordóñez mantido o elevado nível exibicional.
10. JonasEste não foi, de longe, um dos melhores anos de Jonas ao serviço do SL Benfica, mas o brasileiro acaba por entrar neste top sobretudo por razões simbólicas. 2019 ficará marcado na memória colectiva benfiquista como o ano em que Jonas acabou a carreira: o ano em que uma das lendas modernas do clube pendurou as botas.
Mesmo num ano menos bom, Jonas ainda marcou sete golos que ajudaram o Benfica a conquistar o título. Todos os adeptos de bom futebol desejavam que Jonas continuasse a espalhar classe nos relvados nacionais, mas infelizmente as lesões não o permitiram. Em jeito de homenagem, aqui temos Jonas Gonçalves."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!