Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

5 Resoluções de Ano Novo do SL Benfica

"Estamos perto do fim do ano 2019, um ano recheado de grandes memórias para os adeptos benfiquistas: a reviravolta no campeonato com exibições de categoria e a vitória em pleno Estádio do Dragão; os festejos de um título que parecia impossível em 2018; a goleada de mão cheia no derby da Supertaça; e agora o término de um ano em que a equipa lidera o campeonato com sensações de um futebol em crescendo de qualidade (finalmente).
Este ano que termina, contudo, não foi um mar de rosas: houve uma abordagem desastrosa ao mercado de inverno, consecutivas exibições de muito pobre qualidade entre Setembro e Dezembro e ainda a eliminação da Liga dos Campeões da Taça da Liga.
Assim, o ano 2020 surge com novas esperanças, novos objectivos e novas oportunidades de remendar o que de pior se fez em 2019. É neste contexto que deixo as minhas cinco resoluções de ano novo.
1. Sucesso europeu – A resolução de todas as resoluções. O sonho comanda a vida e este sonho deverá sempre comandar a vida do Sport Lisboa e Benfica. Arrancamos 2020 com a oportunidade de uma boa campanha na Liga Europa. O primeiro objectivo será a afirmação frente ao FK Shakhtar; depois, é lançar a equipa para as meias-finais e, a partir daí, começar a almejar o título. Esta afirmação na Liga Europa servirá como base para um Benfica europeu no seu lugar – a Liga dos Campeões. Na segunda metade de 2020, chegará a verdadeira prova ao Benfica Europeu. Com a evolução do trabalho da equipa técnica e com uma assertiva abordagem ao mercado de transferências, restará disputar os seis jogos da Liga dos Campeões e apurarmo-nos sem mácula para os oitavos-de-final da competição. Atacar a conquista da Liga Europa e lançar a equipa às eliminatórias da Liga dos Campeões. Viver o sonho europeu. Um desejo do Benfica, e não só meu.
2. Título nacional – Esta é a resolução anual, este é o desejo de uma obrigação que nunca muda. Em Maio, o Sport Lisboa e Benfica tem de/deve festejar a conquista de mais um campeonato nacional. Estamos num bom caminho, e em 2020 teremos de cimentar a liderança e concluir a época como a principal força em Portugal. Sem claudicar e sem temer o Dragão.
3. Estabilização de uma ideia de bom futebol – A ideia e a qualidade de jogo têm sido a maior interrogação no percurso de Bruno Lage enquanto técnico encarnado. Nos seus primeiros meses na frente do Sport Lisboa e Benfica, vimos uma equipa com pressão alta e linhas juntas, com futebol simples e criativo, de bola no chão e progressão em apoios. Esse futebol foi perdendo força e pareceu simplesmente deixar de existir com a chegada do Verão e a saída de João Félix. Na corrente época, tem sido confuso perceber qual a ideia de jogo da equipa, e a qualidade do futebol praticado tem sido de uma pobreza atroz. Em Dezembro, finalmente Lage parece ter cimentado as suas apostas e o estilo de jogo pretendido. Para 2020, desejo continuidade, desejo uma equipa pro-activa, com bola e que goste de lhe dar carinho. Uma equipa à procura do jogo e a ditar os tempos do mesmo. Um Benfica que entusiasme em campo.
4. Amadurecimento na abordagem ao plantel – A abordagem ao mercado de transferências tem sido dos pontos fracos dos últimos anos no Sport Lisboa e Benfica. No último Verão não foram reforçadas as posições mais carenciadas e chegaram reforços desnecessários e que nada têm conseguido dar à equipa: Caio e RDT, por exemplo. Já em Janeiro, espero que possam chegar pelo menos dois/três jogadores que fortaleçam a equipa com o objectivo claro de atacar a Liga Europa: um central, um médio defensivo e um segundo avançado. Uma prenda no sapatinho.
5. Comunicação limpa – É daquelas resoluções “Miss Mundo”, do género “final da fome no mundo” ou “o fim de todas as guerras”. O futebol português está um lodo e infelizmente a direcção liderada por Luís Filipe Vieira é dos principais players deste lodo. Sem ponta de esperanças, desejo que em 2020 o clube finalmente se distancie em definitivo de figuras como Pedro Guerra e André Ventura e, principalmente, que a BTV possa ser um canal benfiquista e para os benfiquistas e não o antro de politiquices e comunicação suja para o qual tem sido utilizado. Desejo uma BTV onde exista liberdade e variedade de pensamento, um canal onde se respire futebol e onde a a crítica seja bem-vinda, e não um pecado. Um espaço que não alimente o crescimento de figuras como José Nuno Martins e José Marinho. Mais Tonis e menos Marinhos. Mais Simões e menos Guerras."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!