Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Cadomblé do Vata (Clube à 'distância'!!!)

"Ao espraiar as palavras que se seguem, não procuro de forma alguma ser ressarcido de todos os danos que me provocaram, mas vendo a minha vida em retrospectiva, considero-me um dos grandes prejudicados pelo Vietname do Benfica. Quando Manuel Damásio, do alto das suas calças vermelhas atacou barbaramente o Sport Lisboa e Benfica com Antrax Jorge, eu já era adepto do Glorioso há uns valentes anos. Tinha cravados no cinto títulos de campeão nacional, Taças de Portugal, Supertaças e finais europeias. As minhas mãos já haviam emitido sonoros estampidos de aprovação para craques da valia de Chalana, do Valdo, da Gomes & Mozer Lda, do Sr. Paneira, do rapazola Rui Costa, de uns suecos altos, loiros e craques, do Mimalho de Ouro JVP (antes e depois do Vieira entre o João e o Pinto), ou do tanque Profeta de Cabo Frio.
Com alguns choros compulsivos de meia dúzia de insucessos a juntar à Glória do quotidiano, no Verão de 1994 sentia-me reparado para outros vôos. Talvez ainda não tivesse nível para ser adepto de um AC Milan (à data) de sonho, mas via-me facilmente a deixar para trás a paixão pelo Benfica e abraçar o amor por um Real Madrid ou um Manchester United durante 6 ou 7 anos, para depois regressar à casa de partida e por cá passar uma reforma dourada a vitórias e títulos. Mas a calamidade abateu-se sobre o Gigante da Luz, o interesse no estrangeiro esfriou e fui por cá ficando, primeiro assistindo em sofrimento à delapidação moral d'O Clube e posteriormente abraçando entusiasmado o regresso ao seu estatuto de Maior do Universo e Arredores. A bater à porta dos 40 anos, daqui já não saio e daqui já ninguém me tira, com tudo o que isso acarreta de bom ou mau para o SL Benfica.
Os 25 anos que mediaram o sonho de uma aventura além fronteiras e a conformação de que a estadia pela Luz vai ser prolongada, permitiram-me acompanhar centenas de jogadores. Desde os que, nos longos anos de dor, só deixavam a Catedral empurrados, porque aqui haviam atingido o pico de carreira e ninguém os queria em mais lado algum, aos que actualmente por cá aterram já a pensar em dar "às de Villa Diogo", porque o prestígio e política do clube lhes proporciona essa visão. Sejam contratados ou cá formados, todos parecem apreciar mais o Sport Lisboa e Benfica à distância do que com o Manto Sagrado no corpo. Fica é sempre a dúvida se os elogios dirigidos à Nação Encarnada lá ao longe, são sentidas declarações de amor, pézinhos que mantêm a porta do regresso aberta, para quando depois das 30 primaveras, mais dinheiro não houver para ganhar além 2ª Circular ou apenas lembretes de que já cá estiveram mas preferiram sair?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!