1 - Imunidade
A pressão gigantesca. Quem estará imune a tal peso? O nosso ex-treinador tinha a vantagem de não dar ouvidos a ninguém. Essa uma qualidade que não vislumbro em Rui Vitória ou Marco Silva. São os dois muito bons rapazes. Não é o perfil certo. O treinador tem de seguir a sua ideia e ponto final. Vou dar só um exemplo: Pedro Mantorras, Nuno Gomes, Saviola, Aimar, Amorim mesmo Gaitan nos primeiros anos. Algum dos nomeados teria a coragem de afastá-los do plantel? Camacho não teve. Fernando Santos não teve. Koeman não teve. E é isso que traça a linha entre o sucesso e o insucesso. O mérito e a equipa. O jogador não pode treinar. A estrutura não pode treinar. Quem tem de treinar é o treinador. Serão tempos penosos estes se formos por esse caminho. Quem dera estivesse enganado. O que vai acontecer do outro lado da segunda circular? Eles foram buscar um manager de top. Vão-lhe dar poder total. Têm dinheiro para investir. Preciso fazer um desenho?
2 - 200%
'Os meus jogadores vão jogar o dobro', lembram-se?. Na memória a frequência de rotação dos jogadores na pressão alta constante nos jogos. Em todos os jogos. Sai um entra o Manel e a diferença era como se não se visse. Como se consegue? Com muita exigência. Uma exigência e uma busca mórbida pela perfeição. Tudo trabalhado nos treinos. Treinos intensíssimos que os jogadores transportavam para o campo. O estimular da competitividade dentro da equipa. Um estímulo de aceleração maximizada ao longo da semana para a velocidade de ponta ser atingida no instante decisivo da partida. Quem deles tem a capacidade de fazer isso há equipa?
3 - Miúdos
Os nossos consócios querem na equipa miúdos do Seixal. O nosso presidente tem esse projecto ambicioso com o qual eu concordo mas, que irão os nossos consócios fazer quando surgir o primeiro deslize? Querem que vos refresque a memória? Preciso? O gangue do assobio é do melhor que existe no estádio da luz. E como os assobios são música para os ouvidos dos nossos queridos futuros craques. Estamos a brincar com o fogo. Esses miúdos é para estarem nas mãos de um mestre guru e não de um aspirante à designação.
4 - A campanha
Acham que a comunicação social vai perdoar a primeira derrota da época? Acham que vai perdoar a primeira falha que dê a perda de um ponto? Qual será o próximo Emerson? Os próximos? No Benfica tens de ter qualidade e não falhar nunca!
Todo o discurso vai mudar. Os nossos rivais não vão apostar nos jovens. A CS vai virar o disco e centrar-se numa única coisa: as vitórias. E a cobrança será impiedosa. Como defender a equipa desses ataques incessantes? Estamos esquecidos? Ser duas vezes melhor não chega. Precisamos de ser três vezes melhores. Quem está preparado para o desafio? Quem está preparado para liderar essa equipa? Os seres excepcionais não se produzem, descobrem-se.
5 - A vingança
Não vão nas cantigas que essa gente canta. Ele não é nada do que era antes de entrar no Glorioso. Cresceu muito. Tem muito conhecimento com ele. Não menosprezem o vosso inimigo. Parece que está toda a gente a menospreza-lo. Eu digo-vos que ele sozinho reconstrói o que está em ruínas. Vão começar a ver vendas. Jogadores a serem potenciados. Vitórias de goleada. Já se esqueceram como é? Não menosprezem o vosso inimigo! Ele vem com tudo para cima de nós. Para cima do nosso Benfica. Ele é vingativo! Não esqueçam disto. Impermeabilidade é a sua maior virtude. Ele é impermeável a tudo o que o rodeia. Só existe uma pessoa no mundo para ele. Ele próprio. Tudo o resto para ele não importa. Pensem nisto. Ele almeja a perfeição e acredita realmente que é o melhor do mundo. E qual é o objectivo dele? Mostrar que sozinho pode derrotar o Benfica. E tem capacidade para isso. Tem capacidade e se o menosprezar-mos não temos hipótese. O nosso futuro treinador tem de ser de categoria extra e preparado para o combate.
Estarei a ver mal?
<3
Relativamente à política da formação eu penso que estás.
ResponderEliminarConvido-te a leres as minhas notas finais no seguinte artigo que escrevi:
http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/06/52.html
Caro PP, acho que me devo ter expressado mal mas vou sublinhar 'o nosso presidente tem esse projecto ambicioso' vou lá acrescentar 'com o qual eu concordo'
ResponderEliminarConcordo em absoluto com o projecto e acho que esta é a hora mas: 'Esses miúdos é para estarem nas mãos de um mestre guru e não de um aspirante à designação.'
Certo?
Saudações gloriosas!
<3
Caro PP, se concordas com o que escrevi dá voz a este clamor! Porque tudo isso irá acontecer se o caminho for o que está a ser anunciado. Tudo pelo Benfica. Sempre! <3
ResponderEliminarA carreira do Rui Vitória até este momento, não é suficiente para avaliar se ele tem ou não 'estaleca' para ser treinador do Benfica, mas se ele já provou alguma coisa, foi capacidade em potenciar jovens...
ResponderEliminarAbraços
Abidos, o problema é que a realidade é outra. E aí o espaço de raciocínio encurta. Por alguma razão lhe chamam pressão. E quando estás sobre pressão ou aguentas ou não aguentas. Ele vai aguentar? Vai conseguir raciocinar a 200%?
ResponderEliminarCreio que estás a descrever um cenário catastrofista, como já te respondi no teu post anterior.
ResponderEliminar- A imunidade à pressão, é algo que me preocupa, mas eu não posso julgar o Rui Vitória, por antecipação.
- A intensidade nos treinos também não, mas por exemplo esta época, o Guimarães, jogou sempre em alta rotação...
- A comunicação social, irá pressionar o Benfica, independentemente do contexto, é um facto da nossa vida como Benfica, e ainda bem...
- Se o Jesus aprendeu muito nestes anos, também o Benfica melhorou, isso é reciproco, e ninguém em Portugal neste momento (no Benfica ou fora do Benfica), pode alegar desconhecimento da forma de jogar do Jesus.
Creio mesmo, com esta estória do Marco Silva, a motivação dos adversários do Sporting na próxima época, será ainda maior do que seria normalmente...!!!
Abraços
Capitain, não deves antecipar o julgamento... A pressão é válida para o Rui Vitória, para o Marco Silva, ou para um qualquer Quique, Koeman, Trap ou outro qualquer... É óbvio que alguém com a experiência do Trap, era indicador que não seria por falta de 'estaleca', mas não existem Trap a cada esquina...!!!
ResponderEliminarEspera para ver se o homem, aguenta, ou não a pressão.
Abraços
Abidos, Já respondi no outro post mas vou fazê-lo aqui também de outros modos. O cenário pintado é catastrofista. Daí o título: Cinco Visões. É uma alegoria a um possível cenário futuro. O objectivo é colocar as pessoas a pensar. A questão é fazer as pessoas pensar. Porque quando se ouve um senhor como o Rui Gomes da Silva a dizer que quanto melhor ele ficar de verde melhor para o Benfica começo a ficar bem preocupado. Menosprezamos um dos melhores técnicos de futebol do mundo? E dizem que se ficou é porque não era bom? Não era bom? Mas estamos a brincar ou quê? Durante 6 anos o Benfica jogou como nunca antes tinha jogado. E para o ano ou os jogadores dão 200% em todos os jogos ou vão jogar menos. É isto que está aqui em questão. Será difícil entender? A tarefa não é nada fácil. E a atitude prepotente de altos dirigentes do nosso Sport Lisboa E Benfica deixa-me deveras apreensivo. Por isso é preciso escrever estes textos para ver se eles colocam os olhos nem que seja de soslaio sobre algumas das frases. E sim o nome de Rui Gomes da Silva está aqui bem escrito para ele fazer uma busca no Google e encontrar este comentário e ler o artigo. Não se menospreze o inimigo! Abraços, <3
ResponderEliminarO JJ é sem dúvida um grande treinador e pôs o nosso glorioso a dar show de bola. Mas dizer que ele é bom sob pressão deve ser para rir. Raros foram os momentos de pressão em que não claudicou. Saudacoes benfiquistas
ResponderEliminarDou-te toda a razão. Só para que se veja o que é a pressão e o que faz às criaturas. E onde é que está escrito que ele é bom sobre pressão já agora? Saudações Gloriosas. <3
ResponderEliminarJá vi do que estás a falar. Mais uma vez não passei a ideia correcta. A ideia da impermeabilidade tem a ver com o facto dele não se deixar influenciar pelas opiniões alheias. Mas o cérebro dele vai diminuindo consoante a pressão aumenta. Disso não há dúvidas. Já agora. Não há pressão que se compare à pressão no Benfica. Saudações renovadas. <3
ResponderEliminarBom dia CaptaiИИ Redh3art,
ResponderEliminarSobre o tema dos treinadores, percebo o porquê da possível aposta no Rui Vitória. Quem segue o seu trabalho no Vitória percebe que o tipo é um "Jesuíta" em termos de ideias e modelo de jogo. Mas, não é nenhum extremista, tal como muitas vezes o Jesus era ao jogar com 2 avançados declarados na Liga dos Campeões, por exemplo.
Gosto também da opção Marco Silva, pelo facto de ver nele um jovem sedento para aprender mais e com vontade de triunfar ao mais alto nível.
O problema, conforme mencionei num artigo que escrevi à pouco tempo...
http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/06/porque-nao-uma-solucao-fora-da-caixa.html
... é que todos os treinadores portugueses que têm sido falados são treinadores que trabalham muito os momentos de transição. Em Portugal falta treinadores que realmente entendem o momento ofensivo e que o sabem operacionalizar tão bem como os vizinhos espanhóis adeptos do modelo do Barcelona.
Por isso mesmo, dei como opção o Paco Jémez. Verdade que é espanhol, mas penso que o senhor tem o "know-how" necessário para elevar a equipa encarnada, ao mesmo tempo que tem um carácter bem vincado para não lhe fazerem o ninho atrás das orelhas. Ah! E, está habituado a trabalhar e desenvolver equipas totalmente novas ano após ano...
"Vão começar a ver vendas" - Disso tenho as minhas sérias dúvidas. As vendas do Benfica começaram com a aproximação ao Mendes. Agora o Jesus cuspiu-lhe na mão, para não dizer que traiu. Dúvido muito que algo de bom venha nos próximos anos para Alvalade nesse campo.
ResponderEliminarO William Carvalho vai ser o primeiro. O Danilo o senhor que se segue e muitos mais encherão os cofres lagartos.
Eliminar100% de acordo com o post e com os comentários do abidos.
ResponderEliminarSó não percebo porque dizem que JJ não aguenta a pressão. Seis anos no Benfica!? Perder (perder não, deixar-se roubar) dois campeonatos nas últimas jornadas, vir lá não sei de onde com a pastilha na boca, sendo criticado ininterruptamente durante 6 anos!? Isto não é pressão? Estão a brincar comigo ou quê!? Ganhámos os últimos 3 campeonatos quase na última jornada (o campeonato ganho ao braga foi mesmo na última) com os nossos adversários a serem levados ao colo jornada após jornada. Isto não é pressão? Redheart, como bem dizes, não desvalorizemos a competência de JJ.
CARREGA BENFICA!
Caro Nené, claudicou em alturas que não deveria. E na minha opinião fez opções erradas nos últimos dois anos em que perdemos o campeonato. Ajoelhou-se tal o rombo. Só a crença nele próprio é tanta que no dia a seguir está mais forte. E no nosso rival mais forte vai estar. Vai ser o nosso principal adversário. Escreve o que te digo. E eu estou aqui para dar a cara por aquilo que escrevo. Mais há noite faço um post com a minha opinião sobre o nosso futuro. Saudações Gloriosas. <3
EliminarCaro Nené, porque é que eu digo que ele está cada vez melhor? Este ano esteve bem em todos os jogos decisivos pela primeira vez em 6 anos. Pensem nisso e não negligenciem. Saudações gloriosas. Viva o nosso inigualável Sport Lisboa e Benfica! <3
Eliminaro ultimo paragrafo diz tudo.
ResponderEliminarNão se deixem levar pelas emoções
O maior elogio que eu posso fazer ao judas, é que ao longo da minha vida
várias vezes sonhei ( LITERALMENTE) que jogava no Benfica, estava la dentro no campo eu era um dos titulares. Com o jesus como nosso treinador quando sonhei, eu estava no banco ao lado dele a pedir lhe para me deixar jogar para fazer parte daquela equipa cativante goleadora ambiciosa, eu queria entrar jogar correr. foi so um sonho mas nao sei porque eu via me no banco a pedir para jogar, para ser campeão, antes eu estava la dentro.
saudaçoes Benfiquistas
Esse teu sonho tem uma razão de ser. E é um complemento fantástico para aquilo que escrevi. Companheiros, há que estar preparado para o que aí vem. Mais do que nunca o Glorioso precisa da nossa presença. Saudações gloriosas e volta sempre. Já agora seria bom te identificares com um pseudónimo. <3
EliminarUi que medo. Vem aí o apocalipse. JJ é maior que a instituição SLB.
ResponderEliminarJá agora: O Benfica, com uma avaliação de 92 milhões de euros, continua a ser a principal marca portuguesa entre as mais valiosas do futebol mundial, ocupando a posição número 40 da lista encabeçada pelo Manchester United.
Só falta afirmar que isto é tudo mérito do grande JJ. Balelas
Caro Jorge, podes esclarecer uma dúvida? Eras daqueles que o queria ver bem longe ou passaste agora para esse grupo? O treinador não é tudo mas tem uma grande fatia de responsabilidade no sucesso e tanto é assim que esta época que aí vem vais ter pela primeira vez em muitos anos três equipas a lutar pelo título. Apocalipse? Não. De todo. Diz antes fim de uma era. E o novo ciclo está aí à porta. Saudações gloriosas. <3
EliminarClaro q JJ, o novo presidente do sporting clube da guiné, é capaz de construir uma grande equipa, mesmo no recreativo do lumiar... mas é impossível fazê-lo numa época c/ os jogadores q lá tem - é necessário mudar a equipa por completo (penso q só o Carrillo e o Jefersson se aproveitam).
ResponderEliminarAssim, o factor tempo é, de facto, importante - se JJ não ficar à frente do Benfica já nesta época é despedido por não trazer os sapatos engraxados...
Caro Francisco, ele tem as garantias bancárias na mão. 3 anos de muitos milhões garantidos. E não duvido que vá receber prémios com base nas vendas anuais. Saudações Gloriosas.<3
EliminarNão temos dúvidas de q vai receber mt dinheiro - o q duvidamos é de q consiga construir a tal equipa...
ResponderEliminarDuvidas? Eu não. Por isso escrevo o que escrevo. Abraços. <3
Eliminar