Últimas indefectivações

domingo, 26 de março de 2023

RND: Soares - CR7 dá nega à CMTV !!!

26 de Março


Estreia com vitória...

Caxinas 2 - 6 Benfica

Estreia do novo treinador, Mário Silva, com uma vitória sem espinhas, apesar de algumas ausências!
Conseguimos acabar o jogo sem nenhuma expulsão, o que é 'significativo'!!!

Se a chegada de Mário Silva - ex-adjunto de Joel Rocha -, como treinador interino não seria de estranhar, a aposta com uma contrato longo, é um risco que a secção tomou... Vamos ver como corre!

Fácil...

Benfica 3 - 0 Leixões
25-13, 25-18, 25-15


Mais uma vitória para garantir a Final, com uma vitória mais fácil do que seria esperado, ganhando embalagem para as dificuldades que nos vão aparecer na Final...

Na outra meia-final, tudo empatado: 1-1.

Susto...

Marítimo 21 - 22 Benfica
(10-14)

Mais uma vitória muito apertada, com o adversário a desperdiçar o empate mesmo no final, após mais uma desconcentração na ponta final, onde deixámos fugir uma vantagem gerível!!!

Todos à Luz


"O destaque da News Benfica recai na oportunidade de vermos e apoiarmos, amanhã, a nossa equipa feminina de futebol no Estádio da Luz. São ainda abordados vários assuntos da atualidade benfiquista.

1
A melhor equipa da vertente feminina do futebol em Portugal joga, amanhã, no melhor estádio do País, tendo por adversário o Sporting. O dérbi tem início agendado para as 16h00.
Filipa Patão garante que o Benfica, líder do campeonato com 12 pontos de avanço sobre Braga e Sporting, "vai entrar na máxima força" e reforça que "a grande motivação é atingirmos os objetivos a que nos propusemos no início da época, ou seja, ganhar tudo. Somos ambiciosas, queremos sempre mais, ganhar, bater recordes, ser melhores. Acredito que vai ser um ótimo espetáculo".
A nossa treinadora refere ainda o horizonte mais alargado: "Não estamos apenas focadas em ter só vitórias. Queremos continuar a evoluir, a praticar um bom futebol, a dar espetáculo para que os nossos adeptos possam vir ao estádio, acompanhar a equipa e entusiasmar-se cada vez mais por vê-la."

2
Cloé Lacasse afirma que a série de sete triunfos consecutivos frente ao Sporting não altera a abordagem ao jogo de amanhã: "Começamos os dérbis do zero. Sempre que enfrentamos o Sporting, temos de ajustar o nosso jogo e estudar a equipa."
A avançada do Benfica realça o privilégio que é jogar na Luz e a mudança de mentalidades: "Esta equipa mudou a cultura do futebol feminino em Portugal. As pessoas já não dizem que vamos jogar no estádio dos homens e sabem que o Estádio da Luz é para todos os que enverguem a camisola do Benfica. Quem joga no Estádio da Luz, com a camisola do Benfica, mereceu-o. Mereceu o momento de jogar perante os melhores adeptos do mundo, num dos melhores estádios do mundo. É um momento especial e dá-nos uma motivação extra."

3
Recomendamos que chegue ao estádio com antecedência e desfrute de mais um dérbi que marca a estreia de nova iniciativa do projeto ECO Benfica, "Reutilização de copos". E informamos que serão abertos mais acessos ao estádio do que em jogos anteriores.

4
Otamendi concedeu uma grande entrevista à UEFA, a qual está disponível também no BPlay. O capitão da nossa equipa fala do percurso benfiquista na Liga dos Campeões e reitera a mentalidade jogo a jogo com que a prova é encarada.

5
Os benfiquistas elegeram o primeiro golo de Gonçalo Ramos frente ao Brugge como o melhor do mês. Reveja aqui.

6
São várias as nossas equipas em ação ao longo do fim de semana.
Hoje o destaque vai para o segundo jogo das meias-finais do campeonato de voleibol, na Luz, frente ao Leixões (16h00). Temos também partida de andebol na Madeira, às 14h30, frente ao Marítimo. No futsal, nos masculinos jogamos no reduto do Caxinas (17h00) e nos femininos em Gondomar (18h00). A equipa feminina de voleibol recebe o SC Espinho (19h00) e a de andebol recebe o Alpendorada (20h00).
Amanhã, além do já referido dérbi de futebol no feminino (Estádio da Luz, 16h00), há basquetebol (masculinos no Lusitânia, 15h00 locais; femininos, na Luz, às 15h00, com o União Sportiva), hóquei em patins em Tomar (masculinos, 18h00) e em Massamá (femininos, 18h00), e ainda o jogo 3 da meia-final do campeonato de voleibol (18h00, na Luz)."

Gonçalo, o menino que começou a ser médio e agora marca golos como poucos


"Gonçalo Ramos saiu de Olhão em busca do sonho de um dia ser um jogador profissional. Hoje é o segundo melhor marcador do campeonato e brilha na Liga dos Campeões.
O rapaz algarvio começou a dar os primeiros toques em Olhão, na equipa local. Filho de Manuel Ramos, antigo jogador do Farense e do Salgueiros, o futebol sempre esteve nos genes da família. Aos oito anos, Gonçalo chegou às escolas do SC Olhanense com o sonho de, um dia, conseguir chegar a profissional. As escolas do SL Benfica de Loulé estavam ali ao virar da esquina, e era o primeiro passo para, mais tarde, conseguir ir até ao Seixal.
Dois foram os anos do jogador na escola do Benfica de Loulé, onde competiu na categoria de sub-11 e de sub-13, na altura como médio, já afirmou o próprio. Com a chegada ao Benfica, a seleção também acabou por acontecer naturalmente, com a primeira chamada a ser feita nos sub-17, no ano de 2017, onde efetuou nove jogos e marcou um golo. Rapidamente se percebeu que poderia estar ali um diamante, quer no Benfica, quer na seleção, e a chegada até aos sub-18 de Portugal aconteceu num “abrir e fechar de olhos”, onde fez apenas dois jogos e subiu até aos sub-19, em 2019.
No Benfica, o jogador, a cada época, assumia a titularidade de cada escalão onde jogava. Na época 2017/2018 começam a chegar os primeiros grandes números de Gonçalo, nos juvenis, com 18 jogos e 15 golos. O clube encarnado sabia que tinha um jovem com um potencial enorme, e era altura de lapidar o diamante. Na época seguinte, Gonçalo começou a jogar a médio ofensivo, mas já terminaria a época a avançado, e concentrava-se em três equipas, como era o caso da equipa B, sub-23 e juniores, mas fez mais jogos foi nos sub-19 encarnados, onde completou 35 jogos e 20 golos, o que não foi suficiente para evitar que o FC Porto conseguisse arrecadar o título de campeão nacional de juniores.
A estreia na equipa principal do Benfica surgiu a 21 de julho de 2020 na Vila das Aves, com uma vitória por 4-0, onde o jovem, na altura com 19 anos, marcou dois golos. A partir desse momento, o jogador começou a alternar entre a equipa secundária e a equipa principal dos encarnados, e curiosamente, na época 2020/2021 efetuou o mesmo número de jogos nas duas formações (12), na altura com o treinador Jorge Jesus a comandar as águias. A subida ao plantem principal do Benfica fez com a chegada aos sub-21 chegasse com naturalidade. A 12 de novembro de 2020 fez a estreia na equipa de Rui Jorge, numa vitória sobre a Bielorrússia por 3-0 e com um golo marcado nessa partida.
Na época 2021/2022, Gonçalo Ramos fica em definitivo na equipa principal do Benfica, e após a saída de Jorge Jesus e a entrada de Nélson Veríssimo, o jogador consegue a titularidade com o seu parceiro de ataque a ser o atual jogador do Liverpool FC, Darwin Nuñez. 46 foi o número de jogos efetuados na temporada transata, sendo importante para a excelente caminhada do Benfica na Liga dos Campeões, onde chegaram aos quartos de final da competição. Gonçalo Ramos marca mesmo em Anfield Road, na maior montra do futebol europeu. O avançado termina a época com oito golos e duas assistências em todas as competições.
Neste verão, Rui Costa contrata Roger Schmidt, um treinador conhecido pelo futebol ofensivo e pela aposta em alguns jovens da formação, e desde os amigáveis que se percebeu que quem ia começar a titular no ataque encarnado seria Gonçalo Ramos. O avançado entra a todo o gás na presente temporada, e é muito importante na entrada do Benfica na Liga dos Campeões, com três golos diante dos dinamarqueses do FC Midtjylland e um diante do FK Dínamo de Kiev, ajudando o clube da Luz no primeiro grande objetivo da época.
Gonçalo Ramos tem sido peça fundamental na equipa de Roger Schmidt, e nesta altura é o segundo melhor marcador do campeonato com 16 golos, só atrás do seu colega de equipa João Mário com 17 golos. Na Liga dos Campeões leva três golos marcados.
A chamada à seleção principal acontece, precisamente, na convocatória para o Mundial do Qatar, um sonho que, aos 21 anos, tornou-se concretizado. Ao pé de nomes como André Silva e Cristiano Ronaldo, não se esperava tarefa fácil para o jogador conseguir ter muitos minutos e ser escolha regular de Fernando Santos. O que é certo é que o jovem foi à luta e na estreia, no amigável frente à Nigéria, fez um golo e baralhou ainda mais as contas do selecionador nacional. Seguiu-se o Gana na primeira jornada do Mundial, onde entrou já perto do fim, conseguindo assim a estreia num campeonato do mundo.
O dia 7 de novembro de 2022 vai ficar para sempre na memória de Gonçalo Ramos. O jogador é titular na partida diante da Suíça nos oitavos de final da competição, tendo o árduo trabalho de substituir o capitão Cristiano Ronaldo, mas não se fez de rogado e consegue uma exibição de gala com três golos e o prémio de “Man of the ;atch”, levando a bola da partida para casa.
Foi o segundo jogador mais jovem de sempre em mundiais a fazer três golos numa partida a eliminar, só atrás da lenda Pelé. O jogador é também o jogador mais jovem de sempre a fazer três golos pela seleção nacional numa fase a eliminar, e é ainda o mais jovem de sempre a marcar em mundiais por Portugal, superando Cristiano Ronaldo, que com 22 anos, marcou no Mundial 2006, na Alemanha.
Ainda é apenas o início, mas Gonçalo Ramos promete uma carreira recheada de golos e de sucesso, e Portugal tem aqui um grande avançado para os próximos anos."

𝐂𝐫𝐨𝐧𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐚𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐞 𝐨 𝐒𝐩𝐨𝐫𝐭 𝐋𝐢𝐬𝐛𝐨𝐚 𝐞 𝐁𝐞𝐧𝐟𝐢𝐜𝐚:


"𝟭. 𝟭𝟯.𝟬𝟵.𝟮𝟬𝟮𝟮: Processos com 5 anos a envolver direta ou indiretamente o Benfica prestes a prescrever por falta de provas. Benfica pede arquivamento.
𝟮. 𝟭𝟯.𝟬𝟵.𝟮𝟬𝟮𝟮: Processo “Saco Azul” prestes a ser arquivado. Procurador do DIAP de Lisboa volta a pedir mais tempo e recusa pedido de suspensão provisória do processo pela 5.ª vez. Procuradoria-Geral da República, órgão superior do Ministério Público, dá-lhe até dia 3 de março de 2023, caso contrário encerra o processo.
𝟯. 𝟬𝟯.𝟬𝟭.𝟮𝟬𝟮𝟯: Processos são transferidos de Lisboa para o Porto por “ordem superior” e são reunidos num único megaprocesso para evitar a sua prescrição. Benfica SAD e alguns (ex)dirigentes são constituídos arguidos sem qualquer interrogatório ou justificação.
𝟰. 𝟬𝟳.𝟬𝟭.𝟮𝟬𝟮𝟯: Comunicação Social divulga que Benfica SAD e administradores foram constituídos arguidos.
𝟱. 𝟮𝟮.𝟬𝟭.𝟮𝟬𝟮𝟯: Edgar Costa força 5.º amarelo do campeonato, aos 90 minutos, para falhar o jogo da jornada seguinte com o FC Porto.
𝟲. 𝟮𝟱.𝟬𝟭.𝟮𝟬𝟮𝟯: É revelado que o FC Porto teve acesso ao processo – através dos seus próprios advogados, regozijando-se em pleno tribunal - e que o Benfica ainda não. Advogados do Benfica mostram-se surpreendidos, pois viram todos os seus pedidos recusados.
𝟳. 𝟮𝟲.𝟬𝟭.𝟮𝟬𝟮𝟯: Surgem fugas do processo em segredo de justiça na comunicação social. Expresso avança que Edgar Costa terá denunciado tentativa de suborno para perder com o Benfica.
𝟴. 𝟮𝟳.𝟬𝟭.𝟮𝟬𝟮𝟯: Benfica volta a pedir acesso ao processo.
𝟵. 𝟮𝟴.𝟬𝟭.𝟮𝟬𝟮𝟯: Frederico Varandas critica FC Porto e denuncia condicionalismo da arbitragem em favor da equipa azul e branca, após o jogo entre Sporting e FC Porto, para final da Taça da Liga.
𝟭𝟬. 𝟬𝟭.𝟬𝟮.𝟮𝟬𝟮𝟯: FC Porto defronta Marítimo... sem Edgar Costa.
𝟭𝟭. 𝟬𝟭.𝟬𝟮.𝟮𝟬𝟮𝟯: Diretor de Comunicação do FC Porto afirma que Frederico Varandas é mentiroso. Muitos adeptos benfiquistas e sportinguistas começam a unir-se contra os constantes benefícios do FC Porto.
𝟭𝟮. 𝟬𝟮.𝟬𝟮.𝟮𝟬𝟮𝟯: Advogados do Benfica lançam comunicado em que afirmam ter obtido, finalmente, autorização para consultar o processo e alertam para o perigo de fugas de informação em segredo de justiça.
𝟭𝟯. 𝟬𝟵.𝟬𝟮.𝟮𝟬𝟮𝟯: PGR investiga violação de segredo de justiça no processo.
𝟭𝟰. 𝟮𝟭.𝟬𝟮.𝟮𝟬𝟮𝟯: São divulgadas mensagens comprometedoras trocadas entre Vieira e Jesus quando este último era treinador do Sporting.
𝟭𝟱. 𝟮𝟭.𝟬𝟮.𝟮𝟬𝟮𝟯: Diretor de comunicação do FC Porto tenta colocar adeptos do Sporting contra Benfica, afirmando que aquilo “que tem acontecido, para desgraça dos adeptos do Sporting, é que a administração do Sporting tem sido sempre muito simpática com o Benfica”.
𝟭𝟲. 𝟮𝟯.𝟬𝟮.𝟮𝟬𝟮𝟯: Surge mais uma suspeita sobre o Benfica, desta vez a envolver Alfa Semedo, considerado um dos melhores em campo no jogo em questão, e Válter Vieira, antigo diretor desportivo do V. Setúbal em 2018 e atual diretor do Vizela.
𝟭𝟳. 𝟮𝟱.𝟬𝟮.𝟮𝟬𝟮𝟯: Benfica desloca-se a Vizela para a 22.ª jornada do campeonato.
𝟭𝟴. 𝟮𝟱.𝟬𝟯.𝟮𝟬𝟮𝟯: Surge mais uma reciclagem de notícias sobre as mesmas suspeitas sobre o Benfica e jogadores avançadas anteriormente, com manchete a cobrir metade do jornal Correio da Manhã, alegando novamente que "PJ procura subornos do Benfica em contas bancárias".
𝟭𝟵. 𝟮𝟳.𝟬𝟯.𝟮𝟬𝟮𝟯: Francisco J. Marques, Diogo Faria e Júlio Magalhães serão julgados e ficarão a conhecer a sentença do caso dos emails, através de leitura do acordão no Juízo Central Criminal de Lisboa, às 14h00 horas.
 ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵
Esta ordem dos acontecimentos não deixa qualquer margem para dúvidas relativamente ao dominador comum entre a causa (A) e efeito (B) do vazamento de fugas de informação do megaprocesso do Benfica:
𝗔. FC Porto tem acesso ao processo antes do Benfica, facto confirmado pelos seus advogados em tribunal.
𝗕. Por mero acaso, começam a vazar suspeitas criteriosamente selecionadas do processo em segredo de justiça na comunicação social.
 ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ 
𝗔. FC Porto prepara-se para jogar contra o Marítimo na jornada seguinte.
𝗕. Por mero acaso, surgem suspeitas que recaem num jogador do Marítimo aliciado para perder com o Benfica, em 2016. Coincidentemente, o jogador em causa força o 5.º amarelo aos 90 minutos que o impossibilita de defrontar o FC Porto.
 ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ 
𝗔. Frederico Varandas ataca o FC Porto e acusa-o de ser beneficiado numa série de jogos seguidos. Benfiquistas e sportinquistas, nas redes sociais e painéis de programas desportivos, unem-se na revolta contra as arbitragens em jogos do FC Porto.
𝗕. Por mero acaso, surgem divulgadas mensagens comprometedoras trocadas entre Vieira e Jesus quando este último era treinador do Sporting, provenientes de mais uma fuga do processo em segredo de justiça. No mesmo dia, o diretor de comunicação do FC Porto tenta redirecionar os sportinguistas contra o Benfica.
 ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ 
𝗔. Benfica defronta Vizela para a liga portuguesa.
𝗕. Por mero acaso, surgem suspeitas na semana que antecede esse jogo que colocam em causa Valter Vieira, diretor desportivo do Vizela e que, à data das suspeitas, era o diretor do clube visado.
 ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ 
𝗔. Segunda-feira, dia 27 de março, será divulgada a leitura do acórdão do caso dos emails. Francisco J. Marques, Diogo Faria e Júlio Magalhães serão julgados por cerca de 30 crimes que incluem violação de correspondência ou de telecomunicações agravadas, devassa da vida privada, acesso indevido, ofensa a pessoa coletiva agravados, e muito mais.
𝗕. Por mero acaso, hoje, a dois dias de ser lida a sentença do diretor de comunicação do FC Porto, diretor de conteúdos do Porto Canal e ex-diretor-geral do Porto Canal (que retornou à CNN), surgem reciclagens sobre as mesmas suspeitas lançadas anteriormente, com a Cofina a avançar, através do Correio da Manhã, que a Polícia Judiciária procura luvas do Benfica nas contas de jogadores. Algo repetido inúmeras vezes em manchetes sensacionalistas ao longo dos últimos 5 anos.
 ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵ ̵
Não precisamos de dizer absolutamente nada. Os factos estão acima descritos para todos verem, por ordem cronológica. O segredo de justiça do megaprocesso tem sido constantemente violado, a conta-gotas, para claro benefício do mesmo denominador. E já todos vimos esta mesma estratégia ser utilizada, precisamente, na divulgação dos e-mails deturpados do Benfica.
A justiça vai continuar a ser conivente com este esquema? O que mais será preciso provar para acabar com esta palhaçada e revelar o rosto por detrás de tudo isto?"

Instigador...


"Ao cuidado do Presidente da Liga, Pedro Proença - que quer as famílias de volta aos estádios de futebol - e de todas as autoridades competentes.
O DESPORTO não é uma guerra. No desporto existem RIVAIS.
«𝑻𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒆𝒔𝒕𝒂𝒓 𝒔𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆 𝒋𝒖𝒏𝒕𝒐𝒔. 𝑶 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐 𝒊𝒏𝒊𝒎𝒊𝒈𝒐 𝒏ã𝒐 𝒆𝒔𝒕á 𝒂𝒒𝒖𝒊, 𝒐 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐 𝒊𝒏𝒊𝒎𝒊𝒈𝒐 𝒆𝒔𝒕á 𝒂 𝒖𝒏𝒔 300 𝒒𝒖𝒊𝒍ó𝒎𝒆𝒕𝒓𝒐𝒔. 𝑬𝒔𝒔𝒆𝒔 é 𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒊𝒕𝒂𝒎, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒐𝒔𝒕𝒂, 𝒅𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒖𝒏𝒊ã𝒐 𝒆 𝒅𝒐 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒐».
Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto"

Fatal como o destino!


"1. Na falta de futebol (a Seleção não interessa nem ao Pai Natal), incêndios, catástrofes ou escândalos, sai um dois-em-um: enche-se a primeira página com especulações sobre o Benfica a contas com a PJ e/ou o MP e não se fala mais nas desavenças entre o Pinto da Costa e o Sérgio Conceição, nem faz sentido continuar a comentar os vergonhosos assobios dirigidos ao João Mário em Alvalade.
2. Acreditem: vou ligar tanto a mais este lixo de hoje da Cofina - Correio da Manhã a lançar o mote, CMTV a explorá-lo até à exaustão durante o dia e a noite - como liguei às anteriores "notícias" com que nos procuraram desestabilizar e descredibilizar: zero!
3. Não sei se não será até de lhes agradecer: quanto mais ajavardam nos jornais e nas televisões o nome do Glorioso, mais a equipa vai respondendo com exibições e resultados nos relvados.
4. Vale a pena deixar aqui a pertinente pergunta: porque marram tanto, e só, com o vermelho? É caso para dizer...
... OS TOUROS MARRAM E A CARAVANA PASSA! RUMO AO 38!!!"

A Cofina a dar tudo. É o desepero dos DRAGARTOS! Hoje meteu toda a carne no assador... 😏

Alberto Mota, in A Bola

Crise do FC Porto chama-se Benfica

Simões Ilharco, in A Bola

Visão: Explica - Neres...

RND: Lobo - Viking...!!!

Fura Redes: Desespero...

5 minutos: Diário...

5 minutos: Diário...

Águia: Diário...

Uma Semana do Melhor, excerto...

Sexta, excerto...

Pablo...

Perpetuação da elite


"A nova versão do Campeonato do Mundo de clubes de futebol começa a ganhar forma definitiva. À UEFA são atribuídas 12 vagas, quatro delas destinadas a vencedores da Liga dos Campeões no quadriénio anterior e as restantes aos mais bem posicionados no ranking europeu de clubes.
Subsiste a dúvida quanto à determinação do ranking: se será o atual ou se, como fará mais sentido, um novo em que a pontuação resulte exclusivamente do desempenho na Liga dos Campeões e sem a inclusão do coeficiente dos países.
E há uma condicionante significativa: a participação está limitada a dois clubes por país, excetuando-se os campeões europeus no quadriénio anterior. Tendo em conta os coeficientes desde 2020/21, é provável que Benfica e/ou FC Porto marquem presença, assim o desempenho na próxima época seja em linha com o de anos recentes.
No ranking (desde 2020/21), o Benfica é o 10.o, com 54 pontos, e o FC Porto o 13ª, com 51. Braga e Sporting ocupam posições mais modestas, 35ª e 37ª, respetivamente. Mas tanto Benfica como Sporting continuam em prova na presente época, podendo somar mais pontos. E falta 2023/24.
Como Chelsea e Real Madrid já se apuraram (vencedores da Liga dos Campeões) e ambos se encontram acima do Benfica no ranking, além de serem quatro os ingleses entre os oito primeiros, é expectável que pelo menos uma vaga seja destinada a um clube português, senão mesmo duas.
Disputada em junho e julho, a cada quatro anos, esta competição tornar-se-á um dos pontos mais altos do calendário futebolístico, gerando avultados prémios de participação e desempenho (28,3 milhões de euros pela participação em 2025). Numa perspetiva crítica, por certo contribuirá para a acentuação do desequilíbrio entre os clubes de elite e os restantes.
Note-se o que acontece na Europa devido aos prémios da Liga dos Campeões, sendo que o Campeonato do Mundo contará com os que nela se distinguiram. O risco de perpetuação de uma elite do futebol não se confina à eventualidade da criação de uma Superliga Europeia."