Últimas indefectivações

sábado, 23 de novembro de 2019

Vitória no derby...


Sporting 2 - 3 Benfica
22-25, 25-22, 25-17, 23-25, 16-18

Gaspar(19), Rapha(15), Japa(8), Wolfhi(6), Zelão(5), Lopes(5), Honoré(4), Théo(4), Pinheiro(3), Violas(1), Guerreiro(dnp), Sinfrónio(dnp); Casas, Simões(dnp)

Nem a roubar!!!
No meio dos jogos decisivos na Champions, primeiro derby da época em Alvalixo, num jogo onde cometemos muitos erros, mas no momento decisivo, quando a vitória parecia impossível (11-6 no 5.º Set), fomos buscar forças onde parecia já não existir, e vencemos... Mesmo com uma quantidade enorme de erros de arbitragem no 5.º Set: pelo menos 3 pontos invertidos!!!
Amanhã temos novo jogo, desta vez com o Castêlo na Luz e a meio da semana vamos à Croácia... destaque ainda para o regresso do Rapha.

PS1: Grande vitória das nossas meninas do Hóquei, 5-1 ao Voltregá, actual campeão europeu, na 2.ª jornada do grupo A da Liga Europeia...

PS2: Parabéns à nossa nadadora, Diana Durões, pelo novo recorde nacional dos 1500m livres, com 15m55s19, melhorando em 3s a sua própria marca.

Vitória no Barreiro...

Galitos 83 - 94 Benfica
22-25, 17-24, 19-28, 25-17

Vitória relativamente fácil, com um 4.º período com demasiada descompressão...
Destaque para a estreia do Ireland...

Derrota...

Benfica 2 - 3 Rio Ave


Primeira derrota no Seixal, num jogo um pouco diferente: fizemos algumas alterações a pensar no jogo da Youth League na Quarta em Leipzig e jogámos contra uma das equipas que melhor joga na Liga Revelação... A 1.ª parte até foi interessante de se ver, com um jogo de parada e resposta, mas o 2.º tempo foi mais enfadonho!
Não fizemos um bom jogo, principalmente defensivamente, a adaptação do Nóbrega ao lado direito não deu resultado... e o Ronaldo encostado à direita, também não deu resultado, nem em ataque, nem defensivamente!
Apesar de todas estas variáveis, o jogo acabou por ser decidido, mais uma vez, pelos a equipa de arbitragem: o 2.º golo do Rio Ave é precedido de fora-de-jogo, e no 3.º golo existe uma falta clara (bloqueio sobre o nosso defesa), isto depois da expulsão do Nóbrega, numa jogada onde não existe falta, e se existisse teria sido fora da área (por acaso o Celton defendeu o penálti!!!)

Facilidades? É melhor não

"É preciso recuar até 2006 para vermos o SL Benfica jogado para fora da Taça de Portugal por uma equipa de escalão inferior: à altura, o Varzim SC militava no secundo escalão e dinamitou as tropas de Fernando Santos, com o auxílio do angolano Mendonça e de um auto-golo de Nélson.
Ainda longe do Benfica moderno, aquela equipa viu-se surpreendida por um outsider sem muitas esperanças de sucesso. Treze anos depois, a viagem é até concelho próximo e as discrepâncias qualitativas e quantitativas dos factores técnicos e financeiros são semelhantes, e este FC Vizela tem nível de Segunda Liga.
Em primeiro na série A do Campeonato de Portugal, com nove vitórias em onze jogos, o Vizela tenta novamente a subida ao segundo escalão, numa tarefa que se tem tornado hercúlea nos últimos dois anos, com o UD Vilafranquense SAD a surgir no caminho dos minhotos no play-off e a acabar com as suas esperanças consecutivamente.
Em 2020 espera-se então que, como diz o ditado, à terceira seja de vez e o clube alcance outros patamares competitivos. Ainda assim, o Benfica estará preparado para todas as ambições minhotas dentro de campo, tornando-se o exemplo de 2006 como uma lição bem aprendida.
O Benfica actual tem sido competente internamente. Ainda que ocasionais eliminações às mãos de Vitória SC, Leixões SC ou Rio Ave FC tenham acontecido na última década, uma hecatombe como a “Gondomarada” de 2002-03 foi a última vez que uma equipa do terceiro escalão se conseguiu impor. Ainda assim, é importante não facilitar com a natural rotação que acontece nestas fases precoces.
A eliminatória é uma oportunidade para dar importantes minutos a membros válidos da trupe como De Tomás, Jota ou Samaris, surgindo igualmente como bom ensaio para a final de Leipzig e Bruno Lage sabe-o, apesar do natural distanciamento que lhe é obrigatório: «É tudo uma questão de oportunidade. Veja a questão de outra maneira: quantos minutos tinha o Félix no ano passado nesta altura do campeonato? E depois fez a segunda volta que fez. Temos de olhar sempre para os dois lados da moeda. Você está a ver a perspectiva do Jota, eu estou a ver a perspectiva de 26 mais três guarda-redes, 29 homens que tenho de controlar», disse na conferência de antevisão ao encontro, sem não deixar de assegurar toda a confiança na pérola que esteve em destaque nos sub-21 portugueses; «O Jota tem respondido nas oportunidades que tem tido, curiosamente fora dos jogos no Estádio da Luz. São as prestações que tenho gostado mais e já lho disse. Quando tiver uma nova oportunidade é confirmar todo o valor dele, pois temos enorme confiança nele».
Em Vizela, reina por estes dias um espírito de festa natural para quem recebe o campeão nacional. Álvaro Pacheco, treinador e porta-voz de todos os vizelenses, afirma que «a Taça é uma festa e queremos continuar na festa», demonstrando a responsabilidade natural de quem tem esperanças num dia difícil mas… marcante: «Amanhã [sábado] temos uma oportunidade para fazer história. Acima de tudo, temos de ter prazer naquilo que gostamos de fazer, que é jogar».
A cidade anima-se por estes dias, numa oportunidade de ouro para esmiuçar a bilheteira e arrecadar quantia significativa, com a lotação de 6000 lugares praticamente esgotada, na primeira recepção minhota a um dos grandes no seu estádio. Na visita anterior do Benfica à casa vizelense, em 1984-85, o clube foi obrigado a jogar em relvado emprestado pelo vizinho Vitória Sport Clube, tornando o embate deste Sábado (20h45) ainda mais especial para os fãs de futebol da região.
Para chegar a esta fase da competição, o Vizela despachou o FC Pedras Rubras (0-3), atropelou o GD Fontinhas (6-1) e causou choque em Pina Manique com a vitória sobre o Casa Pia AC (1-3), numa temporada em que ainda só conheceram o sabor da derrota por uma vez contra o Vitória Sport Clube ‘B’, a contar para o Campeonato de Portugal.
Assumem-se como uma equipa altamente ofensiva, 37 golos em 14 jogos (2,6 de média), no que pode ser um sinal agradável de uma abordagem atrevida ao jogo, tornando-se num bom espectáculo. Alioune Fall e Kiko Bondoso assumem-se como grandes marcadores (seis golos cada), mas por estes dias é Diogo Ribeiro (sete golos) quem se destaca como grande joker da formação nortenha.
No lado encarnado, há novidades na convocatória com a poupança de Rúben Dias e os regressos de Conti e Samaris: Vlachodimos, Zlobin, Ferro, Nuno Tavares, Conti, Tomás Tavares, Grimaldo, Jardel, André Almeida, Caio Lucas, Cervi, Chiquinho, Pizzi, Gabriel, Samaris, Florentino, Gedson, Carlos Vinicius, Raul de Tomas e Jota.
Em dia de final de Libertadores, as atenções dos benfiquistas centram-se a norte, em noite de festa para a pitoresca cidade de Vizela. A prova rainha tem, realmente, um outro encanto."

Uma Semana do Melhor... com o Lapão

A semana de todos os perigos

"Benfica deve ter consciência da importância dos quatro jogos que se seguem. Cada desaire significa menos uma competição.

Vem a semana de todos os perigos para o Benfica. Porquê? Não sei mas desconfio... O Benfica deve ter consciência da importância dos quatro jogos que se seguem. Nenhum é fácil, há ratoeiras e dificuldade em todos. Cada desaire significa menos uma competição.
Amanhã, em Vizela, vamos disputar a passagem na Taça de Portugal com uma das equipas que têm melhores números nesta edição da prova, já eliminou uma equipa profissional e lidera com facilidade o seu escalão, ou seja, é uma equipa muito acima do escalão onde milita. Vizela, o clube ao qual fomos buscar o mítico (e amigo) Vítor Paneira, já fazia por isso parte da nossa história pelas delícias desse jogador. Este jogo traz a possibilidade de RDT jogar, facto que me agrada. O jogador tem muita qualidade e vai demonstrá-la. Acredito e desejo que muitos dos que o criticam vão engolir em seco quando o espanhol mostrar o que realmente vale. Sporting e Vitória de Guimarães foram dois dos que já provaram destes perigos e ficaram com este fim de semana livre para pensar nisso mesmo.
No Benfica queremos continuar com o calendário apertado. Gostamos dessas dificuldades, de ter muitos jogos em muitas provas.
As constas europeias desta semana estão fáceis de perceber para o Benfica: ou ganhamos os dois jogos para continuar na Liga dos Campeões ou esperamos que o Zenit não vença em São Petersburgo o Lyon para podermos lutar por um lugar na Liga Europa na última jornada.
Esta semana também foi pontuada pela capacidade de Fernando Santos levar Portugal a mais uma qualificação, para desespero dos saudosos das vitórias morais, pelo regresso de José Mourinho à ribalta pela porta do Tottenham e pelo Flamengo de Jorge Jesus na final da Libertadores. Mourinho escolhe bem, o Tottenham está mal classificado e só pode subir. Não é campeão há imenso tempo. Um título nestes três anos de contrato e a lenda Mou continua ainda mais forte. Excelente. Não percebo tanto fel, vou passar a desejar sorte aos spurs, apenas pelo special one (continuo fã do Liverpool), e gostava que Jorge Jesus vencesse em Lima (pela primeira vez estarei contra o River Plate). Por vezes, em Portugal grande... só as invejas."

Sílvio Cervan, in A Bola

Empate em Newcastle...

Newcastle 1 - 1 Benfica B
Anjos

Duarte; Ferreira, Zec, Kalaica, Frimpong; Mendes, Vukotic, Chrien (Santos, 70'); Vinícius (Pinto, 82'), Csoboth; Anjos (Conceição, 82')

Aproveitando o fim-de-semana da Taça de Portugal, o Benfica B aproveitou para fazer uma mini-digressão por Inglaterra, jogando novamente na Segunda-feira com o Blackburn...
Hoje, entrámos a perder... mas empatámos ainda na 1.ª parte de penalty...

Uma vitória na Segunda, dará quase de certeza a qualificação para a próxima fase...

OPA

"Os lucros sucessivos da SAD, assentes no sucesso desportivo e na rentabilização desportiva e financeira do investimento no Benfica Campus, permitiram quatro medidas fundamentais: Reestruturação do passivo, reduzindo o endividamento bancário para níveis residuais e decrescendo a taxa de juro média paga pela SAD por dívida contraída;
Redução suave, mas paulatina, do passivo da SAD;
Passagem integral do capital da Benfica Estádio e da BTV para a esfera do clube;
E, agora, o lançamento de uma oferta pública de aquisição do capital da Benfica, SAD de modo a que a posição do clube na SAD, via SGPS, seja ainda mais robusta e consolide o processo de devolução do clube aos sócios.
Todas estas medidas tornam o clube e a SAD mais independentes de terceiros, permitem à SAD focar-se na actividade para a qual foi criada, o futebol, e fortalecem a SAD face a tentações momentâneas de, por razões meramente circunstâncias, colocar em causa um aspecto essencial na natureza do Sport Lisboa e Benfica e suas participadas, que passa pela pertença exclusiva dos seus sócios.
Alguns poderão alegar que o dinheiro investido na OPA ou uma maior ligeireza ou ousadia na contratação de dívida permitiriam um nível de investimento na equipa de futebol mais arrojado no presente. Mas o Benfica não faz nem pretende fazer do adiantamento de receitas para suprir necessidades de tesouraria um modo de vida, nem tenciona colocar-se nas mãos da banca para sobreviver com recurso a reestruturações sucessivas, como são os casos dos principais adversários. Ganhar no presente é tão importante como garantir as condições para ganhar no futuro. O passado recente tem sido glorioso. O futuro continuará a sê-lo."

João Tomaz, in O Benfica

Distância higiénica

"Mais uma vez vos escrevo de longe, do Vietname, em dia de jogo da selecção local com a rival Tailândia. Em causa está o apuramento para o Mundial de 2022. A equipa da casa está bem encaminhada para a próxima fase de apuramento, e a emoção no país é grande. Os adeptos com quem tenho falado só me referem o desejo de vitória e o apoio incondicional à equipa do seu país. Não criticam o treinador, nem os jogadores, não falam de arbitragem, não inventam teorias da conspiração, nada. Estranho, não é? Parece que gostam mesmo de futebol e da sua equipa, neste caso a selecção nacional vietnamita. Estou há um mês por cá e tenho seguido (com sete horas a mais no fuso horário) as prestações das várias equipas do SL Benfica. Vou visitando o site oficial do clube e as suas redes sociais para estar correctamente informado. Depois percorro a blogosfera vermelha, os sites dos jornais desportivos e dos generalistas e espreito as redes sociais.
Que vergonha! Não encontro melhor expressão, peço desculpa. A principal equipa de futebol do clube é líder isolada do campeonato, o seu treinador tem uma série de vitórias históricas, e o assunto é encontrar um sucessor porque este não presta? A sério?
Depois ainda temos os especialistas em relvados, os gestores de plantéis, os reis da táctica e o já inenarrável candidato a candidato que passa a vida a abrir a boca para dizer asneiras. Parece o afilhado.
Seja na bancada do estádio, no sofá da minha casa ou a 12 mil quilómetros do Seixal, sou o adepto que acredita sempre nas equipas do clube. Até posso não gostar deste ou daquele desempenho, e dizê-lo abertamente, mas boicotar o trabalho feito no SL Benfica e fazer parte dos antis, isso, não."

Ricardo Santos, in O Benfica

Benfica frágil, que por acaso é líder

"O Benfica, muito resumidamente, é isto: 10 vitórias em 11 jogos na Liga e, mesmo assim, algum adeptos claramente insatisfeitos. Confesso que faço parte da turma dos descontentes - 11 vitórias em 11 jogos seria o mínimo aceitável. A partir do momento em que deixou de ser possível chegar ao fim do campeonato com 34 vitórias, dei a época praticamente por encerrada.
Enfim, para o ano há mais. Por enquanto, tenho de me ir contentando com uma liderança pobre, sustentada de forma bastante insegura pelo melhor ataque, melhor defesa e melhor marcador - e ainda manchada por um plantel que não sabe celebrar como deve ser os aniversários das mulheres dos jogadores: a esposa do Pizzi completou 30 anos na mesma semana que a namorada do Uribe, e não vi sequer um instastory ao som dos 'Parabéns' do Batatoon.
Eu próprio estou desanimado com as exibições do Benfica. Em boa verdade, desde o 10-0 da temporada passada frente ao Nacional que nunca mais fiquei verdadeiramente saciado. Esse é o meu grau de exigência em todos os jogos. Para percebermos a fragilidade deste Benfica, basta consultarmos a opinião de alguns especialistas - todos eles bem mais especialistas do que Lage, claro, que ainda não passa de um mero curioso que por acaso orquestrou a mais extraordinária recuperação da história do futebol português e agora apresenta este humilde rácio entre triunfos e desaires. Estes dados parecem insuficientes para conquistar a globalidade de comentadores e alguma falange de adeptos, o que vem demonstrar que as músicas mais badaladas passam de moda num ápice: aquele hit do 'Pouco importa, pouco importa se jogamos bem ou mal...' está completamente ultrapassado."

Pedro Soares, in O Benfica