Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Antevisão...

Boa gestão

"Informámos há pouco, num comunicado oficial para a CMVM, a venda do jogador Raul de Tomas para o RCD Espanyol de Barcelona por um valor de 20 milhões de euros com a possibilidade de ganhos de mais 2 milhões por objectivos adicionais, ficando o Benfica com o direito de receber 20% sobre o valor de uma mais-valia obtida numa eventual futura transferência.
Trata-se de uma transacção compatível de um jogador formado no Real Madrid com enorme procura, reconhecimento e reputação em Espanha onde, nas últimas três épocas, tinha marcado 53 golos e que aproveitamos para esclarecer que teve quatro clubes espanhóis a manifestarem o seu interesse na sua contratação.
É um jogador que, ao longo destes meses, demonstrou um enorme profissionalismo e dedicação e a quem desejamos os melhores sucessos nesta nova etapa da sua vida desportiva.
Alguns, por ignorância ou má-fé, profundo desconhecimento ou talvez habituados ao desleixo e incompetência de gestão que possibilita a saída de atletas altamente valorizados por valores muito baixos e por vezes até a custo zero, têm naturalmente sempre dificuldade em entender quando confrontados com aquilo que é afinal o normal.
Ou seja, a transacção dos jogadores pelo valor que têm e, como neste caso, de um jogador com enorme reputação e procura, nomeadamente no mercado espanhol como se veio a comprovar, acompanhado de elevado profissionalismo e um exigente trabalho metódico de planeamento e gestão deste tipo de transacções.
Agora o foco volta a estar colocado no próximo desafio já amanhã, às 19h00, com o Aves, iniciando um ciclo exigente de três jogos, em oito dias. A partida com o Aves será seguida do confronto com o Rio Ave (terça-feira, dia 14, às 21h15, na Luz) para a Taça de Portugal e pela difícil deslocação a Alvalade, dia 17, também às 21h15, para visitar o Sporting na última jornada da primeira volta do Campeonato.
Apesar de ocupar a última posição na tabela classificativa, o Aves venceu o Braga recentemente e perdeu onze partidas somente pela margem mínima, incluindo nos confrontos com FC Porto e Sporting.
A nossa equipa apresenta-se à entrada da penúltima jornada da primeira volta com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, o melhor ataque (38) e a melhor defesa (5), além de se encontrar numa impressionante série de 12 triunfos consecutivos.
Sabemos, no entanto, que todos os jogos começam com 0-0 no marcador e que os registos, por muito positivos que sejam, não marcam golos nem impedem os adversários de os concretizarem. Será, por conseguinte, fundamental que a nossa equipa mantenha os elevados níveis de concentração e empenho que a caracterizam para levar de vencida outro adversário e somar mais três pontos. 
Imprescindível será também a forte presença dos benfiquistas. Apelamos, por isso, a que não faltem ao jogo e apoiem a nossa equipa, que tantas e tão boas razões nos tem dado para que a apoiemos. Caso, por qualquer motivo, não possa marcar presença no Estádio, relembramos que poderá partilhar o seu Red Pass ou colocar o seu lugar à venda no mercado secundário.
#PeloBenfica"

RdT

Cadomblé do Vata (RdT)

"No verão o SL Benfica comprou Raúl de Tomás, depois de uma temporada ao serviço do despromovido Rayo Vallecano por 20 milhões de moedas de 1 euro. Volvidos 6 meses, 17 jogos e 3 golos, vende-o pelos mesmos 20 milhões de biscas ao último classificado da Liga Espanhola. Dizem-me que é um negócio estranho porque mesmo falhando no SL Benfica, ele valorizou de 20 milhões, para 20 milhões e eu que sou péssimo a matemática, sou impelido a acreditar. O que vale é que sou altamente eficiente em bota abaixismo e consigo ver nisto tudo, ruína encarnada.
Comecemos então pelo início: 6 meses no grande Benfica, de liderança na Liga Portuguesa e participação com golo na Liga dos Campeões valem o mesmo que 1 ano a afogar-se em direcção à 2ª Liga espanhola num Rayo Vallecano? E 17 jogos com 3 golos valem zero em notas, mas aparentemente 10 jogos e 5 golos pelo actual lanterna vermelha do campeonato de nuestros hermanos vão equivaler a 2 milhões de euros? Mais apreensivo fico em relação à defesa dos interesses do Benfica nesta "valorização", quando investigo e vejo que há 1 ano, por esta altura, o dominicano tinha 16 jogos e 5 golos, portanto, praticamente o mesmo registo que apresenta hoje.
Juro que olhando o negócio por este prisma, me sinto assaltado pela dúvida: o que sai mais desvalorizado neste filme, o jogador ou o Sport Lisboa e Benfica? Um gigante que não valoriza um atleta comprado ao 20º classificado da última temporada na competição cimeira do 3º melhor país da Península Ibérica? Ou um avançado que nem facturando na Liga dos Campeões consegue somar 1 euro ao valor do seu passe? O Maior do Mundo que recebe 0 euros por 3 golos ao seu serviço e orçamenta em 1 milhão 5 bolas na rede ao serviço de um pequenote Espanyol ou um atacante cujos golos valem mais abaixo da linha de água do que na luta por títulos? Um Clube que lucra milhões com jogadores emprestados, mas vende um do plantel a custo zero ou um craque para quem o mercado olha de igual forma, quer jogue com Grimaldo e Pizzi, quer seja colega de Bebé e Imbula... eu escrevi Imbula? Pois escrevi Imbula. Tanto escrevi Imbula, que vou terminar o texto com Imbula."

Madrid – Lisboa – Barcelona: a rota dos 20 milhões ou o adeus sem lágrimas de RDT

"20 milhões trouxeram-no de Madrid a Lisboa, 20 milhões o levam de volta a Espanha. Raúl de Tomás chegou a Portugal para ser “o” reforço de verão do SL Benfica, mas sai poucos meses – e poucos golos – depois, sem ter contribuído para muito: salvam-se os golos em São Petersburgo (que se revelou importante nas contas europeias) e em Vizela (que ajudou os encarnados a vencerem pela margem mínima os da casa) e o túnel do Algarve, inaugurado quando da Supertaça – único título conquistado pelo espanhol de águia ao peito (para já, ainda pode ser campeão).
O negócio com o RCD Espanyol de Barcelona não é bom, é excelente. Seja por 80% do passe ou pela sua totalidade, com ou sem bónus, a pronto ou a prestações, em dinheiro vivo numa mala como nos filmes de Hollywood ou por MB Way, com euros, dólares, yenes ou dinheiro do Monopólio. Seja como for, recuperar os 20 milhões investidos no atleta é de uma engenharia financeira e negocial dignas de registo.
A perda desportiva… não é significativa. A qualidade técnica e o faro de golo estão lá, indubitavelmente; contudo, não foi capaz de expor as suas diversas e imensas aptidões, nas várias oportunidades que teve – que, diga-se, nem sempre foram as ideais.
Acredita o histórico emblema espanhol – último classificado da Liga Espanhola, certo, mas presente nos 16-avos de final da Liga Europa, fruto do sétimo lugar da temporada transacta e de ter vencido o seu grupo – que R.D.T. pode voltar a fazer em Espanha o que levou o campeão nacional a investir na sua contratação.
Acredita o clube catalão e acredito eu. De Tomás tem muito mais para mostrar e, com 25 anos, ainda vai a tempo de voltar à alta-roda do futebol europeu – e aí ficar. Certo é que a experiência em Portugal não resultou de todo, tendo o jogador espanhol fracassado e, pior do que isso, sem alguma vez ter demonstrado capacidade para lidar com o fracasso.
Em Espanha, num ambiente confortável e integrado num plantel em que poderá ser estrela e receber a adulação consequente, pode vir a provar valer mais do que estes 20 milhões que tanto alarido causaram no verão e que tanto alarido têm causado agora.
Não obstante, à Luz de hoje, não tinham as águias forma de declinar uma oferta (quase) mirabolante por um atleta que ficou a mais de braço, braço e meio de sequer arranhar as expectativas nele depositadas. Não sabendo o que o futuro reserva e querendo esquecer o que o passado comporta, só posso exultar com a venda de Raúl de Tomás, por mais que apreciasse – e aprecie – as suas qualidades.
De Madrid a Lisboa a Barcelona. De craque a flop a… ver vamos o que se segue. É este o trajecto de um futebolista que não chegou a aprender a palavra mais distintiva da língua portuguesa: saudade. Não as deixa, não as leva. No fim, ficou tudo como no início. Repetir-se-á a história?"

Vinte e Um - Weekly Recap - Round 15

Lage n'A Bola !!!

Benfiquismo (MCDVII)

No bom caminho...!!!

Contamos contigo...

CSI

"1. Gostei do fogo de artifício em Guimarães (e o jogo também não foi mau). No próximo Carnaval sugiro a esses grupos de delinquentes que se mascarem de claques, ficarão irreconhecíveis. Vergonhosa impunidade.
2. Vem aí a rádio do Benfica. Espero que Pedro Guerra tenha um programa tipo Oceano Pacífico, da RFM.
3. VAR: se é suposto o futebol estar a ganhar, porque é que sinto que estou a perder? Os foras de jogo não são gotas de sangue, impressões digitais ou cabelos soltos que resolvem crimes. Os jogos não episódios do CSI.
4. A actriz Sharon Stone foi bloqueada numa aplicação de encontros porque pensavam que o seu perfil era falso. No fundo é o mesmo que o Benfica fez ao deixar sair RDT.
5. Os brasileiros andam a importar os nossos treinadores e nós as chicotadas deles. Dos 18 técnicos que começaram a Liga, metade já foram à vida.
6. O Benfica - Rio Ave da Taça de Portugal vai jogar-se às 21.15 horas. Os adeptos podem levar já o pijama vestido e a botija de água quente.
7. Michael (Goiás), revelação do Brasileirão: «Fumei marijuana, snifei cocaína e tomei ácidos». O importante é que valeu a pena todo o esforço.
8. Frederico Varandas diz que 2019 foi ano de reconstrução (no futebol foi mais de destruição) e exulta com o i-voting. Ok, i-campeonatos?
9. Notável a capacidade financeira e de persuasão do Benfica para contratar Weigl, mas negócios a rondar os €20 M devem ser excepção e não regra. O Weigl que o Benfica deve procurar é o de 19 anos que o Dortmund contratou ao 1860 Munique por €2,5 M em 2015.
10. O julgamento do caso da invasão a Alcochete é como uma jogada vista e revista pela VAR, de vários ângulos. A decisão tarda e o Sporting sofre.
11. O SC Braga de Rúben Amorim ganhou 7-1 em casa do Belenenses SAD (que estrela para um treinador sem nível). Caro Pedro Ribeiro, desta vez não foi um boi, foi uma manada em fúria..."

Gonçalo Guimarães, in A Bola