Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Cadomblé do Vata (RdT)

"No verão o SL Benfica comprou Raúl de Tomás, depois de uma temporada ao serviço do despromovido Rayo Vallecano por 20 milhões de moedas de 1 euro. Volvidos 6 meses, 17 jogos e 3 golos, vende-o pelos mesmos 20 milhões de biscas ao último classificado da Liga Espanhola. Dizem-me que é um negócio estranho porque mesmo falhando no SL Benfica, ele valorizou de 20 milhões, para 20 milhões e eu que sou péssimo a matemática, sou impelido a acreditar. O que vale é que sou altamente eficiente em bota abaixismo e consigo ver nisto tudo, ruína encarnada.
Comecemos então pelo início: 6 meses no grande Benfica, de liderança na Liga Portuguesa e participação com golo na Liga dos Campeões valem o mesmo que 1 ano a afogar-se em direcção à 2ª Liga espanhola num Rayo Vallecano? E 17 jogos com 3 golos valem zero em notas, mas aparentemente 10 jogos e 5 golos pelo actual lanterna vermelha do campeonato de nuestros hermanos vão equivaler a 2 milhões de euros? Mais apreensivo fico em relação à defesa dos interesses do Benfica nesta "valorização", quando investigo e vejo que há 1 ano, por esta altura, o dominicano tinha 16 jogos e 5 golos, portanto, praticamente o mesmo registo que apresenta hoje.
Juro que olhando o negócio por este prisma, me sinto assaltado pela dúvida: o que sai mais desvalorizado neste filme, o jogador ou o Sport Lisboa e Benfica? Um gigante que não valoriza um atleta comprado ao 20º classificado da última temporada na competição cimeira do 3º melhor país da Península Ibérica? Ou um avançado que nem facturando na Liga dos Campeões consegue somar 1 euro ao valor do seu passe? O Maior do Mundo que recebe 0 euros por 3 golos ao seu serviço e orçamenta em 1 milhão 5 bolas na rede ao serviço de um pequenote Espanyol ou um atacante cujos golos valem mais abaixo da linha de água do que na luta por títulos? Um Clube que lucra milhões com jogadores emprestados, mas vende um do plantel a custo zero ou um craque para quem o mercado olha de igual forma, quer jogue com Grimaldo e Pizzi, quer seja colega de Bebé e Imbula... eu escrevi Imbula? Pois escrevi Imbula. Tanto escrevi Imbula, que vou terminar o texto com Imbula."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!