Últimas indefectivações

segunda-feira, 30 de abril de 2018

No próximo sábado, em Alvalade...

"O Sporting parece ter 'via verde' para o acesso à Champions. Porém, é bom não esquecer que os desígnios do 'derby' são insondáveis.

O derby é um jogo especial, onde a lógica é muitas vezes remetida para segundo plano. Esquecer esta realidade é esquecer a história do futebol português. Por isso, apesar do favoritismo do Sporting na corrida pelo segundo lugar que abre as portas da Champions, será no mínimo imprudente declarar o óbito das esperanças encarnadas.
Dito isto, é evidente que a equipa de Jorge Jesus chega ao próximo sábado com mais e melhor futebol do que o rival, com os jogadores confiantes e preparada para fazer uma festa que parecia impossível ainda há duas semanas. Do que tem acontecido em Alvalade após a viagem a Madrid muito se falou e uma realidade emerge, esmagadora: Jorge Jesus assinou uma obra de autor ao evitar que o balneário implodisse; sem o know how do técnico verde-e-branco, quem sabe onde estariam agora os leões. Provavelmente, como Jesus disse à administração da SAD na última terça-feira, «se não fosse eu, nenhum de nós estaria hoje aqui...»
Quanto ao Benfica, que se desloca a Alvalade em estado de emergência, a responsabilidade é tremenda, porque só um resultado positivo evitará que esta época seja uma catástrofe percurso desprestigiante na fase de grupos da Liga dos Campeões, com seis derrotas em seis jogos; eliminado da Taça de Portugal pelo Rio Ave; eliminado da Taça da Liga pelo V. Setúbal..
A que se deve, então, esta temporada tão pobre do Benfica, que teve como ponto mais baixo a derrota caseira (justíssima) frente a um Tondela que vulgarizou a turma de Rui Vitória? Fundamentalmente, houve um erro de avaliação da SAD; que não valorizou suficientemente a importância da época 2017/18, que abria apenas uma vaga directa para uma Champions que no próximo ano praticamente dobra os prémios monetários. É verdade que Rui Vitória não deu, em muitas circunstâncias, a melhor conta do recado, é também verdade que a ausência de Jonas penalizou muito o jogo dos encarnados (e querer que Jiménez fizesse de Jonas não devia passar pela cabeça de ninguém...). Mas a maior verdade de todas é que houve um desinvestimento desajustado na equipa de futebol e o Benfica, ao abater na dívida de forma significativa, perdeu qualidade e classe. Numa fase super sensível na vida do clube, muita decisão importante está para ser tomada...

Nazaré rainha das maiores ondas do mundo
«Trabalhei em cima do meu medo para viver esse sonho e fui abençoado com uma onda enorme do jeito que eu sonhei»
Rodrigo Koxa, surfista de ondas grandes
Rodrigo Koxa, brasileiro, sucedeu a Garrett MacNamara, norte-americano, no recorde mundial de maior onda surfada, nada mais, na menos do que uma montanha de água com 24,38 metros. Denominador comum de Koxa e NcNamara, a praia do Norte, na Nazaré, onde rebentam as maiores vagas do planeta, um ouro salgado que a cidade de pescadores recebe com agrado.

Higuín em guerra surda com Nápoles
Nápoles idolatra o argentino Maradona e odeia o argentino Higuín. No sábado, o ponta-de-lança da Juventus fui decisivo na vitória da Vecchia Signora no Meazza, frente ao Inter, afastando os napolitanos (para já) do assalto à liderança do campeonato. A Seria A está ao rubro e a Juve mais perto do hepta...
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: As análises resultadistas de jogo de futebol são uma praga insuportável, mas pronto..!!! Até parece que nem é preciso ver o jogo... a crónica é escrita consoante o resultado final, algumas até já devem estar escritas antes!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!