Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Um luxo


"José Mourinho, 25 anos depois de ter iniciado a sua carreira enquanto treinador principal na Luz, regressou ao Benfica.
Nunca antes chegara a Portugal um treinador com tão vasto currículo. E no mundo inteiro, assim de repente, só encontro paralelo em Pep Guardiola e Carlo Ancelotti.
Mourinho venceu, em diferentes clubes, 2 Champions, 2 Ligas Europa e 1 Liga Conferência, sendo o único no mundo a ganhar as três provas da UEFA. Foi campeão em Portugal, em Espanha, em Itália e em Inglaterra, alcançando um total de 8 títulos nacionais, entre outros troféus que foi somando nos vários clubes por onde passou. Chegou a ser considerado, pela FIFA (1 vez) e pela UEFA (2 vezes), treinador do ano.
Uma figura assim tem, desde logo, enorme impacto, sobretudo num campeonato periférico como o português. Pelo respeito que impõe a todos os níveis. Pela confiança que suscita na equipa e nos adeptos.
Mourinho é senhor de enorme experiência. Tem reconhecida capacidade de liderança. É um hábil comunicador. Respira futebol, mas, mais do que isso, respira vencer.
Várias circunstâncias, de um lado e de outro, permitiram trazê-lo de volta ao Benfica, naquilo que foi um acto de gestão que ninguém de boa-fé ousará questionar.
Porém, ao contrário do que alguns parecem pretender, no futebol não existem varinhas mágicas. Nenhum jogador, nenhum treinador, nenhum presidente alcança títulos sozinho, nem tem o condão de transformar vontades em triunfos, como se não houvesse adversários.
Há um longo caminho a percorrer até chegarmos onde queremos: ao Marquês de Pombal. A época ainda está no seu início, terá momentos melhores, terá momentos mais difíceis, e em todos eles o Benfica tem de contar com o apoio das bancadas. Acredito que um treinador como este contribua para unir os benfiquistas."

Luís Fialho, in O Benfica

2 comentários:

  1. Tudo certo.
    Completamente de acordo.
    Mas é com os melhores ovos, que se fazem as melhores omoletas.
    Ainda vamos a tempo, porque como se costuma dizer "o primeiro milho é dos pardais".
    Assim nos permitam, não nos pisando a cabeça , marcando penalidades feitas com a cabeça, retirando
    golos limpos, penalisando-nos com regras que aos outros permitem, and so on.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!