Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de julho de 2022

Uma final perdida celebrada


"Lisboa parou para receber apoteoticamente o finalista da Taça Latina de 1957

A massa associativa encarnada é conhecida pelo forte apoio que tem dado ao Clube ao longo da história e não apenas nas vitórias. Pois o 'Benfica, mesmo a perder, nunca morre ou soçobra porque nas suas gentes jamais arrefece ou diminui o seu extraordinário e permanente sentimento de «tudo pelo clube, custe o que custar»'. Esta 'mística verdadeiramente sui-generis que envolve o «Glorioso»' foi visível após a sua grande prestação na Taça Latina de 1956/57, na qual foi derrotado na final pelo Real Madrid pela diferença mínima, mas que mesmo assim foi recebido na capital portuguesa 'à Benfica'!
Em Madrid, a equipa encarnada foi apoiada por cerca de quatro mil portugueses, que se deslocaram 'por estrada e via férrea' para 'a acompanhar, a aplaudir e a incitar', o que causou espanto aos espanhóis. Perante o bicampeão europeu, o Clube foi um finalista digno, pois, apesar de ter perdido, alcançou 'a vitória da luta (...) até à última gota de sangue'. E foi com este sentimento de que foi recebido em Lisboa, no dia de São João.
A comitiva benfiquista foi acolhida no aeroporto em clima de festa e, quando entrou no autocarro, a 'delirante multidão rodeou a viatura, obrigou-a a parar e assaltou-a (...) Num ápice o tejadilho do autocarro ficou pejado de temerários entusiastas, desafiando as leis do equilíbrio... e da policia. Mas não arredaram dali'. Foi um lento 'cortejo improvisado' de perto de duas horas que os jogadores chegaram, finalmente, à secretaria da Rua Jardim do Regedor. Aguardados por 'massas compactas de multidão', foram recebidos com 'indescritível entusiasmo (...) tal a loucura alegre de todos, e o seu desbordante interesse em vitoriar os briosos rapazes'.
Já no interior do edifício, onde foram felicitados pela Direcção do Clube, 'os jogadores eram frequentemente solicitados pela multidão da rua e tinham de vir à janela agradecer os aplausos' que celebravam o honroso feito do Benfica.
Saiba mais sobre os incomuns sócios benfiquistas na área 16 - Outros Voos do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!